sábado, 22 de janeiro de 2011

Diocese realiza missa do Tempo Eucarístico e festeja 82 anos de criação nesta segunda-feira


"Dai-lhes vós mesmos de comer" Mt 14, 16

Revmo. Sr. Pároco,
Líderes, queridos irmãos e irmãs, A Diocese de São José do Rio Preto, comemora no próximo dia 24 de janeiro, seu 82º aniversário de criação. Vamos, destacando aqueles que nos precederam, reafirmar o nosso compromisso com a história que vai sendo escrita a partir do esforço, dedicação e fé testemunhada por cada um de nós. Contemplando tamanha alegria, e em sintonia com o nosso Plano Diocesano de Pastoral, faremos a abertura do "Tempo da Eucaristia". Programamos, para os próximos anos, uma série de atividades que nos ajudarão a viver com maior intensidade este Sacramento tão Vivo da nossa Igreja.
Diante disso, CONVIDO: Padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, lideranças leigas e - em especial - os Ministros Extraordinários da Eucaristia de cada Comunidade para a celebração que por meio dessa destacamos. 
Missa de Aniversário da Diocese e Abertura do Tempo da Eucaristia será nesta segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 às 20 h - Sé Catedral de São José e conto com o apoio e a presença de todos para juntos proclamarmos: "Eucaristia, Fonte da Missão"! 

 Paulo Mendes Peixoto
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto - SP


"Faxina Urbana" recolhe mais de mil toneladas de material inservível em sua primeira operação


Na primeira semana de atividades a “Faxina Urbana”, promovida pela Prefeitura de São José do Rio Preto por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com as Secretarias da Saúde, Serviços Gerais e Obras, recolheu 1050 toneladas de material inservível. A limpeza começou na última segunda-feira (17/01) pelo Parque da Cidadania e já foi iniciada em parte do Jardim Arroyo e Santo Antônio, na região Norte. Para o engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, Hermes Gelsi Júnior, a avaliação é positiva. “Conseguimos avançar além da nossa programação, que inicialmente era atender um bairro por semana. O Parque da Cidadania já está totalmente limpo e já estamos trabalhando em dois bairros próximos”, declara. O objetivo é diminuir os possíveis criadouros da dengue e impedir a eclosão dos ovos do mosquito transmissor da doença, além de sensibilizar a população a manter esses locais limpos. O mutirão é feito por uma equipe de 60 pessoas para limpar canteiro central do bairro, roçar áreas verdes, institucionais e sarjetas, além de recolher entulho e materiais descartados em terrenos públicos. A ação conta ainda com 38 veículos. Para isso, a cidade está dividida em 12 setores. Além do arrastão, a Secretaria do Meio Ambiente fez plantio de mais de 300 mudas em áreas de preservação permanente, públicas e calçadas. Simultaneamente, os agentes de saúde passam pelo bairro em busca de possíveis criadouros da dengue nos quintais dos moradores. Depois do trabalho concluído, fiscais da Secretaria de Serviços Gerais fazem plantão nos locais limpos para evitar que sejam novamente utilizados como descarte de lixo e entulho. "Os agentes retiraram todos os recipientes que poderiam acumular água e os moradores foram orientados em relação às principais medidas de prevenção", afirma a coordenadora técnica em planejamento de ações de dengue, Amena Alcântara Ferraz. Somente na região, nesta semana, já foram vistados cerca de 1 mil imóveis por agentes de saúde. Hoje ou neste sábado (22/01) o trabalho continua até às 15 horas.

A Página da Vida do dia 22 mês de janeiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 22 mês de janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 22 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Roberto Landell de Moura, 150 anos hoje do inventor, padre católico e "pai brasileiro do rádio"


Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro.
É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914. Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil. A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em 1976, foi batizado de "Roberto Landell de Moura". O padre Landell de Moura nasceu no centro da cidade de Porto Alegre (RS), em 1861. Realizou os seus primeiros estudos em Porto Alegre e São Leopoldo, antes de seguir para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em companhia do irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se a 22 de março de 1878 no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana, onde estudou física e química. Completou sua formação eclesiástica em Roma, formando-se em Teologia, e foi ordenado sacerdote em 1886. Quando voltou ao Brasil, substituiu algumas vezes o coadjutor do capelão do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e manteve longos diálogos científicos com D. Pedro II. Depois disso, serviu em uma série de cidades dos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo: Porto Alegre, Uruguaiana, Santos, Campinas, São Paulo. Em Roma, iniciou os estudos de física e eletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos, e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo, no final do século XIX. O Exército Brasileiro em homenagem ao insigne cientista gaúcho, concedeu em 2005 a denominação histórica de "Centro de Telemática Landell de Moura" ao 1° Centro de Telemática de Área, organização militar de telecomunicações situada na cidade de Porto Alegre.

Riso é garantido com certeza neste final de semana no nosso Janeiro Brasileiro da Comédia


Muitas gargalhadas estão programadas para este final de semana (22 e 23/1) na 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia. Serão apresentados os espetáculos “O Gordo e o Magro vão para o Céu”, da Cia. In.Co.Mo.De-Te, de Porto Alegre (RS), e “Circo de Bonecos”, da Cia. Circo de Bonecos, de Salto (SP). Também será realizada uma atividade formativa, ministrada pela Cia. In.Co.Mo.De-Te. A peça “O Gordo e o Magro vão para o Céu” será apresentada no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, neste sábado e domingo (22 e 23/1), às 20 horas. Dirigido por Liane Venturella e Nelson Diniz, o espetáculo busca a referência dos dois grandes ícones do cinema, para a construção do figurino e do elo de amizade dos personagens. Em eterno atrito e cumplicidade, os dois personagens se encontram em um lugar indefinido, que pode ser o céu ou os Campos Elísios, com uma tarefa definida: construir um muro com dezoito pedras pesadas. Já o espetáculo “Circo de Bonecos”, será apresentado no Teatro Municipal Nelson Castro, neste sábado (22/1), às 16 horas, e no domingo (23/1), às 11horas. A peça conta a história de dois amigos que decidem brincar de circo. Assim, a sala de visita se transforma no maravilhoso mundo do circo dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis. Ainda no domingo (23/1), a Cia. In.Co.Mo.De-Te ministra o workshop “O Gordo e o Magro do Cinema e de Paul Auster: O Processo de Construção dos Personagens na Montagem do Espetáculo ‘O Gordo E O Magro Vão para O Céu’". A atividade trata-se de uma reflexão sobre a construção das personagens do espetáculo a ser apresentado no evento.  O workshop será realizado na Oficina Cultural Fred Navarro, às 14 horas. Todas as vagas já foram preenchidas.  

JBC segue nesta segunda-feira com dois espetáculos

A programação do 9º Janeiro Brasileiro da Comédia segue nesta segunda-feira (24/1) com duas apresentações. O espetáculo “O Avarento de Molière”, do Grupo Farsa, de Porto Alegre (RS), será apresentado no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20 horas, e “Orégano”, da Cia. Hecatombe, de São José do Rio Preto (SP), será apresentado no Teatro Municipal Nelson Castro, também às 20 horas. Baseado no texto “O Avarento”, de Molière, escrito no século XVII, o espetáculo do Grupo Farsa conta a história de Harpagão, um senhor que cultiva com zelo sua fortuna. Mesquinho, é incapaz de cultivar outros sentimentos que não seja pelo dinheiro. Ele idealiza para seus filhos rendosos casamentos, porém os mesmos procuram um verdadeiro amor. Já, o rio-pretense “Orégano” traz uma história familiar de profundo fracasso. Uma mãe, que não aceita a passagem do tempo.  Uma filha, em busca de responder perguntas. Um filho, com conflito sobre sua sexualidade. E um pai, cuja ausência é mais forte que a presença. O 9º Janeiro Brasileiro da Comédia é gratuito. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e Teatro Municipal Nelson Castro, uma hora antes do início das apresentações. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e patrocínio da Caixa Econômica Federal.  

9º Janeiro Brasileiro da Comédia

“O Gordo e o Magro vão para o Céu”, 
Cia.  In.Co.Mo.De-Te - Porto Alegre (RS)
Data: 22 e 23/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto -
 Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5831 – Chácara Municipal 

“Circo de Bonecos”, 
Cia. Circo de Bonecos - Salto (SP)
Data: 22/1
Horário: 16 horas
Data: 23/1
Horário: 11 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro –
 Avenida Feliciano Sales Cunha, 1020 – Vila Itália 

Workshop “O Gordo e o Magro do Cinema e de Paul Auster:
O Processo de Construção dos Personagens na 
Montagem do Espetáculo ‘O Gordo E O Magro
Vão para O Céu’", da Cia. In.Co.Mo.De-Te
Data: 23/1
Horário: 14 horas
Local: Oficina Cultural Fred Navarro – 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Bairro Imperial 

“O Avarento Molière”, Grupo Farsa - Porto Alegre (RS)
Data: 24/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - 
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5831 – Chácara Municipal 

“Orégano”, Cia. Hecatombe - São José do Rio Preto (SP)
Data: 24/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro - 
Avenida Feliciano Sales Cunha, 1020 – Vila Itália

Cuidados com a dengue deve ser redobrado


Devido ao início do período chuvoso aliado ao calor registrado nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, orienta a população sobre a necessidade de se intensificar as medidas de controle contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, devido ao início do período chuvoso. Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, nesta época do ano, o tempo de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tende a ser menor, em torno de cinco dias. “A soma dos fatores: água de chuva e calor colaboram para que o mosquito se desenvolva mais rápido, por isso a necessidade da população estar vigilante e não deixar qualquer tipo de material que possa acumular água”, afirma. O coordenador orienta que o cuidado em casa deve ser constante. “O morador deve fiscalizar diariamente o quintal de casa para ver se não há água acumulada em nenhum lugar. Os pratos de vasos de plantas, por exemplo, devem ser substituídos por pratos justapostos ou simplesmente eliminados. Pneus devem ser mantidos em área coberta”, explica. Outra dica é que a população também deve prestar atenção no interior do imóvel. Geladeiras novas com degelo automático, por exemplo, acumulam água em um coletor externo. “Esse recipiente deve ser monitorado semanalmente. A orientação é que seja colocado detergente, o que não deixa a larva do Aedes se desenvolver”, afirma Oliveira. Boxes de banheiro também devem ser limpos diariamente, se possível, com água sanitária. Ralos e vasos sanitários em áreas não utilizadas devem ser vedados com plástico e fita adesiva. “Bebedouros de animais também devem ser limpos com freqüência, pois também podem ser tornar criadouros”, alerta.

Denúncia

Quem quiser denunciar quem joga lixo ou entulho em locais proibidos deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Gerais, por meio do telefone (17) 3212-1441. Já locais com potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser denunciados por meio do Disque Dengue, no telefone 0800-7705870. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ou ainda pelo email dengue@riopreto.sp.gov.br.

Fundo Social arrecada doações às famílias do Rio


O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto é um dos pontos de arrecadação de donativos da Campanha promovida pelo Rotary em prol às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, móveis, eletrodomésticos e até material de construção. Mas a necessidade maior está sendo de produtos de higiene pessoal, fraldas e leite em pó. O Fundo Social também conta com parceria da Guarda Municipal na captação das doações, para aqueles que não podem fazer a entrega do material. O endereço é rua Pedro Amaral, 3578, Santa Cruz. Os telefones são (17) 3231-2042 e 3231-8938.

A Página da Vida do dia 21 mês de janeiro de 2010

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 21 mês de janeiro de 2009

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 21 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sebastião Silva ou Caim da famosa dupla Abel (In memorian) e Caim é o aniversariante do dia

Hoje faço o registro de aniversário de Sebastião Silva ou Caim, ele que nasceu em Monte Azul Paulista - SP em 20 de janeiro de 1944 ou Dia de São Sebastião formou dupla com seu primo José Vieira ou Abel durante várias décadas. Sebastião, o Caim, iniciou carreira na infância, integrando o Trio Mirim, que em 1955 tinha um programa próprio, de muito sucesso, na Rádio Clube de Marília SP. Em 1956 José (Abel) formou dupla com Xupim, atuando na Rádio A Voz de Catanduva. Mais tarde, os dois primos se encontraram e resolveram apresentarem-se juntos em São Paulo, atuando na TV Cultura, no programa Cidade Sertaneja. Em 1966, foram premiados num torneio de violeiros, ocasião em que Gilberto Meireles sugeriu que adotassem o nome artístico de Abel & Caim. No ano seguinte, a dupla gravou o primeiro LP na Chantecler, incluindo, entre outros, os sucessos “Desilusão” (Dadá), “Santa Luzia” (Iolando Mondim e Dorival Teixeira) e “Mãe amorosa” (Tanabi e Aleixinho), sendo este um dos maiores destaques de sua carreira. No ano seguinte lançou outro LP pela Chantecler, com os sucessos “A bandinha” (Leo Canhoto), “Menino boiadeiro” (Tanabi) e “A natureza” (Dino Franco), entre outros. Em 1972, na RCA, a dupla gravou um LP, incluindo os sucessos “Chuva, sangue da terra” (Lourival dos Santos e Tião Carreiro) e “Triste ocorrência” (Jack e Abel), lançando em 1975 mais um LP, pela Continental, com os sucessos “O barco” (Jack e Abel), “O menino e o cachorro” (Dino Franco e Caim), “Adeus, boiada” (Nestor e Zeca) e “Ingratidão de filho” (Jack e Caim), entre outros. Anos depois do primeiro disco gravado, a dupla continuou se apresentando com sucesso em feiras, rodeios e circos, principalmente em cidades do interior.
Discografia: Abel & Caim (1968) /// Abel & Caim (1970) /// Abel & Caim (1972) /// Abel & Caim. Som da terra (1991) /// Abel & Caim (1994).


José Vieira ou Abel (29/03/1929 a 12/01/2011)

No dia 12 deste mês ou seja a 8 dias atrás fomos noticiados a todos os amigos e admiradores da autêntica música sertaneja ou de raiz que havia falecido na nossa vizinha Araçatuba - SP que o meu conterrâneo José Vieira ou Abel aos 81 anos. Abel que nasceu na minha querida Itajobi - SP aos 29 de março de 1929 foi sepultado no dia 13 (quinta-feira) no cemitério municipal de Bilac, região de Araçatuba. Abel estava em coma desde o dia 29 de dezembro e faleceu as 21h30 dos dia 12 de janeiro (quarta-feira) , no Hospital da Unimed de Araçatuba.  Após cirurgia para substituição de prótese no fêmur, uma infecção bacteriana complicou o quadro clínico e levou ao óbito, segundo informações do seu filho, Devair Vieira. Abel deixa a esposa Ana Maria de Souza Oliveira, cinco filhos (quatro do primeiro casamento), sete netos e um bisneto. O amigo e parceiro de dupla há 45 anos, Caim lamentou a morte, “não sei o que vai ser, é meio difícil pensar na carreira neste momento. Foi uma vida de amigos e companheiros”. A última apresentação da dupla foi no mês de setembro de 2010, na TV Aparecida. No último dia 9 foi cancelado show em Rio Claro e no próximo dia 26, eles se apresentariam em General Salgado. Abel estava morando em Araçatuba, mas a família é radicada em Bilac. O companheiro Caim lembrou que em junho fariam 45 anos de dupla, com 400 músicas gravadas. Após dois primeiros festivais gravaram o primeiro disco. Viajaram com circos por todo o Brasil, cantando a moda caipira. 

Nota d'A Página: Este bloguista lamenta o fato de ter tido o conhecimento de seu falecimento somente no dia 13 exatamente na hora de seu enterro e não ter podido reunir a turma ou a nossa família sertaneja enlutada para as justas despedidas. 
Caro Abel descanse em paz. 


Janeiro Brasileiro da Comédia inicia amanhã programação de atividades formativas

As atividades formativas da 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia têm início nesta sexta-feira (21/1), às 14h, na Oficina Cultural Fred Navarro. Quem abre a programação é o Grupo LaMínima, que ministra o workshop “Palhaço e Comicidade Física”. Ao longo do JBC, serão realizadas cinco atividades de formação. Todas as vagas já foram preenchidas. O workshop será ministrado por dois integrantes da companhia, Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Será dada uma aula-espetáculo, a fim de demonstrar, por meio das clássicas entradas de palhaço, um pouco do trabalho de comicidade do trabalho desenvolvido pelo grupo. Além desta, serão realizados mais quatro atividades. No dia 23, será ministrado o workshop “O Gordo e o Magro do Cinema e de Paul Auster: O Processo de Construção dos Personagens na Montagem do Espetáculo ‘O Gordo E O Magro Vão Para O Céu’”, da Cia. In. Co. Mo. De–Te; dia 25, “Farsa”, do Grupo Farsa; dia 27, “O Circo e o Riso: A Comédia no Circo-Teatro Brasileiro”, da Cia. Irmãos Brothers; e nos dias 28 e 29, a oficina “Nem toda Comédia Solo é Stand-up Comedy”, de Agnes Zuliani. 

Programação Teatral 

Ainda nesta sexta-feira (21/1), a programação do 9º Janeiro Brasileiro da Comédia segue com duas apresentações.  O espetáculo “O Médico e os Monstros”, do Grupo LaMínima, de Embu das Artes (SP), será reapresentado no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, e “As Caixas, as Trouxas e a Fronha”, do Grupo Teatro Cara de Anjo, de Brasília (DF), será reapresentado na Escola Municipal Ruy Nazareth. Ambos os espetáculos começam às 20 horas. “O Médico e os Monstros” é uma versão bem-humorada do clássico de terror, escrito por Robert Loius Stevenson, no século 19. A peça é uma mistura da trama original, influências do cinema, desenho animado e história em quadrinhos. O respeitado médico Henry Jeckyll procura a fórmula que isola o mal da alma. Assim, surge Edward Hyde, um ser repulsivo que não hesita em praticar as piores maldades. Entre o médico e o monstro que moram na sua alma, circulam outros personagens, como a doce Emily, a assanhada Charlotte, o advogado Utterson, entre outros. Ao longo da comédia, os personagens revelarão seu lado oculto, mostrando que o mal e o bem coexistem em todo homem. Em “As Caixas, as Trouxas e a Fronha”, traz a personagem solitária Fronha, que se muda para uma sonhada casa. Em meio das caixas, trouxas e objetos, busca encontrar a chave para sua felicidade. Seu sonho é o desejo de ser aceita. Sua terra e suas raízes revelam um interior de mistura e medos. Para espantar a tristeza, refugia-se em canções e festejos. O Janeiro Brasileiro da Comédia é um evento gratuito, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal, uma hora antes do início da apresentação. Para o espetáculo apresentado na Escola Municipal Ruy Nazareth, os interessados devem comparecer ao local uma hora antes do início da peça.

9º Janeiro Brasileiro da Comédia 

Workshop “Palhaço e Comicidade Física”, 
Grupo LaMínima
Data: 21/01
Horário: 14 horas
Local: Oficina Cultural Fred Navarro – 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Bairro Imperial 

“O Médico e os Monstros”, Grupo LaMínima
 – Embu das Artes (SP)
Data: 21/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 
– Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5831 – Chácara Municipal 

“As Caixas, as Trouxas e a Fronha”,
 Grupo Teatro Cara de Anjo - Brasília (DF)
Data: 21/1
Horário: 20 horas
Local: Escola Municipal Ruy Nazareth - 
Rua Almelinda Aparecida Paula Amaral, 149 - Bairro Jaguaré 

Obra antienchente é destaque na programação da nossa Rádio Educativa FM - 107.6 Mhz


O mês de janeiro é geralmente marcado por fortes chuvas. Na quarta-feira (26/01), às 14h, o “Secretaria em Ação” faz uma retrospectiva das principais ações da Prefeitura de Rio Preto para amenizar o problema, desde o início desta gestão. O Secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton de Assis, explica como as verbas obtidas no Governo Federal estão sendo aplicadas na cidade. A saúde é outro assunto da programação da 106,7 Mhz. O dermatologista e professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto, João Roberto Antônio, fala sobre os problemas de pele e as maneiras de evitá-los, entre elas, cuidar do bem-estar emocional. “Pele e sistema nervoso andam de mãos dadas desde quando ocorreu a formação da pessoa. É por isso que existe uma ligação muito grande entre as doenças de pele e os problemas de ordem emocional”, disse o especialista durante entrevista ao programa “Viver Bem”, que vai ar ao na segunda-feira (24/01), às 14h. O mesmo programa traz, na sexta-feira (28/01), informações importantes para as mamães e papais de primeira viagem. A entrevistada é a pediatra Liete Aranha da Silveira. “Quem tem peito dá peito, quem não tem dá banho e dá colo”. Com esta afirmação, a pediatra resume a importância da união de pais e mães na hora de cuidar das crianças. O ouvinte acompanha na programação uma enorme diversidade de temas. Quem gosta de música e de prestigiar os artistas locais, pode ouvir o “Sintonia Rio Preto”, todos os sábados, às 18h. No dia 22, O entrevistado é o letrista, músico e cantor rio-pretense Zeca Barreto. O artista, influenciado por Chico Buarque, fala sobre sua carreira e toca “Injúria Cega”, o trabalho mais pop de sua trajetória. De segunda a sexta-feira, tem ainda as notícias atuais da cidade, às 7h45, no “Informe Rio Preto”, além do programa de músicas e curiosidades sobre importantes cantores e intérpretes: o “Especial Sons”, às 18h. Na semana em que vários espetáculos serão apresentados durante o Janeiro Brasileiro da Comédia, a cultura está em foco. Nomes das peças, locais e horários estão nos boletins que completam a programação. Há ainda os spots com notícias e informações sobre saúde, comportamento, meio-ambiente, economia e vários outros temas de interesse comum do rio-pretense, no ar de 20 em 20 minutos. Mais informações no portal da prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br, no link da Secretaria de Comunicação.

A Página da Vida do dia 20 mês de janeiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 20 mês de janeiro de 2009

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 20 mês de janeiro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

10 dicas de como preservar a vida útil da bateria do seu notebook e também alguns cuidados


Nos últimos anos os notebooks deixaram de ser um artigo de luxo com preço alto e poucas pessoas usando para se tornar um item popular. Muita gente começou a usar um notebook e não sabe como lidar com a questão da bateria dele, uns deixam sempre fora da tomada, outros mantém ele só ligado nela e outros fazem simpatia para bateria não viciar, mas como preservar a bateria? É fácil, confira algumas dicas:
1 – Baterias de ion de lítio (Li-on) não viciam – Assim como as baterias de celulares novos, essas não viciam, então não precisa mais ficar preocupado com isso.
2 – Fuja do calor – Segundo o pessoal do Tecnoblog, as células da bateria, quando expostas ao calor, se deterioram, por isso evite deixar seu notebook em lugares quentes. Neste mesmo caso, elas podem vazar, ou até explodir.  Então não use o laptop em cima da cama, ou em superfícies que tampem sua ventilação, é perigo na certa.
3 – Utilize ele sempre ligado na tomada - Desta forma você guarda a carga da bateria para quando realmente precisar dela.
4 – Não use a bateria até descarregar completamente – Isso mesmo, ao descarregar por completo elas podem perder a capacidade de carregar. Então deixe sempre uma carga mínima e não demore muito para recarregar.
5 – Evite descargas rápidas – A durabilidade da bateria é menor quando submetida a descargas rápidas, por isso gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias não é uma boa idéia.
6 – Baterias não são eternas – De acordo com o Clube do Hardware, a vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro). O uso intenso da bateria, por exemplo: executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga.
7 – Sem energia tire o cabo – Se deu queda de energia por mais de 1 minuto retire o cabo de força do notebook.
8 – Calibre a bateria – Veja como a HP ensina a calibrar nesse tutorial: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&dlc=pt&cc=br&docname=c00374464 (a HP fala de descarregar, até o computador desligar, mas cuidado para não descarregar mais do que isso ou deixar muito tempo sem recarregar)
9 – Se for guardar, deixe com 40% - Essa dica é do site Juris Pró, segundo estudos realizados pela Battery University, toda a bateria de Lítio-Ion resiste melhor ao passar do tempo com 40% da sua carga.
10 – No colo não – O Instituto de Reprodução Humana da Universidade do Estado de Nova York liberou um estudo polêmico que indica que o aquecimento dos laptops quando estão no colo de seus usuários pode estar diretamente ligado à queda da fertilidade masculina. Leia mais aqui: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122004/10122004-2.shl

Assistência Social reintegra 54 moradores de rua


A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CREAS POP – Centro de Referência Especializado em Atendimento Social a População em Situação de Rua e do Cisne - Centro de Inclusão Solidária Nasce a Esperança obtém importantes resultados de inclusão social. Após o levantamento da equipe de Abordagem Social do CISNE, 54 munícipes que apresentavam situação de risco já foram retirados das ruas de Rio Preto. Estas pessoas, agora estão sendo assistidos por entidades parceiras da Secretaria de Assistência Social, onde recebem cuidados de acordo com as necessidades de cada um. O CREAS POP e o CISNE iniciados em maio e em setembro de 2010, respectivamente, de forma articulada oferecem aos munícipes em situação de rua: abordagem social, inclusão solidária (oficinas culturais, musicoterapia, com trabalho psicológico e trabalhos manuais, que busca resgatar as habilidades cognitivas e de coordenação motora) e acolhimento (abrigamento). O acolhimento, um dos serviços do CISNE está na última etapa de adequação estrutural.  De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima, este saldo positivo deve-se a implantação dos serviços oferecidos por esses dois novos espaços públicos e aos programas e projetos conveniados entre as entidades parceiras e a atual gestão (Associação Madre Tereza de Calcutá, Albergue Noturno e FRAS, que trabalha com o munícipe migrante). 

Sobre o Cisne

Localizado em frente à Praça Dom José Marcondes, a sede do programa fica no antigo hotel Terminus, na área central de Rio Preto. O local também está sendo um novo ponto de encontro de entidades e pessoas sensibilizadas com a questão. A psicóloga e responsável pela Divisão de Proteção Social Especial da Assistência Social, Janaina Simão, explica que a abordagem social é  a primeira etapa e uma das mais importantes do programa. O CISNE, através da Abordagem Social executa todo o mapeamento dos pontos da cidade onde esses moradores instalam-se, o levantamento de perfil e o planejamento individual de cada munícipe morador de rua com o objetivo de articular ações estratégicas para retirá-los da situação de risco, a rua. O programa faz o atendimento e acompanhamento do munícipe, através de ações com outras políticas setoriais (saúde, segurança pública, serviços gerais, etc.) com as entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A equipe da Abordagem Social é composta por 10 pessoas, divididas em cinco duplas, sendo um assistente social e um agente social. O trabalho é feito de segunda a sexta-feira, nos três turnos, finais de semana e feriados. O acolhimento inicialmente disponibilizará vagas para 20 munícipes, que tenham passado por tratamento de álcool ou drogas desejosos de participarem de uma atividade produtiva e/ou educacional. O tempo de permanência será definido de maneira individual com o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é fazer com que este público resgate a sua rotina diária e ocupacional na sociedade. A estrutura do Cisne possui: uma sala de computação; quartos; sala de TV e biblioteca; salas para atendimento psicossocial; sala técnica; administração; refeitório e cozinha; lavanderia; sala para entidades e voluntários; salas de inclusão produtiva.

Começa amanhã Janeiro Brasileiro da Comédia



A 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia tem início nesta quinta-feira (20/1) e segue até o dia 30 de janeiro. Duas apresentações abrem a programação do evento, às 20h. O espetáculo “O Médico e os Monstros”, do Grupo LaMínima, de Embu das Artes (SP), será apresentado no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, e “As Caixas, as Trouxas e a Fronha”, do Grupo Teatro Cara de Anjo, de Brasília (DF), será apresentado na ECO – Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg. “O Médico e os Monstros” é uma versão bem-humorada do clássico de terror, escrito por Robert Loius Stevenson, no século 19. A peça é uma mistura da trama original, influências do cinema, desenho animado e história em quadrinhos. O respeitado médico Henry Jeckyll procura a fórmula que isola o mal da alma. Assim, surge Edward Hyde, um ser repulsivo que não hesita em praticar as piores maldades. Entre o médico e o monstro que moram na sua alma, circulam outros personagens, como a doce Emily, a assanhada Charlotte, o advogado Utterson, entre outros. Ao longo da comédia, os personagens revelarão seu lado oculto, mostrando que o mal e o bem coexistem em todo homem. Em “As Caixas, as Trouxas e a Fronha”, traz a personagem solitária Fronha, que se muda para uma sonhada casa. Em meio das caixas, trouxas e objetos, busca encontrar a chave para sua felicidade. Seu sonho é o desejo de ser aceita. Sua terra e suas raízes revelam um interior de mistura e medos. Para espantar a tristeza, refugia-se em canções e festejos. O Janeiro Brasileiro da Comédia é um evento gratuito. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal, uma hora antes do início da apresentação. Para o espetáculo apresentado na ECO, os interessados devem comparecer ao local uma hora antes do início da peça. Durante os onze dias, a 9ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia traz 11 espetáculos e cinco atividades de formação. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Workshops

Durante a programação do evento, serão realizadas cinco atividades formativas, buscando fomentar a discussão sobre o teatro cômico.  Todas as vagas já foram preenchidas.  Participam das atividades os grupos LaMínima, In.Co.Mo.De-Te, Farsa, Irmãos Brothers, e a convidada Agnes Zuliani.

9º Janeiro Brasileiro da Comédia

“O Médico e os Monstros”, Grupo LaMínima, 
de Embu das Artes (SP)
Data: 20/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - 
Avenida Brigadeiro Faria Lima , 5381 – Chácara Municipal 

“As Caixas, as Trouxas e a Fronha”, 
Grupo Teatro Cara de Anjo - Brasília (DF)
Data: 20/1
Horário: 20 horas
Local: ECO – Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg –
 Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.901 - Santo Antônio 

Programação 

“O Médico e os Monstros”, Grupo LaMínima –
Embu das Artes (SP)
Data: 21/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“As Caixas, as Trouxas e a Fronha”,
 Grupo Teatro Cara de Anjo - Brasília (DF)
Data: 21/1
Horário: 20 horas
Escola Municipal Ruy Nazareth

“O Gordo e o Magro vão para o Céu”,
 In.Co.Mo.De-Te - Porto Alegre (RS)
Data: 22/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Circo de Bonecos”, 
Cia. Circo de Bonecos - Salto (SP)
Data: 22/1
Horário: 16 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“O Gordo e o Magro vão para o Céu”, 
In.Co.Mo.De-Te - Porto Alegre (RS)
Data: 23/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Circo de Bonecos”, 
Cia. Circo de Bonecos - Salto (SP)
Data: 23/1
Horário: 11 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“O Avarento Molière”,
 Grupo Farsa - Porto Alegre (RS)
Data: 24/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Orégano”, Cia. Hecatombe - 
São José do Rio Preto (SP)
Data: 24/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“O Avarento Molière”, Grupo Farsa -
Porto Alegre (RS)
Data: 25/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Orégano”, Cia. Hecatombe -
São José do Rio Preto (SP)
Data: 25/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“Irmãos Brothers”, Cia. Irmãos Brothers 
- Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

“Relações Quase Românticas”, 
Quase Românticos - Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“Irmãos Brothers”, Cia. Irmãos Brothers -
 Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Relações Quase Românticas”,
 Quase Românticos - Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro 

“+ Vezes Comédia”, Grupo Arte de Viver
 - Fortaleza (CE)
Data: 28/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem”, 
Grupo Arte da Comédia - Curitiba (PR)
Data: 28/1
Horário: 10 horas
Local: Calçadão de Rio Preto 

“+ Vezes Comédia”, Grupo Arte de Viver 
- Fortaleza (CE)
Data: 29/1
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto 

“Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem”,
Grupo Arte da Comédia - Curitiba (PR)
Data: 29/1
Horário: 18 horas
Local: Praça Santa Apolônia – 
Distrito de Engenheiro Schmitt 

“Solos de Verão”, de Agnes Zuliani
e Roberto Camargo – São Paulo (SP)
Data: 30/1
Horário: 18 e 20 horas
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Eugénio de Andrade, poeta aniversariante e seu belo presente à nós o seu PROCURO-TE


Procuro a ternura súbita, 
os olhos ou o sol por nascer 
do tamanho do mundo, 
o sangue que nenhuma espada viu, 
o ar onde a respiração é doce, 
um pássaro no bosque 
com a forma de um grito de alegria. 

Oh, a carícia da terra, 
a juventude suspensa, 
a fugidia voz da água entre o azul 
do prado e de um corpo estendido. 

Procuro-te: fruto ou nuvem ou música. 
Chamo por ti, e o teu nome ilumina 
as coisas mais simples: 
o pão e a água, 
a cama e a mesa, 
os pequenos e dóceis animais, 
onde também quero que chegue 
o meu canto e a manhã de maio. 

Um pássaro e um navio são a mesma coisa 
quando te procuro de rosto cravado na luz. 
Eu sei que há diferenças, 
mas não quando se ama, 
não quando apertamos contra o peito 
uma flor ávida de orvalho. 

Ter só dedos e dentes é muito triste: 
dedos para amortalhar crianças, 
dentes para roer a solidão, 
enquanto o verão pinta de azul o céu 
e o mar é devassado pelas estrelas. 

Porém eu procuro-te. 
Antes que a morte se aproxime, procuro-te. 
Nas ruas, nos barcos, na cama, 
com amor, com ódio, ao sol, à chuva, 
de noite, de dia, triste, alegre — procuro-te. 

Eugénio de Andrade, in "As Palavras Interditas"

* Eugênio de Andrade, nome artístico de José Fontinha Rato, natural de Atalaia no Fundão-Portugal, nasceu em 19 de janeiro de 1923 poeta português, foi funcionário público do Ministério da Saúde de Portugal. Faleceu em 2005. 

Saiba mais sobre esse blog do meu amigo Manoel Messias 
da qual foi extraído este belíssimo PROCURA-TE


A Página da Vida do dia 19 mês de janeiro de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 19 mês de janeiro de 2009

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 19 mês de janeiro de 2008


***

***

 ***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“Tanto lugar, tanta gente, tanta coisa diferente” retrata olhar diferenciado sobre a vida cotidiana


A Casa de Cultura Dinorath do Valle recebe, a partir desta quarta-feira (19/1), a exposição fotográfica “Tanto lugar, tanta gente, tanta coisa diferente”, de Perpétuo Peralta. A mostra conta com 69 fotos, que retratam detalhes do cotidiano, além de duas instalações. A exposição fica aberta ao público até o dia 8 de fevereiro. Produzida por Beta Cunha, a exposição traz 69 fotos, de um montante de quase 800 imagens, feitas por Perpétuo Peralta entre os anos de 2006 e 2011.  “Propus para o Perpétuo montar a exposição das fotos, pois elas contam um pouco da trajetória dele enquanto artista. É um olhar diferenciado, que busca novos experimentos”, comenta Beta. A exposição é dividida por 11 temas: pessoas, lugares, flores, portas, plantas, metrô, fé, teatro, céu, Embu das Artes e sensações visuais. Esta última é imagens que provocam o espectador. “Parece que dá para sentir o gosto, o cheiro, a explosão de cores”, explica Peralta. As imagens foram tiradas de maneira amadora, com celulares e máquinas digitais comuns.  A maioria foi registrada durante as viagens. “Sempre gostei de fotografar, retratar características, apresentar detalhes. Mas não tenho pretensão em ser reconhecido como fotógrafo”, ressalta Peralta. As instalações, um manequim feminino e uma caixa, são brincadeiras alegóricas que trazem referências da vida do artista. “Na caixa, é possível até encontrar figurinhas que colecionava quando criança”, diz, a respeito das referências pessoais, teatrais e religiosas, que são retratadas na instalação. 

Exposição “Tanto lugar, tanta gente, 
tanta coisa diferente”, de Perpétuo Peralta
Data: 19 de janeiro a 8 de fevereiro
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
 – Praça Cacilda Becker
Informações: (17) 3226-3366 

2º Seminário “O Trabalho no Século XXI” de 16 a 18/03/2011 – Ibilce – Unesp – Rio Preto – SP


Caros Amigos! 

Entre os dias 16 a 18 de março de 2011 acontecerá o 2º Seminário “O Trabalho no Século XXI”  no Ibilce – Unesp – Rio Preto – SP – Brasil. O seminário procura promover o debate de trabalhos e pesquisas que tenham como temática: Trabalho, Educação e Saúde no Campo. E também fomentar o debate entre a comunidade acadêmica, organismos governamentais e representantes da sociedade civil a respeito das condições de trabalho, educação e saúde no campo.
A agenda do evento pode ser acessada em:
http://www.fabiofernandesvillela.pro.br/eventos/seminario-trabalhador-2011/home
Um grande abraço, até lá! Prof. FFV.


“Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99” reúne 12 mil pessoas em 11 dias


A 8ª edição do “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99”, realizado de 8 a 18 de janeiro, foi uma das opções de lazer para as crianças neste mês de férias.  A programação contou com 12 espetáculos, entre eles, dois de rua, totalizando 22 apresentações teatrais.  Também foram realizadas quatro atividades formativas, destinada à classe teatral e pessoas com interesse na área cênica. Esta edição atingiu um público de 12 mil pessoas, entre espectadores e participantes dos workshops. “Esse acontecimento contempla o que nós imaginamos para o evento. A quantidade de público é resultado positivo de um festival que visa o interesse popular, possibilitando o acesso democrático à cultura, além de fomentar a produção teatral local”, comenta Drica Sanches, produtora da Cia. Fábrica de Sonhos. Para o secretário de Cultura, Deodoro Moreira, o projeto mostrou mais uma vez a sua qualidade. “Este é um festival muito importante. Essa edição do ‘Teatro 1,99’ mostra o amadurecimento desse evento, que conseguiu reunir um grande público nesses onze dias”, diz. A 8ª edição “Em janeiro teatro para criança é o maior barato – apenas 1,99” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Cia. Fábrica dos Sonhos, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro.

Elias Akhenaton e seu CAMINHEIRO DA VIDA



Sou caminheiro da vida
sou beija-flor
com o coração pleno de amor
em busca da mais bela flor...
Sou livre pensador
lapidando as asperezas
existentes em meu interior...
Transmutando meu ego
Essencia Material
na mais pura
Essencia Espiritual...
Um Alquimista em potencial
laborando a força mental
verdadeira pedra filosofal...
Minha alma é imortal
Templo universal...
Sou neófito da vida
sou eterno aprendiz
é a vida quem diz...
Adoro e venero o Arquiteto
Divino Pai Criador
e falo com muito amor...
Sou poeta, sou pensador
caminheiro da vida 
com muito louvor
na senda da
Luz, Vida e Amor!

Esta bela poesia foi extraida do blog "Amor feito poesia",
 caso queira conhecer melhor este blog 
basta dar um clique em cima do título abaixo: 


A Página da Vida do dia 18 mês de janeiro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 18 mês de janeiro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida do dia 18 mês de janeiro de 2008


***

 ***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio

Diante do momento preocupante que vive a Região Serrana do Rio de Janeiro, muitos têm se mobilizado para ajudar os desabrigados pelas enchentes e deslizamentos, decorrentes das fortes chuvas que começaram no domingo, 9. São mais de 500 mortes confirmadas pelo balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lançou, nesta quinta-feira, 12, a Campanha “SOS SUDESTE”, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugere que no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas. Da mesma forma, o cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, deu início à campanha “Apelo à solidariedade em favor das vítimas da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro”, através da Cáritas São Paulo. As ajudas serão encaminhadas às Cáritas das dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, localizadas nas áreas atingidas pela tragédia em questão. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, nesta quinta-feira, 13, salientou que as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana, estão se mobilizando para atender as vítimas das chuvas. Através da Cáritas arquidiocesana, a arquidiocese do Rio já enviou R$ 20 mil para as dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis. O vigário geral da diocese de Petrópolis, monsenhor Paulo Daher, disse que os 60 párocos das 44 paróquias da diocese – que abrange o município de Teresópolis – estão mobilizados para acolher desabrigados e disponibilizar espaços nas igrejas para recepção de corpos. Já a Cruz Vermelha do Rio está recebendo donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.

Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 7 toneladas de medicamentos e insumos estão sendo enviadas ao estado do Rio de Janeiro. São 30 kits compostos por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, capazes de suprir 45 mil pessoas por um período de um mês. Com o objetivo de atender aos feridos pela tragédia, o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou uma campanha para doação de sangue. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Para mais informações ou dúvidas, o telefone do Hemorio é 0800-282-0708.

Para doações em dinheiro:

Campanha “SOS Sudeste”
(CNBB e Cáritas Brasileira)

Caixa Econômica Federal (CEF) 
Agência 1041 – OP. 003 
Conta Corrente 1490-8
ou
Banco do Brasil 
Agência 3475-4 
Conta Corrente 32.000-5.

Cáritas da arquidiocese 
de São Paulo
Banco Itaú
Agência 7657
Conta Corrente 10.834-1

Cáritas da arquidiocese
 do Rio de Janeiro
Banco Bradesco
Agência 0814-1 
Conta 48500-4

“SOS Serra”
 (Diocese de Petrópolis)
Banco Bradesco 
Agência 4014
Conta 11.4134-1

CICC de São José do Rio Preto  se transforma
 em ponto de coleta para os desabrigados no Rio

A partir de hoje, dia 15, o (CICC) Centro Integrado de Ciência e Cultura de São José do Rio Preto passa a receber todo tipo de doações para as vítimas da chuva no Estado do Rio de Janeiro. As principais cidades atingidas são: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O número de mortes já chega a quase 600. O número de famílias desabrigadas pelas chuvas dos últimos dias são incalculáveis, segundo técnicos da Defesa Civil do Estado. Para participar da campanha de solidariedade do Cicc, basta a população levar os seguintes itens de necessidades básicas como: água mineral, produtos de higiene pessoal (creme dental, escova de dente, etc), e alimentos não perecíveis. Todo o material arrecadado será levado até um posto de atendimento  da Polícia Federal, que fica instalado no aeroporto de Rio Preto.
O Cicc de Rio Preto fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial, atrás da Cidade das Crianças. Mais informações no (17) 3232-9426 

1ª Copa Rio Preto Internacional de Futebol sub 17 com abertura oficial e início nesta terça-feira


Começa nesta terça-feira (18/1), a 1ª Copa Rio Preto Internacional de Futebol Sub 17. A abertura oficial será às 14h30, no campo 2 do Distrito Industrial. Após a cerimônia, a bola vai rolar entre as equipes do Corinthians e Fluminense, marcado para as 16h. A competição é realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Ao todo, 18 equipes divididas em seis grupos disputam a Copa que é exclusiva para atletas nascidos até 1994. O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, José Carlos Marinho, explicou que cerca de R$ 120 mil foram investidos para hospedagens, alimentação e serviços de lavanderia dos cerca de 700 pessoas, entre atletas e delegações. Também foram feitos reparos e melhorias nos cinco campos de futebol que serão disputados os jogos. “Projetamos na Swift o restaurante e lavanderia das delegações. Durante toda a Copa vamos servir cerca de 1,2 mil refeições por dia, entre o café da manhã, almoço e o jantar”, explica Marinho. A cidade de Rio Preto contará com três equipes representantes: o Rio Preto Esporte Clube; América de Rio Preto e a Smel, formada por atletas rio-pretenses da categoria de base das escolinhas de futebol. O objetivo da Copa é promover um intercâmbio cultural de integração entre os atletas participantes. A Comissão Organizadora recebeu a confirmação de dirigentes esportivos da capital e os chamados, “olheiros” de grandes clubes, além do representante do Manchester United, da Inglaterra, considerado o time mais bem sucedido do futebol inglês. Todos os jogos são gratuitos e participam da copa as equipes: Chivas Guadalajara-México; Corinthians-SP; Fluminense-RJ; Atlético-MG; Paraná-PR; Vila Nova-RJ; Vasco-RJ; Figueirense-RJ; Internacional-RS; Anápolis-GO; Vitória-ES; Paulistinha-SP; Red Bull; ABC-RN; Paec; América Rio Preto; Smel e o Rio Preto. Os jogos vão acontecer em cinco campos de futebol do município, sendo o Campo do João Paulo, rua Fernando Pessoa s/nº; Laranjeira, rua Ramon A. Martins s/nº e no gramado dos campos I, II e III do Distrito Industrial, Av. João Batista Vetorazzo, s/nº, ao lado da Cidade da Criança. Haverá premiação de troféus e medalhas para o campeão e vice-campeão. Os dois semifinalistas receberão medalhas; troféus para o artilheiro e goleiro menos vazado; troféu e chuteira de ouro para o jogador revelação e a equipe mais disciplinada será premiado com o troféu Fair Play, que destaca o time que melhor fazer representação do jogo limpo. A competição foi realizada por dez anos na cidade de Promissão e transferida oficialmente para São José do Rio Preto. A realização é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e organização da EME, Edie Mauro Evento.

Tabela dos jogos: 

Dia: 18/1 (terça-feira) 
Distrito Industrial Campo 2 
16h - Corinthians x Fluminense 

Dia 19/1 (quarta-feira)       
Distrito Industrial Campo 1 
8h30 – Vila Nova x ABC 
10h – Vasco x Figueirense 
14h30 – Internacional x América 
16h – Anápolis x Paulistinha 

Distrito Industrial Campo 2 
8h30 – Atletico-MG x Paraná 
10h – Red Bull x Rio Preto 
14h30 – Vitória x PAEC 
16h – Chivas x Smel 

Dia: 20/1 (quinta-feira) 
Campo do João Paulo 
8h – ABC x Vasco 
9h30 – Figueirense x Internacional 
11h – América x Vila Aurora 

Campo do Laranjeira 
8h – Rio Preto x Atlético-MG 
9h30 – Red Bull x Corinthians 
11h – Paraná x Fluminese 

Dia: 21/1 (sexta-feira) 
Distrito Industrial Campo 1 
8h – Fluminense x Rio Preto 
9h30 – Atletico-MG x Red Bull 
11h – Corinthians x Paraná 

Distrito Industrial Campo 2 
8h – Paulistinha x Chivas 
9h30 – Smel x PAEC 
11h – Anápolis x Vitória 
  
Dia: 22/1 (sábado) 
Campo Laranjeiras 
8h – América x Figueirense 
9h30 – Vila Nova x Vasco 
11h – ABC x Internacional 

Campo João Paulo 
8h – Vitória x Smel