sábado, 29 de dezembro de 2007

Família tradicional de Atibaia


Um dia após o natal, minhas sobrinhas Joseane, Cássia e eu, fomos brindados com um almoço a convite de uma amiga da Cássia, a família do Dr.Jacintho Silveira , um advogado hoje aposentado e que não quer ser chamado de Dr., muito simpático que nasceu em 26/03/1.912 , casou-se com Carmém Sander (In memorium), ela de 13/02/1.907 , ele portanto 5 anos mais novo, tiveram nesta união dois filhos Antonio Ivo da Silveira e Sonia Leda Silveira ela residente em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.
Antonio Ivo contou-me que eles possuem um fecularia, inclusive tem o nome de sua mãe Sander situada na Estrada do Clube da Montanha Km.1.5 que produzem farinha de milho (aquela do cuscuz) há mais de 40 anos , e enquanto o almoço estava sendo preparado fiquei a trocar conversas com o Dr. Jacintho ele bom de prosa e tomando uma caninha artesanal feita em Piracáia , eu que sou abstênio mas não me contive vendo um ancião de 95 anos, bebericando e aproveitando o torpor da bebida , comecei a beber também e a nossa afabilidade aumentou , pena que nosso tempo é só de correria , quantas histórias aquele ancião poderia passar a mim , quantos exemplos de vida e de superação, na próxima viagem a Atibaia farei questão de visitá-los novamente e registrar os eventos que modificaram sua querida cidade.
Na foto minha sobrinha Joseane Ribeiro Rodrigues, D.Maria Morales avó do Breno Oliveira dos Santos amigo novo no Orkut, outra sobrinha a Cássia Prado Beltramini e Iraídes Bueno de Oliveira.

Prataria chinesa do tempo do Império



O que mais me chamou atenção na casa do Dr. Jacintho Silveira, foram as pratarias expostas na parede e os mobiliários: cristaleira, bufete, tager , aparador, lustres de gotas antigüíssimo. Os pratos expostos de procedência chinesa, foram trazidos pelos ingleses no século 19, pertenceram a avó do Dr. Jacintho , hoje no mercado livre valem uma fortuna , fotografei e mostro a vocês esses exemplares raros de pratos e também uma parcial da cristaleira , toda parte da casa as cortinas eram todas de crochê, por isso que minha irmã Theo ou Linda sentia tão a vontade em meio a tantos detalhes e tapeçarias, o entalhamento nas madeiras com seu rococós lembraram a minha casa em Marapoama , as cadeiras de fino requinte e de composições delicadas, mais a mesa com um esmerado almoço , mais as gelatinas e sorvetes fez a gente sentir tão à vontade , na casa desta tradicional e generosa família.

Um cantinho para rezar e uma receita Sander



Um outro cantinho da casa que me chamou atenção foi a religiosidade da família, um espaço todo especial para orações , rezas e ao lado uma tapeçaria enorme com a estampa de João Paulo Segundo, portando futuramente falarei mais desta família, pois fui interrompido por uma cavalhada em frente sua casa , pois sua rua é a principal frontal a Igreja , onde milhares de animais e homens desfilando e recebendo as bençãos na Igreja , e mostrando toda a beleza de seus haras e a cultura regional e sertaneja de Atibaia.

VIRADO DE BANANA
5 bananas nanicas grandes
1 xicara de chá de açúcar
3 xicaras de farinha de milho Sander
Preparação : Corte as bananas em uma panela sobre fogo brando, quando estiverem macias ,adicione açúcar e depois a farinha de milho. Mexa bem e está pronto! Sirva acompanhado de requeijão ou para rechear peixes e aves. Se porventura tiver frutas secas ou outro ingrediente de sua imaginação ,seu prato será valorizado e bem apreciado. Bom apetite!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Enya, Carlos Santana , outro Carlos e a colcha de Theodolinda


Neste feriado esticado de Natal passei momentos maravilhosos, principalmente em Atibaia, quando ao entrar em um dos quartos na casa de minha sobrinha, me deparei com esta colcha que minha irmã Theodolinda, gastou um tempo imensuravél na confecção da mesma. Quanto amor minha mana Theo tinha pelos crochês, pelos bordados, pelos tecidos, conhecia a fundo a cetinagem de todos, suas invenções na moda sempre foram algo muito singular.
Montei esta composição na foto ao acaso, peguei o livro de Carlos e sobrepôs a dois CDs , para documentar a colcha, mas depois de uma breve reflexão, notei também que eles transpiram amor ao excesso. A Enya por exemplo embriaga a gente com sua voz angelical com seus cantos célticos, Carlos Santana desde Woodstock já sou seu fã de carteirinha, as notas floreadas de sua guitarra dentro de outra nota esticada e prolongada, que perfeição e que maravilha... e o outro Carlos, este Drummont de Andrade, que obra este poeta nos brindou , esse livro por exemplo “Amar se aprende amando “ que minha sobrinha Cássia deu a mim de presente de Natal, tem poesias fantásticas que futuramente mostrarei e compartilharei com as minhas amizades e queridos leitores. Aguardem!!!

Vidas ligadas há mais de 50 anos.



Minha maior admiração e quando vejo um casal, como este de Conchas o Sr.Angelo e D. Zélia Jovelli, que se uniram em maio de 1.955 e caminharem tanto tempo juntos, sempre juntinhos na cumplicidade do dia a dia. Na união deste casal tiveram 4 filhos: Cláudio (que falarei dele futuramente) Vicente e Sônia todos em Conchas pertinhos da barra da saia da mamãe e Angelo que vive em Unai, terra de mestre Aleijadinho.
Quão maravilhoso é ter a dimensão do amor, deste casal , os problemas que passaram e conseguiram superar todos os obstáculos juntos, e hoje um poder acompanhar a vida do outro, zelar pelo seu bem estar , somente bênçãos e muitas bênçãos, e muitas palavras para explicar . Adorei toda a família, a receptividade , o amor que me proporcionaram , na reunião dos familiares em um modesto churrasco na véspera de natal.
Na foto D. Zélia e atrás florada de uma planta que se agarrou ao muro.

É tempo de romãs


Hoje vamos comentar este fruto (balaustídio) da romãnzeira que tem um sabor peculiar e um excesso de sementes e uma boa dose de paciência na sua degustação, mas o que vamos salientar é que esta fruta alguns dizem que é afrodisiaca , tem agora no último dia do ano uma gama enorme de simpatias, pelo menos uma no dia publicarei , corram aos pés e garanta a sua , a minha já tenho por gentileza do Nico e Neuza de Marapoama, que pomar maravilhoso que eles tem.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O carro do Papai Noel de Maristela


No dia de Natal passando pela cidade Maristela , uma pequena cidade, próximo de Conchas, SP, o Papai Noel foi inusitado tudo porque na foto em frente a Igreja Matriz , ele saiu de conforto de seu veículo para ciceronear os seus pequenos, com mimos, balas e muitos presentes.

A distribuição de presentes





Papai Noel na entrega de presentes as crianças de Maristela e ao fundo imagem parcial da Igreja Matriz, perguntei a uma menina quem estava patrocinando o evento, na mesma hora ela me respondeu , minha família , e quem é a sua família, minha família e os Belinassi, senti ali naquela praça , o verdadeiro sentimento natalino...

Um Papai Noel justo na cavalhada de Atibaia













Uma cavalhada muito linda em Atibaia onde milhares de animais um mais bonito que o
outro e seus peões desfilaram num espetáculo indescritível, tinha todo tipo de abordagem, para que cada um mostrasse toda riqueza de detalhes nas vestimentas , eu por exemplo escolhi esta figura tão singular, e muito, significativa nos dias de hoje..

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

No Dia da Lembrança - O maior baile de todos os tempos em Marapoama



Era nos idos de 1.968,numa quinta-feira um dia após o Natal, o Marcelo Henrique Bozoli tinha apenas 48 dias de vida, foi quando a cidade de Marapoama virou o palco do maior baile de todos os tempos em toda a região. A Diretora de Eventos e tudo do Club Marapoama Ivanilde Bozolli hoje também Paschoal nos contas que a procura por mesas foi esgotado no primeiro dia de lançamento e que o pessoal quase se matou de tanto dançar , surgiam os primeiros raios de sol e o pessoal não arredava o pé do clube, sempre querendo mais , e pediam outra seleção.
O conjunto Clevers 68 era formado por cinco jovens e decididos tendo a sua direção, Francis, guitarrista ; Reno seu irmão também guitarrista ; Ringo no órgão ; Tony contra-baixo e Betinho na bateria, cinco artistas que eram bem entrosados e muito amigos, pertenciam a gravadora RGE e “Tramontana” , música do Festival de San Remo.
Na foto maior da esquerda para a direita Ringo, Tony, Francis, Reno e Betinho são os “internacionais”Clevers- 68.

Calegari e Corniani casais que tinham seus lugares garantidos















Esses dois casais mencionados eram realmente os destaques nas pistas de dança no Club de Marapoama, suas presenças eram permanentes, em todo os eventos que surgiam no Club, e para matar a saudade deles : foto do Sr. Wilmo(in memorium) e D.Nilce e outra foto a D. Lidia e Sr.Waldir. Bons tempos aquele hein!!!

Minhas melhores lembranças devo a esta guerreira



Minha homenagens no dia da lembrança é para Ivanilde Bozoli hoje também Paschoal, tudo pelas suas conquistas em eventos que muita gente torceu para que desse errado ou não acreditava no seu sucesso.Tivemos uma gama enorme de eventos todos com sucesso que atravessaram até as barreiras do estado como por exemplo: Orquestra de Osmar Milani, Falcões de Guaxupé,Clevers 68 e outros mais que falaremos no futuro e ainda hoje sua presença ainda predomina como no atual Coral da melhor idade , junto com pessoas da minha profunda admiração Sr.Waldir e D.Lidia, Bebé e Toninho Bressan e muitos outros. Minha cara professora a que me ensinou a dançar , minhas melhores lembranças foram patrocinadas por você e ainda me estimula a escrever sobre os nossos que temos mais lembranças e até cedendo seu álbum que é uma relíquia nos dias atuais. Feliz Natal e dias melhores prá sempre!!! E meu maior presente é o primeiro dia do ano estar a sua mesa com sua linda família...Aguarde-me!!!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Meu verdadeiro Papai Noel



Durante um mês ou seja desde o primeiro dia da primeira edição d’ A Página da Vida.globspot.com, um amigo vem mostrando sua cara em meu lugar. Simplesmente estou falando de José Cândido do Carmo este homem que se veste de Papai Noel e vive a recolher os materiais, sobras de todos os tipos de produtos para reciclagem, este sim que é o verdadeiro Papai Noel o que recolhe e não aquele culturalmente que espalha por todo o mundo os presentes, e as suas embalagens são jogadas a todos os cantos da cidade , entupindo os bueiros , provocando verdadeiros desastres inclusive contra si mesmo, e ameaçando toda fauna e flora. José Cândido até seu nome foi escrito nas estrelas e seu sobrenome então “do Carmo” muito significativo para mim, e não era necessário você se vestir de Papai Noel, já tem a tempera forjada em seu semblante.

A companheira de Papai Noel


A companheira do nosso querido José, chama-se Raquel Cordeiro do Nascimento, outro nome cheio de significado ou sinais carismáticos, vou privá-los de seu endereço tudo para manter a integridade deles , mas se você ver José pelas ruas dê um abraço nele, por que ele nos deu o mais importante de todos os exemplos , na adversidade em que vive sua armadura é apenas o lindo sorriso, fica aqui registrado a admiração que tenho por esse trabalhador e que na minha concepção é o verdadeiro Papai Noel neste natal.

A família do Papai Noel




A família de José e sua companheira Raquel tem mais dois integrantes, André de 15 anos e seu filhinho adorado José Fernando de quase dois aninhos , creio que toda a luta do nosso verdadeiro Papai Noel , suas vestes vermelhas , sua barba bem compactada, e as suas andanças é justamente em levar o pão a mesa de sua família , e o suor verdadeiro do seu trabalho honesto e ético em nosso país tropical e bonito por natureza como dizia Jorge Ben hoje também Jor , e não aquele do pólo norte que não sabe se onde, todo fresquinho e supostamente afável, chicoteando suas renas, e invadindo as casas pela chaminé, e prometendo brinquedos somente aos bonzinhos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

A vitrolinha e a verdadeira estrela do Natal.



Comentarei hoje o equipamento de som mais utilizado em Marapoama, era a vitrolinha da Ivanilde Bozoli hoje também Paschoal, isso nos anos 60 e o incrível que essa maquina nunca sofreu nenhuma avaria, e olhe que era muito solicitada tanto no Clube, como em outras oportunidades, ela já faz parte das relíquias de nossa amiga professora Vanni, (aquela que me ensinou a dançar, dois passinhos prá frente, um para trás, rodando e assim por diante), inclusive ela tem até hoje os discos de vinil , Lps e os compactos simples, esta nos auxililiou para fazer o coro mais consistente e abrangente.


Agora a maior agitação era realmente véspera de natal, saiamos aquele bloco de jovens em serenatas e íamos de casa em casa dos moradores, cantando canções natalinas e realmente a véspera de natal tinha o encanto da união e do sentimento mais puro que é o de cantar para os seus amigos e desejar tudo de bom , e exaltar a vida e o verdadeiro significado do Natal, e não esse que tem passado por um processo de transformação acelerado com as inovações tecnológicas, afetando diretamente as relações humanas e em todos os aspectos, deixando as pessoas céticas e indiferentes as questões espirituais e nesse contexto percebemos uma inversão de valores na qual o ser humano torna-se materialista , e a cada ano o espírito natalino perde o seu verdadeiro sentido, onde todos são induzidos ao consumismo desenfreado, ofuscando a verdadeira estrela do Natal, o aniversariante JESUS CRISTO!!! .

Na lembrança do natal as que mais empolgam!!!



JINGLE BELLSHoje a noite é bela, juntos eu e elaVamos a capela, felizes a rezarAo soar o sino, sino pequeninoVem o Deus Menino nos abençoarBate o sino pequenino, sino de BelémJá nasceu o Deus menino para o nosso bemÉ Natal, é Natal, sininhos de luzRepicai, badalai que nasceu JesusPaz na Terra pede o sino alegre a cantarAbençoe, Deus Menino sempreo nosso lar...


ANOITECEUAnoiteceu, o sino gemeu, agente ficou feliz a rezarPapai Noel vê se você tem,a felicidade para você me darEu pensei que todo mundo fosse filho de Papai NoelBem assim felicidade, eu pensei que fosse uma brincadeira de papelJá faz tempo que pedi, mas o meu PapaiNoel não vemCom certeza já morreu ou então felicidadeé brinquedo que não tem.

Noite Feliz e sapatinho de natal para fechar a serenata.


NOITE FELIZ!Noite feliz! Noite feliz!Ó Senhor, Deus de amor,Pobrezinho nasceu em BelémEis na lapa Jesus, nosso bemDorme em paz, ó JesusDorme em paz, ó JesusNoite feliz, noite felizÓ Jesus, Deus da luzQuão afável é teu coraçãoQue quiseste nascer nosso irmãoE a nós todos salvarE a nós todos salvar...

SAPATINHO DE NATALDeixei meu sapatinho na janela do quintalPapai Noel deixou meu presentede NatalComo é que Papai Noel, não se esquece de ninguémSeja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vemSeja rico ou seja pobre, o velhinhosempre vem...

domingo, 23 de dezembro de 2007

Aos meus queridos vizinhos!!!



Hoje comemora-se o dia do vizinho ,essas pessoas tão presentes em nossas vidas , vou relatar alguns deles e me perdoem se não falar de alguns:

A vizinha da esquerda e a ultima casa da rua, é uma residente nova ,seu nome é Fatima é uma artista de mão cheia , produz caixas artesanais é uma graça seu trabalho.
Meu vizinho da direita é seu Anastácio, muito conhecido pela socialite da cidade, é garçon há mais de 40 anos do Automóvel Club de São José do Rio Preto, e sua companheira D. Olga é o meu anjo da guarda, quando viajo fico sossegado ela até cuida das aguadas nas plantas e sela pelas minhas orquídeas.

Minha vizinha mais abaixo é a Mariangela, pessoa de preocupação constante com a nossa família desde os tempos de Virginea (in memorium) afinal temos o mesmo problema de diabetes em família e todo dia quando minha esposa estava entre nos, tinha aquelas passadas de cafés, bolachas e rosquinhas, quantas saudades!!!!

Mais abaixo tem Marilza, companheira de rezas de Virginea, e a principal pessoa nas festas juninas , na qual fechamos a rua para a confraternização, com terços, quentão,canjicas, e com sanfoneiro e tudo mais.

Temos muitos: A casa do Rodrigo, a casa da Irene, Toninho e Toninha (esses falarei futuramente), outra casa de Irene, mãe de Alex, a da Marta, da nossa costureira oficial Margarida, do Constantino, são tantos para enumerar, mas o vizinho principal é o da frente, Waldir do Santos esse oficial dos Correios , aposentado hoje e na foto lavando calçada, este até as correspondências podem ser entregue em qualquer das casas que esta tudo certo, amigo e vizinho solidário para o que der e vier, é tão importante para mim a presença de vocês. Fica a homenagem d’A pagina em vosso dia , e a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo e dias melhores prá sempre !!!

O aniversário de Danice Ribeiro Herreira


Hoje minha irmã Nice ou Danice, casada com Waldomiro Herreira, completa mais um aniversário de existência e, como não poderia deixar de citar, a maioria deles residente em Catanduva , e como sua data festiva é neste domingo não faltará aquele tradicional churrasquinho e a união de seus filhos Paulinho e Julinho com suas respectivas esposas e filhos. A ela nossos parabéns d’A Página e desejamos vida longa , Feliz Natal e Próspero 2008 e dias melhores prá sempre!!!

Na foto à esquerda Virginea(in memorium) e Sidinei no centro Waldomiro e Danice de blusa vermelha e a direita Clarice e João de Deus.

Acróstico do Prof.Manuel Antunes quando Prefeito Municipal





Hoje vamos apresentar um acróstico do Prof. Manuel Antunes, quando Prefeito Municipal e seu vice Antonio Figueiredo de Oliveira (in memorium) e como Presidente da Câmara o nosso bom amigo Laerte Teixeira da Costa, essa mensagem de natal e de ano novo, guardei com muito carinho. Aquele sim que eram os bons tempos !!!