Um Marco Histórico na Comunicação
Em homenagem ao “Dia do Selo” e anunciando a 21ª Exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBRAPEX, os Correios emitiram no dia 1º de agosto, na cidade de São Paulo (SP), um selo comemorativo “Olho-de-Boi” 60 réis. Esse selo, de cor prateada, faz parte da série destinada para registrar os 170 anos do “Olho-de-Boi”. O primeiro emitido, focalizando o “Olho-de- Boi” de 30 réis, foi lançado em 2011, no centenário da SOFIBRA (Sociedade Filatélica Brasileira). Já o terceiro e último selo, de 90 réis e na cor dourada, será lançado no próximo ano, na exposição mundial de selos BRASILIANA 2013.
No desenho do selo, de autoria do designer G. Tardin, sob 60 réis, está oculto o número 21, imagem latente, que pode ser vista inclinando o selo para trás sob boa iluminação. As técnicas de impressão utilizadas foram a calcografia e o ofsete, em quadricromia e cor especial.
Com uma tiragem de 336 mil exemplares, cada selo custa R$ 2,75.
A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
HISTÓRICO
Os conhecidos “Olhos-de-Boi” foram os primeiros selos nacionais. A adoção dos selos por parte do País representou uma revolução nos serviços postais brasileiros, visto que permitiram a arrecadação da franquia adiantada, melhorando consideravelmente a receita dos Correios à época, bem como a agilidade das entregas. Os selos foram criados pelo Decreto n°. 254, de 29 de novembro de 1843. A inspiração veio da Inglaterra, o primeiro país a adotar o selo postal, em 1840. O Brasil foi, portanto, o segundo país do mundo a aderir a essa ideia.
As imagens escolhidas para figurarem nos primeiros selos brasileiros seguiram uma linha diferente da tradição inglesa, que representou, em sua primeira emissão, a rainha Vitória. No lugar do símbolo maior do Estado, D. Pedro II, as autoridades brasileiras preferiram um padrão simples, indicando somente a taxa a ser paga em cada selo: 30, 60 e 90 réis. Ao fundo, um padrão circular foi gravado à máquina, e o resto do trabalho foi feito de forma artesanal. O formato característico desse padrão originou o nome posteriormente atribuído a esses selos: “olhos-de-boi”. Os selos entraram em circulação na Corte em 1º de agosto de 1843, data em que os Correios passaram a comemorar o Dia Nacional do Selo.
No período do surgimento dos primeiros selos postais, o Brasil era um país muito diferente dos dias atuais. Era uma Nação relativamente nova, buscando, ainda, firmar-se tanto no cenário interno quanto externo. Por situar-se em um território de dimensões vastas, o grande desafio era manter a unidade nacional.
Dentre as medidas políticas adotadas anteriormente para a integração do território brasileiro, estava a reforma postal de 1829, que foi responsável por regular as administrações postais dos Correios de todas as províncias, bem como por regulamentar cargos e funções relativas aos serviços de correio. As ações de reforma do serviço postal foram importantes, pois permitiram acelerar as comunicações entre as províncias, encurtando as distâncias do nosso tão vasto País.
A adoção do selo postal, anos mais tarde, faz parte da mesma visão política de melhoria das comunicações para a manutenção da unidade nacional. Com o pagamento da taxa adiantada, as entregas de correspondências tornaram-se mais rápidas e eficientes, e isso contribuiu para a integração do território.
Os “Olhos-de-Boi” são, portanto, um marco histórico, pois foram, em conjunto com as reformas postais, os responsáveis pela promoção das comunicações brasileiras. No dia 1º de agosto, Dia Nacional do Selo, devemos comemorar o surgimento dos “Olhos-de-Boi” como parte da construção de uma grandiosa Nação. (Fonte: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).