sábado, 24 de março de 2012

Correios homenageiam hoje (24) o Hospital de Câncer de Barretos com selo e carimbo


Os Correios lançam neste sábado (24), às 16h, nas dependências da Fundação Pio XII, Avenida da Figueira, 40 - Bairro Dr. Paulo Prata, Barretos (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 50 anos de história do Hospital de Câncer de Barretos, ocasião em que será inaugurado o Hospital de Câncer Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O novo centro também sela a parceria com o Saint Jude Children´s Research – o mais conceituado centro de tratamento oncológico pediátrico de câncer no mundo. O acordo torna os hospitais “Twins Institutions” (Instituções Gêmeas), ou seja, os centros serão capazes realizar em conjunto, protocolos de pesquisa, intercâmbios entre os médicos e compartilhamento de casos e práticas clínicas.  Além do acordo em comum, ambas instituições celebram seus respectivos cinquentenários este ano e foram batizadas com o nome do mesmo santo: São Judas. O projeto inicial que se tornaria o Hospital de Câncer de Barretos, nasceu com o Hospital São Judas Tadeu, um hospital que hoje tornou-se uma unidade especializada e referência em Cuidados Paliativos.
O evento conta com a presença do diretor regional dos Correios de São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença; do presidente da Fundação Pio XII, Henrique Duarte Prata, e demais autoridades.
 O lançamento das peças é uma iniciativa da Fundação Pio XII, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos ao cinquentenário do H.C.B.
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa como fundo uma foto do hospital. Acima, em destaque, focaliza-se a imagem do Dr. Paulo Prata, Fundador do Hospital de Câncer de Barretos. Completa o conjunto visual a logo do H.C.B. com os dizeres: 50 Anos.
Foram produzidos 2.400 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da Fundação Pio XII.

Já o carimbo comemorativo, de autoria do Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP, apresenta ao centro também a foto do hospital como fundo. Abaixo, os dizeres: Dr. Paulo Prata. Acima, em destaque, a imagem do Dr. Paulo Prata com os dizeres: Fundador do Hospital de Câncer de Barretos. Ao redor, em círculo, os dizeres: 50 Anos de História – Correios – Barretos – SP – 24.3 a 22.4.2012 (referente ao período de circulação do carimbo).


Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Barretos (Rua 14, 757 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

HISTÓRIA
Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.
Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer.
Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.
Dando seqüência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós. (Fonte: http://www.cliquecontraocancer.com.br).


Sobre o Hospital Infantojuvenil 
A construção do Hospital Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada inteiramente através de doações: são R$ 20 milhões obtidos através das edições da campanha televisiva Direito de Viver (através das emissoras TV Gazeta, Rede Vida de Televisão, Canal Rural e Rede TV!) e por doações ao “Projeto Cuidar” do Hospital de Câncer de Barretos, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA da cidade de Barretos para captação de recursos incentivado do Imposto de Renda a pagar de pessoas físicas (6%) e jurídicas (6%), ao Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90.
“Somos o centro que mais recebe casos de tumores ósseos do país e muitos pacientes chegam com o diagnostico avançado, apesar de já terem recebido atendimento em outros hospitais. As parcerias com o St. Jude e o MD Anderson Cancer Center (o maior centro de tratamento oncológico do mundo) permitirão fortalecer a pesquisa clínica desses tumores. Assim, conseguiremos oferecer uma segunda chance de tratamento, com novas drogas, para pacientes com recaída ou em progressão de doença”, informa Dr. Luiz Fernando Lopes, Coordenador Médico do Departamento de Pediatria do Hospital de Câncer de Barretos. O novo hospital também terá técnicas de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, onde o tratamento será geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura.
Além de oferecer um segundo tratamento para crianças em estágio avançado, o hospital infantojuvenil investirá no diagnostico precoce e na prevenção. “Focar apenas em tratamento não é mais o futuro, pois o que irá curar mais crianças é garantir o atendimento no estágio inicial da doença e promover hábitos saudáveis para que elas não desenvolvam câncer”, explica Lopes.
A ideia é multiplicar essa consciência pelo interior do país. “Vamos utilizar ferramentas modernas de comunicação para levar essa mensagem às crianças e aos pais delas. Conscientizar crianças a não fumar, comer corretamente e realizar atividades físicas já é um grande avanço. O resultado talvez não seja imediato, mas o efeito multiplicador será muito maior daqui a 20 ou 30 anos”, relata o médico.
Outro protocolo que merece atenção é o referente aos tumores adrenocorticais, situados na supra-renal. Estudos realizados em parceria com St. Jude demonstram um tipo de mutação genética especifica que coloca o Brasil como o país com maior número de incidência deste tumor pediátrico. Segundo Dr. Luiz: “ampliaremos as pesquisas em parceria com o St. Jude para nos tornarmos centro de referência no diagnostico molecular, no tratamento e no aconselhamento genético aos pacientes e famílias afetadas por este tumor”.
Infraestrutura
A nova unidade foi construída em um amplo terreno ao lado do complexo do Hospital de Câncer de Barretos. Possui 27 leitos, ambulatórios, salas de infusão separadas por faixa etária, centro de reabilitação, centro de quimioterapia, laboratório de emergência, recepção, administração, serviços de apoio e pronto atendimento 24 horas. O hospital conta com o apoio de outros setores como lavanderia, nutrição, radioterapia, radiologia, farmácia central, banco de sangue, laboratório, patologia, entre outros.
“O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República”, explica Henrique Prata.
A filosofia do tratamento pediátrico do Hospital de Câncer de Barretos segue a mesma linha humanizadora existente na instituição como um todo: acredita na cura psicossocial, ou seja, que o cuidado com as próprias questões sociais e psicológicas do paciente é tão importante quanto o tratamento médico para a melhora de seu quadro clínico. Pensando nesse aspecto, o novo prédio tem estruturas inovadoras para facilitar, dinamizar e tornar mais agradável o convívio das crianças e suas famílias com o ambiente hospitalar.
“As crianças tem uma forma diferente de olhar o mundo e um atendimento mais especifico, em ambiente próprio, torna o sofrimento menor e a aceitação ao tratamento maior”, conclui o coordenador médico. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital de Câncer de Barretos).



SESC Rio Preto traz Cia Truks neste domingo, dia 25, com o espetáculo “O SENHOR DOS SONHOS”


  
 O programa Teatro para Crianças, que busca incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica, trouxe no mês de março a Cia Truks de São Paulo (SP), que desenvolve trabalhos baseados no Teatro de Animação de Bonecos. Para a última apresentação do mês, neste domingo, dia 25, o espetáculo escolhido é “O Senhor dos Sonhos”, às 15h30, no Teatro do SESC Rio Preto.
 O personagem principal é Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de criança sonhadora, uma época em que ou estava navegando pelos sete mares, ou certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. Porém, essa sua imaginação o deixava esquecido de suas lições e obrigações, e sempre estava atrasado para ir à escola.
A peça confronta as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de ajustar-se às regras sociais, explorando a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças.
 Para mais informações (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.

Dia 25
O Senhor dos Sonhos
Com Cia. Truks, de São Paulo (SP).
O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando fora um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.
Duração: 50 min.
  
Teatro para Crianças –
 “Senhor dos Sonhos”
Data: 25, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***Os ingressos podem ser retirados a partir das 14h30 na Central de Atendimento. 

Prefeitura libera internet na Praça e no aeroporto


A partir de segunda-feira (26/03) a Prefeitura, por intermédio da Semdec -Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo disponibiliza internet gratuita sem fio (wi-fi), na Praça Rui Barbosa (no Calçadão de Rio Preto) e no aeroporto Eribelto Manoel Reino.
A inclusão digital na área faz parte do projeto de revitalização do Calçadão. No aeroporto o wi-fi vem incrementar o atendimento oferecido pelo PIT – Posto de Atendimento ao Turista, da Semdec.
O objetivo é proporcionar acesso fácil ao universo on-line para os consumidores e usuários do aeroporto, inicialmente.
O sistema será mantido pela empresa Amplitudenet, que vai fornecer o sistema de gestão de usuários, hostpot e internet sem fio, que poderá ser acessada de qualquer dispositivo móvel como notebooks, tablets, palm tops, celulares, entre outros que disponham de wireless padrões B,G ou N.
A internet poderá ser acessada em toda a extensão da Praça Rui Barbosa e nos arredores num raio de 50 metros.
No aeroporto o acesso será nos balcões de embarque e desembarque e em toda área interna.
Ao acessar a rede sem fio da Prefeitura, o usuário vai se conectar na “Pref.SJRP internet Grátis” e automaticamente será solicitado um cadastro, que após concluído permitirá o acesso gratuito com velocidade de acesso de até 512kbps, sem limites para downloads. O limite de usuários conectados ao mesmo tempo é de 400 usuários simultâneos em cada um dos dois pontos de acesso.

Feiras do Solo e Ipiranga recebem "Viva Feira, Feira Viva" amanhã e paróquias de Votuporanga realizam retiro espiritual da quaresma


 Os consumidores que passarem pelas feiras-livres do Solo Sagrado e Vila Ipiranga neste domingo(25/3), vão ter atendimento de saúde de graça nas barracas do projeto Viva Feira, Feira Viva, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto.
 Serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Não é necessário jejum para realizar os exames. O atendimento será realizado das 8 horas às 11 horas e os exames são gratuitos.
 As pessoas que tiverem o resultado dos exames alterados serão orientados a procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de suas casas.
Projeto
O Viva Feira visa promover a revitalização das feiras-livres  e além da padronização das barracas  visa a eliminação da poluição visual e  tornar as feiras mais funcionais. Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, visualmente as feiras estão menos poluídas.
O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.

Paróquias de Votuporanga realizam
retiro espiritual da quaresma 

Neste 25 de março, às 8h, haverá retiro quaresmal, na chácara Paraiso no bairro do cruzeiro.
Mais informações pelo telefone (17) 3421-3003.
Realização: Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima.

Prefeito entrega enxovais no Fundo Social e visita grupo da 3a idade na Represa Municipal

 
O prefeito Valdomiro Lopes entregou ontem (23/03) junto com a primeira-dama Eliana Lopes kits para gestantes confeccionados pelas alunas do curso de corte costura do Fundo Social de Solidariedade. “O Fundo Social tem ampliado muito o significado da palavra solidariedade. Hoje, além do atendimento direto às famílias mais necessitadas, inclusive por meio do Banco de Alimentos, o Fundo também oferece cursos profissionalizantes”, comentou o prefeito.
Os enxovais para bebês foram doados à 16 gestantes, moradoras de vários bairros da cidade e cadastradas no Fundo Social. “Os nove meses de gravidez geram muita expectativa e ansiedade por parte da mãe, para arrumar tudo, desde o berço até as roupinhas e fraldas, para esperar o grande dia do nascimento do bebê. E foi pensando nas mães que talvez não tivessem condições de adquirir um enxoval completo, que mobilizamos todas as alunas do curso de corte e costura para a confecção das peças”, conta a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
 Os kits distribuídos às gestantes contêm bolsa, manta, pagão, fralda de pano e descartável, toalha, mijão, cueiro, macacão e materiais de higiene pessoal do bebê, como cotonete, sabonete e pomada para assadura.
O curso de Formação Profissional do Fundo Social, em corte e costura, tem a orientação da professora Lúcia Santos. As alunas foram unânimes em afirmar que o curso garantiu à elas aprendizado inovador e uma nova fonte de renda. Além disso, as aulas puderam beneficiar outras mulheres com a confecção dos enxovais. “Achei muito gratificante, pois as mães ficaram muito contentes com o kit. Graças ao curso conseguimos fazer este enxoval, que superou nossa expectativa. Todos os materiais que foram utilizados são de primeira qualidade”, diz Fátima de Lourdes Rodrigues, 60 anos, aluna do curso.
 O curso de corte e costura é um projeto de geração de renda que tem como objetivo qualificar e aperfeiçoar pessoas com atividades voltadas para o corte, costura, modelagem industrial e artesanal, customização de roupas e patchwork.

Prefeito visita grupo da 3a idade 
na nossa Represa Municipal

O prefeito Valdomiro Lopes visitou ontem (23/03) o grupo de Terceira Idade que se exercita todos os dias no Lago 2 da Represa Municipal. Eles são monitorados por um professor da Secretaria de Esportes e Lazer, inclusive aos domingos.
O grupo reivindicou e o prefeito atendeu o pedido para a construção de um vestiário dotado de sanitários e bebedouros, próximo a academia ao ar livre. Hoje o prefeito vistoriou o local e participou de confraternização com os membros do grupo. “É uma alegria poder oferecer uma estrutura melhor para essas pessoas que já trabalham tanto e agora querem se exercitar para manter a qualidade de vida”, destacou o prefeito. Ele foi acompanhado pelo secretário de meio ambiente e urbanismo, José Carlos de Lima Bueno.

Quermesse hoje na capela N. S. da Anunciação, Paróquia N. S. do Rosário da Pompéia realiza galinhada e Maria Peregrina "Queima do Alho"


A Capela Nossa Senhora da Anunciação de Rio Preto promove neste sábado, dia 24, a partir das 20h, no salão de festas, a tradicional quermesse. Haverá diversas barracas de comidas típicas e diversão pra toda a família.  Toda renda da festa será revertida para a conclusão das obras da paróquia Sagrado Coração de Jesus. A capela Nossa Senhora da Anunciação fica na avenida Antonio Antunes Junior, 3901, no Jardim Ana Célia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3236-5477

Paróquia N. S. do Rosário da 
Pompéia realiza galinhada 

No dia 25 de março a Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia promove almoço, onde será servido marmitex de galinhada. Os convites estão sendo vendidos a R$ 15,00 e as marmitex servem até duas pessoas.
Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia 
Rua: Rubens Scrignolli, 1015 no bairro Bosque da Felicidade.
Mais Informações: 3215-2688

Escola Maria Peregrina 
realiza Queima do Alho 

Será realizado no dia 25 de março, às 12h, no Rancho do Tropeiro almoço beneficente com queima do alho, em prol da Escola Maria Peregrina e Santuário Nossa Senhora das Graças. Os convites custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na Escola Maria Peregrina, que fica na rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184, na Cecap.
Mais informações pelo telefone 3021-9478.

A Página da Vida, 24 de março de 2011


*

*

*


*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 24 de março de 2010


**



**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 24 de março de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou crítica
s para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 24 de março de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 23 de março de 2012

“PRETO BÁSICO” amanhã no SAMBADOSESC



O grupo “Preto Básico” apresenta o show “SAMBA CRU”, com samba em suas mais diversas formas neste sábado, dia 24, pelo projeto SAMBADOSESC, onde intérpretes e compositores se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero brasileiro.
Às 17h, na Lanchonete do SESC Rio Preto. E é grátis!
 Criado em março de 2004, o grupo Preto Básico sempre inova com nos arranjos, apostando, porém, em um samba genuíno e bem interpretado. Com um show alto astral e uma formação enxuta, os músicos apostam na praticidade da mesclagem de ritmos em seu show, ficando tudo muito prático na hora da execução, sem perder o peso e a qualidade que o samba necessita.
 O repertório do grupo é focado em alguns dos grandes compositores da música brasileira, como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Cartola, Pixinguinha, Chico Buarque, entre outros. Além dos instrumentos característicos de uma roda de samba, o show também conta com o cajón, instrumento de percussão peruano, muito utilizado na música flamenca.
 Para informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Confira abaixo a próxima atração
do projeto “SAMBADOSESC”

Dia 31
Mari Marão
Com sua potente voz, que lembra a da cantora Alcione, a sambista de sorriso fácil interpretará grandes clássicos e sucessos do mundo do samba, como Emílio Santiago, Alcione, Betty Carvalho, Jorge Aragão, Milton Nascimento, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Clara Nunes.

SAMBADOSESC – Preto Básico 
Data: 24, sábado.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Convite para a peça "UMA DIFERENTE FORMA DE SE VER "THE BULLYING"" e Festa da Polenta

 
Gostaria de convidá-los para prestigiar a peça "UMA DIFERENTE FORMA DE SE VER "THE BULLYING"" que eu, Juliana Carolina, apresentarei neste sábado (24/03), às 19h:30, no Teatro Municipal  NELSON CASTRO  - Av. Feliciano Salles Cunha, 1020 (atrás do Cemitério São João Batista).
Um monólogo que permeia pelos três caminhos que uma pessoa atormentada pelo bullying pode passar, até chegar a uma nova teoria: de um bullying relacionado ao amor. 
 Através desta peça espero passar a todos uma importante e reveladora mensagem, por isso convido e conto com a presença de todos para poderem prestigiar essa experiência.
 Os ingressos são gratuitos, sendo retirados lá no Teatro Nelson Castro.
 Peço que, por gentileza, repasse esse e-mail.
Desde já agradeço e mais uma vez conto com a presença de todos.
Juliana Carolina

Festa da Polenta traz 
pratos típicos da Itália

A 9ª edição da Festa da Polenta de São José, promovida pela Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira “Amici d´Italia”, será realizada neste sábado (24/3), a partir das 18 horas, no Centro de Eventos da ACIRP – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto. O evento integra as comemorações dos 160 anos do município.
Além das tradicionais polentas, que serão servidas com diversos tipos de molhos, a novidade deste ano são as porções de caponata, um prato feito com berinjela e abobrinha marinadas em molho agridoce, misturas com azeitonas e uvas passas; e a luna calabrese, que é pão italiano recheado com molho de lingüiça calabresa. Além destes pratos, haverá barracas de crepe, pastel e doces.
Para animar o público, o Grupo Folk de Danza apresenta as famosas danças da Itália, com músicas alegres e trajes típicos. Os convites estão sendo vendidos na sede da Amici d´Italia, na rua Floriano Peixoto, 3130, bairro Santos Dumont. O valor do convite é R$ 5.

9ª Festa da Polenta de São José
Data: 24 de março
Horário: 18 horas
Local: Centro de Eventos da ACIRP – Avenida Bady Bassitt, 4.052
 Convites: Amici d´Italia – Rua Floriano Peixoto, 3130 – Santos Dumont
Valor: R$ 5

Livro conta a história de São José do Rio Preto e amanhã Saúde no Bairro vai estar no Calçadão


O historiador Agostinho Brandi lança na noite de hoje, sexta-feira, (23/03), com apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, o livro “São José do Rio Preto 1894 -1907: o ciclo dos intendentes e a criação da comarca”.
O evento, que será realizado a partir das 20 horas, acontece na sede da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp), localizada na rua Silva Jardim, 3099, no Centro.
O livro, segundo o autor, conta a história do município entre os anos de 1894 a 1907. A obra é continuação de outro livro de Brandi, que trata do período distrital, no século 19, entre os anos de 1852 a 1894.

Lançamento do livro
 “São José do Rio Preto 1894 -1907: 
o ciclo dos intendentes e a criação da comarca”
Data – 23/03/2012 (sexta-feira)
Horário – 20 horas
Local – Acirp (Silva Jardim, 3099, no Centro)

Saúde no Bairro vai estar no 
Calçadão neste sábado

O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, vai estar no calçadão na Praça Rui Barbosa, em frente ao Praça Shopping, neste sábado, (24/3) com o ônibus da saúde. A idéia é levar atendimento preventivo de saúde para os consumidores que freqüentarem o comércio.
 Segundo a coordenadora do projeto e do programa Saúde da Família, Juliana Chimello, serão realizados diversos tipos de exames preventivos como aferição de pressão arterial, glicemia, papanicolaou, além de testagens sorológicas (HIV, Sifilis, Hepatites) e orientações gerais (Hipertensão, Diabetes, HIV e DSTs).
 O atendimento, que é gratuito, será realizado das 9 às 13 horas.
 “Os casos em que forem apresentados alterações serão encaminhados para acompanhamento e exames complementares na unidade de saúde mais próxima da casa do paciente”, afirma a enfermeira.
 Para ser atendido, basta ir até o local em que o ônibus vai estar acionado, portando documentos pessoais.

Saúde no Bairro
Data – 24/03/2012
Horário – 9 às 13 horas
Local – Calçadão da praça Rui Barbosa 
(em frente ao Praça Shopping)

Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo faz apresentação no Teatro Municipal

 
O Teatro Municipal de São José do Rio Preto, Humberto Sinibaldi Neto, recebe no próximo sábado, (24/3), a Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo (Capital). A apresentação, que tem início previsto para às 20h30 e será de caráter único, está dentro da programação das comemorações dos 160 anos do município.
 Não serão cobrados ingressos. Os interessados em assistir ao concerto devem retirar os convites no CPI-5, localizado na avenida da Saudade, 1980, no setor de relações públicas, além de levar um quilo de alimento não perecível, que será doado posteriormente a entidades assistenciais.
 O telefone para informações é o (17) 3231-7771, ramais 214 ou 229.
 Banda
Criada em 1857, a Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo tem hoje, em sua composição, 70 pessoas sob o comando do major Renato Maximiano da Silva.

Apresentação da Banda Sinfônica 
da Polícia Militar de São Paulo
Data – 24/03/2012
Horário – 20h30
Local – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Dois espetáculos neste fim de semana, no SESI



A Companhia D'Alma faz tributo ao rei da comédia, 
com o espetáculo: L'Illustre Molière, sexta-feira e sábado.   
Domingo, a Companhia Mundu Rodá, 
apresenta o romântico espetáculo de teatro, 
dança e música: A Donzela Guerreira.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 
30 minutos antes do início de cada sessão. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK  E 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO  DO SESI RIO PRETO.

Programas de fim de semana no SESC Rio Preto

 
O final de semana do SESC Rio Preto tem várias atrações para as crianças de todas as idades, como a Oficina de Criatividade de Brincadeiras de Circo, às 10h30, no Ginásio de Esportes, no sábado, dia 24.
No domingo, às 15h30, no Teatro, tem o espetáculo infantil O Senhor dos Sonhos, da Cia Truks, que é válido pelo programa Teatro para Crianças.

As aulas abertas também continuam durante o final de semana, começando no sábado, às 10h, com Capoeira, no Ginásio de Esportes 2 e Ginástica com Acessórios, às 15h, na Sala de Expressão 2.
Tanto no sábado quanto no domingo, às 15h, tem Recreação Aquática Infantil e Hidroanimação, às 16h, ambos no Parque Aquático.
Já no domingo, dia 25, tem aula aberta de Pilates de Solo em Grupo, às 10h30, no Espaço Oficina 1, e Alongamento e Relaxamento, às 15h, na Sala de Expressão 2.

O programa Mesa Brasil do SESC Rio Preto ainda oferece uma oficina gratuita sobre Alimentação Natural: Conceitos e Alternativas, às 10h, na Sala de Expressão Artística. No sábado, dia 24.

No mesmo dia, às 16h30, o programa Expressões realiza o curso de Retalhos, às 16h30, na Sala de Expressão Artística.
O tema deste mês é Guarda-Roupa Diferente, e custa R$ 3,00 para trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes, R$ 6,00 para usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos e R$ 12,00 a inteira.

Já às 17h, o projeto SAMBADOSESC apresenta o grupo Preto Básico, cantando o melhor do samba na Lanchonete da unidade.

Neste sábado e domingo ainda acontece o evento ANIMERP, com muitas oficinas, apresentações, vivências e bate-papos sobre a cultura oriental. Durante todo o final de semana, uma pequena parte dessa cultura, que é disseminada pelos jovens, transita pelo SESC Rio Preto. A programação toda é gratuita.

Confira a programação completa 
do AnimeRP 2012:

DIA 23, sexta 
oficina
Mangá Vetorial
Criação de mangá vetorial com recurso do Inskape.
18h, na Sala de Internet Livre. 
espetáculo
O Caderno da Morte
Com Cia. Zero Zero.
O espetáculo é uma adaptação do conhecido mangá Death Note, que conta a história de um caderno que tem o poder de matar pessoas.
20h, no Teatro.

Dia 24, sábado 
oficina
Perspectiva e Sombra
Com Pablio da Silva Souza
Conceitos básicos de perspectiva e sombra utilizando pontos de fuga, linhas para trabalhar objetos, cenários e pessoas, dando a impressão de profundidade, altura e volume.
10h, no Espaço Oficina 2 (Ginásio de Esportes). 
Customização de Cosplay
Com Felipe Pacca.
Construa acessórios para cosplay utilizando materiais reaproveitáveis.
10h, no Espaço Oficina 2 (Ginásio de Esportes). 
Chaveiro em Toy Art
Com Daniela Águas Mandrussato Esteves.
Crie chaveiros de tecido em diversos formatos.
12h, no Espaço Oficina 2 (Ginásio de Esportes). 
Origami
Com Maria Regina Costa Schultz.
Técnica oriental que reproduz objetos e animais com dobraduras em folhas de papéis.
12h30, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
Cupcake
Com Deise e Denise Goulart.
Entre na moda do Cupcake e aprenda a criar saborosos bolinhos decorados com muita criatividade.
14h, no Espaço Cozinha (Sala de Expressão Artística). 
Básico em Mangá
Com Pablio da Silva Souza
Técnicas para desenhar os populares desenhos japoneses, o Mangá.
15h, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
bate-papo
Fanzine Animerp
Com o Grupo de Fanzineiros do Animerp
Lançamento do fanzine elaborado e confeccionado pelos participantes de oficinas que aconteceram ao longo de 2011.
12h, no Teatro. 
Animação
Com alunos e professores do curso de Imagem e Som da UFSCar.
Processo de criação de animações.
14h, no Teatro. 
vivência
Para Para Dance
Com Yogi Suzuki Bastoso.
Estilo de dança muito praticada pelos jovens japoneses no qual predominam os movimentos da parte superior do corpo.
13h, no Palco (Ginásio de Esportes). 
AnimeQuiz
Com Yogi Suzuki Bastoso.
Divertido jogo de perguntas e respostas onde vence quem tem o maior conhecimento na área de Animês e Mangás.
15h, no Palco (Ginásio de Esportes). 
apresentações
Animê
Exibição de animações no estilo mangá.
10h, no Teatro. 
Dublagem ao Vivo
Venha conferir a dublagem ao vivo de um episódio de um animê!
16h, no Teatro. 
Cosplay
Apresentação livre de cosplayers.
16h, no Palco (Ginásio de Esportes).

Taikô
Com Grupo Hatsumi Taiko.
Taikô significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.
17h, no palco (Ginásio de Esportes). 
Técnicas Samurai
Com Instituto Niten.
Demonstração de técnicas samurai do Japão feudal com espadas como o Iaijutsu, Kenjutsu e Kendô.
18h, no palco (Ginásio de Esportes).

DIA 25, domingo 
oficina
Arte Finalização com Nanquim
Com Pablio da Silva Souza.
Aprenda a arte de finalizar seus desenhos com canetas nanquim descartáveis.
10h, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
Papercraft
Com Natalia Magri Tomaz.
Monte miniaturas de personagens a partir de dobraduras e colagem de papel.
10h, no Espaço Oficina 2 (Ginásio de Esportes). 
Boneco em Toy Art
Com Daniela Aguas Mandrussato Esteves.
Solte sua criatividade montando bonecos de tecido com as características que você quiser.
12h, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
Furoshiki
Com Maria Regina Schultz.
Aprenda a milenar técnicas oriental de transformar tecidos em vários utensílios.
12h30, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
Culinária Japonesa
Com Yogi Suzuki Bastoso.
Aprenda as técnicas básicas da culinária japonesa e como é feito a montagem de um bento.
14h, na Sala de Expressão Artística. 
Elaboração de Roupas para Mangá
Com Letícia de Macedo Raymundo.
Processo de criação de roupas para desenhos ao estilo mangá.
15h, no Espaço Oficina 1 (Ginásio de Esportes). 
vivência
Card Game
Com Caio Nascimento Nascimento.
Traga o deck de seu card game preferido e venha se divertir com mesas reservadas especialmente para jogadores de Card Games.
10h, no Espaço de Jogos. 
apresentação
Animadness
Formada em 2005, a Animadness é uma banda de rock cuja sonoridade se apóia em elementos da cultura japonesa, principalmente na música, conhecida como J-Music.
17h, no palco (Ginásio de Esportes).

DIAS 24 E 25, sábado e domingo 
oficina
HQ Digital
Com Katharine Diniz.
Criação de quadrinhos através de softwares livres.
10h30, na Sala de Internet Livre. 
Zoombie Look
Com Marcos Takeda.
Técnicas de maquiagem para simular feridas e queimaduras.
16h, no Espaço Oficina 2 (Ginásio de Esportes). 
vivência
Torneio de Vídeo-Games Portáteis
Com Andrés Batista.
Utilize seus mascotes treinados para batalhar contra os mascotes de seu adversário.
Sábado, 10h e 14h. Domingo, 10h. No Espaço Oficina 3 (Ginásio de Esportes). 
Espaço Fanzine
Fanzine ou fanatic magazine é uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor).
10h, no Espaço Oficina 4 (Ginásio de Esportes). 
Jogos de Tabuleiro
Com Felipe Pacca.
Jogos de estratégia e de origem.
10h, no Espaço de Jogos.

Games Interativos
Com Charles Michel Araújo Andrade.
Games eletrônicos nos quais os jogadores interagem por meio de movimentos captados por sensores.
12h, no Espaço Oficina 3 (Ginásio de Esportes). 
Animekê
Muito popular nos eventos de Animês, o Animekê é uma versão do karaokê, mas as músicas são temas de Animês.
13h, no Espaço Oficina 4 (Ginásio de Esportes). 
Dare to Fight
Com Felipe Pacca
Inspirada na Batalha Campal, esta aventura traz as simulações de batalhas, mas, no lugar de lutas insividuais, elas acontecem em grupos.
13h, no Espaço Oficina 5 (Ginásio de Esportes).

Batalha Campal
Com Felipe Pacca.
Muito comum nos eventos de Animês, a Batalha Campal é uma simulação de uma batalha no estilo medieval utilizando espadas de espuma.
14h, no Espaço Oficina 5 (Ginásio de Esportes). 
Mesas de RPG
Com Felipe Pacca.
Entre nesta aventura por mundos desconhecidos e imaginários, guiando seu herói nesta grande jornada.
14h, no Espaço de Jogos. 
exposição
Fanzine Creepy Pasta
Exposição com esboços do trabalho e processo de construção do fanzine do Grupo de Fanzineiros da AnimeRP.
No Ginásio de Esportes.


SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. 
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: 
www.twitter.com/sescriopreto

A Página da Vida, 23 de março de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 23 de março de 2010

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de março de 2009


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 23 de março de 2008

****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Alunos aprendem sobre uso racional da água e prefeito inaugura nova Subestação da CPFL

 
O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto mantém o Programa Permanente de Visitas à ETA –Estação de Tratamento de Água e ETE –Estação de Tratamento de Esgoto. Porém, nesta quinta-feira (22/3), quando se comemora o Dia Mundial da Água, o entusiasmo dos visitantes foi maior. Os alunos da rede municipal prestaram muita atenção às explicações sobre a importância das duas Estações.
 Na ETA eles receberam informações de como a água é captada, tratada e distribuída para a população. Na ETE puderam conferir de perto como a coleta, afastamento e tratamento de esgoto são feitos na cidade.
 Em ambos passeios os alunos interagiram com os monitores que tiraram dúvidas e explicaram sobre o uso consciente da água. “Viabilizar este passeio é uma forma ee ensinar como a ETA funciona e, assim, mostrar todas as etapas de tratamento que a água recebe para que possa chegar potável nas casas dos cidadãos. Então, acabamos por criar um sentimento de conscientização para este bem precioso chamado água”, explica Cláudia Rodrigues, bióloga responsável pela qualidade da água tratada na ETA.
 “Os alunos aprendem de uma maneira prática, bem interativa. Para ter certeza de que aprenderam com a visita, o professor de geografia vai pedir um relatório”, conta Fabiana Coalheta, professora da escola Roberto Jorge, que acompanhava os alunos na ETE.
 Em todas as visitas os participantes recebem kits. Na ETA os visitantes ganham escova de dente, fio dental, pasta de dente e uma canequinha com proposta de evitar o desperdício de água na hora de enxaguar a boca após escovação. E na ETE uma squeeze (garrafa d´água) personalizada do SeMAE.
 As visitas são realizadas permanentemente. Quem quiser agendar basta ligar para (17) 3211-8212, se for para a ETA, (17) 3217-7510, no caso da ETE, ou pelo e-mail semae@semae.riopreto.sp.gov.br. O SeMAE tem uma média de 4 mil visitas por ano, número dividido entre ETA e ETE, e acredita que a conscientização é o primeiro e principal passo  para que sejam formados cidadãos que saibam preservar os nossos recursos naturais.

 Prefeito inaugura nova 
Subestação da CPFL 

O prefeito Valdomiro Lopes inaugurou hoje (22/03), junto com o diretor adjunto de Gestão da CPFL Paulista, Ricardo Siufi, a ampliação da Subestação São José do Rio Preto 6 – Norte. 
A subestação teve um aumento de capacidade de 40 mega volt ampére de potência e recebeu cinco novos alimentadores de 13,8 kilovats. O objetivo é garantir a autonomia ao sistema até 2017, considerando um consumo de energia de 3,8% ao ano. Atualmente, a CPFL fornece energia para 188 mil clientes em Rio Preto.
O prefeito Valdomiro Lopes também assinou um termo de eficiência energética para a instalação de 1.095 aquecedores nos bairros do CDHU localizados nos bairros Duas Vendas F e G e CAIC C1 e C2. O valor desse investimento foi de R$3,3 milhões.
A solenidade foi aberta com apresentação das crianças da Orquestra Alarme e contou com a presença de autoridades como o médico Horácio Ramalho, diretor da Funfarme – Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto e do Hospital de Base e representantes das Polícias Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
Durante o evento foi anunciado um investimento de R$230 mil para a substituição de 4.800 luminárias nos prédios da Polícia Ambiental; 3ª Cia da Polícia Militar; Alarme; Corpo de Bombeiros e Hospital de Base.
O diretor da CPFL, Ricardo Siufi, destacou que as parcerias trazem benefícios para ambas as partes. “Hoje é um dia de festa para todos nós”, registrou.
O prefeito Valdomiro citou que a CPFL demonstra ser uma empresa que se preocupa com o bem estar das pessoas, pois faz projetos voltados para as pessoas que mais precisam. “A CPFL trata com agilidade as coisas que são para a cidade”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o município cresceu 11 vezes desde 1959, quando seu pai foi prefeito. “Rio Preto desafia todos os projetos e planos de crescimento. Refaçam os cálculos, pois vamos continuar a crescer”, enfatizou.

Ana Tércia Soares participa do II Jogos Paulistas de Cegos e Sofia Nehring da prova de Triathlon

 
 A atleta Ana Tércia Soares, deficiente visual, e velocista paraolímpica, enfrenta seu primeiro desafio do ano, neste sábado (24/3) pelos II Jogos Paulistas de Cegos, no SESI de Taubaté – SP. Ela tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) através do CAD – Clube dos Amigos dos Deficientes.
 A velocista correrá os 100m e os 200m rasos da classe T12. Ana compete no atletismo nas provas de velocidade em 100, 200 e 400 metros rasos e no revezamento 4 por 100 metros. Ela esta de olho nos Jogos Paraolímpicos, que será em setembro em Londres.
 Avaliando os três meses de treinamento de base e fortalecimento geral, a meta principal neste evento será uma avaliação da forma técnica e física da atleta. "Os treinos da Ana, até agora, focaram uma preparação fisiológica e mental para evitar lesões e prepará-la para o período principal da programação para Londres" explica Rogério Franco, guia e treinador.
 Ela já possui três índices - A - (nos 100, 200 e 400m rasos) é recordista mundial e ocupa a primeira colocação do ranking na categoria T12, está entre as 10 do mundo e não se sente garantida enquanto não sair a lista de convocação para as Paraolimpíadas: "Com as sessões de “Coaching” oferecidas pelo CAD, me sinto mais confiante e focada, mesmo sabendo que ainda não estou na minha melhor forma. Para a medalha em Londres, que é meu objetivo principal neste ano, preciso estar sem lesões e mentalmente forte" relatou a atleta.
 Na outra semana, sábado (31/3) Ana Tércia participará de uma Etapa da Federação Paulista de Atletismo convencional em São Paulo, na prova dos 100m. E irá correr com adversárias que possuem a visão normal, ou seja, não tem limitação de visão como ela.

Atleta de São José do Rio Preto 
 participa de prova de Triathlon 

A atleta Sofia Nehring, de 14 anos, irá participar do 1ª Etapa do Paulista de Triathlon, no formato Short Triathlon, que acontece no próximo dia 31 de março no Parque Eco Esportivo Damha, em São Carlos. A atleta tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer (SMEL).
 Ela disputa na categoria Junior e vai competir com jovens da faixa etária entre 14 e 15 anos. “Sofia, já participou de duas etapas do troféu Brasil, em Santos no fim do ano passado e conquistou o 1º Lugar nas duas competições” disse Ronaldo Parra, técnico.
 O Short Triathlon tem um percurso que será dividido em 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida. Do 1º ao 5º lugar receberão um troféu.
 A Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) ingressa com incentivo para a atleta, “É muito importante investir no esporte e dar estrutura a quem pratica. E é muito bom incentivar os jovens, tanto os que já praticam ou para praticarem o esporte, e quem sabe no futuro ser um grande atleta” Comenta José Carlos Marinho, Secretário de Esportes e Lazer.

Projeto Saúde no Bairro ganha reforço com ônibus e os técnicos da Sanepar visitam a ETE


O prefeito Valdomiro Lopes entregou hoje o ônibus da saúde, que vai integrar o projeto Saúde no Bairro, que tem por objetivo levar atendimento médico a bairros e loteamentos distantes que não contam com infra-estrutura de uma unidade de saúde.
Trata-se de um novo ônibus, equipado com dois consultórios médicos e recepção. O veículo foi apresentado à imprensa e comunidade nesta quinta-feira, 22/3, pelo prefeito e pelo secretário de saúde, Valter Negrelli Júnior.
Adquirido em um leilão no ano passado, por R$ 18 mil, o ônibus pertenceu ao governo do Estado de São Paulo e foi utilizado como gabinete itinerante pelo governador Franco Montoro, em suas visitas às cidades do interior.
“O ônibus foi todo reformado, agora possui dois consultórios - um ginecológico e outro clínico, além de banheiro e sala de recepção”, informou o prefeito. Na reforma, foram investidos R$ 112 mil.
O novo veículo vai complementar o serviço do projeto Saúde no Bairro já realizado por outro ônibus mantido pela Secretaria de Saúde, que tem consultório ginecológico e odontológico.
O ônibus tem ainda acesso a cadeirantes, por meio de um elevador que garante a locomoção de portadores de deficiência física.
Estréia
A estréia do novo ônibus já acontece nesta sexta-feira, (23/3), quando o projeto vai atender a moradores da Estância Santa Maria, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Cidade Jardim. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.
Serão oferecidos atendimento médico, odontológico, exames preventivos como o papanicolaou, testes sorológicos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de atualização do calendário vacinal, aferição de pressão arterial e glicemia.

Projeto Saúde no Bairro
Data – 23/03/2012
Horário – 8 às 16 horas
Local – Estância Santa Maria, na área de 
abrangência da UBSF Cidade Jardim 

Técnicos da Sanepar visitam a ETE

O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto recebeu ontem, quarta-feira (21/3) a visita de técnicos da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Eles vieram conhecer a ETE –Estação de Tratamento de Esgoto.
A indicação da visita foi feita por Pedro Alem Sobrinho, uma das maiores autoridades mundiais em reatores UASB (processo anaeróbio) para tratamento de esgoto, o que é utilizado em Rio Preto. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos / USP, mestre em Public Health Engineering pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo; Sobrinho atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, assessor científico da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola e coordenador da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede. Ele indicou a ETE para os técnicos da Sanepar por considerar a Estação rio-pretense como referência neste tipo de sistema de tratamento.
Com quase 50 anos de existência, a Sanepar atua em 344 municípios paranaenses, em um município de Santa Catarina e em mais 281 Distritos. Possui mais de 220 estações de tratamento de esgoto e foi em razão da ampliação de uma das cinco que estão localizadas em Curitiba que vieram a Rio Preto conhecer a ETE.
A bioquímica do Departamento de Projetos Especiais da Sanepar, Vanessa Galperin, explicou que a intenção da Companhia com a ampliação é passar de 1 metro cúbico por segundo para 2,5 metros cúbicos por segundo a capacidade de tratamento da unidade, que utiliza o sistema de aeração prolongada. O interesse pelo processo anaeróbio (UASB), além da eficiência, é o menor custo para o tratamento do esgoto.
Acompanharam a Vanessa na visita Rosilete Busato, também do departamento de projetos especiais, Laércio Mateus Squiba e Cleverson Bogo, ambos do setor de operação de esgoto da Sanepar. A comitiva foi acompanhada pelo coordenador da ETE Rio Preto, Giovanni Rocha Martins, e pelo Assessor de Gestão Ambiental do SeMAE, Waldo Villani.

Teatro do SESI receberá o espetáculo: L'Illustre Molière, neste fim de semana



Os atores da Companhia D'Alma apresentam a deliciosa comédia 
L'Illustre Molière, neste fim de semana, no Teatro do SESI. 
O espetáculo retrata a trajetória de Molière e de sua 
companhia profissional de teatro numa colagem de 
cenas das clássicas comédias que o imortalizaram. 
  Os ingressos serão distribuídos gratuitamente
 30 minutos antes do início de cada sessão. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK 
 E CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO 
 DO SESI RIO PRETO.
 http://www.facebook.com/sesiriopreto 

ANIMERP neste fim de semana no SESC RP


Norma Vilar e suas "Formas Femininas" no Espaço Cultural Satine de 23 de março à 23 de abril


A Página da Vida, 22 de março de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 22 de março de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de março de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 22 de março de 2008



****

****

**** 

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Quatro núcleos habitacionais vão ganhar aquecedores solares e aviso de pauta


A Prefeitura de São José do Rio Preto assina nesta quinta-feira, (22/3), termo de eficiência energética com a CPFL Paulista para a instalação de 1.095 aquecedores solares em unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) nos bairros Duas Vendas F, G, CAIC C1 e CS2.
A iniciativa tem por objetivo proporcionar aos moradores dos complexos habitacionais redução no consumo de energia, o que deverá gerar uma economia de energia de até 30% para os moradores. O valor do investimento será de R$ 3 milhões.
A assinatura será realizada durante a entrega, por parte da CPFL, da ampliação da Subestação São José do Rio Preto 6 – Norte, a partir das 11 horas, no Dom Lafayette. O empreendimento, que teve investimento de R$ 4,3 milhões, vai permitir aumento de 40 MVA na capacidade instalada do sistema de distribuição de eletricidade no município.
Na mesma solenidade também será assinado convênio de termo de eficientização, dentro do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, para de 4,8 mil luminárias nos prédios do 4º Batalhão da Polícia Ambiental, 3ª Companhia de Polícia Militar, Associação Lar de Menores (ALARME), Corpo de Bombeiros e Hospital de Base.

Assinatura de termo de eficiência energética 
para a instalação de aquecedores solares
Data – 22/03/2012 (quinta-feira)
Horário – 11 horas
Local – SubEstação Rio Preto 6 – Norte (Avenida Antonio Antunes Junior, 5681, Dom Lafayete)

AVISO DE PAUTA

O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes, e o secretário de saúde, Valter Negrelli Júnior, concedem entrevista coletiva nesta quinta-feira, 22/3, a partir das 10 horas, para apresentar à imprensa e comunidade o novo ônibus do projeto Saúde no Bairro, que leva atendimento médico a bairros distantes.

Coletiva | Entrega do ônibus 
do projeto Saúde no Bairro
Data – 22/03/2012 9 (quinta-feira)
Horário – 10 horas
Local – Em frente ao prédio da 
Prefeitura de São José do Rio Preto 
(Avenida Alberto Andaló, 3030, no Centro)

Bazar Solidário no Solo Sagrado e Alunos da rede municipal visitam estações no Dia da Água

O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto realiza nesta quinta-feira (22/03) o tradicional ‘Bazar Solidário’. O evento acontece na quadra da escola de Educação Infantil AMOR ‘Sylvia Purita’, das 14 às 17 horas.
 Serão repassados à comunidade cinco mil peças, entre roupas, calçados, brinquedos, utensílios domésticos e acessórios em geral. “Este será o primeiro bazar do ano, onde serão distribuídos tudo o que Fundo Social já arrecadou nos primeiros meses de 2012. O bazar vai acontecer em vários pontos da cidade, periodicamente”, ressalta a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes.
 A escola Amor ‘Sylvia Purita’ fica na rua Joaquim Antonio de Figueiredo, nº 50, no Solo Sagrado.
 Além dos bazares realizados nos bairros, o Fundo Social de Solidariedade promove a distribuição de peças também na sede da instituição, na rua Pedro Amaral, 3.578.

Alunos da rede municipal visitam 
estações no Dia da Água

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por intermédio, das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e o SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto em comemoração ao “Dia da Água” (22/3) recebe a visita de alunos da rede municipal, na ETA – Estação de Tratamento de Água e na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto.
 Durante as visitas, as crianças vão conhecer como funciona o sistema de abastecimento de água e o tratamento de esgoto e saber da importância do trabalho do SeMAE. Os monitores vão destacar sobre a importância de economizar água e sobre como evitar o desperdício e fazer uso consciente da água.
 O SeMAE mantém o programa permanente de visitação à ETA e ETE e tem capacidade para atender até 40 alunos. Para agendar uma visita as escolas devem ligar: (17) 3211-8212 - ETA – Estação de Tratamento de Água e (17) 3217-7510 / ETE – Estação de Tratamento de Esgoto ou pelo e-mail semae@semae.riopreto.sp.gov.br.
 Todo visitante recebe na ETE uma squeeze (garrafa d´água) personalizada do SeMAE, e na ETA um kit com escova de dente, fio dental, pasta de dente e uma canequinha com proposta evitar o desperdício e enxaguar a boca após escovação com a caneca.

 Programação “Dia da Água”

Visitas na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto
22 de março
Manhã –  9 hrs - Escola Municipal Roberto Jorge
Tarde – 14h 30 - Escola Municipal Michel Pedro Sawaya

Visitas na ETA - Estação de Tratamento de Água
22 de março
Manhã –  9 horas – Escola Municipal Olga Mallouk Lopes da Silva
Tarde – 14h30 – Escola Municipal Olga Mallouk Lopes da Silva 

Agentes orientam sobre dengue em supermercado e feira-livre e SeMAE fará limpeza do Castelinho


Agentes de saúde, sob responsabilidade do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto têm programação diferenciada nesta quinta-feira, (22/3). Eles vão orientar a população sobre dengue, por meio de panfletos educativos, em um supermercado e em uma feira-livre.
 Na feira-livre do Jardim Soraia (Rua Elizabeth, s/n), agentes vão distribuir folder com orientações de prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, das 8h15 às 9h15. Já no Supermercado Jardim Nunes, no bairro Santo Antônio, a ação será realizada das 17 às 19 horas.
 Também está programada para essa quinta-feira palestra educativa sobre o tema na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cachinhos de Ouro, na Vila Elvira. A ação será realizada das 8h30 às 9h30 e das 14 às 15 horas.
 Simultaneamente à ação, a Secretaria de Saúde mantém de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa de carroceiros.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

SeMAE fará limpeza do Castelinho

O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto realiza na quinta-feira (22/3) serviços de limpeza e desinfecção do reservatório do Sistema Castelinho.
Os trabalhos serão executados das 23 horas de quinta-feira às 4 horas de sexta-feira (23/3). O serviço de limpeza é realizado periodicamente para a manutenção da qualidade da água.
 A população será avisada por meio de carros de som e serão disponibilizados caminhões-pipa, pelo telefone 0800 770 66 66, para atender emergências.
O SeMAE recomenda à população que mantenha as caixas d´água cheias e economize para evitar maiores transtornos.

Prof. Dr. Romildo Sant'Anna e sua belíssima palestra “Poética da Oralidade: Moda Caipira”


Gostaria de convidar a todos para a palestra: “Poética da Oralidade: Moda Caipira” com o Prof. Dr. Romildo Sant’Anna. Será dia 22/03/2012 – 19h30 no Auditório A do Ibilce – Unesp de Rio Preto, Rua Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth., S. J. Rio Preto – SP, tel. (17) 3221 -2318. Trata-se de um atividade organizada pela Coordenação de Curso da Pedagogia em parceria com o Caped – Centro Acadêmico “Wilson Cantoni” da Pedagogia do Ibilce – Unesp – Rio Preto, Gestão Demerval Saviani 2011-2012. As inscrições serão feitas no dia da palestra. Haverá um coffee-break no final. Quem quiser um certificado deverá colaborar com R$5,00 para impressão do certificado. Esta é uma atividade em comemoração ao aniversário de 160 anos da cidade de São José do Rio Preto – SP , que acontece dia 19 de março e de fundação do Caped – Centro Acadêmico “Wilson Cantoni” da Pedagogia do Ibilce – Unesp – Rio Preto.
Maiores informações sobre a palestra acesse:

http://www.mutiraodesociologia.com.br/