domingo, 22 de abril de 2012

Capela São Jorge realiza nesta segunda-feira procissão e Alunos ‘vivenciam’ cultura indígena


A Capela São Jorge promove procissão em honra a São Jorge.
O evento será realizado amanhã, dia 23 de abril, às 19h30
Local: Capela São Jorge
Rua Hugh Hamond Bennett, S/Nº - Vila São Jorge 

Alunos ‘vivenciam’ 
cultura indígena

Alunos do 1º ao 3º do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Núcleo da Esperança Vila Azul/Navarrete, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (19/4), data em que também se comemora o “Dia do Índio”.
 Segundo a diretora da unidade escolar, Josiene Mara Silva Alves, as professoras desenvolveram projeto multidisciplinar que trabalha a cultura indígena.
“A intenção é mostrar aos alunos que os costumes indígenas fazem parte da constituição da nossa cultura e nos influenciam com diversas palavras, expressões, até utensílios domésticos que utilizamos e fugir de estereótipos preconceituosos. Os alunos têm demonstrado muito interesse e estão se divertindo com este projeto que os ajuda a conhecerem mais sobre a cultura de seu país e a aprenderem novas palavras e histórias”, afirma.
Entre as propostas pedagógicas trabalhadas estão a música “Tu tu tu tupi” (Hélio Zinsking), que fala sobre a influência linguística que recebemos da cultura indígena, o livro “Kabá Darebu”, escrito pelo índio Daniel Munduruku, filho do povo indígena brasileiro Munduruku, o livro “Morandubetá – Fábulas indígenas”, do escritor Heitor Luiz Murat, que trata sobre as crenças e os valores morais presentes na cultura indígena.
“Também têm sido trabalhadas uma lista de palavras de origem indígena usadas no cotidiano dos alunos, além da confecção de lilicós e cumbucas com argila, tendo como base a cerâmica marajoara”, ressalta Josiene.

Nenhum comentário: