quarta-feira, 8 de maio de 2013

Programa Viver sem Limite discute inclusão e Saúde realiza Semana de Enfermagem


 Representantes do governo Estadual e Federal, da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver com Limite”, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia realizaram na tarde desta quarta-feira (08/5), o encontro para discutir a articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
Atualmente, no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo dados do Censo IBGE/2010.
 A consultora do Plano Viver sem Limite SP, Maria Vilma Roberto, explicou o maior articulador de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência está no decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, do governo federal quando assumiu o compromisso sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada no Brasil e com emenda constitucional.
“Estão disponíveis linhas de créditos de bens e serviços; cursos técnicos e tecnológicos para formação de jovens e adultos, com o Pronatec; transportes escolares e prédios escolas mais acessíveis, entre outros avanços voltados para pessoa com deficiência”, explicou.
 De acordo com a Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes, este encontro possibilita uma exata compreensão do que o governo federal vem fazendo para a inclusão de todos os brasileiros. “É fundamental que nós, municípios, tornemos nossa sociedade cada vez mais inclusiva. Assim, daremos maior possibilidade para que estes 45 milhões de brasileiros possam ter mais acessibilidade, lazer, educação e muito mais qualidade de vida”, analisa.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Rio Preto, Olímpia, Santa Fé do Sul, Paulo de Faria, Nova Granada, ex-prefeito e atual vice-prefeito de Bady Bassit, além da vereadora de Rio Preto, Alessandra Trigo.
 Nesta quinta-feira (09/5), o encontro segue no auditório Roberto Costa de Abreu Sobré, 9º andar da Prefeitura de Rio Preto, das 9 às 11h, com membros de conselhos da pessoa com deficiência e demais conselhos de direitos e políticas. E das 14 às 16h, com profissionais, usuários da instituição e público em geral.
 Informações: 3222-2041 Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia

Saúde realiza 
Semana de Enfermagem 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde promove a partir desta quinta-feira (9/05), a Semana de Enfermagem, que vai de 09 a 13 de maio, no auditório da Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto.
O evento, que faz parte do calendário efetivo do município, tem como objetivo celebrar o Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. 
As palestras são voltadas para profissionais da área da saúde, como enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e demais interessados.
Serão abordados diversos temas com teor didático para presentear esses profissionais que cuidam da vida. 
Os interessados devem se informar pelo telefone (17) 3216-9766. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO: 

Data: 09/05
Local: Auditório da Acirp – Av. Bady Bassit, 3042 – Centro
Abertura: 14h15
Tema: Sexualidade
Palestrante: Anyela Gouveia Monteiro – Psicóloga DST/AIDS - S. J. do Rio Preto
Horário: 14h30 às 15h30.
Tema: Acolhimento
Palestrante: Prof.ª Maria de Fátima Furlan
Horário: 16h às 17h30. 

Data: 10/05
Local: Auditório da Acirp – Av. Bady Bassit, 3042 – Centro
Abertura: Terezinha Pachá – Assessora da Secretaria Municipal de Saúde – S. J. do Rio Preto
Horário: 15h às 15h30
Palestra: Liderança
Palestrante: Adriana Neves – Presidente da Acirp de São José do Rio Preto
Horário: 15h30 às 16h30

Data: 13/05
Local: Anfiteatro da Unip – S. J. do Rio Preto – Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n° - Jd. Tarraf II
Tema: Reeducação Alimentar
Palestrante: Andrea Paes Marega – Gerente de Vigilância Nutricional S. J. do Rio Preto
Horário: 14h30 às 15h30.

Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde – Av. Romeu Strazzi, 199 – Vila Sinibaldirraf II
Tema: Reeducação Alimentar
Palestrante: Andrea Paes Marega – Gerente de Vigilância Nutricional S. J. do Rio Preto
Horário: 19h às 20h.

Nenhum comentário: