A comunicação registra a história
O ano é 490 a.C. O exército grego, vitorioso sobre o persa na batalha de Maratona, incumbe o mensageiro Fidípedes de levar a notícia a Atenas. Depois de correr este percurso, ele tem fôlego apenas para anunciar “Vencemos”!, e cai morto. A história inspirou a prova olímpica da maratona. E constitui o primeiro registro de um serviço postal. A partir de então, enviados percorreriam países para levar mensagens verbais e, mais tarde, escritas.
A existência de tão antigo serviço se comemora em 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios – data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU). Para marcar o dia, a entidade promove anualmente, desde 1972, o Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem como público-alvo estudantes de 9 a 15 anos de idade.
Uma carta marcou o descobrimento do Brasil
A certidão de nascimento do Brasil é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, em 1500, dando notícias das terras “descobertas”. Dava-se o primeiro passo para a existência do serviço de correio no País.
Décadas depois, já no Brasil colonial, os serviços postais se reportavam aos correios em Portugal. A chegada da família real, no século 19, abre caminho para que o serviço se desenvolva. Dessa época data a elaboração do 1º Regulamento Postal do Brasil, que selou seu funcionamento regular.
Você sabia?
A UPU é uma organização não governamental que reúne 190 países. Foi criada em Berna, Suíça, em 9 de outubro de 1874.
Aos 136 anos de existência, a UPU tem como missão integrar mundialmente aos serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega dentro de cada Estado-membro.
A entidade já foi dirigida por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que atuou como presidente da UPU entre 1985 e 1995.
Maravilhas do Rio de Janeiro são retratam
em selos personalizados pelos Correios
Os Correios lançaram no último dia 27 de setembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), uma folha de selos personalizados que homenageia pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro e, como as demais, poderá ser adquirida em qualquer Agência dos Correios. Sua composição foi elaborada a partir de 12 fotografias diferentes da Riotur que retratam as riquezas naturais, arquitetônicas e históricas daquele Estado. A arte finalização da folha de selos é do artista João Carlos de Araujo. Foram produzidas 10 mil folhas.
Cada modelo personalizado tem valor facial de 1º Porte da Carta Comercial, atualmente R$ 1,05, válido para postagens em território nacional. Caso o cliente queira utilizá-los em envio de correspondências para o exterior, basta completar o valor do porte internacional com outros selos.
O Selo Personalizado é mais uma alternativa que os Correios oferecem aos clientes para ampliar o segmento de correspondência social e comercial.
Conheçam as emissões que homenageiam outros estados
do País por meio dessa modalidade de selo.
Acessem: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/modelos.cfm