sábado, 8 de janeiro de 2011

Concurso de foto de casamento?


Senhores associados, bom 2011, com muita saúde, paz e muito, muito trabalho à todos....
segue folder de concurso de nosso amigo CLEBER SOUZA....
Quem tiver interesse, encaminhe o material direto para ele.
abraços à todos associados.

VALNEI PAULO MELEGATTI
Tesoureiro da AFOCIRP

Habitação realiza 3º Fórum de Interesse Social


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Habitação, realiza no próximo sábado (15/1), o 3º Fórum Municipal de Habitação de Interesse Social. O encontro apresentará o Plano Municipal de Habitação e acontecerá em dois locais. O primeiro, na parte da manhã, às 9 horas, será para os moradores da região Norte, e no período da tarde, às 14 horas, para os moradores da região Sul. Durante o Fórum será apresentado o diagnóstico da situação habitacional em Rio Preto, que vem sendo elaborado desde fevereiro, quando a Secretaria de Habitação contratou uma empresa especializada para que, com dados das Secretarias de Assistência Social, Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação Seade, do Censo e do Ministério das Cidades, traçasse um perfil da situação do déficit de moradias de interesse social. O Fórum é aberto a todos os interessados e a participação da população é fundamental. O diagnóstico relata questões que envolvem a situação habitacional da cidade, inclusive dos loteamentos em fase de regularização. O encontro oferece oportunidade para os munícipes apresentarem sugestões para serem incluídas no Programa Municipal de Habitação. O evento acontece em dois horário, confira:

3º Fórum do Plano Municipal de
 Habitação de Interesse Social

Região Norte
Data: 15/01
Horário: 9 horas
Local: Salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, 
rua Rubens Scrignoli, 1.015 - Bosque da Felicidade

Região Sul
Data: 15/01
Horário: 14 horas
Local: auditório Juan Bérgua, piso térreo da Prefeitura, 
avenida Alberto Andaló, 3.030 – Centro

José Lazaro Beluci, Vanéu ou Zeca Beluci, nosso gigante da música caipira é o aniversariante de hoje

Zeca em um momento de descontração depois de seu Show Oi Viola no Asa Delta


José Lazaro Beluci  ou  Zeca Beluci este querido amigo como é mais conhecido nasceu na cidade de Poloni - SP no dia 08 de Janeiro de 1945, ele que é filho de Rosa Lazaro Beluci e de Pedro Beluci ambos in memorian e tem como irmãos: Antonio Beluci, João Beluci, Pedro Beluci Filho, Maria Aparecida Beluci, Fátima Beluci e Izabel Donizete Beluci.


 Zeca aos 12 anos já cantava modas sertanejas com seu irmão João, formando a dupla Ziquinho e Zequinha e se apresentavam no programa Nhô Calça-larga na Rádio Difusora de Monte Aprazível e foi dali conheceu várias duplas da época (1964) como: Leopoldo e Luizinho, Os amantes do Curtivado, Os Irmãos Tibérios, Nho Véio e Nho Moço, Os Irmãos Varenga Nico e Nizio hoje conhecido em todo Brasil como Cacique e Pagé. Em 1968 a família se mudou para Fernandópolis e nesse periodo Zeca formou com seu primo Osvaldo a dupla Rochedo e Rochinol inclusive participando efetivamernte do Programa do Nho Cido da Rádio Cultura de Fernandopolis.  E como todo sertanejo da época mudaram para São Paulo e sofreram as agruras do "choque de cultura" e tiveram que mudar o nome com a patente federal de VANIU e VANÉU e participaram do programa mais ouvido do Brasil da Rádio Nacional com Alvorada Cabocla com Nho Zé e em 1970 foram convidados para inauguração da Rádio Gazeta sob o comando de Nenéte, Pereira Brasil e Zacarias Morões  e nessa época surgiu o movimento liderado pelo "Pai da Matéria"  Augusto Toscano com o Show do Lari-larai  contra o Yê-Yê-Yê da extinta Rádio Piratininga com participação de muitas duplas como:Tumbi e Timbó, Cristal & Diamantino, Flor da Serra e Pinheiral, Pirapó e Cambará, Pedrão e Zé Campinas, Zé Batuta e Batutinha, Nelsinho e Diamante , Seringueiro e Guribense, Batipé e Catireiro, Dono da Noite e Riacho, Nizio e Nézio, Valdomiro e Valdemar, Tronãozinho eMaranhão etc...
Infelizmente em 1976 a dupla VANIU e VANÉU se desfez e Zeca como todo capricorniano não se abalou e partiu a carreira de radialista sertanejo apresentando Programa Vanéu e o Brasil canta com a gente na Rádio Clube de Santo André das 5h00 até as 8h30 e em 1982 produziu e apresentou o maior Festival de Música Sertaneja da Zona Leste da Capital - SP e tinha como convidado especial a dupla Segredo e Sucesso mais conhecido hoje como Ronaldo Viola e João Carvalho chegando a uma marca record de 187 participantes com duplas , trios e cantores em carreira solo e a final em 2 de outubro de 1982 foi histórica com a Caravana do Programa Canta Viola de Geraldo Meireles da TV Record e nesse mesmo período fez também  na Rádio Mulher das 17h00 às 18h00 o consagrado programa "Vanéu o o Brasil canta com a gente" e as duplas se apresentavam ao vivo como: Pirapó e Cambara, Solitário e Pensador, Graciano & Gracimar entre outros para todo o Brasil.  Hoje este querido amigo vive em São José do Rio Preto e tem como sua maior paixão a sua rádio web Brasil canta com a gente que mesmo em fase de contrução esta conquistando caipiras do mundo inteiro. Ao caro amigo locutor Zeca meus parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que você faz pela nossa verdadeira música sertaneja de raiz  nesse celeiro grandioso que é nossa cidade e região chamada de Capital da Viola e você que é o nosso gigante da música caipira sempre empunhando as bandeiras do "Lari-Larai".

Teatro barato é opção de lazer para este domingo


Neste domingo (9/1), as crianças têm uma opção boa e barata para irem ao teatro.  O espetáculo “A Fabulosa Aventura de João e Maria”, da Cia. Fábrica dos Sonhos, será apresentado em duas sessões, às 15h e 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.  A apresentação integra a programação da oitava edição do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Cia. Fábrica dos Sonhos, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro. A peça traz a história dos irmãos João e Maria. Os dois são abandonados pela madrasta em uma floresta escura e fria. No local, eles vivem momentos de medo, surpresa, alegria e esperança, quando encontram o anjo Gabriel, protetor dos sonhos das crianças, o Bicho Papão, monstro do escuro e a Bruxa dos Doces, residente em uma casa feita de guloseimas. Após a sessão das 15 horas, terá um debate com o elenco do espetáculo, com mediação da Juliana Calligaris e Fabiano Amigucci. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, das 13h às 20h, ou na loja Dudu Kids, no Plaza Avenida Shopping, das 10h às 22h.

 “A Mulher que Matou os Peixes” nesta segunda

A oitava edição do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99” segue nesta segunda-feira (10/1), com a apresentação do espetáculo “A Mulher que Matou os Peixes”, da Cia. Poleiro dos Anjos, com sessões às 15h e 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Baseado na obra de Clarice Lispector, a peça traz uma história de afeto entre pessoas e animais. Para explicar a morte de um peixe de estimação, a personagem conta sobre todos os bichos que viveram e passaram pela sua casa. Após a sessão das 15 horas, será realizado o debate com todos os participantes da companhia, mediado por Juliana Calligaris e Fabiano Amigucci. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, das 13h às 20h, ou na loja Dudu Kids, no Plaza Avenida Shopping, das 10h às 22h.

"A fabulosa aventura de João e Maria" – 
Cia. Fábrica de Sonhos 
(São José do Rio Preto/SP)
Data: 9/1
Horário: 15h e 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

"A mulher que matou os peixes – 
Cia. Poleiro dos Anjos" 
(São José do Rio Preto/SP)
Data: 10/1
Horário: 15h e 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

A Página da Vida do dia 8 mês de janeiro de 2010


*

*

 *

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 8 mês de janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 8 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vila Azul recebe 500 mudas neste final de semana


Cerca de 500 mudas de árvores nativas serão plantadas neste sábado e domingo (dias 8/1 e 9/1), a partir das 7h. Desta vez, o bairro beneficiado é o Vila Azul. Este é o Programa “Arborização Rio Preto – deixe seu bairro mais verde”, implantado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, juntamente com as entidades e parceiros de Rio Preto. O plantio será feito por cerca de 20 pessoas, entre participantes do Programa, voluntários e moradores do bairro. No ano passado, este mesmo bairro realizou o plantio de outras 500 mudas nativas, como o Ipê amarelo, angico e Jacarandá. O objetivo é incentivar e orientar os munícipes sobre o trabalho de arborização. Segundo o engenheiro agrônomo e técnico em arborização do município, Erico Trindade, o programa já executou o plantio de mudas nativas em matas ciliares e nos bairros Córrego dos Macacos, córrego do Cedro e o córrego da Lagoa, que atualmente está em fase de recadastramento junto ao Programa. Participam do programa de arborização as Secretarias de Educação, Secretaria de Comunicação Social, Agricultura e Abastecimento, Serviços Gerais e Saúde, Rotary, Clube dos Desbravadores, Grupo de Escoteiros, Senac, Fórum das Associações de Bairros, Acirp, Unip e Rodobens.

Reunião
Na próxima segunda-feira, dia 10/1, haverá uma reunião com os membros e voluntários do Programa Arborização Rio Preto para avaliar e discutir a próxima programação. O encontro é aberto ao público e acontece às 10h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Agricultura, na rua Daniel Antonio de Freitas, nº 115, Parque Industrial. Outras informações pelo telefone (17) 3224-2044.

 PLANTIO DE MUDAS
“Programa Arborização Rio Preto” 
Data: 8 e 9/01
Horário: a partir das 7h
Local: Propriedade particular localizada na continuação 
da Avenida Potirendaba, no bairro Vila Azul.

“A Princesa Diva, Adivinha” abre programação do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato”


Tem início neste sábado (8/1) a 8ª edição do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99”. Quem abre a programação é o espetáculo “A Princesa Diva, Adivinha”, da Cia. Da Boca, às 11 horas, na Praça Rui Barbosa. O evento, realizado até o dia 18 de janeiro, traz em sua grade de programação 12 espetáculos teatrais e quatro atividades formativas. Com uma linguagem popular, a peça retrata a história de uma princesa diferente. A moça, Diva, é uma princesa chata, mandona e exigente. Ela propõe um desafio para seu pretendente: se ele acertasse um jogo de adivinhações, com ela se casaria. O espetáculo é inspirado no conto “A Princesa Adivinhona”, de Câmara Cascudo.  A Cia. da Boca adaptou a obra para um foco mais regionalista e folclórico. Este espetáculo é aberto para a população. Para os interessados em adquirir ingressos para as peças apresentadas em local fechado, devem retirá-lo na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, das 13h às 20h, ou na loja Dudu Kids, no Plaza Avenida Shopping, das 10h às 22h.

"A Princesa Diva, Adivinha" – Cia. da 
Boca (São José do Rio Preto/SP)
Data: 8/1
Horário: 11h
Local: Praça Rui Barbosa

Casa de Cultura abre inscrições para 32 cursos


A Secretaria Municipal de Cultura abre, a partir de segunda-feira (10/1), as inscrições para os cursos do Núcleo de Artes Casa de Cultura Dinorath do Valle.  São oferecidos cursos nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e artesanato.  As inscrições serão feitas na Casa de Cultura, das 9h às 17h.  Os interessados têm até o dia 28 de janeiro para efetuarem a inscrição. Para a inscrição, os interessados devem levar xérox do documento pessoal, RG ou certidão de nascimento, xérox do comprovante de endereço e uma foto 3x4. No local, são oferecidos 32 cursos gratuitos para crianças, adolescentes e adultos. Na área de dança, são ministrados cursos de iniciação, dança flamenca, jazz, dança de salão, dança contemporânea, tango, sapateado e balé. Em teatro, tem seis opções, de acordo com a idade e nível de aprendizado. Em artes plásticas, são oferecidos cursos de pintura em aquarela, pintura óleo sobre tela e desenho de observação. Em artesanato, mosaico, caixas de MDF e patchwork. 

Inscrição para Núcleo de Artes 
Casa de Cultura Dinorath do Valle
Data: 10 a 28 de janeiro
Horário: das 9h às 17h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle – 
Praça Cacilda Becker – Vila Universitária

Espetáculos de ciência colorem programação de férias do CICC

A programação de férias do CICC em 2011 está especial. Neste ano, os tradicionais shows de ciências trazem uma novidade para o público: agora, os experimentos científicos são apresentados dentro do contexto de uma narrativa encenada pelos assistentes e monitores do Centro, sob a coordenação do diretor de teatro Bhá Bocchi Prince. Os “shows de ciências teatralizados” ajudam o público a compreender melhor os conceitos científicos abordados, na opinião de Prince. “É um atrativo a mais para as pessoas. O público poderá interagir nos espetáculos, o que será bem divertido”. A equipe de Química contará a história de um grupo de assaltantes que invade o laboratório de um cientista que tenta fabricar ouro sintético. No desenrolar da trama, o cientista desvenda para a plateia os segredos de fórmulas químicas. A encenação será no dia 20, às 20h, e nos dias 22 e 23, às 16h. Já a peça “Tenda da Cartomante Jandira” será protagonizada pela equipe da Física. Nela, uma cartomante usa técnicas dessa ciência para enganar pessoas. Um dos truques será a transformação de um simples copo de água em litros de vinho. A apresentação acontece no dia 13, às 20h, e nos dias 15 e 16, às 16h. Já no espaço da Biologia haverá uma gincana por meio da qual serão despertados os cinco sentidos dos participantes. Chão de pedra e tapete sensorial são algumas das atrações. A disputa acontece no dia 27, às 20h, e nos dias 29 e 30, às 16h. No espaço das Linguagens, os monitores, utilizando adereços, vão fazer uma sessão de contação de estórias com base na narrativa infanto-juvenil “Quase de Verdade”, de Clarice Lispector. Nela, o protagonista é o cachorro Ulisses, mesmo nome do cão que acompanhou a autora em seus últimos anos de vida. A apresentação será realizada todos os domingos do mês, a partir do dia 16, às 17h. As atrações de férias do CICC não param por aí: haverá, nos dias 29 e 30, uma exposição de animais. O espaço da Matemática trará, em todos os sábados e domingos do mês, uma mostra sobre cubo mágico, ensinando como montar e solucionar as faces do cubo. E, durante toda a programação, o público poderá usufruir de jogos no computador, no espaço da Informática. Todas as atividades são gratuitas. O CICC está localizado na Avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

Programação de Férias 2011 

“Shows de Ciências”
 (Física, Biologia e Química)
Dias 13, 20 e 27, a partir das 20h. 
Dias 15,16, 22, 23, 29 e 30, a partir das 16h.
“Quase de Verdade”
Dias 16, 23 e 30, a partir das 17h.
“Introdução à Observação Astronômica”
Dias 11,12,18,19,25 e 26, das 19 às 22h.
Exposição de Animais
Dias 29 e 30, a partir das 14h.
Mostra Cubo Mágico
Dias 8, 9, 5, 16, 22, 23, 29 e 30, das 15h às 18h.
Jogos no computador
Durante a programação de férias do CICC, a partir do dia 6.
Local: Avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial.


A Página da Vida do dia 7 mês de janeiro de 2010

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 7 mês de janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 7 mês de janeiro de 2008


*** 

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

5,6 mil pessoas são selecionadas pela Emcop para fase seguinte do “Minha Casa Minha Vida”


A Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento Social o nome de 5,6 mil pessoas que estão aptas, até esta fase da seleção, para participar do sorteio das casas do Residencial Nova Esperança e para os apartamentos da Vila Toninho, que fazem parte do “Programa Minha Casa Minha Vida”. Serão entregues até março 2.491 casas no Nova Esperança, 256 apartamentos na Vila Toninho. Cerca de 29,9 mil pessoas inscreveram-se quando o programa foi lançado para conseguir uma casa própria. Depois de uma triagem prévia, que descartou cadastros incompletos, incorretos ou fora dos requisitos da Caixa Econômica Federal, a Emcop enviou cartas registradas para 11,5 mil famílias. De 25 de outubro até 30 de dezembro aproximadamente 9,4 mil pessoas foram até a Emcop para mostrar interesse em participar do sorteio e dar prosseguimento na seleção. A Emcop durante todo este período ofereceu plantões aos sábados para melhorar o atendimento. Em certos dias da semana, cerca de 300 pessoas foram atendidas e 200 cadastros foram confirmados. Durante esta fase da seleção, a Emcop excluiu as pessoas que apresentaram documentos insuficientes; ou que tinham renda superior aos 3 salários mínimos exigidos pelo “Minha Casa Minha Vida”; ou moradores de outras cidades que estavam tentando mudar para Rio Preto; ou ex-proprietários de imóveis financiados pela Prefeitura e ainda pessoas que faziam parte de um mesmo núcleo familiar, como casais e pais e filhos. Com a ajuda da Secretaria de Assistência Social, que forneceu dados complementares sobre a situação das famílias inscritas, e seguindo as regras do “Minha Casa Minha Vida”, a Emcop chegou aos 5,6 mil cadastros legalmente aptos para continuar na seleção das casas. “Esta pré-seleção serviu como um censo do déficit habitacional de Rio Preto. Dos quase 30 mil inscritos, constatamos que apenas 6 mil famílias da cidade, até menos, realmente precisam de incentivos e apoio eficaz do governo para comprarem suas casas. O restante são pessoas de outras cidades, famílias que já têm casa própria ou que têm renda maior e podem usar os financiamentos convencionais dos bancos. Os que realmente precisam, segundo os padrões federais, não chegam a 6 mil”, explica o diretor-presidente da Emcop José Antônio Basílio. Basílio acredita que menos gente ainda participará do sorteio. Já que o Ministério do Desenvolvimento Social fará cruzamento de informações com os dados do Bolsa-Família. O sorteio das casas depende desta lista oficial do governo federal e deve acontecer no final de janeiro ou começo de fevereiro, com a presença de uma empresa de auditoria, serão convidados os promotores de Rio Preto, vereadores e representantes das entidades de classe para dar mais transparência ao processo. Serão sorteados 20% de famílias a mais, para servir de lista de espera, já que a Caixa Econômica Federal pode barrar contratos com restrição no Cadim (Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal), uma espécie de SPC da União e selecionados que já tenham financiados imóveis na instituição financeira. O Residencial Parque Nova Esperança, o maior contrato do Estado de São Paulo para a construção de casas do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, terá 2.491 unidades, em área de 982.651,50 metros quadrados. A gleba foi adquirida por meio do FAR -Fundo de Arrendamento Residencial, no valor de R$ 9.964 milhões. O investimento total na construção do Residencial é da ordem de R$ 104.662 milhões. Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de São José do Rio Preto está investindo R$ 10 milhões em benfeitorias de infraestrutura, como rede de água, esgoto e iluminação. Serão construídos no local escolas de educação infantil e fundamental, Unidade de Saúde, área de lazer com quadra, mini-campo, parquinho e serviços de coleta de lixo. Cada unidade habitacional terá terreno de 10 por 20 metros quadrados. A área construída das unidades será de 35 metros quadrados, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. O valor total de cada residência é de R$ 42 mil para casa e R$ 46 mil para apartamento. As prestações serão de 10% da renda familiar sendo o valor máximo de  R$ 135. O diretor-presidente da Emcop explica que pelas regras do “Minha Casa Minha Vida”, que leva em conta o censo 2006 para distribuir o número de financiamentos pelas cidades, Rio Preto receberia apenas 1,2 mil casas populares, mas o empenho da Prefeitura junto aos órgãos federais resultaram em mais 1,5 mil unidades, somando 2.747 unidades entregues em dois anos e meio. Entre 2002 e 2008, apenas 1.470 casas populares foram entregues no município. “Rio Preto investiu em infraestrutura e recebeu financiamentos que sobraram em outras superintendências pela falta de interesse de algumas cidades”, diz Basílio. A entrega das 2.747 unidades habitacionais do “Minha Casa Minha Vida” deve ser feita em dois meses. “Em menos de 18 meses conseguimos fazer em Rio Preto um bairro que será maior que muitas cidades da região. O tempo de entrega só não foi menor porque tivemos que seguir todas as etapas do programa, que são bastante rigorosas. Mas vamos entregar cada casa devidamente regularizada, com documentação em dia, sem deixar dor de cabeça pra o cidadão no futuro”, conta o diretor-presidente da Emcop. Além das unidades do do “Minha Casa Minha Vida”, a Prefeitura de Rio Preto entrega nos próximos dois meses 32 apartamentos e 5 casas no Residencial Alto das Andorinhas, e mais 40 casas no Bairro João Paulo II. Estão em fase licitação 585 apartamentos em 5 áreas pulverizadas pela cidade de um convênio entre a Prefeitura, a Caixa Federal e a CDHU. “Hoje temos 2.824 unidades em fase de conclusão e mais 585 já licitadas pela CDHU, alem de 1.098 unidades em aprovação nos órgãos competentes o que totaliza 4.507, alem de outros empreendimentos que estão em fase de negociação.”, explica Basílio.

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal aponta que São José do Rio Preto estão acima da média nacional



O percentual de crianças que nunca tiveram cárie em Rio Preto é maior que a média nacional. Enquanto no município, 47,03% das crianças com 12 anos de idade estão livre de cáries, no Brasil, a média é de 44%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) divulgada pelo Ministério da Saúde no mês passado. Segundo o coordenador de saúde bucal de Rio Preto, Fernando Araújo, o índice de dentes cariados, perdidos e obturados em Rio Preto, chamado CPO, também foi melhor do que a média nacional em 2010. No município, o índice é 2, enquanto no Brasil é de 2,1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que esse índice fique entre 1,2 e 2,6. “Os índices em Rio Preto são bons devido aos investimentos da Secretaria de Saúde na área. Hoje, todas as unidades de saúde do município têm tratamento odontológico. No início de 2009, apenas 20 unidades ofereciam o serviço”, afirma o coordenador. A oferta do acesso ao tratamento odontológico à população também aumentou. No terceiro trimestre de 2009, foram realizados 8.653 atendimentos. Já no mesmo período de 2010 foram 16.686, um crescimento de 48,14%. “Com relação aos tratamentos concluídos, indicador de eficácia do serviço prestado, também foi registrado crescimento. Entre julho e setembro de 2009, foram 5.165 tratamentos finalizados. No mesmo período de 2010 foram 6.516, aumento de 20,73%”, afirma Araújo. Para marcar consulta com um dentista, o usuário SUS deve procurar a unidade de saúde mais próxima com documento de identidade e comprovante de residência. A consulta pode ser agendada de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento da unidade. Além do atendimento odontológico básico, o município dispõe ainda de dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), um na área central em prédio anexo ao da UBS Central e outro na região norte, na UBS do Solo Sagrado. 

Rádio Educativa Fm 106.7 fala em sua programação sobre a importância do bem-estar e da saúde


O programa “Secretaria em Ação”, que vai ao ar nesta quarta-feira (12/01), às 14h, destaca as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Preto para combater uma das doenças que mais preocupam os rio-pretenses: a dengue. A secretária municipal de saúde interina, Teresinha Pachá, ressalta que os trabalhos de prevenção foram reforçados nos últimos meses. “Nós criamos um gabinete de crise e ampliamos as equipes para atuação em pontos estratégicos. Com isso, estamos reduzindo os números de casos de dengue no município”, afirmou durante entrevista na Rádio Educativa. Quem também fala sobre as ações da Prefeitura é o coordenador da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira. Ele explica como a população pode fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti. A necessidade do uso de protetores solares também será tema de dois programas. A entrevistada do “Viver Bem” é a farmacêutica e bioquímica Vilma Fichera, que explica a ação e a importância desses produtos: “mesmo em dias chuvosos ou nublados, a radiação ultravioleta passa pelas nuvens e atinge a nossa pele”. O “Viver Bem” vai ao ar na segunda-feira (10/01) e sexta-feira (14/01), às 14h. A Rádio Educativa é opção também pra quem quer aprender cada vez mais sobre as normas de linguagem. Está no ar a série especial de boletins “Comunicação em Foco”, produzida com a participação das consultoras linguísticas Tatiana Cian e Letícia Pereira. Elas esclarecem dúvidas do dia a dia, como a maneira correta de escrever os “porquês” ou redigir um e-mail formal, por exemplo. A programação traz ainda ainda a “Agenda Cultural”, na sexta-feira (07/01), às 18h30. Entre os eventos culturais da cidade, o festival “Em janeiro, teatro pra criança é o maior barato: apenas 1,99”. Os espetáculos infantis serão apresentados até o dia 18 de janeiro e, na 106,7 Mhz, você acompanha os dias, horários e locais dos espetáculos. No Programa “Sintonia Rio Preto”, que vai ao ar no sábado (08/01), às 18h, o entrevistado é o artista plástico Bill Ferrari. O quadro “Mulheres”, de sua autoria, estampa o mês de maio do calendário 2011, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. De segunda a sexta-feira, os ouvintes acompanham os assuntos da cidade no “Informe Rio Preto”, às 7h45, e curtem música e curiosidades sobre importantes compositores e intérpretes no “Especial Sons”, às 18h. Durante todo dia, são veiculados boletins informativos com temas variados, como saúde, economia, segurança, cultura e serviços oferecidos pela Prefeitura, além de música da melhor qualidade. Mais informações sobre a programação pelo telefone: (17) 3223-7556.

“Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99” traz em sua grade quatro workshops


Focados na busca do ator-criador e na busca de novos caminhos do teatro contemporâneo, o “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99” traz em sua grade de programação quatro workshops.  As inscrições podem ser feitas a partir deste sábado (8/1), na Oficina Cultural Fred Navarro.  As atividades serão realizadas de 11 a 14 de janeiro, às 10 horas.  Todos os workshops são gratuitos.  São oferecidas 25 vagas por cada atividade. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.  O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Cia. Fábrica dos Sonhos, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro. Quem abre a programação é a atriz Juliana Calligaris, que ministrará o workshop “A palavra na boca do ator”, no dia 11 de janeiro. A atividade busca compreender as pulsações, os ritmos corporais, as contrações e vibrações que a palavra falada ou calada causa no intérprete e na platéia. O workshop “O treinamento do ator”, ministrado pelo ator Fabiano Amigucci, será realizado no dia 12. Serão aplicados exercícios de criação e improvisação, que visa buscar a criação de partituras corporais que auxiliam o ator na interpretação e construção da personagem. No dia 13, será realizado o workshop “Despertando potencialidades através do teatro”, ministrado pelo ator e diretor Walter Máximo. A atividade busca discutir o potencial perceptivo, imaginativo e criativo de cada pessoa, por meio do teatro. Para fechar a programação, no dia 14, será realizado o workshop “Uma conversa sobre teatro para criança”, ministrado pelo ator, diretor e dramaturgo Homero Ferreira. Será um bate-papo que visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança.

“Em Janeiro teatro para criança
 é o maior barato – apenas 1,99”

Atividades Formativas
Inscrições
Data: a partir do dia 8 de janeiro
Local: Oficina Cultural Fred Navarro - 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084, Bairro Imperial
Horário: de segunda a sexta-feira, das 
8h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h
Informações: (17) 3234-2405

A Página da Vida do dia 6 mês janeiro de 2010

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 6 mês janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 6 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Informativo das Oficinas Culturais de 2011 e sua Programação de Férias

AUDIOVISUAL

CICLO "O CINEMA CONTEMPORÂNEO: 
O RETRATO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA
 ATRAVÉS DOS FAVELA MOVIES"
Coordenação: Oficina Cultural Fred Navarro
03 a 24/02 (quintas-feiras), das 19h30 às 21h30
Programação:
03/02 – Cidade de Deus. Debatedor: juny kp!
10/02 – Tropa de Elite. Debatedor: Luiz DIniz
17/02 – Última Parada 174. Debatedor: Jef Telles
24/02 – Cinco Vezes Favela, agora por nós mesmos. Debatedor: Marcelo Matos
Público: adolescentes e adultos interessados em cinema
Inscrições: 10/01 a 01/02
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas
Exibição comentada, por pesquisadores e artistas da área audiovisual, de filmes contemporâneos brasileiros que retratam a realidade violenta da periferia de grandes centros urbanos, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo.
juny kp! é artista nas áreas de vídeo, fotografia e cultura hip hop. Luiz Diniz é pesquisador da cibercultura e das artes midiáticas pós-modernas. Jef Telles é videasta e criador do portal glupt.org. Marcelo Matos é Mestre em Comunicação e Cultura Midiática.

MÚSICA

OFICINA DE PERCUSSÃO: CHOCALHO
Coordenação: Mestre Boca
10/01 a 28/02 (segundas-feiras), das 13h às 18h
Público: crianças e adolescentes, de 09 a 16 anos
Inscrições: 03 a 08/01
Seleção: aula de percepção rítmica (10/01, às 13h)
20 vagas
Correalização: Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto
A oficina irá utilizar o chocalho ganzá em diversas modalidades de samba, como samba-enredo e samba-canção, com o objetivo de formar uma ala mirim de bateria para o Carnaval 2011.
Músico há mais de 40 anos, Mestre Boca é educador musical e desenvolve atividades para crianças e adolescentes, tendo ministrado workshops em diversas cidades do Brasil e também no exterior.

TEATRO

ESPETÁCULO "SOLOS DE VERÃO" E WORKSHOP 
"NEM TODA COMÉDIA É STAND UP COMEDY"
Agnes Zuliani e Roberto Camargo
Workshop: 28 e 29/01 (sexta-feira e sábado), das 14h às 17h
Público: adolescentes e adultos
Inscrições: 06 a 26/01
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas 
Local do workshop: Oficina Cultural Fred Navarro
Espetáculo: 30/01 (domingo), sessões às 18h e 20h (encerramento do festival Janeiro Brasileiro de Comédia)
Indicação: a partir de 12 anos
424 lugares
Local do espetáculo: Teatro Municipal "Humberto Sinibaldi Neto"
Correalização: Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto
"Solos de Verão" reúne cinco personagens de Agnes Zuliani e outros cinco de Roberto Camargo. Entre os quadros de Agnes estão o da Margarida, uma varredora de rua, e o Ficar Velha, em que retrata as crises das mulheres de 40 anos. Roberto apresenta, entre outros, o Homem de 40 e Salvador Lévi-Strauss, um antropólogo franco-brasileiro. O workshop versará sobre as diferentes modalidades do humor no palco. O espetáculo e o workshop fazem parte do 9° Janeiro Brasileiro de Comédia (confira a programação completa do festival na página da Secretaria Municipal de Cultura no portal www.riopreto.sp.gov.br).
Roberto Camargo estudou teatro e circo em Paris; foi um dos iniciadores do projeto de humor Terça Insana. Agnes Zuliani estudou interpretação no Lee Strasberg Theatre Institute em Nova York e faz parte do elenco atual da Terça Insana.

ESPETÁCULO DE RUA "UBU REI" E WORKSHOP "A
 RUA: ESPAÇO CÊNICO E DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA"
Cia. Teatral Boccaccione
26/02 (sábado)
Workshop: das 15h às 17h
Público: jovens e adultos interessados na linguagem do teatro de rua
Inscrições: 01 a 24/02
Seleção: primeiros inscritos
16 vagas
Espetáculo: às 17h30
Indicação: a partir de 12 anos
200 lugares
Adaptação livre do texto do francês Alfred Jarry, Ubu Rei que narra as peripécias de um bufão que toma o poder e inicia um reinado absurdo. O workshop instrumentalizará os participantes a se incorporarem à apresentação.
A Cia. Teatral Boccaccione, de Ribeirão Preto, é um grupo profissional que desenvolve desde 2006 uma pesquisa baseada no teatro de rua, no teatro físico, na arte circense e na música ao vivo.

ATIVIDADES NA REGIÃO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

EXCURSÃO CULTURAL "DESCOBRINDO A
 ESTRADA BOIADEIRA: LENDAS E MISTÉRIOS"
Coordenação: Evandro Ferreira
18/02 (sexta-feira), das 07h às 19h
Público/seleção: dirigentes e gestores culturais da região
Inscrições: 24/01 a 16/02
40 lugares
Local: Estrada Boiadeira (Votuporanga e Cosmorama)
Visita guiada a vários pontos – casarões, vilarejos, cemitérios, árvores centenárias – da histórica Estrada Boiadeira, a "velha vereda do sertão", rota dos boiadeiros que vinham do Mato Grosso do Sul com destino a Barretos.
Evandro Ferreira, bacharel em Turismo e especialista em Cultura e Arte Barroca, é pesquisador das tradições da cultura popular da região noroeste do Estado.

Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spinola de Castro, 5.084 - Imperial - Cep: 15015-500 - São José do Rio Preto/SP
(17) 3212-9235 / 3234-2405 | frednavarro@oficinasculturais.org.br 
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h e sábados das 9h às 13h 

Parque Ecológico realiza a 11ª Colônia de Férias


A Prefeitura de Rio Preto, por meio do Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda”, realiza entre os dias 11 a 21/01, a 11ª Colônia de Férias, uma atração gratuita que oferece lazer e entretenimento para a garotada durante o período de férias escolares. A Colônia de Férias é realizada anualmente e atende a 100 crianças de 7 a 10 anos, com atividades lúdicas com monitoramento que vão de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. De acordo com o coordenador recreativo e responsável pelo evento, Thiago Henrique Motta Favaro, na programação haverá gincana ecológica e atividades recreativas e lanche e suco servidos no meio da tarde. Um brinquedo com material reciclado de garrafas pets será elaborado entre os participantes, visando à consciência ecológica. Todo ano a Colônia de Férias é um sucesso e rende ótimos resultados educativos. Cerca de 50% das vagas já foram preenchidas”, explica Favaro. Os pais ou responsáveis interessados podem fazer a reserva dos seus filhos, pelo telefone (17) 3216.2868. E, até o dia 10/01, preencher a ficha de inscrição do participante na sede do Parque Ecológico Educativo, localizado na Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 1300, bairro São Francisco.

11ª Colônia de Férias
Dia: 11 a 21 de janeiro de 2011-01-05
Idade: 7 a 10 anos
Local: Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda”,
 Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 1300, bairro São Francisco.
Horário: de terça a sexta-feira, das 13h às 17h
Informações: 17 3216.2868

Inscrições para Rei Momo e Rainha do Carnaval 2011 de São José do Rio Preto abrem nesta sexta


Retomando a tradição do carnaval de rua, a Secretaria Municipal de Cultura abre, a partir de sexta-feira (7/1), o período de inscrição para Rei Momo e Rainha do Carnaval 2011. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para efetuarem a inscrição. Para fazer a inscrição, tanto para Rei Momo quanto para Rainha e Princesa, é necessário levar um comprovante de residência no município, documento que comprove idade acima de 18 anos e uma foto de corpo inteiro. O concurso para eleição dos representantes será realizado no dia 5 de fevereiro, a partir das 20 horas, na chaminé do Centro de Educação, Cultura e Artes - Swift. A comissão julgadora será composta por seis membros, escolhidos pela Secretaria de Cultura e diretoria das escolas de samba participantes. Para os vencedores, será distribuído um cachê de participação. O Rei Momo e Rainha receberão o cachê de R$ 2 mil cada, primeira princesa (R$ 700) e segunda princesa (R$ 500).

1° Festival de Música Caipira de S. J. do Rio Preto


Com datas marcadas para os 
dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro de 2011,
 local, Recinto de Exposições “Alberto Lucato”-
 Rancho do Tropeiro -  19hs.

O “1º Festival de Música Caipira” de São José do Rio Preto tem como objetivos incentivar a criação musical, abrir espaço para novos talentos e oferecer ao público um evento de nível e qualidade musical para a cidade e região.
Das inscrições:
1 – As inscrições poderão ser efetuadas de 27 de dezembro a 15 de janeiro  de 2011 na ZAP Escola de Viola das 8h às 12h e das 14h às 17h, Rua Pedro Dória Sobrinho, 150 – Ouro Verde – São José do Rio Preto (SP) ou pela internet no email inscricoesctc@gmail.com.
Outras informações podem ser obtidas pelo fone: (17) 3216-1572 / 3014-4686 / 8125-8663
2 - As inscrições são gratuitas e poderão ser inscritas até 2 (duas) músicas por compositor, a ser interpretadas por cantor solo, duplas, e trios, sendo que uma só 1 (uma) poderá ser classificada para participar do Festival, não havendo obrigatoriedade do compositor ser de São José do Rio Preto.
2.1 – É necessário para a inscrição:
a) 5 (cinco) cópias da letra, impressas em papel sulfite A4, fonte 12, onde constem somente o título, a composição na íntegra e o nome do compositor.
b) A música deve ser gravada, na íntegra, em CD
c) A ficha de inscrição deverá ter todos os seus campos preenchidos.
d) Para as inscrições é necessário anexar cópias de CPF, RG e comprovante de residência.
3 – O material de inscrição não será devolvido, ficando como arquivo da Coordenação do Festival.
4 – As músicas inscritas deverão ser originais, inéditas e que não tenham sido premiadas (em 1º lugar) em outros festivais. Entendendo-se por inédita, a música que nunca tenha sido comercializada e por original, a música não plagiada de outra já existente, considerando-se tanto a letra como a parte musical.
5 – Entre as músicas inscritas deverão ser selecionadas até 30 (trinta  musicas), considerando-se, é claro o número de inscritos que serão escolhidas pela comissão indicada pelo CTC (Centro de Tradição Caipira). As apresentações das músicas selecionadas acontecerão em 3 (três) eliminatórias, como instrui o item 7 (sete) deste regulamento.
6 – É proibida a utilização de play back.
Das eliminatórias:
7 – Em cada uma das eliminatórias, nos dias 21 , 22 e 28 de janeiro de 2011, serão apresentadas até 10 (dez) músicas (considerado o nº de inscrições) perfazendo um total de até 30 (trinta) músicas apresentadas nas 3 (três) eliminatórias, cabendo ao júri do Festival escolher 3 (três) músicas em cada eliminatória.
7.1 – O resultado das 9 (nove) músicas finalistas será anunciado ao término da última eliminatória. A final acontecerá no dia 29 de janeiro de 2011, às 19h no mesmo endereço das preliminares, Recinto de Exposição “Alberto Lucato” Rancho do Tropeiro. Os 3 (três) primeiros colocados receberão premiação.
Das apresentações:
8 – As músicas classificadas poderão ser interpretadas pelos autores ou por pessoas por eles indicadas na ficha de inscrição.
9 – Cada interprete só poderá subir ao palco para defender no máximo 2 (duas) canções de compositores distintos.
10 – Será observado rigoroso controle dos horários das apresentações. O participante deverá estar no local do Festival 30 minutos antes de sua apresentação.
a) A ordem de apresentação das músicas nas fases eliminatórias e final será definida por sorteio.
Da premiação:
11 – As premiações serão as seguintes:
Primeira colocada .................................R$ 5.000,00
Segunda colocada .................................R$ 3.000,00
Terceira colocada .................................R$ 2.000,00
* Dos valores acima serão descontados impostos e taxas incidentes.
Do júri:
12 – O júri será composto por 3 (três) membros da área musical.
12.1 – A decisão do júri, uma vez anunciada, será irrecorrível.
Das disposições gerais:
13 – A título de registro a COORDENAÇÃO reserva-se o direito de gravar imagem e áudio das apresentações das músicas selecionadas para o “1º Festival de Música Caipira” de São José do Rio Preto, sob forma de divulgação, sem fins lucrativos, não havendo, portanto, reivindicações de direitos autorais pelo autor para efeito de produção do CD ou DVD com as 9 (nove) músicas finalistas.
Os autores das músicas classificadas e seus referidos intérpretes, ao assinaram a ficha de inscrição autorizam, desde já, a Comissão Organizadora do Festival a optar pela inclusão da gravação enviada para inscrição no festival assim como a captação de áudio e vídeo.
14 - A COORDENAÇÃO reserva-se o direito de, a qualquer momento, excluir a música do participante que não observar as normas do Festival.
15 – A simples inscrição no “1º Festival de Música Caipira” de São José do Rio Preto já pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.
16 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela COORDENAÇÃO do “1º Festival de Música Caipira” de São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto, 17 de dezembro de 2010
Coordenação
Antonio Carlos de Carvalho
Jocelino Soares
CTC Centro de Tradição Caipira.

A Página da Vida do dia 5 mês de janeiro de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 5 mês de janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 5 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paulo Dias Nogueira e seu depoimento dos 41 anos

Maria José, Cinira, Rev. Paulo e Gustavo.
Maria, Paulinho e Gildo.







"Hoje estou completando 41 anos de idade. São 41 aniversários que já celebrei. Alguns deles foram registrados através da Câmara Kodak da minha mãe. Ela sempre gostou de fotos, inclusive revelava suas próprias fotos.  Algumas de minha infância foi ela mesma quem revelou de forma artesanal. 
Louvo a Deus pelos cuidados de meus pais, Gildo e Maria, durante este tempo de formação de minha personalidade. Se sou o que sou, foi porque eles assumiram responsavelmente a paternidade/maternidade que Deus os confiou. À eles meu carinho e agradecimento."

Paulo Dias Nogueira é Pastor Titular da Catedral Metodista de Piracicaba; Superintendente do Distrito de Piracicaba (Igreja Metodista); Professor no Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (História e Pastoral); Presidente do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (UMESP); Membro da Comissão Ministerial Regional 5ªRE (Igreja Metodista); Bacharel em Teologia; Graduado em História; Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática.

Secretaria da Saúde convoca mães para doar leite


O Banco de Leite Humano de Rio Preto, administrado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed e o Rotary Club Novo Cinquentenário, convoca mulheres que estejam amamentando e queiram beneficiar outros bebês para se tornarem doadoras de leite. O serviço registrou queda no último mês de dezembro devido às festas de final de ano e precisa de novas doadoras. Hoje, o estoque de leite humano é de 8 litros quando o ideal seriam 40. Segundo a gerente do Banco de Leite, Silvana Aparecida Alves, somente 20 mães têm doado leite regularmente. “Existe um grande número de bebês que necessitam deste leite, e o volume que possuímos no estoque é baixo”, afirma. O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho. O leite é liberado sob prescrição médica ou de nutricionista. Podem ser doadoras as mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e esteja em boas condições de saúde. Para o cadastro são solicitados os exames que a mãe realizou durante o pré-natal como HIV, sífilis e hepatite B e C. Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder a ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. “Após a coleta, os frascos devem ser armazenados no congelador. Temos uma viatura que, semanalmente, busca o leite na casa das doadoras”, afirma a gerente. Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco, amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e, somente após os resultados, o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses após congelado.

O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

América abre nesta terça-feira (hoje) a primeira rodada da 42ª Copa São Paulo de Futebol Júnior


Tem início hoje (4/1) a 42ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição válida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e será realizada até o dia 25 de janeiro.  Ao todo, 92 equipes de todo o Brasil participam do torneio que é dividido em 23 grupos de quatro equipes, entre capital e interior. O time do América-SP de Rio Preto abre a primeira rodada do grupo I em partida contra o Pantanal Futebol Clube-MS, às 17h, no Teixeirão. Rio Preto é uma das sede dos jogos, que conta com a participação da equipe rio-pretense, o América-SP e os times do Atlético-MG, Criciúma-SC e Pantanal-MS.  De acordo com a tabela do torneio, os jogos do grupo I acontecem nos dias 4 (terça-feira) 17h e 19h; dia 7 (sexta-feira) às 19 e 21h e no dia 11 (terça-feira) às 14h e 16h, respectivamente, no Estádio Benedito Teixeira,  ‘Teixeirão’. A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, investiu cerca de R$ 70 mil em hospedagem, alimentação, transporte e os serviços de lavanderia esportiva das equipes com sede Rio Preto. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é considerada a maior competição das categorias de base. Nesta edição, seis emissoras vão transmitir o evento: Sportv, ESPN Brasil, Rede Família, Rede Vida, Rede TV e TV Mais. O São Paulo é o atual campeão da copinha, ao vencer o time do Santos nos pênaltis, durante a final disputada no Pacaembu.

Regulamento

A competição será disputada em seis fases: primeira, segunda, terceira, quarta, quinta (semifinal) e sexta (final). Da segunda fase em diante, são jogos eliminatórios, com apenas uma partida, e caso ela termine empatada, será decidida nos pênaltis. Na primeira fase os clubes jogarão entre si, dentro do grupo em turno único, classificando-se para a segunda fase o Clube que obtiver o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e os nove clubes melhores segundos colocados, independente do grupo a que pertençam.

Jogos do gupo I, sede Rio Preto:

Local: Estádio Benedito Teixeira - Teixeirão 

Dia: 04/01 (terça-feira)
América x Pantanal FC (MS)
Horário: 17h
Atletico-MG x Criciuma-SC
Horário: 19h (ao vivo Sportv) 

Dia: 07/01 (sexta-feira)
América-SP x Criciúma-SC
Horário: 19h
Pantanal FC-MS x Atletico-MG
Horário: 21h (ao vivo Rede TV) 

Dia 11/01 (terça-feira)
Criciúma-SC x Pantanal FC-MS
Horário: 14h
América-SP x Atletico-MG
Horário: 16h 

Confira os grupos e as sedes da 42ª Copa SP:

Grupo A – (sede Leme): 
Lemense, Grêmio/RS, Marília e Santa Maria-DF.
Grupo B – (sede Sumaré):
 Sumaré-SP, Paraná, Ponte Preta e Porto-PE.
Grupo C – (sede Barueri):
 Barueri, Corinthians/SP, Cacerense-MT e Juventude-MA.
Grupo D – (sede Porto Feliz): 
Desportivo Brasil-SP, Goiás, Santo André e Corinthians Alagoano-AL.
Grupo E - (sede Osasco): 
Grêmio Osasco, Vasco/RJ, Linense e América-RN.
Grupo F – (sede São Bernardo do Campo): 
São Bernardo, Paulista, São José-RS e Funorte-MG.
Grupo G – (sede Louveira):
 Pão de Açúcar, Paysandu, São Caetano e Fluminense-PI.
Grupo H – (sede Águas de Lindóia): 
Rio Claro, Figueirense, Guarani/SP e Rio Branco-ES.
Grupo I – (sede São José do Rio Preto): 
América-SP, Atlético-MG, Criciúma e Pantanal-MS
Grupo J – (sede Monte Azul Paulista): 
Monte Azul, Coritiba, Fortaleza e Vila Nova-GO.
Grupo K – (sede São José dos Campos):
 São José-SP, Flamengo/RJ, Mogi Mirim e Gurupi-TO
Grupo L – (sede Campinas): 
Red Bull, Atlético-PR, Juventus e Sampaio-RR.
Grupo M – (sede Limeira): 
Inter de Limeira, São Paulo, Ji-Paraná-RO e Itabuna-BA
Grupo N – (sede Ribeirão Preto): 
Olé Brasil-SP, Atlético-GO, Botafogo-SP e Rondonópolis-MT.
Grupo O – (sede Araras): 
União São João, Cruzeiro, União Barbarense e Iape-MA.
Grupo P – (sede Jaguariúna): 
Palmeiras, Ceará, Mirassol/SP e Bandeirante-DF.
Grupo Q – (sede Piracicaba):
 XV de Piracicaba, Internacional/RS, Sete de Setembro-MS e Primeira Camisa/SP.
Grupo R – (sede Taboão da Serra): 
Taboão da Serra/SP, Bahia, Noroeste e América-MG.
Grupo S – (sede Taubaté): 
Taubaté, Fluminense/RJ, Sertãozinho e Nacional-AM.
Grupo T – (sede São Carlos):
 São Carlos, Santos, Confiança-SE e Atlético Acreano-AC.
Grupo U – (sede Paulínia):
 Paulínia-SP, Botafogo/RJ, Rio Preto e Nacional de Patos/PB.
Grupo V – (sede Guarulhos):
 Flamengo/SP, Vitória, Grêmio Prudente e Jaguaré-ES.
Grupo X – (Sede Capital): 
Nacional-SP, Portuguesa/SP, Vitória das Tabocas-PE e Oratório-AP.

ZICO ou Antonio Bernardo Paulino da Costa se estivesse entre nós estaria completando 80 anos



Veja matéria que saiu na
edição do dia 30 de maio 
do ano passado
 n'A Pagina da Vida,
 basta dar um 
clique no título abaixo:





A Página da Vida do dia 4 mês de janeiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.