sábado, 23 de maio de 2009

I Seminário Regional de Turismo e Cultura‏, acontece nesta quinta-feira (dia28) na UNIP


A ASSOCIART (Associação dos Artistas, Técnicos e Produtores Teatrais de São José do Rio Preto) CONVIDA para o I Seminário Regional de Turismo e Cultura da Região de São José do Rio Preto. Que será realizado no dia 28 de maio de 2009 na UNIP- Universidade Paulista – Campus JK, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, snº Jardim Tarraf II São José do Rio Preto. No referido Seminário teremos representantes do Ministério da Turismo e Cultura para discussão e elaboração do Plano Regional de Turismo e Cultura. Essa iniciativa vem para ratificar a necessidade da cooperação entre Municípios, Estado e União, comungando do objetivo maior do Governo Federal de compartilhar as responsabilidades e otimização de recursos.
Participe!

J. F. Alexander e seu pensamento

Ricardo Porto (Alvorada-RS) e seu SONHOS DE AMOR




Basileu Estrela, Carlos Roberto Valêncio e Frederico Bocchi








Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Maria de Lourdes Barbosa Lopes ou Lurdinha Barbosa, Oswaldo de Carvalho e Telmo Maia








Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora em nossa modesta página.

A página da Vida do dia 23(sexta-feira) do mês de maio de 2008


M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932. Em 13 de janeiro de 2004, foi promulgada a lei estadual paulista número 11.658, denominando o dia 23 de maio como "Dia dos Heróis MMDCA", em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, alvejado também em 23 de maio e que veio a falecer em 12 de agosto de 1932. A toponímia da cidade de São Paulo homenageia todos os nomes e datas da Revolução: as ruas Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, Alvarenga e MMDC se intercruzam no bairro do Butantã, assim como duas das vias arteriais da cidade homenageiam as datas mais importantes do evento: 23 de Maio e 9 de Julho. Atualmente os corpos dos estudantes estão no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1932, o Brasil estava vivendo um período da ditadura varguista em que o país se encontrava sem uma Constituição que formasse uma identidade nacional. Não havia Congresso Nacional, assembléia legislativa nem câmaras municipais. Contra isso a sociedade paulista começou a se organizar e os estudantes paulistas prepararam uma série de manifestações contra Getúlio Vargas que eclodiram pela capital paulista, em um clima crescente de revolta no dia 23 de maio daquele ano. Um grupo tentou invadir a Liga Revolucionária - organização favorável ao regime e que ficava situada nas proximidades da praça da República. Os governistas resistiram com armas e acabaram matando os jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.Três se encontravam mortos ao final do confronto, o quarto morreu em virtude dos ferimentos, algum tempo depois. Um quinto ferido, o estudante Orlando de Oliveira Alvarenga, morreu alguns meses depois e, por este motivo, não teve seu nome associado ao movimento. As iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo serviram para formar a sigla MMDC que passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar. A esse episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, a 10 de julho, em diversos postos distribuidos pelo estado e veio a culminar com a Revolução constitucionalista de 32. Em agosto de 1932, um quinto estudante, também ferido no dia 23 de Maio, juntamente com Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morre no hospital. Seu nome, Alvarenga. Hoje, algumas pessoas adicionam sua inicial à sigla MMDC, que também é conhecida como MMDCA.

José Prado e José Manoel Pagé Martins
Se estivesse entre nós , hoje meu cunhado e compadre José Prado faria 84 anos, casado com a minha irmã mais LINDA, Theodolinda Ribeiro Prado (ambos na foto com seu neto Gabriel) e dessa união nasceram : Joseane e Cássia Regina residentes na cidade de Atibaia e os meus mais caros, descansam em sono eterno no cemitério da mesma cidade.

E MAIS...

Na matéria abaixo em tempos de Jornal A Notícia , na década de 80 esse caro amigo, era uma constante a sua visitação as oficinas , e causava muita admiração seus projetos voltados para o futsal. Pagé meus parabéns pela passagem de seu aniversário, você uma pessoa muito especial e que também agora está n’A Página e no livro, Quem faz história em São José do Rio Preto.
Nota: Para ver a biografia deste amigo é necessário que dê um clike em cima do titulo da matéria , que devido a linkagem isso será automático.

Manoel Telles de Souza e a Bienal

Manoel Telles foi o profissional mais solicitado na Bienal, tudo porque foi o Diretor da MTS Eventos, e em entrevista declarou:” A Bienal do Livro deste ano superou todas as expectativas, tanto em relação à comercialização quanto à visitação. A edição foi mais abrangente, pois, várias escolas da região puderam acompanhar o evento, proporcionando, assim, mais visibilidade.”

sexta-feira, 22 de maio de 2009

José Rodrigues Trindade e Roberto Benedito Farath, partem os dois pianistas no mesmo dia


Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade, (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947São Paulo, 21 de maio de 2009) foi um compositor, multiinstrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967, ao participar do festival na TV Record daquele ano, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo em "Ponteio". Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário, que gravou com Milton Nascimento. Nessa época, Zé Rodrix compôs junto com Tavito a canção "Casa do Campo", uma de suas composições mais famosas, que foi um grande sucesso na voz de Elis Regina, logo em seguida fez um conjunto de rock rural com Sá e Guarabyra: Sá, Rodrix e Guarabyra, no qual compôs um famoso jingle para a Pepsi, notabilizado pelo verso: "só tem amor quem tem amor pra dar”. Zé Rodrix saiu do trio antes do final da década de 1970, quando passou a fazer parte do grupo Joelho de Porco. Abandonou a música pela publicidade nas décadas de 1980 e de 1990. Em 2001 reuniu-se novamente a Sá e Guarabyra. No início da década de 2000 revelou que era maçom, chegando a lançar a trilogia de livros denominada "trilogia do templo" sobre a Maçonaria. A trilogia é composta dos títulos: Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: reconstruindo o templo e Esquin de Floyrac: O fim do Templo. Aos 21 dias do mês de maio de 2009, faleceu de morte súbita.
DISCOGRAFIA ;1968: Momento Quatro - com Momento Quatro (Philips) ///1970: Som Imaginário - com Som Imaginário (Odeon) ///1971: Passado, Presente & Futuro - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon)///1973: Terra - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon) ///1973: I Acto (Odeon)///1974: Quem Sabe Sabe Quem Não Sabe Não Precisa Saber (Odeon) ///1976: Soy Latino Americano (EMI-Odeon)///1976: O Esquadrão da Morte - Trilha Sonora do Filme (RCA Victor) ///1977: Quando Será? (EMI-Odeon)///1979: Hora Extra (EMI-Odeon)///1979: Sempre Livre (RCA Victor)///1983: Saqueando a Cidade - com Joelho de Porco (Lira Paulistana/Continental) ///1988: 18 Anos Sem Sucesso - com Joelho de Porco (Eldorado)///2001: Outra Vez na Estrada - Ao Vivo - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre) ///2009: Amanhã - com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre) e o compacto:1981 Seu Abelardo/Rock do Planalto (Continental) .







Dia 26 de Janeiro publiquei estas fotos de seu aniversário, e hoje foi noticiado seu falecimento, então no dia de hoje ficamos sem dois dos maiores musicos tecladistas do Brasil.

Ivone Vebber (Caxias do Sul – RS) e seu COM/FUSÃO


Cássio Vicente de Marco, Célia Estrella Gattaz, Edson Gomes, Edvaldo Jacomelli e Fábio Marcondes Homem de Mello















































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Thiago Hernandes Alves, Ademar Raymundo de Moraes e Marilandi Aparecida Garcia Terenzi

















Thiago Hernandes Alves é a personalidade aniversariante de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto,e Ademar Raymundo e Mariland Aparecida da nossa querida Catanduva, personalidades que faço seu registro n’A Página, mas já estão na história de Catanduva , no livro de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 22 (quinta-feira) do mês de maio de 2008

Hoje Corpus Christi, me fez lembrar Matão

No período em que trabalhei no Jornal O Imparcial de Araraquara, era religiosa as instruções do dono e responsável pela editoria do jornal o Sr. Paulo Silva, em documentar os quarteirões todos ornamentados com temas religiosos deste dia, feitos com todos os tipos de materiais, até pó de café era utilizado, e sempre soltávamos caderno especial sobre este evento, e abaixo um texto da Wikipédia detalhando mais este dia:


Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395). Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. No Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.


Ruy Sampaio e a Bienal do Livro


Nosso querido Ruy – Secretário de Comunicação Social de São José do Rio Preto, que vemos ao lado da Cida Caran amiga desde os tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, citou em seu artigo sobre a Bienal o seguinte: “ A Secretária de Comunicação Social não mediu esforços para o sucesso desse empreendimento. Foi responsável pela divulgação da feira.Disponibilizou uma equipe de profissionais para acompanhar o evento - jornalistas, fotógrafos e arte-finalistas - criou um site exclusivo, divulgando on-line os principais fatos da feira e um jornal diário de circulação interna. A Comunicação colocou também à disposição da Bienal a Radio Educativa FM, que fez uma ampla cobertura , estando presente diariamente nos principais acontecimentos da Bienal. Citou também que foram 10 dias de intensa atividade cultural onde o público pode comprar livros, assistir a shows, palestras, entrar em contato com autores, trocar informações e vivenciar uma série de atividades ligadas à cultura e à leitura. Ao mesmo tempo, estamos felizes por poder participar desta que é umas das maiores feiras de livro do interior do Estado de São Paulo.



Amodoro-te

quinta-feira, 21 de maio de 2009

2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, acontece neste sábado (23) das 8h às 17h no auditório da UNORP



Regina Chueire destacou que a promoção racial faz parte do Programa Nacional sobre Raça e Etnia.
Maria Cecília apresenta cartaz aos participantes da audiência Pública realizada nesta terça-feira.


























Audiência define tema para ser
apresentado em Conferência Regional

Capacitação de profissionais quanto às questões de raça e etnia. Esse foi o principal tema levantado durante a audiência pública realizada pela Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, com o apoio do Conselho Municipal do Negro, na terça-feira (19/5) para discutir os avanços e desafios de São José do Rio Preto na promoção da igualdade racial. O encontro foi para retirar subsídios para a Conferência Regional que será realizada no dia 23 deste mês, no município, e terá a participação de representantes de 96 cidades. “Tivemos a presença de representantes de vários setores da sociedade. A maioria das sugestões está relacionada à necessidade de preparar melhor, tanto os servidores municipais como, até mesmo, a policia, no que se refere às questões de raça e etnia. Considero que as propostas são bastante pertinentes para avançarmos nas discussões que serão abordadas na Conferência Regional sobre Raça e Etnia, que estaremos sediando no próximo sábado”, disse a secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire. Dentro da proposta de capacitação está um melhor preparo dos professores para lidar com disciplinas que discutam a questão de raça. Também para os profissionais de saúde que atendem nas Unidades Básicas, a sugestão é de que se tenha um recorte melhor sobre a população negra, principalmente em relação a doenças que afetam especificamente a raça. E no caso da polícia, o pedido é que se tenha um melhor preparo nas ações de abordagem. “Foram levantadas questões ainda de quotas para negros em concursos públicos e que a publicidade utilizada pelo município apresente a diversidade de seus moradores”, acrescenta a secretária.

Rádio Melodia, a maravilhosa emissora do coração agora também n’A Página da Vida


Postal da Primeira Maravilha de São José do Rio Preto


É com imensa satisfação que estou disponibilizando aos leitores de minha página uma emissora que ouço todos os dias há muito tempo. O leitor agora terá a opção de também ouvir músicas de outras décadas, músicas de um tempo em que a qualidade instrumental e as letras e composições tinham um sentido até poético na vida das pessoas que vivenciaram o meio do século 20.
Fico grato portanto ao meu amigo Osmar Santos de poder levar um alento musical a meus leitores. Parabéns e congratulações a esta emissora que se tornou a principal maravilha de nossa cidade.

Osmar Santos e Walter Merlotto

Marlene Andrade Martins (Bloomington – EUA) e seu PRINCIPE NEGRO


Luiz Pascoeto, Mário Valadão Furquim e Ricardo Magatti








a
a
a
a
a
a
a
aaa
a
a
a
aa
a
aa


Luiz e Mário Valadão personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto, e Ricardo em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 21 (quarta-feira) do mês de maio de 2008

a lançar livro de poemas eróticos


Olga Savary (Belém, 21 de maio de 1933) é uma escritora brasileira. Filha única do engenheiro eletricista russo Bruno Savary e da paraense Célia Nobre de Almeida, Olga estudou em Belém, Fortaleza..(Veja matéria completa na edição do ano passado apenas dando um clike em cima do titulo e também nas demais abaixo). Confira !


Pedro Ganga e Deodoro José Moreira
na Bienal do Livro

Este batalhador Pedro Ganga - Secretário de Cultura foi um dos responsáveis pelo sucesso da Bienal do Livro em entrevista disse: “O público superou nossas expectativas com sua presença maciça. A parceria de todas as secretarias foi fundamental para a realização e o sucesso da Bienal. Fico feliz por poder proporcionar à população um evento dessa magnitude.” E na foto Ganga com Deodoro José Moreira na coordenação–geral , essa dupla bem entrosada, afinada e preocupada em resolver até mínimos detalhes do evento. Parabéns !!!

É duro ver isso bem ao lado da Bienal


No ultimo dia da Bienal, dia18 registrei uma fila diferente do outro lado da rua , era a fila da sopa que pessoas aguardavam o alimento feito por pessoas caridosas dedicam tempo e parte da sua vida , a amenizar o sofrimento alheio, mas dando um olhar bem detalhado notei pessoas , que não tinham nada a ver com a imensa fila. Torço e espero que esta fila diminua o máximo possível com o passar dos tempos.

E MAIS....
Aniversária hoje José Cândido do Carmo casado com Raquel Cordeiro, da nossa querida cidade de Atibaia, nossos parabéns e com certeza haverá festa naquela cidade, afinal esta família é a mais tradicional de todas que conheci, e seu maior presente será amanhã a sua rua toda enfeitada e tapetada com desenhos sacros com todo tipo de materiais , para a passagem do Dia de Corpus Christi.