sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Página da Vida do dia 22 (quinta-feira) do mês de maio de 2008

Hoje Corpus Christi, me fez lembrar Matão

No período em que trabalhei no Jornal O Imparcial de Araraquara, era religiosa as instruções do dono e responsável pela editoria do jornal o Sr. Paulo Silva, em documentar os quarteirões todos ornamentados com temas religiosos deste dia, feitos com todos os tipos de materiais, até pó de café era utilizado, e sempre soltávamos caderno especial sobre este evento, e abaixo um texto da Wikipédia detalhando mais este dia:


Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395). Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. No Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.


Ruy Sampaio e a Bienal do Livro


Nosso querido Ruy – Secretário de Comunicação Social de São José do Rio Preto, que vemos ao lado da Cida Caran amiga desde os tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, citou em seu artigo sobre a Bienal o seguinte: “ A Secretária de Comunicação Social não mediu esforços para o sucesso desse empreendimento. Foi responsável pela divulgação da feira.Disponibilizou uma equipe de profissionais para acompanhar o evento - jornalistas, fotógrafos e arte-finalistas - criou um site exclusivo, divulgando on-line os principais fatos da feira e um jornal diário de circulação interna. A Comunicação colocou também à disposição da Bienal a Radio Educativa FM, que fez uma ampla cobertura , estando presente diariamente nos principais acontecimentos da Bienal. Citou também que foram 10 dias de intensa atividade cultural onde o público pode comprar livros, assistir a shows, palestras, entrar em contato com autores, trocar informações e vivenciar uma série de atividades ligadas à cultura e à leitura. Ao mesmo tempo, estamos felizes por poder participar desta que é umas das maiores feiras de livro do interior do Estado de São Paulo.



Amodoro-te

Nenhum comentário: