quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Correios retratam em selo o Centenário do Presépio “Dr. Hildeberto de Albuquerque Ferreira”


Os Correios lançam nesta sexta-feira (3), na Rua José Barone Mercadante, 551 – Centro, em Nova Granada (SP), selo personalizado para celebrar o Centenário do Presépio “Dr. Hildeberto de Albuquerque Ferreira”. 
O lançamento da peça é uma iniciativa da Profa. Dra. Hygia Therezinha Calmon Ferreira, que solicitou aos Correios  a confecção do selo em comemoração aos anos de existência de um dos mais belos e tradicionais presépios do Brasil. 

Programação:
09h00min – Abertura por Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto (SP);
10h00min – Apresentações: Compositor Joaquim Moreira (São José do Rio Preto);
 Companhia de Reis “Estrela de Ouro” (Nova Granada);
10h30min – Lançamento do selo do Centenário do Presépio. 

O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, o selo estampa uma foto do presépio de autoria de Hygia Ferreira. Completam o conjunto visual os dizeres: Centenário do Presépio “Dr. Hildeberto de Albuquerque Ferreira” – Alcobaça (BA, 1910) – Nova Granada (SP, 2010). 

Sobre o presépio
Em Nova Granada (SP), o presépio existe desde o ano de 1937, quando lá chegou o Dr. Hildeberto de Albuquerque Ferreira (17/05/1903 – 16/09/1986), para exercer a profissão de médico. De Alcobaça (Bahia), cidade onde nasceu, passando por Nanuque (MG) e Pitangueiras (SP), chega a Nova Granada, trazendo algumas figuras do seu primeiro presépio, armado numa cadeirinha, em 1910, quando tinha apenas 7 anos de idade. Portanto, neste ano de 2010, o presépio está completando 100 anos.
Sua montagem, de forma definitiva, tem como endereço a rua José Barone Mercadante, 551, centro de Nova Granada.
A família abre, tradicionalmente, todas as noites, de 24 de dezembro a 06 de janeiro (dia dos Santos Reis). Nos restantes dias do ano, também pode ser visitado por seus admiradores. A entrada é franca.
Descrição: constam, do presépio, figuras de vários tipos de material: gesso, celulóide, cerâmica, papel, metal e outros. Mede, aproximadamente, 7 m x 4 m. No alto, as telas pintadas por Adelaide Calmon Ferreira (28/01/1915 – 18/10/2006), esposa do Dr. Hildeberto, e por um dos filhos do casal, retratam o local onde Jesus nasceu. Mais de 120 casinhas, feitas de papelão e madeira pelo doutor, colocam o Brasil e Belém no mesmo ambiente. (Fonte: Profa. Dra. Hygia Therezinha Calmon Ferreira).

Nenhum comentário: