sábado, 23 de fevereiro de 2008

Dia do Rotariano, começo com Paul Harris



Hoje 23 de fevereiro é de acordo com a lei n° 6.843 de 3 de novembro de 1.980 sancionado pelo então Presidente da República João Batista Figueiredo, comemorado o Dia do Rotariano, dia em que o Rotary International completa 101 anos de fundação. Foi em 1905 que Paul Percy Harris(10/04/1868-27/01/1947) , fundou na cidade de Chicago esta que é hoje a maior e mais querida organização de pessoas livres do planeta, o Rotary International.A missão dos rotarianos é fomentar a paz no mundo e trabalhar pela igualdade dos seres humanos na terra.
Hoje aproximadamente um milhão e trezentos mil rotarianos no mundo distribuídos por 530 Distritos Rotários em quase 33 mil clubes, no Brasil temos 2.306 clubes em 38 Distritos e somando mais de cinqüenta mil rotarianos e na região que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima é considerado o maior do mundo em extensão territorial temos mais 61 clubes e um pouco mais de um mil rotariano.
Parabenizamos a cada rotariano e a cada rotariana pela comemoração do seu dia e convocar todos a continuar este trabalho tão bonito e tão digno que é, o de servir ao próximo.Dar de si antes de pensar em si..
Meus queridos mais uma vez o nossos parabéns!!!

Um brinde a nossa amizade!!!


Esta mensagem foi enviada para a nossa página , por Sandra Araújo ela que mora em Sumaré- São Paulo, minha nova amiga muito grato pela sua cortesia, eu apenas acrescentei somente uma nova mensagem abaixo para realçar o final de semana.

Amodoro-te




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Hoje dia de Criação do IBAMA



Ela como indígena com seu instinto maternal esta preservando além de seus limites e você esta fazendo a sua parte?


Hoje dia 22 de fevereiro , criado em 1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tem a grande missão de fiscalizar , ou monitorar os recursos , sem prejuízo ao crescimento sustentável do país.
Houve então a fusão de 4 orgãos ambientais: Secretaria do Meio Ambiente (Sema) , Superintendência da Borracha (Sudhevea), Superintendência da Pesca (Sudepe) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). O IBAMA ganhou enorme peso estratégico para o país com a criação do Ministério do Meio Ambiente três anos depois.
Com a Constituição Cidadã aprovada em 1988, que deu respaldo ao Instituto para dividir com a sociedade a responsabilidade pela preservação e conservação da natureza.

Mensagem vinda de Congonhinhas- Paraná




Esta mensagem vinda de Congonhinhas - Paraná para a nossa página foi enviada por Cintia/Valter, a quem sempre nos brinda com seus efeitos gráficos , eu apenas fiz a inclusão do final de semana.

Amodoro-te


Mais um lindo poema de meu amigo Zêqui Elias , seu nome Pesadelo do livro de poemas O Passageiro.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hoje realmente é o aniversário da Vanni



Ivanilde, ao lado de seu maior presente, estar presente com seus pais...

Hoje na residência do Cláudio Batista Paschoal em Marapoama está em festa , tudo porque a Ivanilde Bozoli hoje também Paschoal esta completando mais um aniversário, e é com muita alegria que noticio o fato, afinal na adolescência e juventude ela foi uma pessoa muito importante para mim no convívio de sua amizade e que também colocou a nossa querida Marapoama sempre no top , com a relação a bailes inesquecíveis e outros eventos e creio que até hoje sua atuação é impar, primorosa e cheia de sucesso, já até me escalou na festa beneficente que haverá no final de março. O detalhe curioso de seu aniversário é que ela não aceitou as convenções ou seja no seu registro de nascimento consta que nasceu no dia em que foi registrada dia 21/10, oito meses depois que nasceu, naquela época os cartorários cometiam cada deslize, que se fossem hoje era matéria de repercussão internacional, tem casos que vou comentar no futuro que são verdadeiras pérolas e acredito que o leitor vai se deliciar com tantas gafes. A Vanni como é chamada pelos amigos, os nossos parabéns e pode contar comigo em sua festa no final de março.

É tempo de goiabas


No Sítio da Baixada Seca quando estive lá a uns 15 dias atrás me surpreendi pela quantidade de goiabas no pé, e acompanhando o preço delas nos mercados, acredito que estamos em plena temporada desta que é a mais consumida fruta de nosso país, tanto em doces como em natura. Aproveitem !!!

Amodoro-te


Mais um poema de meu amigo Zêqui Elias por nome Desilusão, extraído de seu livro O Passageiro, amigo em tempos de Jornal A Notícia no ano de 1984 .

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A CONQUISTA DE MONTE CASTELO



Ataíde Fernandes, um dos mais de 25 mil ex-combatentes do País,também é co-autor desse capítulo importante da história
Amanhã, 21 de fevereiro de 1945, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) realizou a sua mais importante conquista nos campos de batalha europeus: a tomada do Monte Castelo. Formada durante o governo Getúlio Vargas, a FEB era constituída de oficiais e voluntários que se alistaram com o intuito de poder ajudar as forças aliadas no combate ao nazi-fascismo na Europa. Os brasileiros, em sua maioria, estavam despreparados para os conflitos e as forças nacionais receberam treinamento e mantimentos dos quartéis norte americanos. Foram enviados desde armamentos até uniformes, afinal, os brasileiros estavam acostumados a um clima tropical e suas vestimentas não eram adequadas para o rigoroso inverno europeu.
A FEB estava subordinada ao 4o Corpo do 5o Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. O comando americano definiu que no dia 19 de fevereiro teria início a nova ofensiva que ficou conhecida como “Operação Encore”. Nesta, a missão da força brasileira era tirar Monte Castelo do controle dos alemães, pois ele representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21, a FEB derrubou os alemães. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.

Hiroshima e Nagasaki e as bombas atômicas



A nuvem em forma de cogumelo deixada pela Bomba atomica que explodiu a 500 m. de altitude no centro de Hiroshima, Japão, a 6 de Agosto de 1945, atingiu 18 km de altura.
Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu e, pelo menos em território europeu, a guerra chegou ao fim. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A segunda guerra só acabaria, no entanto, 4 meses mais tarde pois os japoneses ainda não haviam desistido e continuavam a jogar seus kamikazes contra os alvos inimigos. A crueldade do bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki mostrou ao mundo o poder de fogo norte americano e os ataques desnecessários levaram à capitulação dos japoneses em 2 de setembro de 1945.

Amodoro-te


TRANSPARÊNCIA é mais um poema de meu amigo Zêqui Elias , extraído de seu livro de poemas O Passageiro, querido amigo em tempos de Jornal A Notícia em livro autografado com linda dedicatória em 04/10/1984.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Odisséia em Buritama-SP



Na cabine do Odisséia, comandante e seu imediato prontos para levantar ancoras e dirigir o barco para o Rio Tietê e os seus afluentes, com capacidade para 500 passageiros.
Domingo 17/02 estivemos em Buritama –SP, numa viagem fantástica no barco Odisséia, onde tivemos uma excelente opção para curtir com a família em um ambiente alegre, de muita beleza e paz. Um passeio com shows, brincadeiras , danças com crianças e adultos. Parada em praia para banho e também uma hidroginástica. Foi servido um delicioso almoço a bordo, e fazendo a eclusagem do lago para o rio em um desnível de 32 metros com elevadores movidos com a própria água do lago. Uma experiência inesquecível e de grande valor cultural.
A estrutura do barco Odisséia é incrível no primeiro piso tem a cabine de comando , bar, cozinha, praça de alimentação e sanitários, e no segundo piso temos bar,pista de dança, um deck de proa e outro de popa, e no terceiro piso temos duchas, ampla área para banho de sol e uma vista panorâmica incrível.

A eclusagem é o top do passeio




Na foto vemos o nível do lago acima , e nós no barco subindo de acordo com o enchimento de água na câmara das eclusas.


O interessante é a eclusagem onde o barco entra em uma câmara e a água esta no mesmo nível do lago e assim que o barco é atracado com grossas cordas começa o processo de esvaziamento da câmara em que esta o barco, este vai baixando até o nível do outro rio que no caso é o Paraná, depois de estar no rio abaixo começa o nosso retorno, a operação ocorre novamente o barco é atracado e começa o enchimento na câmara até atingir o nível do lago acima, e tudo isso é feito somente com a água do lago acima, um processo interessante e que demora em média 50 minutos.

Sessão de hidroginástica nas águas da prainha



Depois do Almoço e Eclusagem , na foto o pessoal em sessão de hidroginástica próximo do Odisséia
Depois de um formidável almoço a bordo do Odisséia navegando em águas tranqüilas , entramos nas câmaras das eclusas dando um giro para conhecer o rio abaixo , voltamos e o barco Odisséia ancorou em uma linda prainha e os mais dispostos a entrarem n’agua enfrentou uma sessão de hidroginástica, onde o ponto forte foi os exercícios comandados por um excelente personal trainers, que deixou todo o pessoal revigorado e prontos a enfrentar mais um percurso neste lindo passeio nas águas do Rio Tietê. A você leitor fica esta indicação d’A Página da Vida , passará um domingo fantástico. Confira!!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Borboleta e Espírito Santo e as suas diferenças



Na foto a Igreja Matriz de Marapoama.


Hoje , 18/02/2008, a pequena cidade de Bady Bassitt completa 49 anos de sua emancipação, estou escrevendo sobre esta linda cidade tudo porque quase foi um morador desta ,cheguei até comprar um lote em 1978 para morar com minha família lá, mas devido a sonhos que não devemos contar a ninguém, desisti da irresistível idéia, mas na época o prefeito amigo Diane queria a todo custo em me tornar um cidadão de lá.
Esta cidade tem o mesmo perfil de Marapoama, o nome de Bady Bassitt é atual, mas no passado era Borboleta , já temos um idéia porque deste nome , pertencente a Região do Grandes Lagos onde as temperaturas e a umidade do ar provocam aquele calor onde as borboletas se alvoroçam e pululam e nas margens daquele rio que corta a pequena cidade , deveria ser o paraíso para elas, como Marapoama também foi no passado Marapuama (erva medicinal) e Espírito Santo.
A confederação Nacional do Municipios colocou a pequena cidade de Bady Bassitt(outrora Borboleta) como a oitava cidade do Brasil que possui gestão equilibrada nas areas social e fiscal, inclusive a divulgação desta informação na semana passada veio como um presente antecipado para a cidade.Não sei como está a minha querida Marapoama (Marapuama ou Espirito Santo) deve estar muito bem no ranking, porque no final do ano passado nas festas de reveilon , houve até patrocínio de bebidas pagas com o erário publico, inclusive em outros municípios próximos , reinou as bebedeiras e brigas , que foi até solicitado reforço de policiamento militar, teve até uma localidade que a festa nem começou já tinha acabado de tanta pancadarias e agressões , lotando a emergência do hospital de Itajobi-SP.

Bady Bassitt versus Marapoama



Na foto Igreja Matriz de Bady Bassitt


Hoje a aposta de Bady Bassitt-SP são os condomínios fechados, inclusive dois estão em condições de receber moradores e três em fase de elaboração ,a construção de prédios públicos esteve na pauta de ações, a pequena cidade ganhou terminal rodoviário, escola de ensino fundamental, três crêches , ginásio poliesportivo, unidade básica de saúde , canal anti-enchente , além da Ciretran.
Quanto a Marapoama-SP parece que as apostas são em outro sentido, esses benefícios não estão em pauta, talvez até mudem o nome da cidade para Canapuama por que lá esta reinando sómente a monocultura ou seja apenas plantação de cana , e dá muita dó de ver propriedades que eram verdadeiros paraísos na terra , árvores como jatobás, jenipapos , amoras brancas e outras espécies em virar apenas a paisagem de cana com as suas altas curvas de nível.

Amodoro-te


Hoje nas flôres com poesias inserimos uma música de Dorival Caymmi, a música Só louco que fêz muito sucesso em décadas passadas, principalmente na voz inigualável de Gal Costa.
 Confira !!!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Esplanada o conjunto musical de Marapoama



Na foto o maior sanfoneiro de todos os tempos, citado até por Luiz Gonzaga como o “Rei da Sanfona” inspirou com seu estilo muitos conjuntos musicais, inclusive o nosso de Marapoama, Mario Zan nasceu em 09/10/1920 e faleceu 09/11/2006, considerado pela crítica e público e artistas o mais querido de todos.

Hoje vou comentar sobre um conjunto que se formou na década de 60, portanto a mais de 40 anos , este conjunto fez o maior sucesso já registrado nas terras da Comarca de Novo Horizonte, ele era formado por esses cinco amigos meus, João Escobosa era o sanfoneiro, aliás o melhor naquela ocasião, estou até pra dizer do Brasil, agora no violão ninguém mais que João Serrano este que foi grande serralheiro de Marapoama, no réco-réco Waldemar Escobosa, no pandeiro ninguém melhor que o Máximo, alias este é o Máximo em tudo e finalmente na bateria José Carlos Pereira Neto, esse conjunto fez o maior sucesso em programas como o da emissora Radio Novo Horizonte, a emissora do vale do Tietê, programa este comandado pelo saudoso Nhô Thomé, fez sucesso também na Radio Difusora de Catanduva, inclusive tocaram juntos com Varjão e Varginha e Loirinho. E uma pena que não tenha tido suas gravações em vinil, para que tivéssemos hoje uma lembrança da musicalidade deste conjunto, por exemplo o seu sanfoneiro era até comparado com nosso saudoso Mario Zan, o rasgado da sanfona de 80 baixos vermelha e prateada de João Escobosa em sua larga experiência de professor de acordeon , fazia um paralelo idêntico a este que foi o maior sanfoneiro do Brasil, o conjunto animava bailes em toda a região, mas em Novo Horizonte era um sucesso absoluto. Bons tempos aqueles que nos remetem as nossas melhores recordações e saudades!!!

É tempo de jacas




Domingo passado estive no Sítio Baixada Seca, e me surpreendi com esta bela fruta, a poucos palmos do chão(foto) e no alto aquele monte de frutas, espetáculo mais lindo da natureza só não podemos ficar muito tempo embaixo do pé , por que se cair uma jaca dessa em cima da cabeça, é nocaute certo. É tempo delas , aproveite essa cheirosa e deliciosa fruta!!!!

Amodoro-te


Musica que Nilton Cesar fez o maior sucesso na década de 60, considero essa musica um hino aos namorados, ou apaixonados.