Em comemoração ao Centenário do Sport Club Corinthians Paulista, os Correios lançaram na última quarta-feira (1/9) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), duas folhas de selos personalizados: Logomarca do Centenário (horizontal) e Escudo do Corinthians (vertical) e um selo postal produzido em tecido sintético (de emissão comemorativa) ressaltando os valores do Clube, que possui uma das maiores torcidas do Brasil e foi um dos primeiros a abrir espaço a pessoas de origem mais humilde.
De autoria do artista J. Carlos Braga, o selo, em tecido sintético, apresenta como elementos o desenho parcial do escudo do Corinthians; na cor dourada, o numeral 100, simbolizando o centenário, e cinco estrelas: as menores, representando títulos de campeonatos brasileiros, e, a maior, o Mundial de Clubes da FIFA. Sobrepondo-se, parcialmente, a esses elementos, um jogador com a bola no pé exprime o dinamismo do futebol, ao mesmo tempo em que reporta à passagem dos anos de permanência do Clube no esporte brasileiro. Como suporte de impressão, foi utilizado tecido plano, bordado e impresso em cores no processo serigráfico com aplicação de tinta invisível luminescente fluorescente.
Foram produzidos 100 mil selos ao preço de R$ 8,30 cada. A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Com esta emissão, os Correios do Brasil se destacam, em termos de inovação tecnológica, por ser o primeiro selo postal das Américas em tecido.
SOBRE OS SELOS PERSONALIZADOS:
As folhas dos selos personalizados contêm 12 conjuntos iguais, cada uma destacando a Logomarca do Centenário (horizontal) e Escudo do Corinthians (vertical).
As imagens dos selos são de autoria do Sport Club Corinthians Paulista e a arte final das folhas é de Advaldo Pereira dos Santos. Foram produzidas 10 mil folhas de cada modelo.
Cada modelo personalizado tem valor facial de 1º Porte da Carta Comercial, atualmente R$ 1,05, válido para postagens em território nacional. Caso o cliente queira utilizá-los em envio de correspondências para o exterior, basta completar o valor do porte internacional com outros selos.
Com esses lançamentos, os Correios ampliam as opções de comercialização do selo personalizado e alcançam clientes de todo o Brasil que, agora, poderão ter sua imagem junto aos selos que registram o Centenário do Sport Club Corinthians Paulista.
Os interessados podem solicitar encomendas em todas as agências dos Correios.
Além dessas peças filatélicas, os Correios também lançaram um selo postal (de emissão comemorativa) e dois cartões-postais para homenagear o Centenário do Timão. Essa emissão faz parte Série Clubes de Futebol – Rumo à Copa de 2014.