sábado, 8 de maio de 2010

Festival Nacional de Música Sertaneja realiza neste domingo (Dia das Mães) sua segunda eliminatória








Duplas que se apresentaram no domingo passado: (1) “Celebridade do Sertão”, de José do Nascimento Severo, por Vitor Hugo e Gustavo (Mirassol); (2) “Jesus Cristo do Haiti”, de João Pedro, por João Pedro e Solito (Barretos); (3) “Presença de Deus”, de João Ferreira Filho, por J. Carreiro e Pacífico (Rio Preto); (4) “Não vou Mais”, de Diego Pinote, por Diego Pinote e Leandro (Neves Paulista); (5) “Minha Culpa”, de Silvio Roberto e João Paulo dos Santos, por Beto e João (Rio Preto); (6) “Você Pisou na Bola”, de Paulo Henrique, por Zé Guilherme e Eduardo (Rio Preto); (7) “Procurando uma Paixão”, de Amarildo Montenegro e Ricardo Júnior, por Monte Negro e Magalhães (Rio Preto)

As eliminatórias do Festival Nacional de Música Sertaneja, realizado pela Prefeitura Municipal de Saõ José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, seguem neste domingo (9/5), às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. Serão apresentadas sete músicas de artistas locais e da região. Esta é a segunda eliminatória. Ao todo são cinco, que serão realizadas durante os domingos de maio. Em cada eliminatória, o júri classifica duas canções, uma interpretada por músicos locais e a outra por músicos regionais. As músicas escolhidas só serão divulgadas após o término da última eliminatória, no dia 30 de maio.

Confira as músicas que serão apresentadas amanhã dia 9 de maio.

“Um Basta na Violência”, de Marcelo Gonçalves e Pedro Giglio, por Marcel Carrara e Evandro (Rio Preto); “No Meu Sertão”, de Joel Monteiro e Rafael Martins, por Fernando e Rafael (Rio Preto); “Barco a Vela”, de Zeca Beluce, por Kaik e Renato (Rio Preto); “Eu Nasci pra te Amar”, de Isac Teixeira, por Izac e Ronaldo (Rio Preto); “Dormindo com a Solidão”, de Mauro Dias, por Sol Maia (Ipiguá); “A Viola, o Violão e a Reprodução”, de Antônio Garcia, por Cassio e Cassiano (José Bonifácio) e “O Sabiá”, de Arnaldo Reis, por Arnaldo Reis e Eduardo (Penápolis).











Deodoro Moreira , dupla que abriu o festival e componentes do juri formado pelos músicos Donizete,
Divino, Zeca, Canhotinho e Zé do Rancho.

Eliminatórias do Festival Nacional de Música Sertaneja

Data: 9/5
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Nelson Casto,
avenida Feliciano Sales Cunha, 1.040 - Vila Itália

***
Confira as músicas selecionadas
eliminatórias do dia 2 de maio
dando um clique no título abaixo:


***
Confira as selecionadas e toda programação musical deste mês
do festival sertanejo dando um clique em cima do titulo abaixo:



4ª Bienal do Livro se despede com oito atrações


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, termina neste domingo (9/7) com uma palestra, uma leitura dramática e seis exibições de filmes na programação. O jornalista Maurício Kubrusly ministra a palestra “Me Leva Mundão”, às 14 horas, no Palavra Exposta. Ele vai contar um pouco sobre suas andanças pelo mundo. Como traz na bagagem a experiência mostrada na série do Fantástico “Me Leva Brasil”, Kubrusly conta as curiosidades que encontrou nos estados brasileiros e em outros países. Logo depois, às 15 horas, a ator Pascoal da Conceição apresenta a leitura dramática “Os Sertões: a terra, o homem e a luta”, no Palavra Em Cena. Na atividade, Pascoal falará sobre o que viu durante o ano de 2007, período em que o grupo Uzyna Uzuna esteve na cidade de Canudos para apresentar um espetáculo de 28 horas sobre a Guerra de Canudos. À noite, a partir das 20 horas, o Palavra Filmada recebe seis curtas-metragens da mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino”. Serão exibidos os filmes “Meu melhor amigo”, “A Saideira”, “A última crônica”, “Conversinha Mineira”, “Um Encontro Inesquecível”, todos dirigidos por Jorge Monclar, e “Dona Custódia”, dirigido por Adriana Andrade. Todos os filmes retratam as obras de Fernando Sabino.

Pascoal da Conceição dramatiza 'Os Sertões' na 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto recebe neste domingo (9/5) o ator Pascoal da Conceição com a leitura dramática “Os Sertões: a terra, o homem e a luta”, às 15 horas, no espaço Palavra Em Cena. A atividade aborda a obra do jornalista Euclides da Cunha. Na atividade, o ator falará sobre o que viu durante o ano de 2007, período em que o Grupo Oficina Uzyna Uzuna esteve na cidade de Canudos, na Bahia, para apresentar cinco espetáculos sobre a Guerra de Canudos. Num total de 28 horas, foi apresentada a montagem “A terra”, “O Homem I”, “O Homem II”, "A Luta I” e “A Luta II”. Entre os principais trabalhos realizados por Pascoal no teatro destacam-se “Tarsila”, de Maria Adelaide Amaral, direção de Sérgio Ferrara; “Calígula”, de Albert Camus, tradução de Dib Carneiro Neto, direção de Gabriel Villela, e “A Louca de Chaillot”, de Jean Giraudeuax, direção de Rui Cortez. Na TV, ficou conhecido por interpretar o Doutor Abobrinha no programa infantil da TV Cultura Castelo Rá-Tim-Bum e por atuar na minissérie da TV Globo “Um Só Coração”, no papel do escritor Mário de Andrade. Além dos trabalhos em televisão e teatro, Pascoal também já participou de vários filmes, entre eles “Olga”, sob a direção de Jaime Monjardim. Atualmente o ator participa da novela “Tempos Modernos”, de Bosco Brasil, na TV Globo.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Leitura dramática:
“Os Sertões: a terra, o homem e a luta”,
por Pascoal da Conceição
Data: 9/5
Horário: 15h
Local: Palavra Em Cena

Correios homenageia com selos Américo Vespúcio

Os Correios lançam no próximo dia 10 de maio nas cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Curitiba (PR), um bloco postal (emissão especial) com dois selos que homenageia o navegador florentino Américo Vespúcio, descobridor, em 1503, de Arraial do Cabo, cidade brasileira localizada no litoral do Estado do Rio de Janeiro, famosa por suas belas praias e pela suavidade do seu clima. Esta emissão faz parte da Série Relações Diplomáticas: Itália.
Os elementos usados no bloco, sobre um fundo azul, remetem à vida de Américo Vespúcio. São mapas, cartas, panoramas de Florença (Itália) e Arraial do Cabo (Brasil). Abaixo, à esquerda, uma imagem da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de 1506, construída em pau-a-pique, primeira igreja onde foi celebrada uma missa no Brasil, e o Obelisco Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos, que marca o local onde aportou, em 1503, a primeira armada portuguesa. Abaixo, à direita, o Pórtico de Arraial do Cabo e a logomarca do Ano da Itália no Brasil, que ocorrerá em 2011. O selo superior retrata o navegador florentino Américo Vespúcio ainda na juventude, e, no inferior, sua imagem na maturidade, já reconhecido como desbravador do Novo Mundo, famoso, inclusive, por suas narrativas sobre as terras descobertas. Os selos mostram, também, caravelas típicas dos séculos XV e XVI. O design ficou a cargo de Maria Maximina, que utilizou as técnicas de desenho vetorial, fotografia e computação gráfica.
Contendo dois selos em cada, a tiragem será de 150 mil blocos, sendo que cada selo custará R$ 2,40. As peças filatélicas poderão ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.

HISTÓRICO
Américo Vespúcio, filho de uma das famílias florentinas mais importantes da época, nasceu na capital cultural da Europa, Florença, Itália, em 9 de março de 1454, e faleceu em Sevilha, Espanha, em 22 de fevereiro de 1512. Vespúcio, grande personalidade histórica mundial, foi estimulado a chegar às Índias navegando na direção oeste. Para tanto, participou da expedição de Alonso de Ojeda, entre 1499 e 1500, e aceitou contornar o litoral do continente sul americano, por ordem do rei de Portugal, D. Manuel I. Percorreu o litoral brasileiro entre 1501 e 1502, com o objetivo de investigar as potencialidades econômicas e explorar a recém descoberta costa do Brasil. Em agosto de 1501, os tripulantes avistaram terra firme e continuaram a percorrer a costa na direção sul, até entrar, em 1º de janeiro de 1502, na baía do Rio de Janeiro. Partindo de Lisboa em 17 de agosto de 1501, na expedição de Gaspar de Lemos, constituída por três naus, Vespúcio alcançou o Cabo de São Roque e, provavelmente, desceu o litoral até a Patagônia. Como era costume, foram sendo denominados, os locais descobertos, em sua maioria, com nomes católicos: Cabo de São Roque (atual município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte), o Cabo de Santo Agostinho, o Rio São Francisco, a Baía de Todos os Santos, (em função da chegada ao local em 1º de novembro, no Dia de Todos os Santos, originando o nome do atual Estado da Bahia), e o Cabo de São Tomé, nesse mesmo ano. Em janeiro de 1502, o Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Sebastião, São Vicente, e, por fim, Cananéia, os três últimos locais citados, no atual Estado de São Paulo. Em seguida, prosseguiu sua viagem rumo ao Rio da Prata. Vespúcio retornou ao Brasil entre 10 de junho de 1503 e 18 de junho de 1504, comandando um navio da frota de Gonçalo Coelho, chegando ao litoral nordestino, e, mais tarde, ao litoral do Estado do Rio de Janeiro, na região do Arraial do Cabo Frio, antiga Praia da Rama, hoje Praia dos Anjos. Conhecida como Paraíso do Atlântico e Capital do Mergulho, Arraial do Cabo foi emancipado de Cabo Frio em 13/5/1985, há 25 anos. Alguns historiadores afirmam que foi, de fato, a primeira feitoria no Brasil. De volta a Lisboa, afirmou haver estado em um novo mundo, ao qual chamou Novus Orbis, porque os antigos o desconheciam. A popularidade trazida pelas narrativas de suas viagens converteu-o num dos autores mais vendidos à época, mediante o primeiro texto impresso sobre o Brasil, Mundus Novus, publicado em torno de 1503-1504, em que o autor nos relata, maravilhado: “E se no mundo existe algum paraíso terrestre, sem dúvida não deve estar muito longe destes lugares”. Em 1505, naturalizou-se espanhol, e, de 1508 até sua morte, em 1512, em Sevilha, foi o piloto-mor da Casa de Contratação das Índias. O Projeto de Intercâmbio Arraial do Cabo – Brasil & Firenze – Itália, propiciou maior aproximação entre os Governos Italiano e Brasileiro, culminando com a realização do evento “Presença Italiana no Rio de Janeiro – 500 Anos de Arraial do Cabo – Américo Vespúcio”, em 2003, marco expressivo das homenagens à Itália, Arraial do Cabo, e a esse importante navegador, personalidade vulto da história da humanidade. Em março de 2010, a Câmara Municipal de Arraial do Cabo constituiu a “Comissão Permanente Amerigo Vespucci 500 Anni (1454/1512-2012)” para efetivar as ações comemorativas e de um “Gemellaggio” (acordo internacional de cidades coirmãs) com Firenze, cidade natal do patrono da cidade.


A Página da Vida do dia 8 mês de maio de 2009


Dona Nilsa, minha mãe!

Mãe que está longe e tão perto. Longe porque meus olhos não a buscam fisicamente; mas perto porque meu coração a guarda eternamente. E este guardar estabelece um elo com tudo que vivemos juntos, desde os seus cantos para embalar meu sono até suas broncas para colocar-me no caminho correto.
Tenho tantas passagens com esta mulher guerreira, que lutou contra um câncer e o fez esperar por pelo menos mais dez anos, quando todos davam como certo sua partida precoce. Mas antes que isso acontecesse, ela proporcionou um espetáculo em minha vida, abriu as portas para que a música encontrasse guarita na minha criação. Gostava e gosto muito de escrever, muitas vezes querendo que meus textos se transformem em canções para ganharem o mundo.
Assim sendo, o coração dessa mãe percebe o que tantos outros não perceberam. Latas e latas de óleo transformaram-se em pequenos cofrinhos, guardando moedas que fariam o sonho daquele menino sonhador. Quando o peso delas denunciava a quantia certa para a compra de um violão, lá foi ela atrás do instrumento. Na época, a marca Stacatto destacava-se no mercado e foi esse que ela propôs a me dar.
Feliz da vida, minha mãe esperou ao mesmo tempo, pela minha surpresa e felicidade. E claro, eu a cobri de beijos, afeto esse que talvez fosse a coisa mais importante que ela gostaria de receber. A partir deste momento, toquei muito para muitos, mas foi numa serenata de Natal que fiz para ela, o momento mais marcante entre nós dois. Enquanto entoava uma canção, uma lágrima desceu de seus límpidos olhos verdes. Mas aquilo não era um choro, ela recebia a melodia e seu coração de mãe e agradecia aquele momento como uma bênção. Não pensava um minuto sequer nela, e sim, na satisfação de ter realizado o sonho de um filho. Consegui enxergar isso naquela lágrima, carregando esse sentimento até hoje comigo.
Vicente Roberto Serroni

Dando continuidade em homenagens as mães, no mês de maio e de Maria, hoje a nossa homenagem é a Nilsa Dolácio Serroni que nasceu em São José do Rio Preto, e se casou com Vicente Serroni, e desta união nasceram: José Carlos , Vicente Roberto ( autor do texto acima), Maria Lúcia e Silvia Helena. Na página da vida , as saudades deste casal Nilsa e Vicente, que fizeram parte de nossa sociedade rio-pretense.


Para ver a foto de Dona Nilsa mãe de meu querido amigo Vicente Serroni ou ver este belíssimo poema de Ana Luiza Aun (Belo Horizonte – MG) e seu CÉU IDEAL ou ler as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de história “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Wanda Martins em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 8 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Municípios participantes do encontro assinam pacto de combate à violência contra mulheres


A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto promoveu nesta sexta-feira (7/5) o “Encontro Regional de Políticas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”. O evento contou com a participação da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correia, que é também a gerente estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, um programa do governo federal, e foi a primeira delegada da Mulher no País. De acordo com a secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foi criado em 2007 e tem como principais eixos de discussão: a prevenção de doenças, a divulgação da Lei Maria da Penha, o combate ao tráfico de mulheres e a luta por condições iguais de trabalho. “Todos os municípios participantes assinaram o Pacto e dessa maneira iremos desenvolver ações conjuntas de abrigamento e acolhimento de mulheres vítimas de agressões, entre outras atividades”, afirma. Dentre os projetos da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto está a construção de uma Casa Abrigo Regional e a aquisição de alguns veículos que ficarão à disposição de todos os municípios para auxiliar no transporte imediato das mulheres vítimas de violência. “Com essa união de todos os municípios poderemos desenvolver diversas atividades para atender ainda mais mulheres”, afirma a secretária Regina Cheire. Normalmente no ano passado, o Centro de Referência da Mulher de São José do Rio Preto realizou dois mil atendimentos a mulheres vítimas de violência. No local, são oferecidos serviços nas áreas jurídica, de assistência social, psicológica, entre outros. O prefeito Valdomiro Lopes afirmou que quando se defende a mulher está se defendendo a família. “A mulher é a base da família, é ela quem dá estabilidade e segurança”, afirma. O prefeito reafirmou também as prioridades do seu governo em relação às mulheres e informou que está em processo licitatório a construção do Centro Especializado na Saúde Integral da Mulher. A obra está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões. Está agendada para o dia 14 deste mês a entrega das propostas. A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correia ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para as mulheres. “A violência doméstica ainda é um problema preocupante no País. Neste ano, já foram registrados muitos casos de mulheres assassinadas pelos seus maridos, namorados e ex. É preciso lutar contra essa triste realidade e aplicar corretamente a Lei Maria da Penha”, afirma. Também estiveram presentes no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes; a delegada da mulher Dálice Ceron; o promotor e reitor da Unorp, Eudes Quintino; vereadores e representantes dos 96 municípios que compõem a 8ª região administrativa do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (Clube dos Médicos).

O final de semana começa agitado para o público da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto.


Neste sábado (8/5) o evento traz cinco atrações, entre atividade infantil, filmes, palestra e show musical, além de sediar o segundo dia da III Jornada Internacional das Mulheres Escritoras. A Jornada Internacional das Mulheres Escritoras busca despertar nas mulheres o interesse pela leitura, o acesso a informação e a troca de experiências com as escritoras. Das 10 horas às 11h30 serão realizadas quatro palestras e depois, a partir das 15 horas até as 18 horas, mais quatro palestrantes sobem ao palco. Zé do Caixão realiza a atividade “Leitura de Contos Infantis”, às 14h30, no espaço Palavra Lúdica. Durante a atividade o cineasta irá estimular a leitura e a imaginação das crianças, narrando seus contos, interagindo com o público e transformando a plateia em personagens principais de suas histórias. Às 20 horas, o Palavra Exposta recebe a palestra “O ofício do escritor e a literatura policial”, por Mário Prata. Na primeira parte da palestra, Prata mostra como é o cotidiano de criação nos vários setores em que atua: jornalismo, cinema, televisão e literatura. Em seguida, contará as experiências vividas como escritor de literatura policial, à qual se dedica há cinco anos. No mesmo horário, Tunai apresenta o show acústico “25... ou mais”, no Palavra Sensorial. No show, o cantor faz uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, cantando as canções de Vínícius de Moraes e Tom Jobim, além de cantar os sucessos do novo CD “Dança das Cadeiras”.
O espaço Palavra Filmada exibe dois filmes, à partir das 20 horas. “Uma ameaça de morte”, dirigido por Jorge Moncler e “O Homem Nu”, dirigido por Hugo Carvana.

Tunai apresenta show de homenagem a 50 anos da Bossa Nova no palco do Palavra Sensorial


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, recebe o cantor Tunai, com o show “25.. ou mais”, neste sábado (8/5), às 20 horas, no espaço Palavra Sensorial. No show, Tunai faz uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova cantando alguns sucessos de Viníicus de Moraes e Tom Jobim, como "Chega de Saudade", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "A Felicidade", "Água de Beber" e ainda "Wave (Vou Te Contar)", "Desafinado" e "Retrato Preto e Branco". No repertório também estão seus grandes sucessos "Frisson", "Sobrou Pra Mim", "As Aparências Enganam", "Certas Canções", "Eternamente”, "Sintonia" , "Meu Amor ", além de músicas do seu mais recente CD "Dança das Cadeiras". Cantor, compositor e violonista, Tunais iniciou sua carreira em 1978. Tem em seu repertório oito discos e mais de 160 músicas gravadas por grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa e Simone. Recentemente, foi convidado para participar do projeto “Um Barzinho, Um Violão – Novela 70”, pela primeira vez gravado ao vivo no morro da Urca, ao lado de 25 artistas como Zélia Ducan, Caetano Veloso, Herbet Viana, Zeca Pagodinho, Jorge Vercilo, entre outros.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Show acústico “25.. ou mais” - Tunai
Data: 8/5
Horário: 20h
Local: Palavra Sensorial

Centro Esportivo Eldorado faz neste sábado à noite de graça a grande Festa do Dia das Mães


No sábado (8/5) a Festa do Dia das Mães continua. A Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto preparou uma grande comemoração aberta a toda a comunidade. Será no Centro Esportivo Eldorado, a partir das 17 horas. A abertura será feita pelo Grupo de Percussão da “Escola Viva”, programa coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade. Na sequência estarão se apresentando o Grupo Gospel “Adoradores de Cristo”; o cantor sertanejo “Marcelo”; e as duplas “Vítor e Mateus”, “Tonny e Kleber” e “Vinícius e Gustavo”. Todas as mães que estiverem no Centro Esportivo Eldorado vão concorrer a brindes. Os sorteios serão realizados nos intervalos dos shows. A Festa é de graça e toda a comunidade está convidada. Haverá a distribuição de lanches e refrigerantes.

“Festa do Dia das Mães”

Data: 8/5/10
Horário: 17 horas
Local: Centro Esportivo Eldorado
Programação

17 horas – Grupo de Percussão “Escola Viva”
17h30 – Show com “Adoradores de Cristo”
18 horas – “Marcelo”
19 horas - “Vítor e Mateus” e “Tonny e Kleber”
20h30 - “Vínicius e Gustavo”.

A Página da Vida do dia 7 mês de maio de 2009



Em março uma companhia de energia de nossa cidade, fez as chamadas “PODAS” na mairia das árvores de nossa cidade, nesta principalmente na Av. Nelson da Veiga, a empresa “CPFLFICOU” ou seja amputou seus galhos principais, e neste setembro e nos demais não veremos mais o explendor de sua floração.


Para ver as fotos dos cortes inadequados de nossas árvores ou ver este belíssimo poema de Vânia Oliveira Ramos da Silva (Aracaju – SE) e seu E NÃO ESTAVA SÓ ?, ou ler as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Ana Helena é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 7 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

4ª Bienal do Livro traz 12 atrações e sedia III Jornada Internacional de Mulheres Escritoras.

A semana termina movimentada para os participantes da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto. Nesta sexta-feira (7/5) o evento traz quatro apresentações de teatro, duas apresentações musicais, três palestras, três exibições de filme e vai sediar a III Jornada Internacional de Mulheres Escritoras. Logo às 8 horas, a Companhia Manoel Kobachuk apresenta o espetáculo teatral “Música Maestro”, no espaço Palavra Sensorial. Este premiado espetáculo da companhia, tem como característica a música brasileira. A montagem é apresentada com bonecos de diferentes técnicas e tamanhos. O mesmo espetáculo é reapresentado às 14h30. Márcia Tiburi ministra a palestra “Filosofia e Literatura”, às 10 horas, no Palavra Exposta. A palestra aborda a relação entre a filosofia, o pensamento, as palavras e a literatura. Doutora em filosofia, Márcia publicou cinco ensaios, quatro antologias e três romances. È colunista da revista Cult e integrante do Programa Saia Justa, do canal GNT. No mesmo horário, o Palavra Lúdica recebe o espetáculo “A mulher que matou os peixes”, da Companhia Teatral Poleiro dos Anjos. Baseado na obra de Clarice Lispector, a peça traz uma história de compreensão e afeto entre as pessoas e os animais. A partir das 11h30, o Palavra Exposta sedia a III Jornada Internacional das Mulheres Escritoras. Até às 12h30, será a abertura solene, para a apresentação das escritoras participantes, e, das 15 horas às 18 horas, o espaço recebe quatro palestras. Logo depois, será realizado um café literário e uma homenagem à escritora Raquel de Queiroz. Às 14 horas, o Palavra Sensorial recebe a apresentação musical da Escola Viva. Regidos pelo mestre Kauê de Oliveira, aproximadamente 40 crianças apresentam as manifestações populares, tendo como base a percussão. A Escola Viva é uma ong sócio-educativa que atende crianças no período inverso ao escolar e é coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade. Na sequência, às 15h30, o Palavra Lúdica recebe o espetáculo “A Princesa Diva, Adivinha”, da Companhia da Boca. O espetáculo traz uma princesa chata e um desafio: quem adivinhar uma charada com ela se casa. Romildo Sant'Anna ministra a palestra “Estética da Oralidade: Literatura Oral Popular”, às 18h30, no Palavra Exposta. A palestra demonstra como o Romanceiro se difunde no Brasil pelos jesuítas e sua relação com os mestiços, no processo de sincretismo cultural. O mesmo espaço recebe, às 20 horas, a palestra “Criação Literária”, de Moacyr Scliar. Na palestra serão discutidos conceitos de inspiração, os mecanismos psicológicos, técnica literária, entre outros. Scliar é autor de 88 livros, entre crônica, romance, ensaio e ficção infanto-juvenil. No palco do Palavra Sensorial, Wagner Moraes e Lívia Maria apresentam o show “Nordeste Aqui”, às 20 horas. A proposta é apresentar uma releitura acústica da música nordestina. A dupla apresenta um repertório com obras de Fagner, Zé Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, entre outros. Para encerrar, há três exibições de filme no Palavra Filmada, a partir das 20 horas. Serão exibidos os curtas-metragens “Romancista ao Norte”, sobre a obra de José Américo Almeida e “O Escritor na vida pública”, sobre a obra de Afonso Arinos de Melo Franco, ambos dirigidos por Fernando Sabino. Logo após, o filme “Tieta do Agreste”, dirigido por Cacá Diegues.

Ricardo Peres e piano amanhã no SESI de SJRP

Márcia Tiburi fala sobre relação entre Filosofia e literatura na 4ª Bienal do Livro de S. J. do Rio Preto

A filósofa Márcia Tiburi participa nesta sexta-feira (7/5) da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto com a palestra “Filosofia e Literatura”, às 10 horas, no espaço Palavra Exposta. A palestra aborda a relação entre o pensamento e a palavra. Na palestra, Márcia discute a relação de dependência entre a história do pensamento e da escrita. Assim, filosofia e literatura são dois fios que se trançam e tornam-se fortes componentes da alma humana e da cultura. A filósofa ressalta a importância do complemento entre o sentido das palavras e o ato do pensamento. “Em que sentido palavras e pensamentos se entrelaçam, até que ponto é preciso aprender a ler para aprender a pensar? Quem não sabe se expressar por palavras saberia pensar?”, cita. Doutora em filosofia, Márcia publicou as antologias “As Mulheres e a Filosofia”, “O Corpo Torturado”, “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” e “Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento”. Possui ainda cinco ensaios publicados e três romances. É colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa, do canal GNT.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

“Filosofia e Literatura”, de Márcia Tiburi
Data: 7/5/10
Horário: 10h
Local: Palavra Exposta

Convite para lançamento do livro Dicionário de Cultura Básica na 4ª Bienal do Livro de SJRP

A Academia Riopretense de Letras e Cultura convida você, familiares e amigos para o lançamento do Dicionário de Cultura Básica (o saber indispensável, os mitos eternos), de autoria de Salvatore D' Onofrio, professor da UNESP, editado pela Publit do Rio de Janeiro: "O momento presente só pode ser entendido de forma plena pelo conhecimento do passado".

Este banho de cultura está registrado em 500 verbetes,
de A a Z, que se chamam mutuamente, onde a Filosofia fala com a
Religião, a Arte com a Ciência, a Moral com a Política".

Local: Estande da Academia Riopretense de
Letras e Cultura - Bienal do Livro - Swift

07 de maio (6ª feira) de 2010, a partir das 20,00 horas.
Salvatore D' Onofrio
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br

“Encontro Regional de Políticas Públicas para Mulheres no Combate à Violência” na SMC

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de São José do Rio Preto promove na próxima sexta-feira (7/5) o “Encontro Regional de Políticas Públicas para Mulheres no Combate à Violência”. O evento terá a participação da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correia, que é também a gerente estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, um programa do governo federal, e foi a primeira delegada da Mulher no País. O Encontro irá reunir representantes dos 96 municípios que compõem a 8ª região administrativa do Estado de São Paulo. De acordo com a secretária dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, todos os municípios participantes irão assinar o Pacto. “Dessa forma iremos desenvolver ações conjuntas, como de abrigamento e acolhimento de mulheres que sofreram agressões, enfrentamento por meio das delegacias especializadas, além da divulgação da Lei Maria da Penha. Vamos trabalhar de uma maneira uniforme e auxiliando os municípios que não possuem secretaria de políticas públicas para mulheres”, afirma. O Encontro é aberto para toda a comunidade e será realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (Clube dos Médicos), alameda Oscar de Barros Serra Dória, 5.661, a partir das 9h30.

“Encontro Regional de Políticas Públicas
para Mulheres no Combate à Violência”
Data: 7/5/10
Horário: 9h30
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto
(Clube dos Médicos), alameda Oscar de Barros Serra Dória, 5.661

A Página da Vida do dia 6 mês de maio de 2009


O silêncio é aprazível
Às vezes angustiante
Traz aos sonhos lembranças
De amores avoengos
Laranjas azedas e limas
Afogaram sofrimentos.
Santa, Santa, Santa...
De conselhos, risos, felicidades
Emoções de bebedeiras e Joões
Sinais de brilhos no céu
Coruja, vó, proteção
Eu te amo Maria
Mão postiça de Deus...
Vozes na romaria
Santa é você Maria
Mãe de todos nós.


**

Personalidades aniversariantes do dia de hoje,que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”,e Mozart da Costa Nunes em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 6 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Atividades da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto movimentam o público nesta quinta


Doze atrações compõem a grade de programação da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto nesta quinta-feira (6/5). São duas apresentações de teatro, duas atividades infantis, três palestras, três exibições de filmes, um show musical e uma dramatização de obra literária. O espetáculo “Magia Musical”, da Companhia Manoel Kobachuk, abre a programação às 8 horas, no Palavra Sensorial. Com 30 anos de existência, a companhia se dedica ao teatro de animação. Para este espetáculo, as marionetes de fios apresentam uma série de atrações musicais, como Elvis Presley, Louis Armstrong, entre outros. O mesmo espetáculo também será reapresentado às 14 horas. A artista plástica Mileny Goto promove a oficina “Brincando de Ilustrar”, às 10 horas, no Palavra Lúdica. Voltada para crianças de 6 a 10 anos, a atividade consiste em mostrar a individualidade da imaginação. Depois da leitura de uma pequena história, cada criança desenha a cena que imagina. No período da tarde, às 15 horas, a psicóloga Rosely Sayão ministra a palestra “Valores e Competências da Educação Familiar e Escolar”, no Palavra Exposta. Rosely discutirá sobre o papel da família na educação dos filhos, que deve passar valores éticos e morais, e o escola, que deve contribuir com o conhecimento. Às 15h30, o músico Preto Moreno ministra a atividade “Palavra Sonora”, voltada para o público infantil, no espaço Palavra Lúdica. Com o violão, ele cria canções e brincadeiras musicais a partir de palavras e frases ditas pelo público. O professor Pasquale Cipro Neto realiza a palestra “A Nossa Língua”, às 18 horas, no Palavra Exposta. O consultor de língua portuguesa falará sobre o idioma, as modalidades linguísticas, a norma culta, o ensino, entre outros conceitos. Às 19h30, o Palavra Sensorial recebe a apresentação “Hip Hop Classic”, da Casa do Hip Hop. A apresentação é composta de músicas clássicas do rap nacional, que serão cantadas por artistas da cidade, e de danças de Break e Free Style. Logo depois, às 20 horas, o Palavra Exposta recebe a palestra “O Velho, o Novo e os Novíssimos Testamentos”, ministrada por José Roberto Torero. O autor abordará questões de seu novo livro, o “Evangelho de Barrabás”, e sobre o Novo e o Antigo Testamento, mas sob uma ótica literária, tratando estas duas obras como criações literárias coletivas, não como livros escritos por inspiração divina. Às 20 horas, há três exibições de filmes no espaço Palavra Filmada. São dois curtas-metragens, que integram a Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino, “Veredas de Minas”, sobre a obra de João Guimarães Rosa, e “Em tempo de Nava”, sobre a obra de Pedro Nava, e o longa “Quincas Borba”, sobre a obra de Machado de Assis, dirigido por Roberto Santos. Para fechar a grade de programação, o ator João Paulo Lorenzon realiza a leitura dramática “Memórias do Mundo: Um olhar sobre Borges”, às 20h30. A atividade será dividida em dois momentos: no primeiro o ator conta o processo de elaboração do roteiro do monólogo “Memórias do Mundo”, e no segundo serão interpretados fragmentos do texto.

Rosely Sayão ministra palestra sobre o papel familiar e escolar na educação na Bienal do Livro


A psicóloga Rosely Sayão participa nesta quinta-feira (6/5) da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto. Ela irá apresentar a palestra “Valores e Competências da Educação Familiar e Escolar”, às 15 horas, no espaço Palavra Exposta. Rosely discutirá sobre o papel da família na educação dos filhos, que deve passar valores éticos e morais, e o da escola, que deve contribuir com o conhecimento. Para Rosely, a tarefa da família ao educar os filhos é a de transmitir os valores, a moral da tradição familiar, a religião, cultivar as virtudes que prioriza, e ensinar o filho a conviver no espaço privado. A família deve preparar os filhos para que se tornem pessoas de bem e o eixo principal da educação familiar é o afeto. Já para a escola cabe a tarefa de levar o aluno a estabelecer uma relação com o conhecimento e prepará-lo para conviver no espaço público. A escola prepara seus alunos para que sejam cidadãos e, diferentemente da família, precisa de um método para ensinar, mais do que afetos. A educação familiar e a escolar se complementam. Além de psicóloga, Rosely é consultora em educação e ministra palestras em escolas e empresas sobre educação de crianças e adolescentes. Colunista da Folha de S. Paulo – do Caderno Equilíbrio, da Band News FM e do Uol. É autora dos livros: “Família: modos de usar”, “Em defesa da escola”, “Como educar meu filho?”

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Palestra “Valores e Competências da
Educação Familiar e da Escolar”, por Rosely Sayão
Data: 6/5/10
Horário: 15h
Local: Palavra Exposta

Intervenção faz uma homenagem à palavra na 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Uma homenagem à palavra. É assim que Elinaldo Meira define sua intervenção “Palavras? Oh Palavras!”, montada no espaço Palavra Em Cena, na 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto. O espaço multimídia, criado especialmente para a Bienal, relaciona as várias maneiras em que a 'palavra' pode ser encontrada. A escrita, o som, a grafia, a estética, foram os conceitos utilizados na realização desta intervenção e que estão presentes na concepção do espaço, criando uma co-relação na inserção das letras nas artes visuais. Logo na entrada, a parede chamada “Palavra pelas Mãos” traz as letras do alfabeto pelas expressões da linguagem de sinais e libras. Há também um espaço que representa as várias gerações de escritores, que, para Elinaldo, é uma singela homenagem para “gente das palavras”, como ele denomina os autores. Na parede, há retratos de Machado de Assis, José de Alencar, Manoel Bandeira, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, entre outros. Os vídeos que compõem o espaço são todos produzidos por ele. Na parede “Palavras em Valsa” há uma homenagem a Casimiro de Abreu, com uma leitura em vídeo do poema “A Valsa”. “Dou destaque aos que figuram no ambiente 'Sem palavras, poucas palavras', desenvolvidos em épocas e contextos diferentes. Como me foi dada a liberdade de criar uma intervenção autoral, optei por retomar trabalhos antigos, que fazem referência ao momento da vida”, ressalta. No último ambiente, o público pode conferir um Manifesto Dadaísta, uma das mais radiciais expressões artísticas do Modernismo, que propõe a arte como um acaso, sem teorias nem técnicas, defendendo a improvisação. Há também um espaço reservado para que o público possa atuar na intervenção. No último cômodo, há uma lousa para que os visitantes deixem seu recado, seu manifesto, enfim, as suas palavras. Elinado Meira é mestre em Letras e doutor em Artes. Há 14 anos atua como artista plástico. É videomaker, tendo participado de festivais e mostras nacionais e internacional.

Intervenção: "Palavras? Oh Palavras!",
de Elinado Meira
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira - 9h às 21h
Sexta-feira - 9h às 22h
Sábado - 10h às 22h
Domingo - 10h às 21h

Três escritores autografam coletânea de crônicas na 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto realiza nesta quinta-feira (6/5) uma sessão de autógrafos com os escritores Leonel Prata, Sérgio Antunes e Jorge Nagal, às 18h30, no espaço Palavra Escrita. Os autógrafos serão no livro de crônicas “Damas e Valetes”. Coincidentemente, formaram-se dois grupos de escritores: quatro homens e quatro mulheres. Para os textos escritos pelas mulheres, foram escolhidos ilustradores homens, e vice-versa. Assim surgiu o nome do livro “Damas e Valetes”. As crônicas têm como característica básica a relação homem e mulher. O diferencial do livro fica por conta dos vários estilos apresentados, tanto textual como figurativo. O autor Sérgio Antunes também autográfa o livro “Versátil”. Uma antologia da obra do escritor, com poemas e crônicas.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Sessão de autógrafos
“Damas e Valetes”, organizado por Leonel Prata
"Versátil", de Sérgio Antunes
Data: 6 de maio
Horário: 18h30
Local: Palavra Escrita

1ª Semana da Reciclagem de São José do Rio Preto irá recolher óleo vegetal e lixo eletrônico

Óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, e sucata eletrônica são os alvos da 1ª Semana da Reciclagem de São José do Rio Preto, que será realizada de 3 a 8 de maio em comemoração ao Dia Municipal da Reciclagem do Lixo (5/5). A realização da campanha é da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo em parceria com a Cooperlagos – Cooperativa de Coletiva Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis, com apoio do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Durante a Semana, serão recolhidos, além do óleo de cozinha usado, peças de computador como monitor, impressora, teclado, mouse, HD, placas, e também televisor, rádio, telefones e cabos em geral. Para isso, serão disponibilizados dez pontos de coleta que estarão espalhados por toda a cidade como em escolas, universidades, shoppings e outras instituições parceiras neste evento. O engenheiro agrônomo do Departamento de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo Bega, explica que a reciclagem desses materiais é possível, no entanto, pouco conhecida por grande parte da população. “O objetivo é conscientizar as pessoas e fazer com que elas criem o hábito de darem a destinação correta a esses produtos, não deixando-os em casa ou jogando-os no lixo”, ressalta Bega.Além disso, o depósito correto nos pontos de apoio, locais específicos e permanentes, destinados a receberem esses materiais, além de evitar contaminação do Meio Ambiente, representa fonte de renda para os cooperados da Cooperlagos.

Pontos de coleta durante a Semana da Reciclagem:

Praça Rui Barbosa – Centro; /// Acirp (Distrital Norte) – avenida Mirassolândia, 1.810 - Jardim Ana Célia; /// Ciesp – avenida Clóvis Oger, 706; /// ETEC Philadelpho Gouvea Netto – avenida dos Estudantes, 3.278 - Jardim Aeroporto; /// Plaza Avenida Shopping – avenida José Munia, 4.775; /// Senac – rua Jorge Tibiriçá, 3.518 - Centro; /// Senac/Iefa (Instituto Educacional Francisco de Assis) – rua Benedito Guagliard, 291 - Romano Calil; /// Senac/E.M. Deputado Sylvio Benito Martini – rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.801 - Jardim Santo Antônio; /// Unip – avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n° - Jardim Tarraf II; /// Unirp Unidade I – rua Yvette Gabriel Atique, 45 - Boa Vista; /// Unirp Unidade III – avenida Jornalista Roberto Marinho, Km 183 - Jardim Yolanda.

Pontos de coleta Permamentes:

Ponto de Apoio do São Francisco – avenida Benedito Rodrigues Lisboa com rua Antônio M. de Carvalho; /// Ponto de Apoio do Vitória Régia – avenida Triângulo com avenida Major Léo Lerro; /// Ponto de Apoio do Atlântica – prolongamento da Marginal do Córrego Cobertinho com avenida Alberto Oliveira; /// Ponto de Apoio do Jardim Castelinho – rua Rita de Cássia M. Rossafa com rua Bechara José Hage; /// Ponto de Apoio do Solo Sagrado – final da avenida Mirassolândia e começo da estrada vicinal São José do Rio Preto a Mirassolândia; /// Ponto de Apoio do Jardim Ana Angélica – avenida Projetada A com rua Joaquim de S. Coelho; /// Ponto de Apoio do Jardim Nazareth – avenida Solon da Silva Varginha com rua Professor Francisco Felipe .
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (17) 3212-1530 (Cooperlagos) e (17) 3224-2044 (Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo)

Óleo de Cozinha

Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia da cozinha é uma prática altamente poluidora, a gordura equivalente a 1 litro de óleo pode afetar a oxigenação de até 1 milhão de litros de água. Absorvido pela rede de esgotos, o produto encarece o tratamento em até 45%. Os resíduos que permanecem nos rios provocam a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para as enchentes. Quando jogado no solo, o óleo o impermeabiliza dificultando o escoamento da água das chuvas e aumentando o risco de enchentes, além de formar uma película sobre a superfície, reduzindo a troca de gases entre a água do rio e a atmosfera, provocando a morte de peixes, plantas e outros organismos essenciais à cadeia alimentar aquática. A decomposição do óleo de cozinha gera a emissão de metano na atmosfera, um dos principais gases que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento da terra. O ideal é guardar o produto em garrafas plásticas ou embalagens de vidro e entregar em um dos postos de coleta para este fim.

Lixo eletrônico

Segundo a organização não-governamental Greenpeace, a cada ano os eletrônicos descartados somam até 50 milhões de toneladas de lixo. O lixo eletrônico tem substâncias perigosas para saúde humana e provocam sérios danos ambientais. Quando jogados vão para os aterros sanitários, provocam a contaminação do solo e da água, tornando-se um imediato transmissor de doenças ao ser humano. Entre as substâncias tóxicas encontradas estão mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio, retardantes de chamas (BRT) e PVC. Estas substâncias podem causar distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento. Especialistas defendem que os usuários prolonguem ao máximo a vida útil de seus produtos. Na hora de descartá-los, devem ser doados (caso ainda funcionem) ou disponibilizados em postos de coleta, para que tenham a destinação adequada.

A Página da Vida do dia 5 mês de maio de 2009


Chitãozinho, nome artístico de José Lima Sobrinho, (Astorga, 5 de maio de 1954) é um cantor brasileiro de música sertaneja.
Chitãozinho faz parte da dupla Chitãozinho & Xororó, que integra com seu irmão Xororó.
Chitão, como é chamado pelos amigos e fãs e por seu irmão parceiro, tem três filhos, dois do seu primeiro casamento, com Adenair Lima, Aline e Allison, e Enrico, fruto de sua relação com a bailarina Márcia Alves.


Para ver a foto do Chitão ou Chitãozinho como é mais conhecido ou ver este belíssimo poema de Cleovane Lopes Pessoa (Belo Horizonte - MG) e seu CONVICÇÃO ou ler as biografias abaixo de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Domingos Tucci em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 5 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Roseny de Freitas Alves e MINHAS PALAVRAS





Secretaria de Esportes faz homenagens às mães com um Festival de Ginástica e de Dança


A Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Esportes Comunitários, realizará nesta semana três atividades em homenagem ao Dia das Mães. A festa começa nesta quinta-feira (6/5) com um Festival de Ginástica que terá a participação de 1,5 mil alunos, entre adultos e pessoas da terceira idade. A apresentação será no Ginásio Antônio Natalone, a partir das 20 horas. Durante o evento, a mãe mais idosa de cada um dos trinta núcleos municipais de ginástica será homenageada.

Festival de Dança

Na sexta-feira (7/5), às 20 horas, haverá o Festival de Dança em homenagem às mães com a participação de mais de 2 mil crianças e adolescentes, de seis a 17 anos. Nesta modalidade são 25 núcleos espalhados pela cidade. A comemoração também será no Ginásio Antônio Natalone. Nos dois dias haverá entrega de prêmios para o núcleo com maior número de participantes e com a maior torcida. De acordo com os organizadores, além de homenagear as mães, os eventos têm o objetivo de incentivar a prática da atividade física e melhorar a qualidade de vida dos participantes dos Núcleos Comunitários.

Festival de Ginástica – Ginásio de Esportes Antônio Natalone

Data: 6/5/10
Horário: 20 horas
Local: avenida Duque de Caxias, s/nº - Vila Ercília

Festival de Dança – Ginásio de Esportes Antônio Natalane

Data: 7/5/10
Horário: 20 horas
Local: avenida Duque de Caxias, s/nº - Vila Ercília

Augusto Cury decodifica os códigos da inteligência na 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto


O médico e escritor Augusto Cury participa nesta quarta-feira (5/5) da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto com a palestra “O Código da Inteligência – A Excelência Profissional e Emocional”, às 20 horas, no espaço Palavra Exposta. O autor decodifica o complexo processo de formação de pensadores. São códigos que foram decifrados por determinadas pessoas, que saíram do rol dos comuns, e as levaram a expandir o mundo das idéias nas diversas áreas do conhecimento. Cury destaca oito destes códigos: “do Eu gestor do intelecto”, “da autocrítica”, “da psicoadaptação ou resiliência”, “do altruísmo”, “do debate de idéias”, “do carisma”, “da intuição criativa” e “do Eu gestor da emoção”. Cury ainda apresenta as quatro armadilhas da mente humana que bloqueiam a inteligência e as emoções: o conformismo, o “coitadismo”, os medos de reconhecer os erros e o de correr riscos. Médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, sua obra soma sete milhões de livros vendidos somente no Brasil. Seus livros foram publicados em mais de 50 países e adotados em diversas faculdades. É membro de Honra da Academia de Gênios do Instituto da Inteligência do Porto, em Portugal. Ele desenvolveu durante vinte anos uma das teorias sobre o funcionamento da mente e a construção da inteligência, publicada no livro “Inteligência Multifocal – Análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores”. Produziu a primeira análise psicológica dos pensamentos de Cristo, publicada na coleção “Análise da Inteligência de Cristo”, que possui cinco títulos. Alguns de seus livros são: “Você é insubstituível”, “Dez Leis para ser Feliz”, “Pais Brilhantes x Professores Fascinantes”, entre outros.

4 Bienal do Livro de São José do Rio Preto

“O Código da Inteligência – A Excelência
Profissional e Emocional” – Augusto Cury
Data: 5/5/10
Horário: 20h
Local: Palavra Exposta

A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto segue nesta quarta-feira com diversas atrações


A 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto traz para esta quarta-feira (5/5) 11 atrações entre palestras, apresentações de teatro, música, atividades infantis e exibições de filmes. A Companhia Manoel Kobachuk abre a grade de programação com a apresentação do espetáculo teatral “Música Maestro”, às 8 horas, no Palavra Sensorial. O espetáculo tem como característica a música brasileira. Mesclando o contemporâneo e o tradicional, já foi apresentado em vários estados brasileiros. A companhia, que trabalha há 30 anos com manipulação de bonecos, apresenta nessa montagem diferentes técnicas e tamanhos. O mesmo espetáculo será reapresentado às 14 horas. O Palavra Exposta recebe, às 10 horas, a palestra “A História do Livro no Brasil”, de Gentil de Faria. A palestra vai traçar um panorama histórico e crítico da presença do livro no Brasil, desde 1747, data do primeiro livro impresso no país. No mesmo horário, a Companhia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular apresenta o espetáculo “De onde veio a palavra que veio da palavra de onde veio?”, no Palavra Lúdica. Tendo como protagonista a ‘Palavra’, o grupo faz deste tema uma aula-espetáculo divertida sobre a língua e os fenômenos da linguagem. No período da tarde, às 15h30, o espaço Palavra Lúdica recebe a atividade “Música Poesia”, de Maritza Nuñes. A atividade explora a relação da música e do texto. Por meio de gravações e filmes, a poetisa fará com que as crianças experimentem o encontro entre a música e palavra. Já, o Palavra Exposta recebe, às 18 horas, a palestra “Processo de criação: Inspiração existe? Qual o papel do professor na formação do autor e do leitor?” de Ignácio de Loyola Brandão. Em sua palestra, o escritor abordará o processo de criação da narrativa, bem como o surgimento da inspiração, das personagens e também do incentivo à leitura e escrita. O Palavra Sensorial recebe, às 19h30, a apresentação da Mostra Regional do Projeto Guri. O projeto, que oferece cursos de música para as crianças e adolescentes, traz para a Bienal a apresentação de canções utilizando diversos instrumentos musicais. Logo após, às 20 horas, Augusto Cury ministra a palestra “Código da Inteligência – A excelência profissional e emocional”, no Palavra Exposta. Na sua palestra, o autor falará sobre o livro “O Código da Inteligência”, onde decodifica o complexo processo de pensadores, entre eles os códigos da emoção, criatividade, intelecto, autocrítica e outros. Para fechar a grade de programação, será exibido três filmes, à partir das 20 horas, no Palavra Filmada. Os curtas-metragens “O Contador de Histórias”, sobre a obra de Érico Veríssimo e “Na casa do Rio Vermelho”, sobre a obra de Jorge Amado, ambos dirigidos por Fernando Sabino. Logo após, será exibido o longa “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, direção de André Klotzel.

Raquel Ap.Fadel (aniversariante 4/5) e seu HOJE


A cada dia um novo começo,
Nada de amanhã...
O hoje quero viver e vivo!
Não vejo filme repetido,
Sempre, me aborreço.
Hoje a noite está linda
Só quero repousar...
E o amanhã, se eu acordar,
Será, apenas, recomeço.
Do sol vou sentir o brilho,
Um brilho intensivo...
Que no céu é estribilho,
Assim, a cada dia caminho.
E o que lhe parece solidão,
A mim, é um riacho no sertão.

Cara amiga poeta meus parabéns pela passagem de seu aniversário no dia de HOJE, e congratulações por tudo que faz pela nossa comunidade Café das Letras.
Seu admirador Sidinei Ribeiro bloguista desta página.


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 4 mês de maio de 2009


Amos Oz, nascido Amos Klausner, (Jerusalém, 4 de Maio de 1939) é um escritor israelita e co-fundador do movimento pacifista israelita Paz Agora (Shalom Akhshav). Os seus pais...(Continua na edição do ano passado).


Para ver a foto e a continuação da matéria acima de Amos Oz ou Amos Klausner, escritor israelita nascido em Jerusalém ou ver este belíssimo poema de Sida Giacomoni Girardello (Getúlio Vargas - RS) e seu MILAGRE DO AMOR ou ler as biografias de nossas personalidade aniversariantes basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 4 mês de maio de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto traz 11 atrações nos diversos espaços da 'Palavra'

A programação desta terça-feira (4/5) da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto está repleta de atrações. Ao todo, são 11 atividades que compõem a grade do evento, entre palestras, atividades infantis, espetáculos de teatro, apresentações de dança, exibições de filmes e leitura dramática. A Companhia Manoel Kobachuk abre a programação com o espetáculo teatral “Magia Musical”, às 8 horas, no espaço Palavra Sensorial. A companhia, que trabalha há 30 anos com bonecos de técnicas variadas, traz para esta apresentação a manipulação de marionetes de fios como atração principal. O espetáculo apresenta uma série de atrações internacionais, como Louis Armstrong, Elvis Presley, entre outros. O mesmo espetáculo será reapresentado às 14 horas. Logo após, às 10 horas, o Palavra Lúdica recebe a Oficina “Quebra-Cabeças dos Contos de Fadas”, ministrada por Ingrid Biesemeyer. Na atividade, os participantes conhecerão cinco contos de fada e, em seguida, irão colorir as figuras dos livros junto com a autora. O objetivo desta oficina é resgatar os contos de fada e despertar o interesse do público infantil pela leitura. No período da tarde, às 15h30, o Palavra Lúdica recebe o espetáculo “Candim”, da Companhia da Casa Amarela. A peça remonta a vida do pintor brasileiro Cândido Portinari, por meio de uma viagem no tempo. O espetáculo, que já ganhou mais de 40 prêmios em festivais, conta a história da infância de Candim, apelido de infância de Portinari, que tem de enfrentar seu maior desafio: o medo do espantalho. Já o Palavra Exposta recebe duas atrações: ás 16 horas terá a palestra “Ponto de Cultura: O Brasil de Baixo para Cima”, de Célio Turino, e às 19 horas “Como conquistar quem não gosta de ler”, de Pedro Bandeira. Célio Turino, traz, por meio de depoimentos, uma série de experiências vividas dentro dos Pontos de Cultura, projeto que integra o Programa Escola Viva, do Ministério de Cultura, e que possibilitam o redescobrimento de infinitas formas de expressão do povo brasileiro. O escritor Pedro Bandeira abordará temas a respeito da situação do ensino no Brasil, das raízes históricas da exclusão dos alunos da escola e da importância dos pais na educação. Também falará sobre o domínio da língua como passaporte do conhecimento. À noite, às 19h30, o Palavra Sensorial recebe a apresentação de dança da Aprodança –Associação dos Profissionais da Dança. A entidade traz uma mostra de dança em vários estilos: clássico, contemporâneo, jazz, dança do ventre e dança de salão. À partir das 20 horas, o Palavra Filmada exibe três filmes. Os curtas-metragens “O Curso do Poeta”, sobre a obra de João Cabral de Melo Neto e “O habitante de Passárgada”, sobre a obra de Manuel Bandeira, ambos dirigidos por Fernando Sabino, e o longa “O Grande Mentecapto”, dirigido por Oswaldo Caldeira. Para fechar a programação, às 20h30, o Palavra Em Cena, recebe o ator Hélio Cícero para a leitura de textos, por meio de performance intitulada “A Atividade Poética em Cena”. Na atividade, Hélio narra sua busca pelo “ator poeta”, desde sua infância até os dias de hoje. Com poesias, músicas, cenas de peças e exercícios corporais, a companhia pretende apresentar como surgiu a necessidade de poesia e arte.