sábado, 28 de abril de 2012

“Drico e Zema” no Tardes Musicais deste domingo às 17,00 horas no SESC Rio Preto





O programa Tardes Musicais do SESC Rio Preto aproxima o público da cena musical independente de músicos e compositores de Rio Preto e região. 
 A dupla de músicos regionais apresenta um show com um repertório repleto de reggae, soul e rock.
 Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300

Tardes Musicais – Drico e Zema
Data: 29, domingo.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto 
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações:
 www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: 
www.twitter.com/sescriopreto

Programa Teatro para Crianças do SESC Rio Preto apresenta o infantil “Clássicos da Mímica”


O Sesc Rio Preto recebe a Cia Megamini neste domingo, dia 29, no Teatro da unidade, com o espetáculo infantil “Clássicos da Mímica”, pelo programa Teatro para Crianças, que aproxima a arte cênica das crianças.
A apresentação é às 15h30. O ingresso é gratuito e pode ser retirado a partir das 14h30 na Central de Atendimento.
O espetáculo apresenta situações clássicas utilizadas por várias gerações de mímicos famosos. Extrabão, o palhaço mímico, volta com algumas cenas clássicas, como a Parede, no qual o personagem se vê preso dentro do próprio quarto, armando a maior confusão.
Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a 
Central de Atendimento no (17) 3216 9300.  

Espetáculo infantil – Clássicos da Mímica
Data: 29, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***O ingresso pode ser retirado a partir
das 14h30 na Central de Atendimento. 

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333
- São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300.
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais:
www.twitter.com/sescriopreto

Pastoral da Sobriedade promove encontro de espiritualidade e S. Luzia missa aos enfermos


Estão abertas as inscrições para o Encontro de Espiritualidade promovido pela Pastoral da Sobriedade Diocesana de Rio Preto. A atividade será realizada amanhã,  domingo, dia 29, das 8h às 17h, no salão da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Boa Vista. As vagas são limitadas. A paróquia fica na rua Osvaldo Aranha, 566. Mais informações pelo fone (17) 3232-1598

Paróquia Santa Luzia realiza
 missa para os enfermos 

Uma missa na paróquia Santa Luzia de Rio Preto será dedicada aos doentes. A celebração presidida pelo padre José Vinci será realizada amanhã,  domingo, dia 29, a partir das 9h30. A paróquia fica na rua Portugal, 349, na Vila Sinibaldi. Mais informações pelo fone (17) 3227-267

Luz Esperança será entregue em 15 meses e equipe Rio Preto Weilers enfrenta Itatiba Priests


O prefeito Valdomiro Lopes participou da solenidade de assinatura de contrato do novo núcleo habitacional para pessoas de menor renda, ontem (27/04), no ginásio Antonio Natalone. Foi a assinatura de contrato do primeiro módulo de um novo loteamento de casas, o Luz da Esperança, junto à Caixa. “A construção dessas casas só foi possível graças à parceria entre Caixa e Prefeitura. A partir de hoje os contemplados já são proprietários da casa própria. Isso aconteceu pela coragem e empenho do prefeito Valdomiro”, afirmou o gerente de construção da Caixa, Wagner Pereira.
 O prefeito informou que foi uma exigência do município que fossem construídas casas e não apartamentos. “No Brasil o Programa Minha Casa Minha Vida constrói para pessoas com até 10 salários mínimos. Aqui em Rio Preto a Prefeitura optou por priorizar as famílias com até 3 salários. Queremos beneficiar quem mais precisa”, destacou Valdomiro.
 O Luz Esperança terá 1.038 casas que serão construídas próximas ao bairro São Deocleciano. As obras estão previstas para começar em maio. São casas com 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro, que serão entregues muradas nas laterais e no fundo. “Escolhemos o nome Esperança porque esperança significa fé, que é a única coisa que não podemos perder”, destacou o prefeito.
 Valdomiro alertou às famílias para que não comercializem o imóvel adquirido. “Valorizem essa conquista porque quem já recebeu uma casa não poderá participar outra vez do programa. Quem vender sua casa não terá outra chance como esta”.
 A parceria entre a Caixa e a Prefeitura de Rio Preto rendeu à superintendência regional da Caixa a indicação como a número 1 do Brasil, pelo volume de moradias financiadas e pela qualidade dos imóveis. “No resto do Brasil as casas são geminadas e o terreno tem 5 metros. Aqui em Rio Preto definimos terrenos de até 11 metros e com casas muradas”, informou o prefeito.
 O presidente da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares, Antonio Basílio, informou  que no final de maio o atual governo completa 5 mil moradias construídas. O prefeito anunciou que está preparando o lançamento de mais um grande conjunto habitacional, que vai zerar o déficit habitacional entre as pessoas de menor renda.

RP Weilers enfrenta Itatiba Priests

Amanhã,  domingo (29/04) a equipe de Futebol Americano Rio Preto Weilers fará a terceira partida, no 3º Campeonato Paulista de Futebol Americano, na cidade de Itatiba às 14h30.
 Neste próximo jogo, o Rio Preto Weilers encara a equipe Itatiba Priests.
 O último jogo do Rio Preto Weilers foi contra o Vipers Sorocaba, na cidade dos adversários e terminou em 19 x 6 para os Vipers Sorocaba.
 Os esportistas do Rio Preto Weilers tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da SMEL.

RP sediará a 36ª Edição Jogos Jurídicos Estaduais de SP, comunicado e Orçamento Participativo


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) informa que São José do Rio Preto, será a sede da XXXVI Edição Dos Jogos Jurídicos Estaduais De São Paulo (JJE). De 27 de abril á 1º de maio, estudantes de direito de sete grandes universidades do estado de São Paulo: Mackenzie, PUC/SP, SanFrancisco/USP, FMU, PUC/Campinas, USP/Ribeirão e Facamp colocarão à prova suas habilidades esportivas.
 Serão disputas em mais de 20 modalidades, entre elas: vôlei, futebol, futsal, basquete, natação, rúgbi, lutas jiujutsu, judô, karatê, tênis, tênis de mesa entre outras.
 Há 15 anos os Jogos Jurídicos Estaduais foram realizados em Rio Preto, "é com grande satisfação que iremos sediar os Jogos Jurídicos em Rio Preto, vai incentivar os esportes, e mostrar que nossa cidade tem infraestrutura para receber eventos de grande porte como este" comentou Paulo Palmeira, secretário de Esportes.
Os jogos vão acontecer nos seguintes pontos: Ginásio de Esportes Antonio Natalone, Ginásio de Esportes 19 de março, Ginásio de Esportes Alberto Cecconi, Ginásio de Esportes Antonio Carlos Montanhez, Pista de Atletismo do Centro Esportivo Integrado do Eldorado, Campo de Futebol Nelson Sinibaldi (Campo 1 do Distrito), Campo de Futebol João Mendes de Ataíde (Campo 2 do Distrito), Campo Alfredo Elcio Miceli (Campo 3 do Distrito), Sala de Academia do Centro Esportivo Integrado do Eldorado, Campo de Futebol do Tangará, Sala de Ginástica, Júpiter Olímpico 1,  Júpiter Olímpico 2 e Alojamentos 1, 2 e 3 do Complexo Esportivo Wilson Romano Callil e Centro Regional de Eventos (para realização das Lutas Marciais e Tênis de Mesa).
 Conforme, Daniela Armelin, presidente da comissão organizadora dos Jogos Jurídicos “Rio Preto é conhecida como uma das melhores cidades do interior. Tem uma estrutura esportiva muito boa, e o fato de possuírem uma prefeitura que apoia o esporte ajudou muito para a escolha da cidade como sede dos Jurídicos”, destacou.

Comunicado

A partir da próxima quinta-feira (03/05), Jean Dornellas assume a diretoria do Procon de Rio Preto. O advogado pertence ao PR, partido que passa a integrar a base do governo. Sergio Parada, que atualmente ocupa a diretoria do Procon, assume a subsecretaria de Esportes e Lazer.

Convite do Orçamento Participativo (OP)

 A secretaria dos direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, convida os conselheiros do CMOP para participarem da reunião  dia 2 de maio (quarta-feira) as 18 horas  na Rua Eduardo Nielsen nº 420 bairro  Congonhas antigo CEFAM.
Pauta: Estudo    com   propostas de    mudanças da Lei nº 07987/2000  e Regimento  para nossa realidade.

Ação no Centro orienta sobre uso correto de medicamentos e Bazar Solidário no Eldorado


Orientação sobre o uso correto de medicamentos e perigos da automedicação são as principais orientações que serão repassadas à população rio-pretense, hoje, sábado (28/4), durante a ação “Farmacêuticos na Praça”, realizada pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP). O evento conta com apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde.
 Segundo o diretor regional do conselho de farmácia, Anderson José de Almeida, o objetivo do evento é alertar a população para as conseqüências de se automedicar sem prescrição médica. Além da orientação prestada pelos farmacêuticos, a ação vai contar com profissionais da Secretaria de Saúde que vai aferir a pressão arterial e realizar exame para medição de glicemia. Também serão distribuídos materiais educativos sobre o tema.
 “A ação “Farmacêutico na Praça” visa despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle”, diz Almeida.
 A rede pública de saúde, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, tem disponível em 25 unidades de saúde programas especiais voltados ao tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de outras doenças.
 O evento, que vai ocorrer simultaneamente em 20 cidades do Estado de São Paulo, será realizado na praça Dom José Marcondes, na rua Bernardino de Campos, centro, entre 9 e 13 horas.

 Bazar Solidário no Eldorado 

O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto realiza hoje,  sábado (28/4), Bazar Solidário Gratuito. O Bazar acontece na escola de Educação Infantil AMOR “Mário Altenfelder”, na avenida Monte Aprazível, nº 3408, no Eldorado, das 9 às 12 horas. Todas as peças disponibilizadas nos bazares realizados pelo Fundo Social fazem parte das primeiras doações recebidas pela Campanha do Agasalho 2012 - “Alguém espera seu abraço solidário”.
 A Campanha teve início no dia 19 de abril e já distribuiu cerca de 500 caixas coletoras, em diversos pontos da cidade. “Todas as pessoas podem ajudar. Nossa cidade é solidária e queremos aumentar o número de arrecadações”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes.
 Como ressaltou a presidente do Fundo Social, todas as arrecadações recebidas são imediatamente repassadas à comunidade por meio de bazares. “Recebemos dos funcionários da empresa Facchini, 13 mil peças, que já serão distribuídas no Bazar do bairro Eldorado e Dom Lafaiete”, enfatiza a presidente.
 No bairro Dom Lafaiete, o bazar Solidário Gratuito, acontece no dia 2 de maio, das 17 às 20 horas, na Escola Viva - rua Antonio Francisco Coutinho, nº 31.

A Página da Vida, 28 de abril de 2011


*


*



*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 28 de abril de 2010


** 

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 28 de abril de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 28 de abril de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Convite para reunião da Pascom Diocesana



Caríssimos  Comunicadores PAZ E BEM!

A PASCOM Diocesana, junto com o Sistema de Diocesano de Comunicação de São José do Rio Preto, convida os coordenadores de PASCOM e Membros da PASCOM da Diocese de São José do Rio Preto, para a 3ª Reunião do ano de 2012, que será realizada no dia 28 de Abril ( sábado) às 9:00, no Bispado de São José do Rio Preto, para tratarmos de vários assuntos relevantes.
Nesta reunião serão definidas a equipe de trabalho para a celebração do 46º Dia Mundial das Comunicações, as inscrições para o concurso, a entrega dos cartazes para divulgação, a organização da missa e da premiação do concurso  e outros assuntos pertinentes a PASCOM.
Sem mais, agradeço e conto com presença de todos, deixando aqui meu abraço fraterno, com votos de estima e consideração.

Atenciosamente,
Lourdinha Barbosa
Coordenadora da PASCOM Diocesana
Fones: (17) 91544509 / 32164009 
 E-mail: lhursomary@yahoo.com.br .

Programa “Mesa Brasil” do SESC Rio Preto realiza oficina de apresentação de pratos


O programa Mesa Brasil do SESC Rio Preto foi criado em 1994 pelo SESC São Paulo, com o objetivo de contribuir para a diminuição da fome e desperdício de alimentos, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida da população carente institucionalizadas.
 Além das várias oficinas e orientações sobre o uso correto dos alimentos que oferece às entidades cadastradas e doadores do programa, neste sábado, dia 28, o SESC Rio Preto realiza a oficina Comendo com os Olhos: Como Preparar e Servir Refeições Nutritivas, Saborosas e Atrativas para o público em geral. Na oficina, são mostradas várias maneiras de se apresentar e elaborar os pratos de forma mais atrativa, estimulando o consumo de diversos tipos de alimentos por pessoas de todas as idades, pois o prazer de se alimentar bem também pode ser despertado pela forma de servir os alimentos.
Às 14h, na Sala de Expressão Artística. E é grátis.
 Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Comendo com os Olhos: Como Preparar e Servir Refeições e Servir Refeições Nutritivas, Saborosas e Atrativas
Data: 28, sábado.
Horário: às 14h.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Regina Benedetti se apresenta amanhã, sábado dia 28 às 17 horas no SESC Rio Preto




Regina Benedetti se apresenta neste sábado, dia 28, na Lanchonete do SESC Rio Preto, a partir das 17h. O show é válido pelo projeto SAMBADOSESC, que apresenta intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero brasileiro, o samba.
 A cantora e compositora, que já gravou um CD intitulado “Juras”, um trabalho autoral inédito, faz um show com um repertório cheio de músicas que mostram todo seu talento como compositora.
 Para mais informações ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300 ou acesse www.sescsp.org.br/riopreto .
  
SAMBADOSESC – Regina Benedetti
Data: 28, sábado.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Mostra Cultural Arte de Origem neste sábado



   Queremos te convidar para a 2ª Noite da Mostra de Cultura Internacional,
desta vez homenageando Portugal.
Será dia 28 de abril, próximo sábado.
Teremos uma linda noite com música, amigos,
gastronomia, vinhos e muita cultura.
Para conforto de todos o número de convites à venda é pequeno,
por isso, reserve o seu o mais rápido possível.
Pode ligar para a Celinha que ela reserva. 
Já está tudo pronto para este sábado!
Decoração preparada, músicos afinados, caixas de vinho chegando
e até o bacalhau já está esperando pelo azeite português!
Compre seu convite agora mesmo pelo telefone 17 3234 3222.
Esperamos você aqui!

- CARDÁPIO CULTURAL -

MÚSICA - Repertório musical português com o acordeom de Luis Antonio Paulucci e Vânia Borges, cantora, instrumentista, atriz e compositora.
ARTES PLÁSTICAS - Mostra de trabalhos recentes de José Carlos de Paula
GASTRONOMIA - Menu desenvolvido pela personal chef Silmara Justi, especializada em cozinha internacional e formada pela escola Senac de Águas de São Pedro
ENTRADA
- Pães e Entreténs de Boca
PRATO PRINCIPAL
- Bacalhau à Moda do Douro
SOBREMESA
- Mini Pastéis de Belém e Doces de Ovos
Bebidas
- Vinho, grapa, cerveja, água mineral, refrigerante comum e zero

Beijo carinhoso,
Cristian e Celinha
Curta nossa fanpage no facebook!

Veja as fotos da 1ª noite em homenagem a Espanha em nossa página no facebook
https://www.facebook.com/ArtedeOrigem
Conheça também nossa loja virtual
http://www.tapetesartedeorigem.com.br
e visite sempre nosso site
http://www.artedeorigem.com.br/

Baile de Aniversário AGERIPE neste sábado



Baile de Aniversário

Para celebrar mais um ano, a AGERIP traz um baile especial:
BAILE DE Aniversário,  venha participar do nosso ,
 dia 28 de Abril , sábado, a partir das 20:00 horas. 

       Para  perfeita  organização  do  evento,  solicitamos  antecipar  a 
compra de seu convite junto a secretaria da AGERIP, 
e também na  loja Rauker no Rio Preto Shopping Center
evitando assim, atropelos de última hora.
       Convites  para  sócios  R$ 15,00,  para  não  sócios  R$ 25,00
       A parte musical vai ser com Billy e Bill.
       Será servido um delicioso jantar.
       Venha se divertir e dançar conosco.
       Atenciosamente,
           Letícia
           AGERIP

“AGERIP”
Condomínio Residencial para a Terceira Idade. 
Rodovia Assis Chateaubriand, km 178 – SJRP- SP
Fone: 017-3223 23 29

Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza encontro de jovens e Capela S. Vicente de Paulo de Votuporanga promove Noite do Pastel



A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promove encontro de jovens. O evento será realizado nos dias: 27,28 e 29 de abril durante todo o dia. No encerramento haverá missa, às 19h30.
Local: Salão Paroquial
Mais informações: 3224-0170

Capela S. Vicente de Paulo de
 Votuporanga promove Noite do Pastel 

A capela São Vicente de Paulo da cidade de Votuporanga realiza no amanhã,  dia 28 de abril, sábado,  às 20h, no salão de festas, a Noite do Pastel e do Espeto. Toda a renda será revertida para as obras sociais voltadas à comunidade. 
A festa será na avenida Antonio Augusto Paes, 1569, (próximo à Represa da Saev). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3421-8223 


Capela Santa Izabel de 
Rio Preto promove o Abril Fest 

A capela Santa Izabel que pertence a paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia de Rio Preto promove neste sábado, dia 28, às 20h, o Abril Fest.  Trata-se da grandiosa quermesse promovida pela comunidade. Haverá diversas barracas de comidas típicas e diversão pra toda a família. A festa será rua Alameda Flamboyant, 153, Condomínio Pica Pau Amarelo. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (17) 3215-2688

A Página da Vida, 27 de abril de 2011


*

*

*  

*

*


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 27 de abril de 2010


**

** 

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 27 de abril de 2009


***

***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 27 de abril de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

OC Fred Navarro - Palestra e Workshop Videoclipe


Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro 
São José do Rio Preto

ABRIL 2012
* Atividades Gratuitas* Inscrições Abertas* 

PALESTRA: VIDEOCLIPE – RELAÇÕES AUDIOVISUAIS, MÚSICA E SOCIEDADE
Palestrante: Guilherme Bryan.
27/4 – sexta-feira – 19h às 22h.
Público: artistas, professores, críticos de arte, estudantes e demais interessados, a partir de 16 anos.
Seleção: primeiros inscritos. 35 vagas.
Palestra sobre a história do videoclipe no Brasil e no mundo, sua relação com a indústria fonográfica e seu novo papel na era do YouTube, com análise de trabalhos de artistas como Madonna, Michael Jackson, Björk, Lady Gaga, Beyoncé, entre outros.

 WORKSHOP: VIDEOCLIPE – USOS E ANÁLISES PARA A SALA DE AULA
Coordenação: Guilherme Bryan.
28/4 – sábado – 9h às 13h e 14h às 17h.
Público: artistas, professores, críticos de arte e demais interessados, a partir de 18 anos.
Seleção: currículo e carta de interesse. 20 vagas.
Workshop voltado à análise do videoclipe como importante ferramenta educacional, tanto para o ensino de audiovisual como conteúdo complementar atrelado às disciplinas do ensino fundamental e médio.

 Guilherme Bryan é doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. É colunista de videoclipes do Yahoo! Brasil e chefe de jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM. Autor do livro “Quem Tem um Sonho Não Dança: Cultura Jovem Brasileira nos Anos 80”, publicou em jornais e revistas como “Rolling Stone”, “Bizz” e “Revista da Cultura”.

IMPORTANTE: As inscrições deverão ser feitas na sede da Oficina Fred Navarro. Currículo e Carta de Interesse para Workshop, deverão ser entregues no ato da inscrição.

Oficina Cultural Fred Navarro 
(17) 3234 2405 / 3212 9235 
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
Cep: 15015-500 - São José do Rio preto / SP
frednavarro@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br
Horário de atendimento: Segunda a sábado das 9h às 18h

Lançamento do “Dia do Desafio 2012”



Com o intuito de estreitar as relações dos órgãos responsáveis pela realização do “Dia do Desafio 2012”, acontece nesta sexta, dia 27, o Lançamento Regional do Dia do Desafio 2012, no SESC Rio Preto. Às 14h30, no Teatro. A cerimônia é aberta ao público.
 Prefeituras e secretarias municipais, instituições, escolas, empresas e entidades públicas, governamentais e sociais para sensibilização e mobilização  se reúnem para uma confraternização em torno do Dia do Desafio e seus principais objetivos.
 O Dia do Desafio
 Criado no Canadá e difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), o Dia do Desafio difunde a ideia de esporte para todos e incentiva à prática de atividades físicas regularmente em benefício da saúde. A mobilização acontece sempre na última quarta do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
 Em 2011, o Dia do Desafio aconteceu em 4023 cidades, 518 a mais do que no ano anterior, e teve uma participação de 63.611.208 pessoas, um aumento de quase 8% na população participante.
 61 cidades participaram na região, todas comandadas pelo SESC Rio Preto, sendo que o aumento do número esperado para este ano seja de 5% a 10%.
 Para mais informações acesse o site oficial do Dia do Desafio 2012 http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/ ou ligue para (17) 3216 9300.

Lançamento do
 “Dia do Desafio 2012”
Data: 27, sexta.
Horário: às 14h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto – 
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Selecionados para o Luz da Esperança assinam contrato e Saúde no Bairro visita Eden Leste


O prefeito Valdomiro Lopes participa nesta sexta-feira (27/04) de solenidade, às 8 horas, no ginásio Antonio Natalone, para assinatura de contratos do Residencial Luz da Esperança.
 Tratam-se de 1.038 casas que serão construídas no bairro São Deocleciano. As obras estão previstas para começar em maio. Os contemplados com as moradias, destinadas à pessoas com renda de até 3 salários mínimos, foram selecionados e estavam numa lista de espera da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares. Esses inscritos fizeram cadastro no ano passado.
 São casas com 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro, que serão entregues muradas nas laterais e no fundo. O financiamento é através do Programa Minha Casa Minha Vida.

 Saúde no Bairro visita loteamento 
Eden Leste em Engenheiro Schmitt

O projeto Saúde no Bairro, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vai estar nesta sexta-feira (27/4), no loteamento Eden Leste, localizado próximo ao distrito de Engenheiro Schmitt. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.
 Vão estar à disposição dos moradores consultas médicas e odontológicas, além de orientação nutricional e exames preventivos como papanicolaou, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
 Também serão realizados exames sorológicos para HIV, Sífilis e Hepatite, além de atualização das vacinas para quem estiver com doses em atraso.
 O objetivo do projeto é proporcionar exames preventivos de saúde e levar atendimento médico em áreas distantes ou disponibilizá-los em horários diferenciados a fim de atender os munícipes que trabalham fora. O Saúde no Bairro possui dois ônibus equipados com consultório ginecológico, médico e odontológico.
 Para ser atendido, basta ir até o local em que o ônibus vai estar acionado, portando documentos pessoais.

Grupo Bruch Trio amanhã (27/4) e sábado (28/4) Choro das 3 no Teatro do SESI de Rio Preto




Mais um fim de semana musical no Teatro do SESI.    

 Sexta-feira, apresenta-se o grupo Bruch Trio. O Trio, onde atuam músicos de grande expressividade artística e ampla experiência  camerista, inspira-se na afinidade dos três pela sonoridade introspectiva, intimista e aveludada que resulta da união dos seus instrumentos. Recebendo da crítica especializada elogios significativos à sua performance, em especial à sensivel interpretação das obras de Max Bruch, compositor alemão, homenagiado pelos artístas.      
 Sábado, apresenta-se Choro das 3. Há dez anos no mercado, o Trio possui conquistas que parecem inimagináveis para uma família do interior de São Paulo, que se dedica a um gênero brasileiro puramente instrumental, o Choro. É um espetáculo leve e divertido, que traz ao público obras de compositores paulistas do século XIX aos dias atuais.
 Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 30 minutos antes do início de cada sessão. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK  E CONFIRA 
TODA A PROGRAMAÇÃO  DO SESI RIO PRETO.

Termina amanhã inscrições ao Projovem Urbano


Jovens com idade entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental, têm até amanhã, sexta-feira( 27/4), para se candidatar a uma vaga ao Projovem Urbano. Ao todo, o projeto sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, oferece 200 vagas.
Segundo o coordenador do programa, João Ernesto, Projovem visa reinserir jovens na escola e no mercado de trabalho por meio de formação básica e qualificação profissional nas áreas de ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador de revestimentos.
 Além das aulas, se tiver a freqüência mensal exigida, o estudante receberá bolsa-auxílio de R$ 100.
Para participar, o interessado deve apresentar CPF (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e histórico escolar (original e cópia), na Secretaria de Educação, das 8 às 17 horas.
Após conclusão, o aprovado participará do projeto por 18 meses. As aulas serão ministradas na escola municipal “Deputado Sylvio Benito Martini”, no Santo Antônio.

Projovem Urbano
Inscrições - Até 27/4/2012
Quem pode participar - Jovens com idade entre 18 e 29 anos, no ano da matrícula. Portanto, aqueles jovens que completarão 18 anos até 31/12/2012 ou aqueles que completarem 30 anos em meses anteriores ao da matrícula, ou seja, janeiro, fevereiro ou março de 2012 poderão ser matriculados
Local de matrícula - Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua General Glicério, nº 3947, bairro Redentora, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone (17) 3211-4015.

Dom Paulo toma posse em Uberaba dia 1º de maio


O novo arcebispo da Arquidiocese de Uberaba/MG, dom Paulo Mendes Peixoto, toma posse na próxima terça-feira, dia 1º de maio, (Feriado Dia do Trabalho). O ex- bispo da Diocese de São José do Rio Preto foi nomeado pelo santo papa Bento XVI no último dia 7. Dom Paulo ficou à frente da Diocese por 6 anos.
A cerimônia de posse será dia 1º de maio, às 10h, no Ginásio do Colégio Marista Diocesano, que fica localizado na Praça Dom Eduardo, 05, bairro Mercês, Uberaba/MG. A recepção de dom Paulo à nova Arquidiocese será no dia 6 de maio, às 19h, na Catedral Metropolitana de Uberaba. 

A Página da Vida, 26 de abril de 2011


*


*  

*


Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 26 de abril de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 26 de abril de 2009


***

***

***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 26 de abril de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Procon Rio Preto orienta sobre ‘lei dos recibos’


Empresas de telefonia, TV a cabo, companhias de energia elétrica e água, escolas particulares, entre outras prestadoras de serviço, têm prazo até o dia 31 de maio para enviar aos seus clientes declaração de quitação anual de débitos.
 O envio do documento ao consumidor, por parte das empresas públicas e privadas, com a descrição de todos os pagamentos realizados no ano anterior compreendendo os meses de janeiro a dezembro, atende a lei federal 12.007, em vigor desde 2009.
 De acordo com o diretor do Procon Rio Preto, Sérgio Parada, a medida é benéfica ao consumidor. “Na prestação de serviços, é importante que o consumidor guarde os comprovantes de pagamento por cinco anos. Com essa legislação, ele não precisa mais guardar os recibos mês a mês, somente a declaração de quitação, ou seja, apenas um documento”, afirma.
 Segundo Parada, a lei estabelece ainda que, caso o consumidor não tenha usado os serviços durante todos os meses do ano anterior, ele tem direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento de débitos. “No caso de contas questionadas judicialmente, o consumidor tem direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos”, explica.
 A declaração de quitação, segundo a legislação vigente, também deverá trazer a informação que o documento substitui os recibos mensais no caso de comprovação de quitações que possam a vir ser questionadas.
Parada orienta o consumidor que não receber a declaração de quitação pode procurar o Procon. Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Lançamento Regional Dia do Desafio





O SESC Rio Preto tem a honra de convidá-los para o
 Lançamento Regional do Dia do Desafio 2012.
Favor confirmar presença até dia 26/04 (quinta).

Alunos da escola Viva participam de palestra sobre drogas e Renascer tem Noite Preventiva da Saúde


Alunos da Escola Viva administrada pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto participaram nesta quarta-feira (26/4), da palestra “Adolescente e Droga”.  O tema foi apresentado e discutido por Robson de Carvalho Lima, integrante de Clínica Terapêutica.
O encontro, de acordo com coordenadora da unidade Viva, do bairro Dom Lafaiete, Veranice Lopes, tem como objetivo orientar e esclarecer os alunos sobre como evitar o contato com as drogas ou substâncias psicoativas, bem como os tipos de tratamento para adictos.
A palestra teve a participação de 63 alunos, dos períodos da manhã e tarde, com idades entre 12 e 15 anos.
A Escola Viva tem trabalho junto aos alunos, várias assuntos com intuito de prevenir problemas relacionados à droga. Já foram abordadas temáticas como: Drogas no âmbito escolar; Drogas lícitas e ilícitas; Drogas e relacionamento; Legislação; Efeitos e consequências; Drogas e gravidez.

Renascer tem Noite
Preventiva da Saúde

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (26/4), na Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Simões/Renascer, Noite Preventiva de Saúde.
 Além de consultas médicas, vão estar disponíveis à população exames de aferição de pressão arterial, coleta de papanicolau, exames de PSA (preventivo de câncer de próstata), testagem sorológica para HIV, sífilis e hepatite.
 Segundo a gerente da unidade, Helen Carolina Maciel, a ação tem por objetivo proporcionar ao trabalhador horário alternativo para tratamento de saúde em horário diferenciado.
 “Para ser atendido basta morar próximo ou nos bairros atendidos pela unidade e comparecer a UBS com documentos pessoais ou o Manual vivendo com qualidade”, afirma a gerente.
O atendimento será realizado das 17 às 20 horas.

Paróquia Santa Luzia discute hoje "O Diário de Santa Faustina" e amanhã missa para os enfermos


A Paróquia Santa Luzia de Rio Preto realiza hoje, dia 25, às 20h, no salão da igreja, o "Encontro com a Misericórdia Divina". Na palestra,  será comentado o "Diário de Santa Faustina" e as revelações recebidas pela Santa Faustina - ela que foi considerada a "secretária da misericórdia divina". 
O evento será logo após a missa. A paróquia Santa Luzia fica localizada na Rua Portugal, esquina com Rua Sirio Libanesa, no Jardim Novo Mundo, a poucas quadras do início da Avenida Potirendaba. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (17) 3227-6047

Paróquia São Francisco de Assis 
realiza missa para os enfermos 

O padre Nilson da paróquia São Francisco de Assis de Rio Preto preside amanhã, dia 26, às 15h, uma missa voltada para os enfermos. Logo após a santa missa, as enfermeiras da UBS do bairro irão atender os moradores para aferição da pressão arterial, testes de glicemia e será servido um delicioso café da tarde.
A paróquia São Francisco de Assis fica localizada na rua Ruither Moreira Rodrigues, 1087, no Jardim São Francisco. Mais informações sobre o evento pelo fone (17) 3216-1117 

Linhas perimetrais para Região Norte iniciam hoje


A partir de hoje (25/04) os trabalhadores da região Norte contam com uma nova opção de transporte. A Prefeitura, por intermédio da SMTTS – Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança informa que entraram em funcionamento duas novas linhas de transporte coletivo, que serão feitas com mini-ônibus e exclusivas para usuários residentes naquela região da cidade. Serão linhas perimetrais que vão fazer trajeto direto bairro a bairro sem passar pelo terminal de ônibus do centro.
Uma das linhas sai da região Norte com destino aos condomínios residenciais da região dos Dahmas e está sendo feita com 7 mini-ônibus. A outra sai da região Norte com destino ao Distrito Industrial utilizando três mini-ônibus. Ambos os percursos fazem o trajeto contrário nas duas linhas.
As novas linhas visam atender os trabalhadores que residem naquela região e diariamente tem que fazer o trajeto até o terminal e depois para o destino final.
De acordo com informações da CCO - Central de Controle Operacional e monitoramento, que acompanhou o movimento no horário de pico na manhã de hoje, os usuários ficaram satisfeitos com a alteração, pois a nova linha propicia comodidade e economia de tempo para quem trabalha nessas regiões e, a partir de hoje, não terão mais que passar pelo terminal central.

Sarau com Slam em Guarujá- SP, hoje às 20h00



Competição

Os Slams quase sempre são competitivos, mas nem sempre foram. Na França por exemplo é muito comum se chamar de Slam uma noite de declamação de poesias, mesmo que não haja competição.

"Um slam de poesia é um evento de poesia performática atual que geralmente culmina em uma batalha figurativa entre os slammers (poetas de slam). Nos elitistas muros da academia, alguns professores de literatura ridicularizam a noção de competições de performance de poesia. Eles parecem ignorar o fato que competições literárias tem uma história longa e honorável. Dioniso, o antigo Deus Grego da fertilidade, (também acreditado como inventor do vinho), observava seus extáticos adoradores enquanto eles bebiam sangue de animais e dançavam em orgiástico frenesi enquanto os poetas/dramaturgos Eurípedes e Sófocles, para nomear um par famoso, competiam pelo primeiro prêmio em festivais de competições patrocinados por cidadãos proeminentes." diz Marc Smith, (Slampapi so what? ) e conclui "(...) O concurso é um recurso quase teatral, não é feito para ser um teste final de uma performance ou texto. É um drama natural que no momento em que está acontecendo faz todos pensarem quem irá ganhar, quem vai ganhar a nota mais alta, quem vai faturar o prêmio. Meia hora depois a maioria das pessoas já esqueceram-se das notas, mas, felizmente, não dos poemas (...)"
Como tudo, a competição tem seus prós e contras.
No ZAP! ninguém é obrigado a competir, por isso mesmo fazemos o "Microfone Aberto" antes do Slam pra que todos (inclusive os que detestam participar de concursos e competições) possam participar. Mas, uma vez dentro do jogo é bom saber: regras são regras, e elas são iguais para todos!
Um Slam diz respeito basicamente a duas coisas: poesia + performance. Para se entender o Slam é preciso primeiro falar em spoken word.
Literalmente “palavra falada”, ou poeticamente “poesia falada”, o "spoken word" é uma performance na qual as pessoas recitam textos. Pode acontecer em vários contextos: literatura, artes plásticas, música, mas sempre com foco na oralidade.
Slams ou poetry slams são encontros de poesia onde há performances de “spoken word” geralmente em forma de competição. Criado por Marc Smith (Slampapi -so what?) em Chicago, nos anos 80, o Slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando por todo mundo.
Estima-se hoje que existam pelo menos 500 comunidades de Slam em países como Irlanda, Inglaterra, Austrália, Zimbabwe, Madagascar, Israel, Singapura, Polônia, Itália e até mesmo no Pólo Sul, no Hawaí e agora no Brasil, sendo que as maiores comunidades fora dos EUA estão na França e na Alemanha.


Hip Hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos.
O Hip Hop proporciona a prática de atividade física, num ambiente divertido, através de movimentos expressivos, trabalhados por meio de coreografias adaptadas às idades em questão, priorizando uma educação motora consciente e global.

Fonte: http://www.facebook.com/events/281780808577635/permalink/284891314933251/


Evento: Sarau com Slam
Local: Malok Style Bar
Endereço: Avenida São João, 286- Guarujá - SP
Data: 25 de abril 
Horário: 20h
Evento gratuito
Poetas, escritores,amantes da cultura HIP HOP

A Página da Vida, 25 de abril de 2011


*





Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 25 de abril de 2010


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 25 de abril de 2009


***

***

***

***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 25 de abril de 2008


****

****

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer  nosso blog. Grato. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

SESC Rio Preto apresenta amanhã “VOLVER”



  
O programa Sonora do SESC Rio Preto, que aproxima o público da cena musical independente através de apresentações de estilos diversos, traz nesta quarta, dia 25, a banda Volver. É grátis, a partir das 21h30, na Lanchonete.
 Formada por Bruno Souto (vocal e guitarras), Fernando Barreto (baixo e vocais) e Kleber Croccia (guitarra e vocais), a banda tem cara de “rock gaúcho”, mas decidiu, porém, seguir na contramão da cena local. Além do manguebit, Volver foi abrindo espaço resgatando o clássico pop local e nordestino, que marcou o rock da região nos anos sessenta. O show apresentado é um pré-lançamento do CD “Próxima Estação”.
 Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Confira a programação
 do programa Sonora:

Dia 25
Volver
Com a intenção de fazer o que gosta, a banda Volver seguiu na contramão da cena local. Com cara de ‘rock gapucho’, Volver abria o caminho para, além do manguebit, resgatar o clássico pop local e nordestino, que marcou o rock da região nos anos setenta. Formada por Bruno Souto (vocal e guitarras), Fernando Barreto (baixo e vocais) e Kleber Crocia (guitarra e vocais), a banda apresenta show de pré-lançamento do CD ‘Próxima Estação’.
Às 21h30. Lanchonete.

Sonora – Volver
Data: 25, quarta.
Horário: às 21h30.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
  
SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Fundo de Solidariedade de São José do Rio Preto recebe doação de 13 mil peças da Facchini


A presidente do Fundo de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, recebeu hoje, terça-feira (24/4), 13 mil peças de agasalhos e cobertores, da empresa Facchini S/A. As doações foram feitas à Campanha do Agasalho 2012 – “Alguém espera seu abraço solidário”, lançada oficialmente no último dia 19.
“É por acreditar na participação de importantes parceiros solidários como a Facchini que, ano a ano, aumentamos o número de arrecadações e, consequentemente, ampliamos o número de famílias e instituições atendidas pelo Fundo Social, através da Campanha do Agasalho”, enfatizou a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
A entrega de agasalhos e cobertores foi feita pela gerente de gestão de pessoas, Fabiana Marques, em nome dos diretores da empresa Sônia Facchini e Marcelo Facchini.
As 13 mil peças foram doadas por funcionários e diretoria das duas unidades da empresa, em Rio Preto.
“Essa é uma ação conjunta de todas as pessoas da empresa. Para nós é gratificante poder contribuir com uma Campanha tão importante como essa, e ao mesmo tempo saber que muitas pessoas terão menos frio, neste inverno que se aproxima”, destacou Fabiana Marques.
A presidente do Fundo Social destacou ainda que, a logística de toda a Campanha consiste na distribuição de caixas coletoras, em mais de 500 pontos da cidade, desde supermercados, farmácias, escolas, empresas até condomínios verticais e horizontais.
“A distribuição de todas as peças é imediata. Antes mesmo do frio chegar, realizamos diversos bazares gratuitos, nos bairros mais longínquos. As pessoas é que escolhem as roupas que querem levar, tanto peças de adulto quanto de criança, além de calçados”, explicou Eliana Lopes.
O próximo Bazar Itinerante do Fundo Social acontece neste sábado (28/4), na escola AMOR “Mário Altenfelder Silva”, na avenida Monte Aprazível, 3408, no bairro Eldorado. Os interessados em solicitar caixas coletoras podem ligar, diretamente, no Fundo Social, no telefone (17) 3214-9010.

Campanha orienta população sobre hipertensão arterial e “Noite preventiva de saúde” no Estoril



A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza hoje, terça-feira (24/4), até a próxima sexta-feira (27/4), campanha de orientação à população sobre os perigos da hipertensão arterial. A ação é realizada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado anualmente em 26/4.
Na programação estão palestras em salas de espera das unidades de saúde e escolas, aferição de pressão arterial com encaminhamento dos casos em que apresentarem alterações, distribuição de material educativo sobre a doença e até pedágio para orientar motoristas sobre o tema.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão ocorre quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. Tem mais riscos de desenvolver a doença quem consome mais bebida alcoólica, tem hipertensos na família, está com excesso de peso, usa muito sal na alimentação, é diabético, que não tem uma alimentação saudável e pessoas da raça negra.
Hipertensos
Segundo dados do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, existem 28.341 pessoas cadastradas no sistema Hiperdia do Ministério da Saúde que sofrem de hipertensão arterial em Rio Preto. Outros 10.236, além da doença, também possuem diabetes, o que pode agravar a situação do paciente.
Mais da metade dos hipertensos acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Preto está acima do peso, um total de 59,8% dos acompanhados, o que aumenta as chances de complicações por doenças. Do total de pessoas acompanhadas, 59,2% é sedentária, ou seja, não pratica qualquer tipo de atividade física e 16,29% são tabagistas.
Os dados são de um estudo da Vigilância Epidemiológica, realizado em 2010. A pesquisa revela ainda que 6,88% já sofreram infarto, 5,4% foram vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e 3,99% têm doenças renais provenientes da hipertensão.
Tratamento
O tratamento de hipertensos na rede pública de saúde pode ser realizado em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município, por meio do programa ‘Tempero da Vida’, que possui acompanhamento de equipe capacitada para dar o suporte necessário à doença, bem como esclarecer dúvidas do paciente.
Para realizar o tratamento e acompanhamento da doença na rede pública de saúde, basta que o hipertenso procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico, tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar o peso e variações da hipertensão arterial.
Dentro do programa, o paciente também tem acesso gratuito aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das Unidades de Saúde e orientação nutricional.
Outra facilidade existente na rede voltada ao atendimento de hipertensos é o Programa de Entrega Domiciliar de Medicamentos, no qual, após cadastro na própria Unidade de Saúde, o paciente passa a receber em casa periodicamente os medicamentos prescritos pelo profissional médico.
Os pacientes cadastrados em ambos os programas também têm à disposição em mais de 90 pontos diferentes aulas de Lian Gong, prática oriental em 18 terapias, para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas, além de outras doenças crônicas, além das Academias para Todas as Idades, grupos de caminhada e capoeira.

“Noite preventiva de saúde” 
nesta quarta-feira no Estoril

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza amanhã, quarta-feira (25/4), 2ª Noite Preventiva de Saúde, no Centro de Saúde Escola (CSE) Estoril. O objetivo da ação, que será realizada das 17 às 21 horas, será oferecer atendimento à população que trabalha durante o dia e não tem tempo para ir até à unidade no horário normal de funcionamento.
 Serão realizados exames como papanicolaou, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre postura. Também serão realizados exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite, além de atualização do calendário vacinal para pessoas que estiverem as vacinas em atraso.
 Basta levar um documento com foto, a carteira de vacinação ou Manual vivendo com qualidade.

Noite Preventiva de Saúde 
Data – 25/04/2012 (quarta-feira) 
Horário - 17 às 21 horas 
Local - CSE Estoril (Rua Caetano Elzo Rogério, 1800)