sábado, 28 de março de 2009

Ana Eufrosina da Silva Santos, ou INHANA, a voz mais linda de todos os tempos


Ana que nasceu na cidade de Araras, estado de São Paulo no dia 28 de março de 1923 e formou dupla com Francisco dos Santos ou CASCATINHA , ele que nasceu em Araraquara, também no estado de São Paulo, no dia 20 de abril de 1919, e esta página fará homenagem aos seus 90 anos no próximo mês, ele que faleceu em nossa cidade de São José do Rio Preto em 14 de março de 1996 e deixou um acervo enorme que mostrarei o mês que vêm. Ana faleceu na cidade de São Paulo no dia 11 de junho de 1981. A dupla sertaneja Cascatinha & Inhana formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva Santos. juntos formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Suas mais famosas músicas foram Índia(1952) que os levou a um grande sucesso, e Colcha de Retalhos(1959).
Segundo Francisco dos Santos, o Cascatinha,em um programa do Viola Minha Viola, foi escolhido este nome para a dupla, pois seu apelido na juventude era justamente Cascatinha, e quanto à sua esposa Ana, "inhá" era uma forma de tratamento de respeito dado às mulheres, daí Inhana.
Maiores sucessos (ordem cronológica)
1951 - La Paloma
1952 - Meu Primeiro Amor (Lejania)
1952 - Índia
1953 - Mulher Rendeira 1955 - Queira-me Muito
1955 - Iracema
1955 - Meu Primeiro Amor
1956 - Recordações de Ypacaraí
1958 - Frô do Ipê
1958 - Casinha Pequenina
1959 - Colcha de Retalhos
1965 - A Lua é Testemunha
1966 - Vai com Deus (Vaya con Dios)
1968 - Anahy
1968 - Mulher Fingida (La Mujer Ladina)
1970 - Louco Amor
1971 - Mal de Amor
1972 - O Menino e o Circo
1973 - Flor do Cafezal
1974 - Se Eu Partir
1975 - Cruz de Ouro
1976 - No Silêncio da Noite
1977 - Não me censures
1977 - Um novo amanhã
1980 - Cigarra Vadia
1988 - Guarânia da Lua Nova.


Paulo Henrique Magri, jornalista e fotógrafo aniversariante do dia.



Paulinho é jornalista e fotógrafo nascido em 1977 em nossa querida cidade de São José do Rio Preto, atuou como repórter policial no Diário da Região desde 2001, repórter fotográfico da Folha de Rio Preto de 1999 a 2000, do interior de 2000 a 2001; coordenador de equipe na agência de notícias jornal eletrônico Cidade On Line, do Uol, desde 1998 a 1999, e da Agência RPNews e agência do portal Rio Preto Net; atuou no portal eletrônico Diárioweb, do Diário da Região em 2001. Atuou como free lancer nos jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Formado em Jornalismo pela Unorp em 2000. A este amigo que conheço desde sua infância, criado juntos com meus filhos, e juntamente com sua mãe Ana e seus irmãos Matheus e Neto, nossos parabéns pela passagem de seu aniversário. CONGRATULAÇÕES!

Carolina Maria de Jesus do seu QUARTO DE DESPEJO



“Eu, que sou exótica,
gostaria de recortar
um pedaço do céu
para fazer
um vestido”

Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Escritora, publicou seu primeiro livro, Quarto de Despejo, em 1960, best-seller escrito a partir de anotações feitas sobre seu cotidiano na favela onde morou em São Paulo. Esta obra alcançou recordes de venda, foi traduzida para 13 idiomas e lançada em mais de 40 países. Acervo Correio da Manhã, Arquivo Nacional.
Nota d'A Página: Iniciei o mês, estendendo as homenagens as mulheres, primeiramente com as mulheres de José Antonio da Silva e muitas poesias, e a partir do dia 14 e na mesma na sequência as poetisas negras, extraida dos cadernos negros e hoje na Catedral de São José do Rio Preto logo mais as 15h00, o Chá da Tarde das MULHERES NEGRAS EM AÇÃO, aguardem mais fotos e personagens que com certeza publicarei nesta. SSR

Ilydio Polacchini Júnior, Aparecido Roberto Antoniassi, Apparecida Therezinha Lainetti (Morena) e A Página da Vida do dia 28/03/2008







Personalidades que aniversariam no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Apparecida Therezinha no livro “ A História de Catanduva de A a Z “.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 28 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

HOJE DIA DO DIAGRAMADOR - A profissão que mais executei em todos os jornais como Folha de São Paulo, Dia e Noite , A Notícia, O Imparcial de Araraquara em que trabalhei, foi a de diagramador e também o de paginação de jornais, inicialmente comecei com a distribuição de toda publicidade e um número correto de páginas, como paginador sempre procurei respeitar a harmonia dos textos com a publicidade e finalmente a diagramação tornou-se uma função jornalística, mas para dar idéia melhor desta atividade , anexei este texto para melhor entendimento: Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão. Atualmente, um diagramador também tem sido considerado, no Brasil e no exterior, um designer gráfico. Mesmo assim a diagramação não é uma atividade limitada a uma profissão específica. Em alguns cursos de biblioteconomia ou jornalismo mais tradicionais o designer de jornais é chamado de apenas de Diagramador.

HOJE ANIVERSÁRIO DE PAULINHO - Este excelente fotográfo que conheço desde bem menino, amiguinho de meus filhos e de convivência diária em minha casa quando residia no Bairro Parque Industrial aqui em São José do Rio Preto mesmo, éramos vizinhos sua casa era minha casa e vice-versa, hoje se tornou um jornalista respeitável e muito considerado e quantos trabalhos maravilhosos saiu de suas lentes e com seus textos de cunhos humanitários , e é uma honra e muito orgulho anunciar o aniversário de Paulo Henrique Magri

ANIVERSÁRIO DE MEU AMIGO CLÁUDIO - É uma satisfação enorme anunciar hoje o aniversário deste Marapoamense que me conhece desde minha infância, crescemos juntos na nossa querida e pequena localidade, e hoje seu maior presente foi a alta no Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde passou por cirurgia de ligamentos dos tendões do ombro, tudo por causa de uma investida de uma vaca de raça apurada, a esse querido amigo Cláudio Batista Paschoal de tantas cartadas, nadadas e principalmente no futebol os meus sinceros votos de um feliz aniversário e um pronto restabelecimento.

sexta-feira, 27 de março de 2009

João Ayres Nogueira, POUCA ROUPA nosso símbolo do humor no dia de hoje



Hoje Dia do Circo, ninguém melhor como nosso representante este palhaço que há 4 décadas se apresenta nos picadeiros da vida, com um único objetivo, fazer a platéia sorrir. E para nossa felicidade POUCA-ROUPA escolheu São José do Rio Preto para viver, desde os 4 anos de idade, já se apresentava no Circo-Teatro Ayres. Em 1967 comprou seu próprio circo-teatro que recebeu o nome de Circo-teatro Ayres Junior, tendo viajado por todo o país. POUCA ROUPA conheceu muita gente e tantos lugares neste Brasil, com apenas uma missão , levar um pouco de alegria a quem precisa .Hoje este querido amigo desde os bons tempos de Marapoama, alegra rio-pretenses com seus show beneficentes. Este palhaço além de fazer as pessoas sorrirem era um dos melhores jogadores de futebol que conheci, além de fazer vários gols era um espetáculo suas piruetas e saltos mortais a cada gol, era também o piloto do “Globo da Morte”, e hoje nos brinda também com a sua veia poética recitando e declamando como foi no nosso ultimo sarau na biblioteca municipal do mês passado.

Manoel Messias Pereira e seu APARÁ, ABAMIM. GYMUN E ABALÊ







Avelino Loi Carvalho, Cláudio Osvaldo Marques, Edmundo Cabral Botelho, José Carlos Marinho e Paulo Roberto Bergamaschi

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Reis em “A História de Catanduva de A a Z”.

João Sorroche Neto, Ulisses Mussi, Vanderli Oliveira Fernandes, Sérgio Reis Bucchianeri e A Página da Vida do dia 27/03/2008

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Sérgio Reis em “A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 27 (QUINTA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

RESPEITÁVEL PÚBLICO, O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR, HOJE É DIA DO CIRCO - Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, seu nome verdadeiro Abelardo Pinto e faleceu em 1.973. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.Mas um palhaço que marcou época na minha vida, foi do Circo Ayres Jr. , seu nome Pouka Roupa, além de fazer o pessoal rir a vontade, era tudo no circo e seu futebol eventual pelo Marapoama Esporte Clube era esplendoroso e quando marcava o gol, dava salto mortais muito imitado hoje em dia. Esse palhaço e amigo mora em nossa querida cidade de São José do Rio Preto SP e futuramente com certeza falaremos dele.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS - Hoje mostraremos o prédio da Swift, bem ao lado das margens da nossa represa municipal, um lugar muito acolhedor para caminhadas.

FOTO CURIOSA - No dia 22 deste mês estava fotografando o Centro Regional de Eventos, sem querer captei a minha imagem no solo, achei muito curioso e resolvi mostrar as pessoas amigas desta página. Confiram!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Diane Ernestine Ross, ou Diana Ross a diva da música americana e seus 65 anos



Diane Ernestine Ross conhecida como Diana Ross (Detroit, Michigan, 26 de março de 1944) é uma artista americana de soul, R&B e pop, e uma das cantoras mais famosas de seu tempo. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias. Segunda dentre seis irmãos, três mulheres e três homens, filhos do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross, formou, junto com Mary Wilson, Florence Ballard e Barbara Martin um grupo chamado The Primettes, em 1959. Depois de assinarem com a gravadora Motown em 1961, seu nome foi mudado para The Supremes, em 1963. Posteriormente, em 1967, tornaram-se Diana Ross and the Supremes. Durante este período, atingiram por 12 vezes o primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas. Em janeiro de 1970, Diana deixou o grupo e partiu para uma carreira solo, fazendo sucesso especial com a canção Ain't No Mountain High Enough. Estrelou também um filme sobre a vida de Billie Holliday chamado Lady Sings the Blues, sendo premiada pela trilha sonora. Em 1973, gravou um álbum com Marvin Gaye intitulado Diana and Marvin, com o destaque para My Mistake (Was to Love You). Em 1975 novamente participou em um filme, Mahogany (1975) e seu tema musical Do You Know Where You're Going To? também chegou ao primeiro lugar. De 1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco, como Love Hangover (1976); What You Gave Me (1978), The Boss e It's My House (1979), de Ashford & Simpson; e Upside Down, I'm Coming Out e My Old Piano (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards). Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em Endless Love, que foi o último sucesso pela gravadora Motown. Posteriormente assinou com a gravadora RCA. Depois de uma queda em vendagens em meados dos anos 80, retornou à Motown. Diana teve duas filhas com o divulgador musical Robert Ellis Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês Arne Næss Jr. (morto em 2000) e uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy. No início 2004, foi presa ao ser flagrada dirigindo na contramão em estado de embriaguez. Já estivera em 2003 numa clínica para dependentes de álcool e drogas. Diana Ross é uma Diva lendária. Ela é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores inspirações para todas as cantoras de R&B.(Texto Wikipédia)

FIT abre inscrições e divulga as novidades para edição deste ano

















Estão abertas as inscrições de projetos nas categorias adulto, rua e para crianças do Festival Internacional de Teatro (FIT) em Rio Preto, que será realizado entre os dias 16 e 25 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição estão no site www.festivalriopreto.com.br. O processo se encerra no dia 24 de abril.

Primeiro Símpósio Regional de Serviço Social, Psicologia e Direito começa na próxima quinta-feira no UNESP/IBILCE







Antônio Teixeira Corrêa Leite, Ernani Pires Domingues, João Francisco Rossi e Sonia Irene Martins Accácio e A Página da Vida de 26/03/2008



















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 26 (QUARTA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

HOJE DIA DO CACAU E DO CHOCOLATE - Se você é fã de chocolate, e que no domingo se empanturrou dele , hoje é dia de agradecer a existência do cacau, a fruta com que se faz o nosso tão querido e delicioso chocolate. Do cacau se faz também sucos, geléias, xaropes, sorvetes e doces. Nas fotos vemos no Rio Preto Shopping Center a decoração chamada de Fabrica de Chocolates.

SÃO JOSE DO RIO PRETO – 156 ANOS - Hoje estamos divulgando mais um dos nossos maiores hospitais de nossa querida cidade.

AMODORO-TE

"A felicidade é um perfume que você
não pode passar nos outros sem que
o cheiro fique um pouco em suas mãos!”

Esta frase estava em uma mensagem que minha amiga que mora no Recife em Pernambuco me enviou , inclusive ela aniversariou dia 03 deste mês , cara amiga “Vida Minha” grato pela distinção que me tratas.


quarta-feira, 25 de março de 2009

Marcia Rocha no evento e palestra do Fausto sobre “Os anjos do bem e do mal”







Marcia neste sábado às 20h00 estará abrilhantando e incrementando boa música no evento de nosso querido Fausto que será no prédio da Biblioteca Municipal. Acima digitalizei capa e seu cd e também em detalhes os nomes das músicas , site e seu email.

Aparecida Braga e seu aniversário com a turma da ginástica




Hoje logo pela manhã na turma de ginástica e alongamentos, assim que chegou Aparecida foi recebida com parabéns a você, e com muito carinho pela sua turma da ginástica. Aparecida nasceu na cidade de José Bonifácio e hoje reside no Bairro Don Lafayette. A Aparecida parabéns pela passagem de mais um niver.

Clóvis Cal, Gilson Estaquio Chagas, Márcio Rocha da Freiria, Militão Alves Monteiro e Valdecir Carlos Taddei

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Ivette Lima Ferreira, Maria Amália Corrêa Giffoni, Antonio José Miranda


















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro“ A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 25(TERÇA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

LEILA DINIZ: SIMBOLO SEXUAL DOS ANOS 60 - Leila Roque Diniz nasceu no dia vinte e cinco de Março de 1945, em Niterói, Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida. Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância no subúrbio carioca. Aos dezessete anos de idade, conheceu o seu primeiro amor, o cineasta Domingos Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na Globo fazendo telenovelas. Mais tarde, casou-se com o moçambicano e diretor de cinema, Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Participou de quatorze filmes (que quase não são exibidos), doze telenovelas e muitas peças teatrais. Ganhou na Austrália o premio de melhor atriz com o filme Mãos Vazias. Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquine sem nenhum pudor, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: " Trepo de manhã, de tarde e de noite". Era uma mulher a frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade machista das décadas de sessenta e setenta. Era malvista pela direita opressora, difamada pela esquerda ultra-radical e tida como vulgar pelas mulheres de sua época. Além de ser jovem e bonita, Leila era uma mulher de atitude. Falava de sua vida pessoal sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento Concedeu diversas entrevistas marcantes à imprensa, mas a que causou um grande furor no país foi a entrevista que deu ao Pasquim em 1969. Nessa entrevista, ela a cada trecho falava palavrões que eram substituídos por asteriscos, e ainda disse: " Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo". Nos dias atuais, essa frase soaria mais que normal aos nossos ouvidos, mas é preciso lembrar que Leila a proferiu numa época em que se defendia cegamente a " a moral e os bons costumes". O exemplar mais vendido do Pasquim foi justamente esse onde houve a publicação da entrevista Da atriz carioca. E foi também após essa publicação que foi instaurada a censura prévia à imprensa, mais conhecida como Decreto Leila Diniz. Perseguida pele polícia política, Leila ficou escondida na casa do colega de trabalho e apresentador Flávio Cavalcanti. Morreu no desastre de um avião no dia quatorze de julho de 1972, aos vinte e sete anos, no auge de sua fama, quando voltava de uma viagem a Austrália. Um primo e advogado se dirigiu à Nova Délhi, na Índia, local do desastre, para tratar da morte da atriz. Acabou encontrando um diário onde continha diversas anotações e uma última frase, que provavelmente estava se referindo ao acidente: " Está acontecendo alguma coisa muito es..." Leila Diniz, "A Mulher de Ipanema" , defensora do amor livre e do prazer sexual é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina ocorrida na década de sessenta.

AMODORO-TE - Viver, intensamente, é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente. (Leila Diniz).

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS - Esta é a Paróquia mais próxima do Rio Preto Shoping Center, sua concepção é muito diferente da tradicional,aqui vemos em vários ângulos para mostrar esta belíssima que encanta a todos com a simplicidade dos que a vêem.