sábado, 11 de abril de 2009

Almino Monteiro Álvares Afonso, e seus 80 anos e muita ética na política

"Se amanhã, apavoradas diante da crescente maturidade popular, as elites dirigentes recorrerem ao regime discricionário como forma de afastar o povo do processo político, não restará ao povo outra alternativa senão o arrrebentamento dos diques.
Ninguém jamais deteve,
nem deterá impunemente,
a marcha do povo.".

Almino Monteiro Álvares Afonso (Humaitá, 11 de abril de 1929) é um político brasileiro. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social no governo de João Goulart, de 24 de janeiro a 18 de junho de 1963. Cassado pelo Golpe de Estado de 1964, viveu no exílio por doze anos, na Iugoslávia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina. Retornando ao Brasil em 1976, foi secretário dos negócios metropolitanos de São Paulo no governo de André Franco Montoro, vice-governador do estado de São Paulo na gestão de Orestes Quércia, além de deputado federal e conselheiro da república. Foi candidato derrotado a governador em 1990, pelo PDT. No ano 2000, foi secretário Municipal de Relações Políticas do rápido governo do prefeito paulistano Régis de Oliveira. É casado com Lygia de Brito Alvares Affonso, pai de Rui, Gláucia, Fábio e do músico Sérgio Britto. Possui suas raízes genealógicas fincadas no estado do Rio Grande do Norte, é neto do ex-senador Almino Álvares Afonso, o Grande Tribuno da Abolição dos Escravos. Também é advogado. É autor de várias obras, dentre as quais cabe destacar: "Raízes do Golpe", "Parlamentarismo, Governo do Povo" e "Almino Affonso - Tribuno da Abolição".

Andityas Soares de Moura (Barbacena- MG) e seu O BEM QUERER DOS ANTIGOS E O BEM QUERER DOS MODERNOS











Alcides José Tonin, Clodoaldo Canizza Júnior, José Ribeiro de Aguiar e Lourisvaldo Ferreira da Silva ou LORY FERREIRA















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Paulo Ambrózio ou PAULÉRA, Waldemar Guilherme Pavão , Ernani Nunes Campos e A Página da Vida do dia 11/04/2008




















Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Ernani Nunes Campos em “ A História de Catanduva de A a Z”.


A PÁGINA DA VIDA DO DIA 11 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008


INSTRUTOR DOS PRIMEIROS SOCORROS OU DE SUPORTE BÁSICO DA VIDA - Continuando a matéria de quarta-feira dia 09 de abril, sobre curso de atualização para a renovação da CNH, outro profissional entra em cena, seu nome João Arnaldo Mulati este que conhece a fundo todos os métodos de primeiros socorros e as suas técnicas e também todo o perfil médico da cidade, esse professor muito entusiasta nesta área acredita que somente com a educação desde a escola fundamental é que iremos conseguir melhorar as nossas estatísticas, e também a redução das vitimas de trânsito quando houver necessidade nos primeiros socorros.


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS - Hoje mostramos esta linda igreja situada no Bairro da Redentora, bairro este todo tomado por consultórios, clínicas, institutos e hospitais, etc. Confira!.


MAIS UMA RECEITA DA FESTA DO MILHO DE JACI - Com duas digitalizações, uma do prato pronto e outra da receita deste CURAU, facílimo de se fazer em até 50 minutos e com até 6 porções , fechei a página do ano passado.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gibran Khalil Gibran, a espiritualidade e simplicidade de seus versos

Gibran Khalil Gibran , nascido em 6 de janeiro de 1883; Bicharre, Líbano10 de abril de 1931, Nova Iorque, Estados Unidos da América), também conhecido simplesmente como Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo. Seu nome completo transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neo-latina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. Em inglês (pois foi nos Estados Unidos da América que ele desenvolveu a maior parte da sua atividade produtiva), preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada de Khalil Gibran. E assim se conhece em todo o mundo ocidental. Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental, que — por essa razão — alcançou popularidade em todo o mundo. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, que foi originalmente publicado no idioma inglês e traduzido para inúmeros outros idiomas mundo afora. Outro livro de destaque é Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor. Todos os seus livros foram traduzidos para o português por Mansour Challita. Gibran Khalil Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 (Nova Iorque, Estados Unidos da América), causa mortis dita ser cirrose e tuberculose.

Circe Camargo Ferreira e seu POEMA A CORA CORALINA


És uma pedra extraída
de um velho garimpo,
há muito extinto
há muito exaurido.

Vens do ontem
que se fez hoje
há de ser amanhã.

Do caminho infinitamente longo
- as marcas –
Os cabelos brancos,
Os olhos profundamente sábios,
Os pés cansados,
Mas, no coração,
ainda os sonhos, a sabedoria, a compreenção.

Ao tempo que te trouxe,
cabe o segredo de tua existência
pouco importa teu signo, dia, mês, ano, vieste.

Se foi na primavera, no verão, outono, inverno
o que importa é que vieste
e soubeste tirar
do tempo corrido,
vivido,
sofrido,
a sabedoria de existir.

Assim...
Se te pergunto da vida
nada indago da morte
porque sei...
Tu vieste
e sabes do infinito, a eternidade
e remanejar a vida,
para todo o sempre


Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Dalva Leal Martins (Rio Grande – RS) e seu O AMOR




Antônio Roberto Chacra, Carlos Egberto Rodrigues, José Munia, Regina Maria Volpato Bedone e Iran Silva
























































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Iran Silva no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

A Página da Vida do dia 10 (quinta-feira) do mês de abril de 2008

NOITE ILUSTRADA DESCANSA EM CAMPO SANTO DE ATIBAIA – SP - Se estivesse entre nós Noite Ilustrada ou Mario de Souza Marques Filho faria hoje seu 80 aniversário, cantor sambista que ganhou o apelido em virtude de gostar muito de revista de passatempo que tinha este nome. Nasceu na cidade de Pirapetinga no estado de Minas Gerais , filho único de um professor de inglês, que depois da Segunda Grande Guerra, mudaram-se para para a cidade do Rio de Janeiro e posteriormente na capital paulista . Quando criança lembro muito bem de suas músicas, principalmente aquela que dizia que laranja madura na beira da estrada , esta bichada Zé ou tem maribondo no pé, esta musica quem não seguiu a risca foi o meu amiguinho de infância Celso Corniani, quando ao ver mangas Bourbon maduras e já criando seus pontinhos escuros , ele resolveu subir na galhada para recolhe-las e foi alvo de centenas de abelhas que deixou imobilizado na cama e com inchaços enormes durante 15 dias. Noite Ilustrada foi crooner nas boates paulistanas, chegando a gravar 73 discos , e fez o maior sucesso com o samba de Paulo Vanzolini de 1963 , Volta por Cima inclusive nós tínhamos até uma paródia que cantávamos na praça da igreja matriz de Marapoama SP. Noite Ilustrada com mais de 40 anos de carreira , teve inúmeros sucessos como:Cara de Boboca, Barracão, O Neguinho e a Senhorita,Toalha de mesa e muitos outros. Noite Ilustrada morreu em 28/07/2003 aos 75 anos de idade , na nossa querida cidade de Atibaia SP , depois de ficar 20 dias internado com câncer pulmonar no Hospital de Atibaia e foi sepultado no Cemitério Parques da Flores na mesma cidade.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS - Hoje nesta série de fotos que estamos mostrando a cidade a pessoas de nossa amizade, não poderia faltar um prédio muito solicitado na área da saúde, UNIMED ou seja é deste prédio que é distribuído por toda cidade os exames, as consultas , internações e principalmente as operações, muito requisitado pela saúde do Brasil inteiro, uma vez que a nossa cidade é referência na saúde com uma das avançadas da América Latina.

DO LIVRO DELÍCIAS DO MILHO, MAIS UMA RECEITA - Com duas digitalizações do livro , uma do produto e outra da receita , esta receita de Pão de Milho, com rendimento de até 12 porções e a preparação de apenas 40 minutos, foi a pedida do ano passado nesta página.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Amácio Mazzaropi, ator e cineasta que mais se identificou com o povo brasileiro


Amácio Mazzaropi (São Paulo, 9 de abril de 1912São Paulo, 13 de junho de 1981) foi um ator e cineasta brasileiro. Filho de Bernardo Mazzaroppi, imigrante italiano e Clara Ferreira, portuguesa, com apenas dois anos de idade sua família muda-se para Taubaté, no interior de São Paulo. O pequeno Amácio passa longas temporadas no município vizinho de Tremembé, na casa do avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino de cana verde. Seu avô também era animador das festas do bairro onde morava, às quais levava seus netos que, já desde cedo, entram em contato com a vida cultural do caipira, que tanto inspirou Mazzaropi. Em 1919, sua família volta à capital e Mazzaropi ingressa no curso primário do Colégio Amadeu Amaral, no bairro do Belém. Bom aluno, era reconhecido por sua facilidade em decorar poesias e declamá-las, tornando-se o centro das atenções nas festas escolares. Em 1922 morre o avô paterno e a família muda-se novamente para Taubaté, onde abrem um pequeno bar. Mazzaropi continua a interpretar tipos nas atividades escolares e começa a freqüentar o mundo circense. Preocupados com o envolvimento do filho com o circo, os pais mandam Amácio aos cuidados do tio Domenico Mazzaroppi em Curitiba, onde trabalha na loja de tecidos da família. Já com quatorze anos, regressa à capital paulista ainda com o sonho de participar em espetáculos de circo e, finalmente, entra na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número do faquir, Mazzaropi conta anedotas e causos, ganhando uma pequena gratificação. Sem poder se manter sozinho, em 1929 Mazzaropi volta a Taubaté com os pais, onde começa a trabalhar como tecelão, mas não consegue se manter longe dos palcos e atua numa escola do bairro. Com a Revolução Constitucionalista de 1932 segue-se uma grande agitação cultural e Mazzaropi estréia em sua primeira peça de teatro, chamada A herança do Padre João. Já em 1935, consegue convencer seus pais a seguir turnê com sua companhia e a atuarem como atores. Até 1945, a Troupe Mazzoropi percorre muitos municípios do interior de São Paulo, mas não há dinheiro para melhorar a estrutura da companhia. Com a morte da avó materna, Dona Maria Pita Ferreira, Mazzaropi recebe uma herança suficiente para comprar um telhado de zinco para seu pavilhão, podendo assim estrear na capital, com atuações elogiadas por jornais paulistanos. Depois, parte com a companhia em turnê pelo Vale do Paraíba. A grave situação de saúde de seu pai complica a situação financeira da companhia de teatro e, em 8 de novembro de 1944, falece Bernardo Mazzaroppi. Dias após a morte de seu pai, estréia no Teatro Oberdan ao lado de Nino Nello, sendo ator e diretor da peça Filho de sapateiro, sapateiro deve ser, acolhida com entusiasmo pelo público. Em 1946, convidado por Dermival Costa Lima da Rádio Tupi, estréia o programa dominical Rancho Alegre, encenado ao vivo no auditório da rádio no bairro do Sumaré e dirigido por Cassiano Gabus Mendes. Em 1950, este mesmo programa estreou na TV Tupi, mas agora contava com a coadjuvação dos atores João Restiffe e Geny Prado. Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estréia seu primeiro filme, intitulado Sai da Frente, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde filmaria mais duas películas. Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi faz, até 1958, mais cinco filmes por diversas produtoras. Naquele mesmo ano, vende sua casa e cria a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi). O primeiro filme da nova produtora é Chofer de Praça, que agora passa não só a produzir, mas distribuir as películas em todo o Brasil. Em 1959 é convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni, na época da TV Excelsior de São Paulo, a fazer um programa de variedades que fica no ar até 1962. Neste mesmo ano começa a produzir um de seus filmes mais famosos, o Jeca Tatu, que vai aos cinemas no ano seguinte. Em 1961, Mazzaropi adquire uma fazenda onde inicia a construção de seu primeiro estúdio de gravação, que produzirá seu primeiro filme em cores, Tristeza do Jeca, que também será o primeiro filme veiculado na televisão pela Excelsior e a ganhar prêmios para melhor ator coadjuvante, Genésio Arruda, e melhor canção. Seis anos mais tarde, lança o filme O Corintiano, recorde de bilheteria do cinema nacional. Em 1972 é recebido pelo então presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, ao qual pede mais apoio ao cinema brasileiro. Em 1974, roda Portugal, minha saudade, com cenas gravadas no Brasil e em Portugal. No ano seguinte, começa a construir em Taubaté um grande estúdio cinematográfico, oficina de cenografia e um hotel para os atores e técnicos. A partir de então produz e distribui mais cinco filmes até 1979. Seu 33º filme, Maria Tomba Homem, nunca será terminado. Depois de 26 dias internado, Mazzaropi morre vítima de um câncer na medula óssea aos 69 anos de idade no hospital Albert Einstein de São Paulo. É enterrado na cidade de Pindamonhangaba, no mesmo cemitério onde seu pai já repousava. Nunca se casou, mas deixou um filho adotivo, Péricles Mazzaropi. Em 1994 é inaugurado o Museu Mazzaropi, localizado na mesma propriedade dos antigos estúdios, recolhendo a história da carreira de um dos maiores nomes do cinema, do teatro e da televisão brasileiros. Foi somente na década de 90 que a cultura brasileira começou a ver de uma outra óptica a obra de Mazzaropi, que durante sua vida sempre foi duramente atacado (ou ignorado) pela crítica e pela intelectualidade.
FILMOGRAFIA///Sai da frente (1951)///Nadando em dinheiro (1952)///Candinho (1953)///O gato da madame (1954)///A carrocinha (1955)///Fuzileiro do amor (1955)///O noivo da girafa (1956)///Chico Fumaça (1956)///Chofer de Praça (1958)//Jeca Tatu (1959)///As Aventuras de Pedro Malazartes (1959)///Zé do Periquito (1960)/// Tristeza do Jeca (1961)///O vendedor de lingüiça (1961)///Casinha pequenina (1962)///O Lamparina (1963)///Meu Japão Brasileiro (1964)///O puritano da rua Augusta (1965)///O corintiano (1966)/// O Jeca e a freira (1967)///No paraíso das solteironas (1968)///Uma pistola para Djeca (1969)///Betão Ronca Ferro (1971)///O grande xerife (1972)///Um caipira em Bariloche (1973)///Portugal, minha saudade (1974)/// O Cineasta das Platéias (1975)///O Jeca Macumbeiro (1975)///Jeca contra o Capeta (1976)///Jecão, um fofoqueiro no céu (1977)///O Jeca e seu filho preto (1978)///A banda das velhas virgens (1979)///O Jeca e a égua milagrosa (1980)///Maria Tomba Homem (não concluído)
. A partir de Chofer de Praça, em 1959, além de ser o protagonista, Mazzaropi também acumula as funções de produtor, e roteirista, colaborando freqüentemente com os diretores. Recentemente, foi lançada em DVD uma coleção de 22 de seus filmes em sete volumes. Alguns dos filmes deles tinha o nome "Jeca" mesmo nesse filme ele nunca ter interpretado esse personagem (com exceção do filme Jeca Tatu).

Manoel Antonio da Silva, um chaveiro bem conhecido da cidade aniversaria hoje

Hoje este amigo que nasceu na cidade de Araçuai – MG no ano de 1970 aniversaria hoje, nós que durante anos fomos colegas de bancada, ele no Chaveiro do Vale e eu no Stand da Directv em hipermercado da cidade. Ao Manoel os parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações pela belíssima prestação de serviços.

Claudionor dos Santos (Boa Esperança – MG) e seu LINDA MULHER


Deise Lúcide dos Santos Oliveira, Gisele Maria Faganello Castro Lahós e Maria Cândida Monteiro de Oliveira Santos (Marizete)








Deise Lúcide personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Gisele Maria e Maria Cândida ou Marizete em “ A História de Catanduva de A a Z.

A Página da Vida do dia 9 (quarta-feira) do mês de abril de 2008

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA CNH - Terça-feira da semana passada dei inicio a renovação da minha CNH, freqüentando curso de atualização e inicialmente foram ministradas aulas de Direção Defensiva , que hoje por lei é obrigatório aqueles condutores de veículos que tenham tirado sua carteira antes do ano 2.000, foram três dias muito produtivos e esclarecedores e deu para ter uma idéia a este sobrevivente do trânsito desde 1.976, as aulas de direção defensiva foram ministradas pela instrutora de trânsito, que considero professora Regina Célia de Camargo Ferreira Julião(foto) e 28 condutores de veículos determinados a aximilar novos conceitos que devemos ter em mente daqui para frente, e tudo transcorreu de forma didática e muito esclarecedora, portanto fiz algumas fotos para mostrar nossa mestra e o animo do pessoal no curso.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS - Hoje mostraremos uma das faculdades mais solicitadas nas áreas de economia, administração, mercado exterior e outras mais, um belíssimo prédio com tijolos a vista e a noite é efervescente de alunos ávidos em se formar e comandar a sua vida. O nome desta é Faculdade de Economia e Administração D. Pedro II e esta situada na Avenida Bady Bassit, bem próximo ao prédio na Unimed.

MAIS UMA RECEITA DO CORAÇÃO - Duas imagens digitalizadas do Livro de Receitas da Festa do Milho, a primeira mostra aquele frango com milho verde e a segunda a receita para que você possa acompanhar passo a passo, como se faz essa delicia que é sempre o maior sucesso na Festa de Jaci.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

CAPACC- Casa de Apóio ao Paciente Adulto Carente com Câncer de São José do Rio Preto e o Dia Mundial de Combate ao Câncer





































DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER

O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.
Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes. A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.
Autor: Juscelino Tanaka

Ilze Odete Hoffmann (Joinville – SC) e seu SE EU PUDESSE


Jaime Colagiovanni, Demétrio Elias Cabbaz, José Carlos Nicolau, Mário Welber Bongiovani Ferreira e Maurício Dias Chaves Bolinelli




























Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de história “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Maurício Dias em “A História de Catanduva de A a Z”.

Alberto Lahós de Carvalho, Dulcilei Marcello, Reginaldo Floriano Puydinger dos Santos e A Página da Vida de 9/04/2008
























Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 8 (TERÇA-FEIRA)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008


NOSSO MAIOR CARICATURISTA NO RIO PRETO SHOPPING CENTER - LÉZIO JUNIOR é cartunista e jornalista, formado pela UNILAGO, em São José do Rio Preto. Foi premiado em salões internacionais e nacionais. Dentre eles, SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA, SALÃO UNIVERSITARIO DE HUMOR DE PIRACICABA, SALÃO DE CARATINGA, PERNAMBUCO, CARIOCA , VOLTA REDONDA, ENTRE OUTROS. Publicações: O PASQUIM21 , O Estadão , Diário de São Paulo. Atualmente, trabalha como chargista, está há sete anos no jornal Diário da Região de São José do Rio Preto. Estará expondo no Rio Preto Shopping nos próximos dois fins de semana, aos sábados e domingos, 20 caricaturas de personalidades da política, do esporte e da cultura no tamanho 30X40, além de fazer caricaturas ao vivo. Mais do seu trabalho pode ser visto no site: http://lezio.junior.zip.net/

CARICATURA DE UM CARICATURISTA – Com uma imagem de Lézio Júnior segurando suas caricaturas e ele mesmo caricaturado ficou um excelente trabalho.

RECEITA DE SORVETE DA FESTA DO MILHO – Com imagem do sorvete e da receita digitalizada fechei a pagina do dia 8 deste mesmo mês no ano passado. Vá até lá e confira, é uma boa pedida para este final de semana prolongado.