Os Correios lançaram no dia 18 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um selo (de emissão comemorativa), de tiragem limitada com 300.020 exemplares, em homenagem ao Centenário da Sociedade Filatélica Brasileira (SOFIBRA). O lançamento aconteceu durante a abertura do Encontro Regional de Filatelia, promovido pela Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos (ABCF), com participação da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF).
Criado pelo artista G. Tardin, na parte superior tem-se o título da emissão: “Centenário da Sociedade Filatélica Brasileira”. A arte traz a representação do selo Olho-de-Boi em sua versão de 30 réis, onde foi aplicada uma imagem latente do numeral “100”, que pode ser vista ao observar-se o selo inclinado, sob uma fonte de luz. Esta é a primeira emissão que focaliza um dos valores da série Olho-de-Boi. Os valores de 60 e 90 réis serão destacados, respectivamente, em 2012 e 2013. Foram utilizadas as técnicas de calcografia e aplicação da cor bronze especial.
O selo tem valor facial de R$ 2,55 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
HISTÓRICO
O dia 18 de novembro de 2011 marca um acontecimento de extremo significado para a Filatelia no Brasil: os 100 anos da Sociedade Filatélica Brasileira. A organização foi fundada em 1911, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de dez idealistas que anteviram a importância da associação dos adeptos de colecionar selos em agremiações especializadas. A criação dessa comunidade para o intercâmbio de conhecimentos no meio da Filatelia, revela, naquele início de século, o crescente interesse dos mais variados setores da sociedade em pesquisas relacionadas às emissões e ao tráfego postal. Dentre os fundadores da SOFIBRA está Manoel Pereira de Mesquita, que veio a ser o seu primeiro Presidente.
A Filatelia, uma prática apaixonante, que já se afigurava como relevante atividade cultural e de lazer, se desenvolveu em todo o mundo a passos largos, com expressiva arregimentação social e econômica. Desde a criação do selo postal na Inglaterra, em 1840, surgiram inúmeros interessados no colecionismo dessa peça. A criação de associações foi o próximo passo, uma vez que essas possibilitavam a racionalização do intercâmbio desses produtos.
O Brasil foi o segundo país a adotar o uso de selos postais para o franqueamento de cartas. A primeira emissão brasileira foi o famoso Olhode- Boi, lançado em 1º de agosto de 1843. Portanto, os interessados no colecionismo e a conseqüente criação da Sociedade Filatélica Brasileira, contribuíram para o desenvolvimento e crescimento da Filatelia mundialmente.
Passados cem anos, o bem-sucedido ideal que uniu os dez fundadores da SOFIBRA é considerado a base de toda uma estrutura em que se desenvolveu e se apóia a Filatelia organizada no Brasil: os Clubes Filatélicos.
Desde sua fundação, a Sociedade Filatélica Brasileira trabalha para o crescimento da Filatelia, participando de inúmeros eventos. Assim, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, homenageia a Sociedade Filatélica Brasileira, por seu centenário. Um acontecimento histórico filatélico e sociocultural de enorme relevância, que representa o inestimável papel das agremiações filatélicas para a Filatelia brasileira. (Fonte: Frederico Mendes de Moraes, Presidente da SOFIBRA).