sábado, 24 de maio de 2008

67 anos de Robert Allen Zimmerman



Hoje aniversaria, Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, (Duluth, 24 de maio de 1941) é cantor, compositor, instrumentista, pintor e também escritor. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus-russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Mineapolis em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantador folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em New York em 1961. Sua biografia é enorme e lança-la n’A Página iria demandar um tremendo espaço que poderia até surtir um efeito contrário para algum leitor desta. A minha sugestão é que pesquize seu nome ou como Bob Dylan, e ficará surpreso pelos seus feitos na música americana. Na foto Dylan com Joan Baez cantora estadunidense de folk, muito conhecida pelo seu estilo vocal distinto,e opiniões políticas apresentadas abertamente.

José Leandro Paschoal e Marapoama em festa























Hoje a família Paschoal provavelmente está na queima de carnes e muito “pão líquido”, tudo porque José Leandro Paschoal completa mais um aniversário, este jovem é filho de amigos de infância e juventude. Ao nosso querido amigo parabéns e a família Paschoal meus agradecimentos mais uma vez , pela receptividade e cortezia do último dia no ano passado.

Matheus Henrique Bózoli Jovelli e Sueli


Hoje aniversaria este menino que é uma graça , e que conheci em Conchas - SP no ano passado, aqui ele esta ao lado de sua avó Sueli todo radiante pela grata visita que esta fez no Natal. Ao nosso querido Matheus , parabéns pela passagem de seu dia e estendemos também nossos abraços à família Jovelli que cordialmente me recepcionou.
HOMENAGEM À MÃE MARIA, NO MÊS DE MARIA
Hoje aniversariando também, minha querida amiga Lurdinha, ou Maria de Lourdes Bozóli, amiga em tempos de juventude na nossa Marapoama, amiga em conversas no banco do jardim, na foto abaixo vemos ela ao lado de seu querido filho Evandro .
E MAIS...
Faria aniversário hoje também, um comerciante de gado que conheci na querida Marapoama na década de 60, seu nome Irval Linjardi que faleceu na terra do boi gordo a nossa vizinha cidade de Araçatuba, deixou esposa Luzia Chiquini Linjardi e seus quatro filhos: Luis Carlos Linjardi, Lourival Roberto Linjardi, Luceli Paula Linjardi e Fátima Valentina Linjardi. Às irmãs deste, Neza, Sueli e Sônia às minhas condolências.


sexta-feira, 23 de maio de 2008

Martins, Miragaia, Dráusio,Camargo e Alvarenga – M.M.D.C.A.


M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932. Em 13 de janeiro de 2004, foi promulgada a lei estadual paulista número 11.658, denominando o dia 23 de maio como "Dia dos Heróis MMDCA", em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, alvejado também em 23 de maio e que veio a falecer em 12 de agosto de 1932. A toponímia da cidade de São Paulo homenageia todos os nomes e datas da Revolução: as ruas Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, Alvarenga e MMDC se intercruzam no bairro do Butantã, assim como duas das vias arteriais da cidade homenageiam as datas mais importantes do evento: 23 de Maio e 9 de Julho. Atualmente os corpos dos estudantes estão no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1932, o Brasil estava vivendo um período da ditadura varguista em que o país se encontrava sem uma Constituição que formasse uma identidade nacional. Não havia Congresso Nacional, assembléia legislativa nem câmaras municipais. Contra isso a sociedade paulista começou a se organizar e os estudantes paulistas prepararam uma série de manifestações contra Getúlio Vargas que eclodiram pela capital paulista, em um clima crescente de revolta no dia 23 de maio daquele ano. Um grupo tentou invadir a Liga Revolucionária - organização favorável ao regime e que ficava situada nas proximidades da praça da República. Os governistas resistiram com armas e acabaram matando os jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.Três se encontravam mortos ao final do confronto, o quarto morreu em virtude dos ferimentos, algum tempo depois. Um quinto ferido, o estudante Orlando de Oliveira Alvarenga, morreu alguns meses depois e, por este motivo, não teve seu nome associado ao movimento. As iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo serviram para formar a sigla MMDC que passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar. A esse episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, a 10 de julho, em diversos postos distribuidos pelo estado e veio a culminar com a Revolução constitucionalista de 32. Em agosto de 1932, um quinto estudante, também ferido no dia 23 de Maio, juntamente com Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morre no hospital. Seu nome, Alvarenga. Hoje, algumas pessoas adicionam sua inicial à sigla MMDC, que também é conhecida como MMDCA.

José Prado e José Manoel Pagé Martins




Se estivesse entre nós , hoje meu cunhado e compadre José Prado faria 84 anos, casado com a minha irmã mais LINDA, Theodolinda Ribeiro Prado (ambos na foto com seu neto Gabriel) e dessa união nasceram : Joseane e Cássia Regina residentes na cidade de Atibaia e os meus mais caros, descansam em sono eterno no cemitério da mesma cidade. E MAIS... Na matéria abaixo em tempos de Jornal A Notícia , na década de 80 esse caro amigo, era uma constante a sua visitação as oficinas , e causava muita admiração seus projetos voltados para o futsal. Pagé meus parabéns pela passagem de seu aniversário, você uma pessoa muito especial e que também agora está n’A Página e no livro, Quem faz história em São José do Rio Preto.































Manoel Telles de Souza e a Bienal

Manoel Telles foi o profissional mais solicitado na Bienal, tudo porque foi o Diretor da MTS Eventos, e em entrevista declarou:” A Bienal do Livro deste ano superou todas as expectativas, tanto em relação à comercialização quanto à visitação. A edição foi mais abrangente, pois, várias escolas da região puderam acompanhar o evento, proporcionando, assim, mais visibilidade.”

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Hoje Corpus Christi, me fez lembrar Matão





No período em que trabalhei no Jornal O Imparcial de Araraquara, era religiosa as instruções do dono e responsável pela editoria do jornal o Sr. Paulo Silva, em documentar os quarteirões todos ornamentados com temas religiosos deste dia, feitos com todos os tipos de materiais, até pó de café era utilizado, e sempre soltávamos caderno especial sobre este evento, e abaixo um texto da Wikipédia detalhando mais este dia:




Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395). Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. No Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.

Ruy Sampaio e a Bienal do Livro



Nosso querido Ruy – Secretário de Comunicação Social de São José do Rio Preto, que vemos ao lado da Cida Caran amiga desde os tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, citou em seu artigo sobre a Bienal o seguinte: “ A Secretária de Comunicação Social não mediu esforços para o sucesso desse empreendimento. Foi responsável pela divulgação da feira.Disponibilizou uma equipe de profissionais para acompanhar o evento - jornalistas, fotógrafos e arte-finalistas - criou um site exclusivo, divulgando on-line os principais fatos da feira e um jornal diário de circulação interna. A Comunicação colocou também à disposição da Bienal a Radio Educativa FM, que fez uma ampla cobertura , estando presente diariamente nos principais acontecimentos da Bienal. Citou também que foram 10 dias de intensa atividade cultural onde o público pode comprar livros, assistir a shows, palestras, entrar em contato com autores, trocar informações e vivenciar uma série de atividades ligadas à cultura e à leitura. Ao mesmo tempo, estamos felizes por poder participar desta que é umas das maiores feiras de livro do interior do Estado de São Paulo.

Amodoro-te


quarta-feira, 21 de maio de 2008

75 anos de Olga Savary, a primeira mulher, a lançar livro de poemas eróticos




Olga Savary (Belém, 21 de maio de 1933) é uma escritora brasileira. Filha única do engenheiro eletricista russo Bruno Savary e da paraense Célia Nobre de Almeida, Olga estudou em Belém, Fortaleza e no Rio de Janeiro. Na infância, absorveu fortemente os elementos da cultura da terra onde nasceu, transmitidos por sua família materna. Até os três anos de idade, teve a vida dividida entre Belém e Monte Alegre, no interior do Pará, cidade de seus avós maternos. Em 1936 seu pai, por motivo de trabalho, leva a família para o Nordeste, onde fixa moradia em Fortaleza. Em 1942 os pais de Olga se separam, e ela vai para o Rio de Janeiro onde passa a morar com um irmão de sua mãe, começando a desenvolver suas habilidades literárias. Aos onze anos passa a redigir um jornalzinho, incentivada por um vizinho, para quem escrevia, sendo remunerada por isso. Sua mãe, no início, recriminava a vocação da filha, pois queria que ela se dedicasse à música, coisa que Olga detestava. Nesse tempo ela começa a escrever e a guardar seus escritos em um caderninho preto, que sempre era deixado com o bibliotecário da ABI para que sua mãe não o destruísse. Sua convivência com a mãe tornar-se-á difícil ao ponto de a escritora, aos 16 anos, pensar em ir morar com o pai - desistindo por achar que ainda estaria muito perto da mãe. Contudo, aos 18 anos, Olga volta a Belém, indo morar com parentes e estudando no Colégio Moderno. Posteriormente decide voltar para o Rio, onde começa a alavancar sua carreira de escritora. Correspondente de diversos periódicos no Brasil e no exterior, organizou várias antologias de poesia. Sua obra também está presente em diversas antologias brasileiras e internacionais, como a Antologia de Poesia da América Latina, editada nos Países Baixos, em 1994, com 18 poetas — inclusive dois prêmios Nobel: Pablo Neruda e Octavio Paz. É poeta, como gosta de ser chamada, contista, romancista, crítica, tradutora e ensaísta. Traduziu mais de 40 obras de mestres hispano-americanos, como Borges, Cortázar, Carlos Fuentes, Lorca, Neruda, Octavio Paz, Jorge Semprún e Mário Vargas Llosa, e também os mestres japoneses do haicai - Bashô, Buson e Issa. É membro do PEN Club, associação mundial de escritores, vinculada à Unesco, da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI - Associação Brasileira de Imprensa e do Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica. Foi presidente do Sindicato de Escritores do Estado do Rio de Janeiro em 1997-1998. É também conhecida por ter sido a primeira mulher brasileira a lançar um livro inteiramente dedicado a poemas eróticos. Colabora com vários jornais e revistas do Brasil e do exterior. A escritora acumulou vários dos principais prêmios nacionais de literatura, entre eles o Prêmio Jabuti de Autor Revelação, pelo livro Espelho Provisório, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (1971), o Prêmio de Poesia, pelo livro Sumidouro, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (1977), e o Prêmio Artur de Sales de Poesia, concedido pela Academia de Letras da Bahia pelo livro Berço Esplêndido (1987). (texto wikipédia).

Pedro Ganga e Deodoro José Moreira na Bienal do Livro



Este batalhador Pedro Ganga - Secretário de Cultura foi um dos responsáveis pelo sucesso da Bienal do Livro em entrevista disse: “O público superou nossas expectativas com sua presença maciça. A parceria de todas as secretarias foi fundamental para a realização e o sucesso da Bienal. Fico feliz por poder proporcionar à população um evento dessa magnitude.” E na foto Ganga com Deodoro José Moreira na coordenação–geral , essa dupla bem entrosada, afinada e preocupada em resolver até mínimos detalhes do evento. Parabéns !!!

É duro ver isso bem ao lado da Bienal








No ultimo dia da Bienal, dia18 registrei uma fila diferente do outro lado da rua , era a fila da sopa que pessoas caridosas dedicam tempo e parte da sua vida , a amenizar o sofrimento alheio, mas dando um olhar bem detalhado notei pessoas , que não tinham nada a ver com a imensa fila. Torço e espero que esta fila diminua o máximo possível com o passar dos tempos.
E MAIS....
Aniversária hoje José Cândido do Carmo casado com Raquel Cordeiro, da nossa querida cidade de Atibaia, nossos parabéns e com certeza haverá festa naquela cidade, afinal esta família é a mais tradicional de todas que conheci, e seu maior presente será amanhã a sua rua toda enfeitada e tapetada com desenhos sacros com todo tipo de materiais , para a passagem do Dia de Corpus Christi.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Carta de Maria Antonia para Zuleika Junchi



“Mãe”

Mãe, são 3 horas da madrugada
É mãe! Hoje me peguei pensando no tempo, em um tempo tão distante, mas parece que foi ontem, lembrei quando era criança, que sonhava com uma trança, e você com sua fala mansa me falava coisas que eu não dava tanta importância.
Ah mãe! O tempo passa e a gente cresce e amadurece. Hoje no presente o passado vem me visitar, traz como filme preto e branco tudo que um dia aconteceu. Lembro bem de sua voz cansada em meio a madrugada cantando uma balada, suas mãos a tricotar, também me lembro de seu casaco laranja de botões dourado, você nunca saia para colocar, a sua vida sempre foi só trabalhar.
É mãe! Como disse no início o tempo passa, a gente cresce, só que agora não só cresci, também envelheci. Tenho na memória sempre as doces histórias que ouvi você contar, lembro do abacateiro, do sabiá no terreiro, da doce terra onde nasci e você está.
Ah mãe! Quantas noites mal dormidas, quantas lágrimas caída, quantos dias sem comida, e você só queria ter para nos dar. É difícil expressar tudo que sinto por você. Você me deu vida trabalhou muito para não nos faltar comida, quantas vezes tu rezaste, quantas vezes emploraste para Deus nos guardar, quantas vezes mesmo sem dinheiro queria me presentear.
Mãe , quanto que você me ensinou, quanto que você falou para hoje eu ser quem sou. Seus olhos são como as estrelas mais brilhante, seu abraço é como o calor do sol radiante.
Ah mãe! Quantas noites eu com febre e você sempre por perto, cantando sempre alegre uma cantiga de ninar. Sofreste quanto desgosto, nem assim deixaste que alguém visse em seu rosto. Tudo o que passou não deixou em seu rosto a marca do desgosto. Você é vitoriosa. Você enfrentou barreiras , ultrapassou obstáculos, foi uma guerreira. Hoje com 3 filhos , sete netos com tanta sabedoria para ensinar aos seus bisnetos.
Maria Antonia Bueno
13/05/2001.
Nota d’A Página: Este texto de minha amiga paulistana Maria Antonia foi digitalizado como escrito sem nenhuma interferência gramatical, e Dona Zuleika Junchi nasceu em 25/01/1934 e faleceu em 20/05/2007, este texto estava previsto sair em homenagem ao Dia das Mães, mas resolvi publicá-lo no primeiro ano de seu passamento. A família as nossas condolências .

Maria do Rosário Cerávolo Laguna e a Bienal



Em entrevista Duda Laguna como é conhecida a nossa secretária de Educação disse sobre a nossa Bienal o seguinte “ A Bienal proporcionou aos educadores e alunos (muitos retornavam com os pais após a visita com a escola), momentos de motivação para a leitura , contato com a cultura e recreação. A Educação deve continuar incentivando a participação em eventos como esse.” Cara Duda Laguna foi muito bonito ver a união da sua pasta , com a Cultura e também da Comunicação Social de São José do Rio Preto, tudo em prol do sucesso estrondoso desta Bienal.

Carla Augusta Tofanelli da Silva e sua filha Laís



Em homenagem as Mães neste mês de Maria, registro feito em plena Bienal de Carla Augusta e a sua sorridente Laís Helena Pereira. Um sorriso desses vale mais do que muitos tesouros na terra.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O sucesso da Radio Bienal
















O sucesso desta emissora na Bienal é graças a Clenira Grassato Sarkis que vemos na foto acima com o secretário Pedro Ganga, e nas fotos abaixo vemos a sua equipe Musi Sarkis Cardoso, Adeilson Ribeiro da Silva e Wilson , e a responsabilidade de montagem e execução desta é de Rádio Estúdio Fênix.

Hoje, Dia Nacional da Defensoria Pública




Nossa Defensoria Pública aqui em São José do Rio Preto esta instalada na Rua Marechal Deodoro 3131 no Piso Terreo do Edifício Presidente Tancredo Neves e seu funcionamento é de segunda a quinta das 8h00 às 11h30 (Vá mais cedo que puder, e retire a sua senha) e das 13H00 às 17h00 – Atendimento com prazo judicial nas areas civel e criminal, portanto faça valer seus direitos mesmo que more no Rio Grande do Sul ou no Tocantins, procure na sua cidade ou no seu estado, ela é totalmente gratuita.

À Defensoria Pública incumbe prestar assistência jurídica às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado. Seus membros, os defensores públicos, devem também assistir os acusados em processos criminais que, mesmo tendo condições financeiras, não constituem advogado para defendê-los. A Defensoria Pública integra o executivo, muito embora guarde autonomia funcional e administrativa, e representa o compromisso do governo, estadual e federal, de permitir que todos, inclusive os mais pobres, tenham acesso à justiça. A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público. Para maiores detalhes sobre os serviços prestados, procure diretamente um defensor público ou veja as páginas da Defensoria Pública da União ou da Defensoria Pública do seu Estado na internet.
Defensoria Pública da União e dos Estados
O Brasil é uma federação, por isso, cada um dos estados brasileiros tem o dever de manter a Defensoria Pública. Também o governo federal tem essa obrigação. Contudo, ao contrário do que possa parecer, a Defensoria Pública é uma só, pois ela é estruturada nacionalmente e a unidade e a indivisibilidade são princípios institucionais previstos na Lei Complementar nº 80/94.

Maria de Fátima Aleixo de Oliveira e sua filha Natália



Em homenagens as Mães no mês de Maria, nosso registro para esta mãe também Maria, que freqüentou todas as palestras no Salão de Idéias da nossa Bienal do Livro, sua filha Natália de Oliveira Joaquim comentou que na próxima Bienal, acompanhará todos os eventos com sua mãe.

domingo, 18 de maio de 2008

Patrícia Engel Secco e Ilan Brenman hoje no Salão de Idéias














































Sun Walk and the Dog Brothers e Mart’Nália no Palco da Bienal


Aline da Silva Carvalho e sua mãe Sidinei



Em homenagens ao Dia da Mães e no mês de Maria, nossa aniversariante Aline que completa hoje dois patinhos na lagoa, na foto de 1986 no colo de sua mãe Sidinei Carmén da Silva Carvalho. Parabéns e congratulações a Aline e também a toda família Carvalho.


E MAIS...
Se estivesse entre nós Karol Jósef Wojtyla, este da foto aos doze faria 88 anos .

O Papa João Paulo II (latim: Johannes Paulus PP. II, em italiano Giovanni Paolo II), nascido Karol Józef Wojtyła, (Wadowice, Polónia, 18 de Maio de 1920Vaticano, 2 de Abril de 2005 ) foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até a data da sua morte e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro Papa não-italiano em 455 anos (desde o neerlandês Adriano VI, no século XVI) e o primeiro papa de origem polonesa. Teve o 3.º papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado.