sábado, 12 de novembro de 2011

Melhor selo do ano de 2010


Foram concluídos os trabalhos de apuração dos votos para a escolha do  MELHOR SELO DO ANO DE 2010, concurso promovido pelos Correios desde 1978.
A consulta ao público, realizada por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet, apresentou como peça mais votada na Categoria “Voto Popular” a emissão “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier”, cuja imagem é de autoria do fotógrafo Rômulo Fernando Fialdini, e a arte-finalização  realizada pela designer gráfica Miriam Guimarães.
O selo foi lançado na abertura do 3º Congresso Espírita, realizado em Brasília/DF, em 2/4/2010, e foi um sucesso instantâneo de vendas, não só entre os seguidores da doutrina espírita, mas, também, entre aqueles que admiram a obra desse grande brasileiro que foi Chico Xavier.


Sobre o selo
O selo apresenta Chico Xavier autografando um dos seus livros. Como pano de fundo, há o detalhe de uma carta psicografada pelo médium. Em destaque, a inscrição de uma bela frase por ele proferida que mostra a essência de sua obra e de seus ensinamentos em prol da evolução do ser humano por meio do amor ao próximo e ao Cristo. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
A votação na Categoria “Arte Filatélica” foi realizada em Recife/PE, durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional  - BRAPEX 2011, no dia 6 de outubro,  e contou com a participação de um júri especial, que elegeu o bloco de selos “Série Brasília - Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional”, também, da artista plástica Miriam Guimarães, como o melhor selo na Categoria Arte Filatélica. Essa emissão foi lançada em 13/5/2010, na abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília/DF. O bloco encantou os colecionadores pelo seu formato diferenciado, que lembra uma ave, e pelo conjunto de elementos focalizados em sua arte.
Esse bloco irá representar os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais.



Sobre o bloco
O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK). No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana (tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinquentenário de Brasília), no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília.
Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.


Sobre a artista
A designer Miriam Guimarães nasceu em Brasília/DF, em 8/12/1982. Em 2007, graduou-se Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília – UNB. Trabalha com ilustrações: Editoriais Impressos, Identidade Visual, Leiautes e Arte Final. Desde novembro/2008 exerce o cargo de Analista de Correios Júnior - Designer, no Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP.

“Peixe Boi Trio” amanhã (13) no SESC Rio Preto



Neste domingo, dia 13, o músico Benê Ferreira se apresenta na Lanchonete do SESC Rio Preto com seu novo projeto “Peixe Boi Trio”. O show é às 17h, gratuito, pelo programa Tardes Musicais, que traz todo domingo uma atração diferente.
Acompanhado de Milton Thomé na bateria e João Pazzini no baixo, Benê Ferreira já participou de outros projetos além deste, incluindo Lps, Cds, shows e festivais, e também algumas premiações.

Tardes Musicais – Peixe Boi Trio
Data: 13, domingo.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Abertas as inscrições até dia 25 deste para o nosso Janeiro Brasileiro da Comédia 2012



A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Cultura, está com as inscrições abertas para os grupos interessados em participar do Janeiro Brasileiro da Comédia 2012. As inscrições vão até o dia 25 de novembro e devem ser feitas via Correio ou na Secretaria.
O regulamento já está disponível no Portal Rio Preto, www.riopreto.sp.gov.br. O endereço para envio da inscrição é Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – Centro, CEP 15061-005.
Os materiais necessários são o nome completo, endereço, telefone, e-mail e nome do responsável pelo grupo; release e sinopse do espetáculo ou folder contendo estas informações; currículo do grupo; currículo do espetáculo; um DVD com a peça gravada na íntegra; mapas de luz, som e palco.
No caso dos grupos rio-pretenses, no ato da inscrição é necessária a apresentação do comprovante de residência de, no mínimo, dois anos.
Os espetáculos selecionados receberão cachê de R$ 3 mil por apresentação, além de ajuda de custo estipulada de acordo com a distância de São José do Rio Preto.

Inscrição Janeiro Brasileiro
 da Comédia 2012
Data: Até 25 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Cultura,
praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – Centro
Informações: (17) 3202-2310

Jardins são tema de exposição em unidade de saúde do Cidadania e Prefeitura realiza Fórum para treinar agentes de saúde


A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque da Cidadania, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, será palco até o próximo dia 30 de novembro da exposição “Flores da Cidadania”, com 44 fotos de jardins de moradores do bairro. A mostra é uma parceria com o Senac.
Segundo a fotógrafa Andreliza Camargo, as fotos retratam os jardins de casas do próprio Parque da Cidadania. “A idéia é mostrar que o bairro também pode ser bonito e também estimular os moradores a ter esse tipo de contato com a natureza. Foi solicitada autorização e fotografadas vários jardins”, explica. 
Ao todo foram tiradas mais de 400 fotos, porém, somente 40 foram selecionadas para integrar a mostra, que fotos foram aplicadas em painéis. Na unidade de saúde, as fotos estão distribuídas pela unidade de saúde. A mostra também já ficou exposta no Riopreto Shopping Center e Senac.
“Quem tiver interesse em ver a exposição pode vir até a unidade, durante o horário de funcionamento”, afirma a gerente da UBSF, Luciana Cardoso.

Exposição Flores da Cidadania
Data – Até 30/11
Horário – 8 às 17 horas
Local – UBSF Parque da Cidadania 
(Rua João Gagliardo, 105 - Parque da Cidadania) 

Prefeitura realiza Fórum
 para treinar agentes  

O prefeito Valdomiro Lopes participou na manhã de ontem (11/11) do Fórum de Atualização em Dengue, oferecido aos agentes de saúde. Trata-se de um curso de capacitação para treinar os agentes no combate ao mosquito Aedes Aegpity. O evento foi realizado no auditório da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto) e reuniu cerca de 600 funcionários ligados ao controle da Dengue no município. O prefeito destacou a importância do trabalho dos agentes no combate aos focos do mosquito transmissor. 
Durante o Fórum foi apresentado aos agentes o Plano de Contingência da Dengue 2011/2012, as principais ações que estão sendo implementadas na rede de saúde, além do reforço nas atividades dos profissionais no combate ao mosquito.
A iniciativa faz parte do Plano de Ações contra a Dengue, implantado pela Secretaria de Saúde. Entre outras ações já realizadas estão arrastões em bairros da cidade, mutirões, capacitação de médicos e enfermeiros, além da contratação de 186 novos agentes de saúde para o trabalho casa a casa em Rio Preto.

5ª Jornada Estudantil de Teatro termina hoje


Termina hoje, sábado (12/11) a 5ª Jornada Estudantil de Teatro, realizada pela Prefeitura Municipal e ASSOCIART – Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto. O evento, que vem acontecendo desde a última segunda-feira (7/11), apresenta espetáculos de grupos estudantis, com o objetivo de estimular a formação e o fortalecimento de grupos cênicos no ambiente escolar. Todas as apresentações são gratuitas e realizadas na Swift – Sala 1.
Para encerrar a programação, será apresentado, às 20h30, o espetáculo convidado “Transitando em Oz”, da EM Paul Percy Harris. Voltado para o público infantil, a peça é uma adaptação do “Mágico de Oz”.  Em cena, as personagens do clássico enfrentam a problemática do trânsito. Entre os destaques, está a necessidade de respeitar a legislação do trânsito.
Após a apresentação, serão divulgados os espetáculos e artistas premiados. Os três melhores espetáculos serão premiados com o troféu Araguai Garcia. Também serão contempladas as categorias individuais de melhor diretor, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, sonoplastia, iluminação, figurinos, cenografia, maquiagem, texto inédito, adaptação e revelação.
Para Walter Máximo, integrante da comissão de avaliação, a Jornada está tendo o resultado mais do que o esperado. “Estamos vendo espetáculos interessantes, com temáticas bem trabalhadas pelo professor com os alunos”, destaca. Além dele, a comissão também é formada por Ricardo Matioli e Leandro Madi.

5ª Jornada Estudantil de Teatro 
Espetáculo “Transitando em Oz” (infantil)
(convidado) - EM Paul Harris
Data: 12 de novembro
Horário: 20h30
Local: Swift – Sala 1 – Avenida Duque de Caxias
 Jardim dos Seixas Encerramento e Premiação

A Página da Vida, dia 12 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 12 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 12 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Espetáculo de Denise Stoklos, “Preferiria não?” neste sábado, dia 12, no SESC Rio Preto


O programa Cena Aberta (Programa de Apresentações e encontros que privilegiam as experimentações e pesquisas sobre o fazer teatral) do  SESC Rio Preto traz neste sábado o espetáculo Preferiria não?, de Denise Stoklos, pelo programa Cena Aberta . Acontece no dia 12, às 20h30, no Teatro.
Os valores dos ingressos variam de R$ 2,50, R$ 5,00 e R$ 10,00.
Dentro do contexto do Teatro Essencial (praticamente sem cenário ou figurino, em que o ator tem apenas o corpo, a voz e seu intelecto para contar uma história), Stoklos fez sua versão do conto Baterbly, de Herman Melville, que narra a história de um escriturário que nega o sistema, dizendo não a todas as imposições da sociedade e vai parar na cadeia (na versão de Stoklos ele termina morto no hospício). Também na versão de Denise Stoklos o conto ganha recortes para metáforas com situações da atualidade, com citações e reflexões sobre momentos em que hoje muitos prefeririam dizer não às situações que lhes são impostas.
Preferiria não? provoca uma reflexão sobre o sistema em que vivemos. Quando ele se nega a cumprir o que está sendo pedido, discute o livre-arbítrio, a moral.  Denise menciona que estamos em um mundo onde quem pode pagar, manda, e como fugir disso? Só os revolucionários conseguem. Por isso, colocou uma interrogação no nome do espetáculo.
Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.


Espetáculo – Preferiria não?
Data: 12, sábado.
Horário: às 20h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Valor: R$ 2,50 (trabalhador no comércio de bens,
serviços e turismo matriculado e dependentes),
R$ 5,00 (usuário e dependentes, estudantes, menores de 18 anos,
professores da rede pública municipal, estadual e federal,
maiores de 60 anos) e R$ 10,00 (inteira).
***Não recomendado para menores de 14 anos.

“Découpage em Madeira” no SESC Rio Preto



O SESC Rio Preto realiza oficina pelo programa Expressões, que leva o conhecimento e a prática de diversas técnicas de produção das artes plásticas, visuais e artesanais ao público. Neste mês, acontece a oficina de Découpage em Madeira. É grátis.
O curso de Découpage em Madeira acontece a partir do dia 12 de novembro, às 16h30, encerrando-se no dia 17 de dezembro. A técnica é a arte de revestir objetos, neste caso a madeira, com recortes de gravuras de papel, criando possibilidades artísticas infinitas de figuras. Na Sala de Expressão Artística e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento.
Para mais informações (17) 3216 9300 ou acesse o portal www.sescsp.org.br/riopreto.

Curso 
Découpage em Madeira
Data: 12 de novembro a 17 de dezembro, aos sábados.
Horário: às 16h30.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
Não recomendada para menores de 16 anos.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333
- São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300.
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais:
 www.twitter.com/sescriopreto

Ano 2011, mês 11, dia 11, hora 11, minutos 11 e alguns segundos ......rsrsrsrs

Como faço sempre desde 2008

********

*********


**********

***********
Os direitos do idoso

Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais

*
O IDOSO TEM DIREITO À VIDA

· A família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;
· Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;
· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada;
· A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade;
·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;
· Idoso deve ter liberdade e autonomia.

**
O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO

· Idoso não pode sofrer discriminação de qualquer natureza;
· A família, a sociedade e o Estado tem o dever de:
assegurar ao idoso os direitos de cidadania;
· Assegurar sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar;
· Os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de ônibus, que devem atender suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado;
· Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial";

***
O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO
DE SUAS NECESSIDADES BÁSICAS


· A aposentadoria após completar o tempo de serviço de 35 anos para os homens e 30 anos para a mulher;
· A aposentadoria proporcional por idade 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres;
· Ao benefício de prestação continuada, se tiver idade superior a 67 anos e não possuir outras rendas e sua família não dispuser de meios para assisti-lo;
· receber apoio jurídico do Estado, se não tiver meios de provê-los;
· Acolhimento provisório através de Centros-Dia, e /ou Casas-Lares;
· Ser atendido nos plantões sociais da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social,
recebendo orientação, encaminhamentos, óculos e documentação;
· Os idosos inscritos no Programa de Atendimento à Terceira Idade da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social – FABES – têm o direito de receber "O Leite para a Vovó".

****
O IDOSO TEM DIREITO À SAÚDE

O poder público deve:
·Garantir ao idoso acesso à saúde;
· Criar serviços alternativos de saúde para o idoso;
· Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso;
· Idoso tem direito ao atendimento preferencial nos postos de saúde e hospitais municipais, juntamente com as gestantes, deficientes, devendo os mesmos serem adaptados para o seu atendimento;
· Iidoso tem direito de ser vacinado anualmente contra gripe e pneumonia;
· Idoso deve ser informado sobre a prevenção e controle da osteoporose.

*****
O IDOSO TEM DIREITO À EDUCAÇÃO


· Dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
· Aos órgãos estaduais e municipais de educação compete:
· Implantar programas educacionais voltados para o idoso, estimulando e apoiando assim, a admissão do idoso na universidade;
· Incentivar o desenvolvimento de programas educativos voltados para a comunidade, ao idoso e sua família, mediante os meios de comunicação de massa;
· Incentivar a inclusão nos programas educacionais de conteúdo sobre o envelhecimento;
· Incentivar a inclusão de disciplinas de Gerontologia e Geriatria nos currículos dos cursos superiores;
· Idoso tem o direito de participar do processo de produção, reelaboração e fruição dos bens culturais;
· Saber do idoso deve ser valorizado, registrado e transmitido aos mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a identidade cultural.

******
O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA


Aos órgãos públicos, no âmbito estadual e municipal, cabe:
· Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;
· Incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando o seu estado físico e sua independência de locomoção;
· Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular;
· Diminuir barreiras arquitetônicas e urbanas.

*******
O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA


· Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso;
· Ao Ministério da Justiça (nos âmbitos estadual e municipal) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário.

********
O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE


· O idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, está isento do pagamento de tarifa em todas as linhas urbanas de ônibus e trolebus operados pela SP Transporte e empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo;
· Todos os veículos empregados nas linhas de transporte coletivo de passageiros, no município de São Paulo, deverão ter os quatro primeiros lugares sentados, da sua parte dianteira, reservado para uso por gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes físicos.

*********
O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER


· Os aposentados e idosos têm direito a meia-entrada para ingresso nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos realizados no âmbito do município de São Paulo;
· Foi instituído, no âmbito do município de São Paulo, o passeio turístico gratuito para as pessoas com mais de 65 anos de idade.

*********
O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE


· As unidades esportivas municipais deverão estar voltadas ao atendimento esportivo, cultural, de recreação e lazer da população, destinando atendimento específico às crianças, aos adolescentes, aos idosos e aos portadores de deficiência;
· O município deve destinar recursos orçamentários para incentivar a adequação dos locais já existentes e a previsão de medidas necessárias quando da construção de novos espaços, tendo em vista a prática de esportes, de recreação e de lazer por parte dos portadores de deficiências, idosos e gestantes de maneira integrada aos demais cidadãos;
· A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação realizará nos mês de
setembro de cada ano a Olimpíada Municipal da Terceira Idade.

Fonte: http://www.prodam.sp.gov.br/idososp/direito.htm

***********

ESTE IDOSO TEM  O PRAZER DE VOCÊ
 DEIXAR UM COMENTÁRIO OU
CRÍTICAS A ESTA MATÉRIA OU AO BLOGUE

Natação PCD conquista 24 medalhas nos Jogos Abertos e equipes de handebol voltam com quatro medalhas para São José do Rio Preto


A equipe rio-pretense de natação PCD (Pessoas Com Deficiência) conquistou, neste primeiro dia de competições para o município (9/11), 24 medalhas, sendo 13 de ouro, nove de prata e duas de bronze, nos Jogos Abertos 2011, que está sendo realizado na cidade de Mogi das Cruzes. 
Na classificação geral da categoria, Rio Preto ficou com a segunda colocação. A primeira colocada foi a cidade de São Caetano do Sul e a terceira, São Bernardo do Campo. Com o resultado, a natação PCD contribuiu com sete pontos para o município na classificação geral da competição. 
Para o técnico Octávio de Paula Marques Júnior, o resultado obtido se deve aos treinos. “A natação foi uma das únicas equipes que não teve atletas desfalcados, que vão participar dos Jogos Parapanamericanos. Nós treinamos bastante para estarmos entre os primeiros colocados”, destaca. 
Além da natação PCD, também foram realizadas as competições de boxe, nas categorias masculino e feminino; handebol feminino; judô masculino e feminino; tênis feminino; vôlei masculino e feminino e futebol feminino. Os Jogos Abertos seguem até o dia 19 de novembro. 

Equipes de handebol voltam com
quatro medalhas para Rio Preto 

As quatro equipes rio-pretenses que disputaram a final da Liga Regional de Handebol, realizada no último final de semana (5 e 6/11), na cidade de Ilha Solteira, voltaram com medalhas para a cidade. O município de Rio Preto estava representado pelas equipes júnior e adulto, nas categorias masculino e feminino. 
As mulheres foram as que conseguiram o melhor resultado na competição. As duas equipes femininas ficaram com a primeira colocação no campeonato. A equipe júnior conquistou a medalha de ouro contra o time da casa, Ilha Solteira. Já, a equipe adulta consegui vencer Penápolis e trouxe o ouro. 
Apesar de não conseguir o ouro, a equipe masculina também foi destaque no campeonato. A equipe adulto perdeu o jogo contra Lucélia e ficou com a medalha de prata. Já, no júnior, os garotos conquistaram a terceira colocação, no jogo contra Pereira Barreto e trouxeram a prata. 
De acordo com Luciane Barcelos, técnica das equipes de handebol, para as equipes adulto não tem descanso. “Agora, estamos pensando nos Jogos Abertos.”, destaca. Os jogos, que serão realizados na cidade de Mogi das Cruzes, têm início ainda nesta semana. 
Também, na categoria infantil, as equipes masculina e feminina conquistaram as primeiras colocações. A final para esta categoria foi realizada no dia 30 de outubro, em Rio Preto. As meninas conquistaram a medalha de ouro e os garotos ficaram com o bronze. 
A Liga Regional de Handebol teve início no mês de abril. Participaram da competição 14 cidades, nas categorias infantil (até 17 anos), júnior (até 21 anos) e adulto. São José do Rio Preto foi o único município a participar em todas as modalidades.    

“Juntos em um click” vence troféu Edson Baffi


As fotos feitas por adolescentes do Cras do Jardim Antunes foram as vencedoras do 1º Concurso Fotográfico “A vida em um click” – troféu Edson Baffi.  O concurso lançado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve os seguintes vencedores, revelados no último sábado, no teatro da Unip: 1º lugar - Cras Antunes – Juntos em um click; 2º lugar - Cras Cidadania – Em busca de um click perfeito; 3º lugar - Cras João Paulo II – Somos mais que vencedores.
“Estou tremendo de emoção. Além de exercitar a criatividade desses jovens, vimos transformações que jamais imaginamos. O coordenador da equipe, que era arredio e descompromissado com as atividades, se mostrou responsável e esteve presente em todos os momentos”, ressaltou Raquel Rosalino, coordenadora do Cras Antunes.
“A surpresa foi grande. Vimos as fotos dos outros Cras e realmente tinha imagens maravilhosas. Estamos surpresos com o resultado, mas muito felizes”, completou a pedagoga Silvia Regina Ribeiro Silveira, que acompanhou o trabalho da equipe vencedora.
O jovem Dilan Matheus Neves, coordenador da equipe vencedora, ouviu atentamente as considerações sobre sua mudança de comportamento, e declarou: “fiquei feliz, é claro. Foi bom eu ter levado a sério. Vou tentar ser assim, daqui para frente”.
A atividade envolveu cerca de 300 adolescentes, que foram divididos em 13 equipes, cada um representando uma unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Entre as atrações do dia uma intervenção mobilizou o público, logo na chegada. Atores da Alex D’arc Produções, interpretaram clows garçons e levaram os presentes a muitas risadas. A brincadeira continuou no momento que foi servido o coquetel, animado por um DJ.

Emoções 
         A homenagem ao fotógrafo Edson Baffi levou ao evento os familiares do profissional como a viúva Célia, os filhos Edinho, Andressa e Guilherme, e o neto Arthur. Foi impossível segurar a emoção quando aconteceu a exibição de um vídeo exclusivo, sobre Baffi. Com a voz embargada, a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, falou da importância do evento e ressaltou “nesse momento, incentivando esses jovens e assistindo ao vídeo, eu posso dizer que todos nos sentimos, também, família Baffi”.
“Fiz questão de participar do evento, por causa da homenagem que estava sendo feita ao Edson, meu amigo, e pela qualidade do trabalho que sei que os Cras estão desenvolvendo. Mesmo depois de morto, o Edson continua vivo nesse tipo de Concurso”, disse o deputado federal Vaz de Lima, ao entregar um troféu ao filho do homenageado.
“É um momento único que a Secretaria de Assistência Social está nos proporcionando, justamente nesse ano, que foi tão difícil. Queremos relembrar cada momento da obra dele. Temos certeza que a arte é imortal, e o trabalho dele é pura arte”, disse Edinho Baffi ao agradecer pela homenagem prestada ao seu pai.
“Me emocionei com muitas fotos, o nível do Concurso foi muito alto, parabenizo todas as unidades pelas maravilhosas fotografias que fizeram”, pontuou o fotógrafo Ricardo Milani, que usou a palavra representando o júri técnico.

A Página da Vida, dia 11 mês novembro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 11 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 11 mês novembro de 2008


***

***

 ***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Começam inscrições para o Luz da Esperança, Prefeitura e Polícia Federal realizam plantio de mudas e obras para 101 casas em Talhado


Começam hoje (10/11) as inscrições para as famílias interessadas em adquirir uma casa no condomínio Luz da Esperança. O empreendimento é um lançamento da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Emcop (Empresa Municipal de Construções Populares), e a Caixa Federal.
 Serão construídas 1.038 casas, pelo programa Minha Casa Minha Vida 2, destinadas a famílias com renda familiar bruta de 2 a 3 salários mínimos. As prestações terão valor máximo de R$ 380. O Luz da Esperança ocupará uma área de 472.852,67 m², na região leste da cidade, próximo aos condomínios Parque da Liberdade e Village Dahma, e irá receber R$ 68 milhões em investimentos. Somando-se a essas unidades, as já entregues e as em construção, o governo do prefeito Valdomiro Lopes está beneficiando cerca de 20 mil pessoas.
As casas serão construídas em terrenos de 200 m², totalmente muradas, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, laje e piso cerâmico e com financiamento em até 360 meses, sendo possível a utilização do FGTS para o abatimento das parcelas.
As inscrições devem ser feitas a partir desta quinta-feira (10/11), a partir das 9 horas, na sede da Emcop. O atendimento será por ordem de chegada.
 As obras de infraestrutura do Luz da Esperança devem começar em janeiro de 2012, após a assinatura dos primeiros contratos de financiamento. O prazo de entrega do empreendimento está previsto para 15 meses após o início da obras.

Prefeitura e Polícia Federal
 realizam plantio de mudas 

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realiza nesta sexta-feira (11/11) o plantio de 500 mudas no Parque Ecológico Danilo dos Santos Miranda. Será uma solenidade em conjunto com a Polícia Federal. O ato visa neutralizar os gases de efeito estufa emitidos pelas viaturas da Polícia Federal em 2010.
As mudas serão doadas pela Polícia Ambiental. São espécies variadas da mata nativa como: Ipê branco; Ipê rosa; Jatobá; Genipapo; Goiaba e Jacarandá, entre outras.
A solenidade vai contar com a presença do prefeito Valdomiro Lopes e do Delegado Chefe da Polícia Federal, André Luiz Previato Kodjaoglanian, além do Tenente Coronel Azor Lopes da Silva Júnior, comandante da Polícia Militar Ambiental e do Superintendente do Ibama, Paulo Baltazar Diniz além de outras autoridades locais.

Obra para 101 casas em 
Talhado prevista para Janeiro 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares, publica nesta quinta-feira (10/11), no Diário Oficial do Estado o ùltimo edital de licitação para a construção de 101 casas no Distrito de Talhado.
Trata-se de uma obra em parceria com a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, na qual o terreno estava com problemas de documentação, que foi regularizado este ano pelo governo municipal.
As pessoas contempladas com essas casas estão selecionadas desde 2006. A licitação deve levar 45 dias para ser concluída. A obra tem previsão de início para janeiro/2012.
O custo da construção é de R$8 milhões, sendo R$2,6 milhões contrapartida da Prefeitura de Rio Preto. A obra beneficia pessoas com renda até três salários mínimos.

Noite de autógrafos amanhã na Livraria Espaço


Caros amigos

No próximo dia 11/11 teremos uma noite de autógrafos do livro A arte do amor no contexto hospitalar, da psicóloga Luciana Nazar Ramoneda. Contamos com sua colaboração no sentido de divulgar o evento. O Livro já foi lançado anteriormente na Biblioteca Municipal. De grande importância a pesquisa em torno do tema amor no contexto hospitalar, pertinente nos dias violentos que atravessamos, enfrentando questões sociais gravíssimas, assim refletir sobre estas questões é fundamental para toda a sociedade.
Reserve um espaço em sua agenda e participe! 
Atenciosamente,
Yara Sarkis
Livraria ESPAÇO
Sao José do Rio Preto/SP
17-32345544
E: yara@livrariaespaco.com.br 

Noite de autógrafos
 na Livraria Espaço
DIA: 11/NOVEMBRO 2011
HORÁRIO: 18h30min h.
A humanização na Pediatria proporciona a criança enferma e sua família, maiores condições emocionais e recursos terapêuticos que atuam, diretamente, na cura física e psíquica dos pequenos pacientes. Brincar é para criança, algo muito importante. É uma ação que transforma as emoções, os sentimentos que geram vínculos e saúde psíquica. Assim, motivando positivamente esses fatores, criamos condições indispensáveis para cura dos pequenos pacientes e construímos bons relacionamentos.
Rua Rubião Junior nº. 3532
Bairro Bom Jesus
S.J. RIO PRETO – SP.
FONE 17 3234- 5544 – vendas@livrariaespaco.com.br

Casa de Cultura recebe exposição de mosaicos


A artista plástica Carol Escabin realiza até 17 de novembro, na Casa de Cultura Dinorath do Vale, a exposição de mosaicos “Juntando os Cacos”, que reúne sete painéis, quatro vasos e uma mesa com o formato do dorso masculino.
Carol aposta em materiais reciclados e reaproveitáveis gerados nas obras de construção civil e da arquitetura, como pastilhas, azulejos, espelhos e pisos. Alguns dos painéis têm como base o espelho.  “O material dá profundidade ao trabalho e faz com que os ambientes se transformem em espaços mais iluminados. Gosto muito de trabalhar com espelhos, mas a maioria dos artistas não, por ser um material cortante”, afirma.
A artista trabalha com mosaico há oito anos e hoje desenvolve obras grandes, como as expostas, e também xícaras, vasos menores, portarretratos, entre outros. Também personaliza paredes, chão e objetos de decoração.
“Sempre gostei de trabalhos artísticos. Um dia, comprei uma revista e fiz mosaicos em casa. Depois participei de alguns cursos e continuei criando. 
Hoje trabalho profissionalmente com mosaico”, disse Carol.
Esta é a primeira exposição que a artista realiza na Casa de Cultura, mas ela pretende fazer outras, desta vez, temáticas. “As obras expostas não trazem um tema, pois algumas já estavam prontas e outras eu precisava terminar. Mas, nas próximas, quero fazer mostras temáticas”, finaliza.

Exposição “Juntando os Cacos”, 
da artista plástica Carol Escabin
Data: 8 a 17 de novembro de 2011
Horário: 8h às 22h
Local: Casa de Cultura Dinorath do Vale, 
praça Cacilda Becker, s/n – Vila Universitária
Informações: (17) 3226 -3366

Cavalgada 100% Sertaneja de Jaci-SP


No dia 13 de Novembro, ás 09 horas ocorrerá a Cavalgada 100% Sertaneja de Jaci-SP. O ponto de encontro será no Recinto da cidade. Os participantes irão percorrer 15Km de estrada e depois retornar para o Recinto. O evento também terá um almoço antecipado - o valor é de R$ 10 reais por pessoas.
Se você tem interesse e quer mais informações entre em contato no tel 17 - 32831210 ou  97368758. A realização do evento é por conta de "Os Sertanejos".


Palestra E.C sedia hoje 10ª edição do concurso “Miss e Mister Terceira Idade”


A Prefeitura por meio da  secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade realiza hoje, dia 10, às 20 horas, no Palestra Esporte Clube, a 10ª edição do concurso “Miss e Mister Terceira Idade”.
 Este ano, concorrem ao título 19 candidatas a miss e 09 candidatos a mister, pertencentes aos diversos grupos de terceira idade coordenados pela Secretaria de Assistência Social, e de algumas entidades não-governamentais como a OBA (Obra Assistência Basílica), Grupo do Futuro, Centro Social Estoril, e dos lares: Esperança, Betânia e Schmitt.
“Os candidatos foram escolhidos dentro de seus grupos, pelos próprios colegas. Aliás, estar frequentando o grupo que representa, há pelo menos seis meses, é um dos critérios. Com isso, conseguimos integrar ainda mais esses participantes, que fazem questão de comparecer ao evento, e torcer pelo seu representante”, explica a secretária de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima.
O objetivo do concurso é valorizar a experiência, sabedoria, beleza e elegância das pessoas maiores de 60 anos. Além de promover a integração e confraternização de diversos grupos de terceira idade da cidade.
Os ensaios e orientações aos candidatos, para que possam se apresentar bem na passarela, foram passados pelo coreógrafo Jefferson Silva.
Os atuais Miss e Mister são do grupo de terceira idade do Cras Anchieta: Iria Edna Gonçalves dos Santos e Atílio Virgilio Liessi, que passarão a faixa aos vencedores da noite.
Além do desfile dos candidatos, a noite terá as seguintes apresentações especiais: academia de dança Guto Rodrigues; Escola Viva; e grupos de jazz e dança do ventre do Palestra.
A comissão julgadora, composta por cinco pessoas, irá avaliar os candidatos nos quesitos: simpatia, elegância e desenvoltura na passarela.
Os vencedores receberão as faixas, representarão a cidade até o final de 2012 e serão presenteados com vários brindes oferecidos por parceiros do evento.

A Página da Vida, 10 mês novembro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 10 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 10 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pastoral da Sobriedade Diocesana promove encontro de espiritualidade e formação


A Pastoral da Sobriedade Diocesana está com as inscrições abertas para o encontro de espiritualidade e formação que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro. O evento, segundo o coordenador diocesano, Daniel Stefanini tem por objetivo a formação e a capacitação dos agentes para
atuarem na pastoral.
Está confirmada a presença do bispo, dom Paulo Mendes Peixoto (Diocese de SJRP), Dom Irineu Danelon (Diocese de Lins), padre  Ernesto Pedro O. Rosa, da paróquia Nossa Senhora do Brasil (Assessor Diocesano), padre  Carlos Umberto Franquim (Diocese Catanduva), e do professor, sociólogo e comentarista da Rádio Interativa, Luciano Alvarenga.

Programação 

Data/horário: 12 de novembro de 2011, das 7h30 às 21h.
Data/horário: 13 de novembro de 2011, das 7h30 às 12h30.
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
 Rua Professor Jose Felício Miziara, nº 661
Jardim Nazareth, atrás do Ibilce/Unesp.
Taxa de participação: R$ 10
Mais Informações: (17) 3234-3223

Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro de São José do Rio Preto - SP


ATIVIDADE GRATUITA

CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA 

No dia 12 de novembro, a partir das 16h, a Oficina Cultural Fred Navarro será palco de um concerto de música clássica, com a regência do Maestro Paulo de Tarso.
A atividade é o resultado final do curso "Formação de Coralistas" ministrado pelo Maestro Paulo na Oficina Cultural Fred Navarro entre os meses de agosto e outubro deste ano. Juntamente com os alunos do curso, integrarão a atividade o Coral Paulista Ensemble, que também é regido pelo Maestro. Trata-se de uma apresentação conjunta, em que se mostrará os resultados obtidos ao longo do curso, como, por exemplo, as técnicas de canto coral, o que proporcionou a qualificação e formação de coralistas, que poderão,a partir de agora, desempenhar obras corais em nível de excelência.
O coral vai executar composições eruditas e populares reconhecidas internacionalmente como, por exemplo, Beethoven e Händel.
Paulo de Tarso é Maestro há mais de 20 anos. Realizou estudos de regência coral e orquestral em diversas partes do mundo, notadamente na Alemanha. Coordena concertos de música erudita e movimentos corais em São José do Rio Preto e região.

Repertório:
E. Morriconne: Gabriel's Oboe
Beethoven: Loas a La Naturaleza
Spirituals: Let us break bread together
Mendelssohnn: Salmo 42
Händel: Hallelujah!

Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
São José do Rio Preto / SP
Tel. 17 3234 2405 | 3212 9235
frednavarro@oficinasculturais.org.br

Convite para IV Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto 2011

"Anima a Rima" fecha o ciclo de atividade do programa o Hora do Conto 2011


O programa Hora do Conto de novembro recebe o grupo “Anima a Rima”, que irá entreter as crianças nos dias 10, 17 e 24, sempre às 15h, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa.
O grupo é formado pelas recreacionistas Lili Caffe e Francine Santos, mais conhecidas pelos pequenos como tia Li e tia Fran. Através de fantoches e fantasias, confeccionados por elas, serão contados causos, fábulas, mitos folclóricos brasileiros e lendas mundiais, algumas adaptadas para abranger temas atuais como ética e sustentabilidade.
O projeto foi criado em 2009 com o objetivo de dinamizar as atividades de leitura na Biblioteca, formar novos leitores e incentivar o hábito de leitura entre as crianças de maneira lúdica e prazerosa.
O grupo “Anima a Rima” fecha o ciclo de atividades do programa Hora do Conto, que recebeu em março a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular; em abril a contadora de histórias Conceição Lopes; em maio a Companhia Livre de Teatro; em junho Durval Telles e Luciano Daguano; em agosto o escritor, músico e arte-educador Preto Moreno; em setembro a Cia. Teatral Palhaços Noturnos; e em outubro a psicopedagoga Danila Bassi.

Hora do Conto com o
 grupo “Anima a Rima”
Data: 10, 17 e 24 de novembro de 2011
Horário: 15h
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal
Dr. Fernando Costa, praça Jornalista Leonardo Gomes
 (praça Cívica), nº 1 – Centro – 1º andar
Informações: (17) 3202-2316

Convite para Audiência Pública

A Página da Vida, dia 9 mês novembro de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 9 mês novembro de 2009


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 9 mês novembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SESC Rio Preto apresenta Espetáculo de Dança “Travessia” e duas oficinas dias 10 e 11/11


O programa (An)Danças do SESC Rio Preto convida o público a “percorrer” os vários caminhos da dança contemporânea, através da apresentação de trabalhos que investigam novas linguagens coreográficas, aproximando assim a plateia da dança. Com este objetivo, o Grupo Grial de Dança, de Recife, faz duas apresentações e duas oficinas nos dias 10 e 11, quinta e sexta. Grátis.
O espetáculo de dança Travessia acontece dias 10 e 11, quinta e sexta, às 20h, no Ginásio de Esportes.
TRAVESSIA é um mergulho festivo na caminhada milenar da contação de histórias. No desejo de reforçar os elos que nos ligam às origens mais remotas da cultura brasileira, o Grial parte da “contação” inicial representada pelas pinturas e insculturas das nossas itaquatiaras – pedras pintadas, até chegar às versões mais recentes de histórias transmitidas pela oralidade e cuja autoria inicial se perdeu no tempo. Histórias que formam a nervura central da nossa personalidade criadora, cujos fios se estendem através das gerações e são ludicamente tecidos pelo Grial, que procura, por sua vez, encontrar novas possibilidades de contá-las, mantendo acesa a chama dessa tradição.
A retirada de convites é a partir das 19h.
Além dos espetáculos, o Grupo Grial realiza duas oficinas. A primeira é dia 10, quinta, às 13h30, na Sala de Expressão 1. A oficina é de Dança para Crianças: Linguagem e Construção do Movimento, e tanto a prática, quando a teoria são trabalhados para se compreender a linguagem da dança e a construção dos movimentos.
A oficina de Dança para professores e bailarinos acontece no dia 11, sexta, às 13h30, na Sala de Expressão.
 1. Serão trabalhados elementos do frevo, cavalo marinho e maracatu rural, visando exercícios de compreensão das estruturas corporais da dança tradicional para se chegar ao ponto de dilatar ou desconstruir os passos e criar pequenas celular coreográficas.
As oficinas são gratuitas, basta realizar inscrição na Central de Atendimento do SESC.
Para mais informações acesse o portal www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300.


Espetáculo – Travessia
Data: 10 e 11, quinta e sexta.
Horário: às 20h.
Local: Ginásio de Esportes do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***O ingresso pode ser retirado a partir das 19h na Central de Atendimento.

Oficina – Dança para crianças:
 Linguagem e Construção do Movimento
Data: 10, quinta.
Horário: às 13h30.
Local: Sala de Expressão 1 do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Oficina – Dança
Data: 11, sexta.
Horário: às 13h30.
Local: Sala de Expressão 1 do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Baile do Havaí neste sábado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil no São Deocleciano

Filme italiano “Almoço em Agosto” é exibido nesta quinta, dia 10, pelo SalaSESC de Cinema


O programa SalaSESC de Cinema exibe nesta quinta, dia 10, o filme “Almoço em Agosto”, do premiado diretor Gianni di Gregorio. Às 20h, no Teatro do SESC Rio Preto. E grátis.
Com dificuldades financeiras, Gianni não sabe como fazer para pagar inúmeras dívidas. Morando em Roma com a mãe viúva, ele sequer consegue pagar o aluguel do apartamento, o que faz com que o proprietário lhe faça uma proposta. Ele quer que Gianni abrigue em sua casa a mãe e a tia dele durante o feriado de 15 de agosto, em que se comemora a ascensão da Virgem Maria e as férias.
Se ele aceitar, será perdoado de parte da dívida. Para completar, o médico de Gianni e um dos amigos dele ficam sabendo deste acordo e também querem que o homem de meia idade passe a tarde do feriado com suas mães. Agora, ele terá que preparar um Almoço em Agosto em que sua casa ficará repleta de velhas senhoras. E, aparentemente, fazer o papel de babá destas mulheres é o único jeito que Gianni tem de minimizar suas dívidas.
O filme Almoço em Agosto é a estréia na direção de Gianni Di Gregorio, um dos roteiristas do celebrado filme italiano Gomorra. Além de dirigir, o cineasta também escreveu o roteiro e atua na comédia. O longa ganhou três prêmios no Festival de Veneza, e fala sobre um tradicional feriado italiano, o ferragosto.
E um dos encantos do cinema está em nos permitir conhecer outras realidades e culturas. Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto) traz uma dessas oportunidades que não podem ser desperdiçadas por quem gosta ou tem interesse em conhecer a cultura italiana. Além de o protagonista passar o filme inteiro bebendo vinho e cozinhando pratos típicos, ele está preparando o almoço de Ferragosto, um feriado que muitos não conhecem. Tudo surgiu de uma festividade romana pela fertilidade, mas com a adoção do Cristianismo a festa foi convertida em uma celebração que relembra a ascensão de Virgem Maria, comemorada em 15 de agosto.

Título Original: Pranzo di Ferragosto
Direção: Gianni di Gregorio
Gênero: Drama/Comédia.
Duração: 75 min.
Lançamento: 2008, Itália.
Estúdio: Archimede / Ministero per i Beni e lê Attività Culturali (MiBAC)
Distribuidora: Imovision
Produção: Matteo Garrone
Roteiro: Gianni Di Gregorio (baseado em história de Simone Riccardini e Gianni Di Gregório)
Edição: Marco Spoletini
Figurino: Silvia Polidori
Direção de fotografia: Gian Enrico Bianchi
Elenco: Gianni de Gregório (Giovanni)
Valeria di Franciscis (Mãe de Giovanni)
Maria Calì (Tia Maria)
Grazia Cesarini Sforza (Grazia)
Alfonso Santagata (Luigi)
Marina Cacciotti (Mãe de Luigi)
Luigi Marchetti (Viking)
Marcello Ottolenghi (Médico)
Petre Rosu (sem teto)

Exibição do filme
 Almoço em Agosto
Data: 10, quinta.
Horário: às 20h.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou
 www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***Classificação: 12 anos.