sábado, 18 de julho de 2009

As fotos de comemoração do 54 aniversário do IPA- Instituto Penal Agrícola “Dr. Javert de Andrade”











Walter Merlotto e sua representação da poesia SOLDADO DESCONHECIDO





Meu Caro amigo o poeta Walter Merlotto, convidou me para a evento de 54 aniversário do IPA- Instituto Penal Agrícola, e emocionou a todos com a sua poesia "Soldado Desc onhecido", onde fez atuação teatral de sua poesia que foi recolhida do seu livro Folhas Brancas.Fiz questão de registrar em fotos e também de publicar sua linda poesia. Confira!

Andréa Bassitt e Jorge Biazolli


BIAZOLLI, JORGE – Comerciante (Monte Aprazível – SP) 18/07/1934 – Catanduva – SP, 23/10/1991) Primeiro arrendatário do restaurante da EFA – Estrada de Ferro Araraquarense de 1948 a 52 e do Bar do Clube de Tênis, proprietário da Churrascaria Gaúcha de 1952 a 58 e a partir de 1968 mudou seu nome para “A Cabana”, considerado o mais antigo no ramo de carnes da cidade, ainda em atividade.

Andréa Bassitt é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Jorge Biazolli em “A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 18 do mês de julho de 2008

Festival Internacional de Teatro,

somente até amanhã

Com varias digitalizações de: Homem Voa, A Princesa Diva A Divinha, As Meninasd, Digitaria, Programação do dia, DJ Bocka e A Longa Viagem.

90 anos de Nelson Rolihlahla Mandela,

guerreiro em luta pela liberdade

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Como jovem estudante de direito, Mandela envolveu-se na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA. Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africâners Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid. Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid. Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

ANIVERSÁRIO DE NELZA LINJARDI MEDINA

É uma satisfação enorme divulgar o aniversário de Nelza Linjardi Medina, ela que é casada com Jesuino Medina, mais conhecido como Tonico e residem na cidade de Marapoama SP , e que na foto esta a direita de seu marido e filho . A Nelza os parabéns pela passagem de seu niver. Congratulações!

Alceu de Assis, Antonio Luiz Pimentel,

José Bonifácio Pires dos Reis e Elias Gait

Alceu , Antonio e José personalidades atuantes em São Jose do Rio Preto e Elias pela cidade de Catanduva e que estão em livros de história de suas cidades, e agora também o registro em nossa página.

Para ver as fotos e as digitalizações das biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cleyde Yáconis se apresenta amanhã no FIT, com sua personagem Helen em “O caminho para Meca”



O FIT -Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, que teve início ontem (16/7) e vai até o dia 25 de julho, recebe neste sábado a consagrada atriz Cleyde Yáconis. Ela vem para a apresentação de “O caminho para Meca”, pela Mesa 2 e Signorinimkt. Escrita por Athol Fugard, um dos dramaturgos mais importantes da língua inglesa na atualidade e inédita no Brasil, a peça conta a história de uma sul-africana que encontra sua forma de expressão por meio da escultura. A personagem é inspirada em uma figura real, Helen Elizabeth Martins, que produziu uma arte não convencional. Nascida e criada em uma pequena comunidade branca da África do Sul, no meio do deserto, Helen é uma mulher de costumes conservadores e culto obrigatório da fé protestante. Um dia, ao descobrir nunca ter amado o bom homem com quem foi casada, abandona a Igreja dos domingos, porque deixou de crer, e, ao ficar viúva, encontra em suas mãos de escultora o caminho de sua liberdade pessoal e a felicidade de criar sua Meca. Aos 86 anos de idade, Cleyde Yáconis coleciona mais de 90 personagens em sua carreira, com trabalhos de destaque no cinema, teatro e televisão. Segundo a atriz, que diz ter uma identificação maior com o teatro, a personagem que interpreta em “O caminho para Meca” é extraordinária. “A criação desta personagem é frágil, judiada e massacrada. Ela se aproxima da delicadeza, porque o teatro é muito delicado. Helen é sóbria, interessante e tem um trabalho encantador e cultural”, afirmou a atriz em entrevista para a Central de Comunicação do FIT.

Neste sábado, o FIT terá também a estreia do espetáculo chileno “Neva”. Ambientado em São Petersburgo, Rússia, durante uma tarde de inverno em 1905, o espetáculo exibe a repressão de tropas sobre operários que se manifestam por melhores condições de vida. Nesse cenário, duas atrizes e um ator ensaiam uma peça diante do rio Neva. Misturando personagens e casos reais e fictícios, situações cômicas e dramáticas, o espetáculo “Neva” propõe uma reflexão sobre a repressão, o teatro, os atores e suas limitações diante da morte. A programação de amanhã traz, também, o espetáculo de rua “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre (RS), para a Praça Dom José Marcondes, no Centro de Rio Preto. “Comunicação a uma academia”, da Club Noir, de São Paulo (SP), “Batata!”, da Dimenti Produções Culturais, de Salvador (BA) e “O silêncio dos amantes”, da Escola 2 Bufões, do Rio de Janeiro (RJ) também estão na programação. A Companhia dos Atores, do Rio de Janeiro (RJ), continua com o Módulo Ocupação, trazendo neste sábado “Talvez (Autopeças)”. O Módulo Aldeia FIT oferece diversas apresentações, incluindo as Extensões Regionais e Paralelas. E o público do Não-Lugar pode acompanhar as instalações artísticas, exibições de vídeos, perfomance de “Sienta LaCabeza” e música do “DJ Mabel”.

Edna Feitosa (São José do Rio Preto – SP) e seu IRREVERÊNCIA POÉTICA


Manuel Carlos Lahóz e Anália Nunes ou Irmã Anália


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que

constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 17 do mês de julho de 2008

Nosso Festival Internacional de Teatro

continua na força total até dia 19

Com várias digitalizações:D J Cyro, Programação do dia, L’Oratoire D’Aurelia, A rua e um rio, Adágio, Hipertextualidades Digitais 0.1, Cordélia Brasil, Congresso Internacional do Medo, Manifiesto de Niños e Acquatoffana.

64 anos de Ronaldo Lindenberg von

Schilgem Cintra Nogueira ou Ronnie Von

Ronaldo Lindenberg von Schilgem Cintra Nogueira, mais conhecido como Ronnie Von, (Niterói, 17 de julho de 1944) é um cantor e apresentador brasileiro.... (Continua na edição do ano passado).

Cleyde Lerro Filiage, Elisandro Ascari, João

Salomé, Maria Lúcia Oliveira e Maurício Bellodi

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, atuantes em nossa cidade que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Domingo é dia de comer pastel e cantar "parabéns à você nesta data ..." ao nosso Mercado Municipal

Placa de fundação do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Rio Preto, o Mercadão, comemora 65 anos de fundação neste domingo (19/7) homenageando o passado e apresentando o futuro. Diversas atrações gratuitas serão apresentadas das 8h30 às 13 horas. Às 10 horas haverá a cerimônia oficial com homenagens aos permissionários que possuem bancas há mais de 50 anos e apresentação do projeto de revitalização do espaço. A festividade é uma iniciativa da Emurb -Empresa Municipal de Urbanismo e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsáveis pelo Mercado Municipal. Dois palcos serão montados nas áreas de estacionamento. Um na rua Silva Jardim, onde será realizada a cerimônia de aniversário. O outro, na rua Jorge Tibiriçá, será usado para a apresentação de uma peça teatral. Às 8h30 palhaços vão animar a criançada com brincadeiras. Às 9 horas, começa o show com a Banda Ensaio de Terça. Na seqüência haverá a apresentação da Banda da Polícia Militar. Às 10 horas começa a solenidade em comemoração ao aniversário do Mercado Municipal. Sete permissionários que estão no Mercadão há mais de 50 anos serão homenageados. Depois será feita a apresentação do projeto de revitalização do Mercado. Às 11 horas haverá a apresentação da peça “É poesia popular”, com a Companhia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, que integra a grade de apresentações do FIT -Festival Internacional de Teatro. A apresentação da Camerata, a partir das 12 horas, fecha as festividades. Também em comemoração ao aniversário do Mercado Municipal, os Correios estarão lançando o selo comemorativo dos 65 anos do Mercadão. Os selos estarão disponíveis para compra nas agências da empresa. O Mercado Municipal foi inaugurado no dia 19 de julho de 1944. Sua construção foi determinada em 1º de maio de 1902, mas só foi concretizada 42 anos depois. Em 23 de abril de 2004, o prédio foi tombado por lei municipal e se tornou Patrimônio Histórico da cidade. Atualmente, 37 estabelecimentos compõem a atividade comercial do Mercadão. Os produtos comercializados variam entre frutas, legumes, laticínios, carnes, frios, flores, café, peixes, doces, condimentos e grãos. Além disso, existem ainda bancas de jornal, lotérica e as famosas pastelarias, ponto de encontro entre os freqüentadores.

Cristiano Claudino Oliveira (São José do Rio Preto – SP) e seu O POETA E A ROSA



Luiz Henrique Fernando Prado, Fausto Boni e Altina Frias Cypriano ou Dona Tininha




Luiz Henrique é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Fausto Boni e Altina Frias ou Dona Tininha em “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 16 do mês de julho de 2008

www.festivalriopreto.com.br

seu site de consulta do nosso teatro

Com várias digitalizações de Mimo, Programação do dia,

As Três Velhas e Burundanga.

Aniversário de Camila e

Marcos Felipe Brás Pereira

Hoje nosso aniversariante é neto de meu amigo de pescarias, o Zé que sempre colabora com a nossa página. Aos Marcos parabéns pela passagem de seu dia.

E Mais

De Fortaleza nossa querida amiga de Orkut.

A Camila os nossos parabéns pela passagem de seu aniversário.

Abel Silveira Mendes, Antonio Figueiredo de

Oliveira, Cármem Edna Garcia Torriene, Elenir

Regina Pores Banhos e Luiz Antonio Simões

Personalidades aniversariantes do dia de hoje, que estão

no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as digitalizações sobre o FIT, as fotos e também as biografias das personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Exposição do CICC apresenta a partir de amanhã, a história da informática com "Evolução dos Computadores"

Do Cobra 400, servidor fabricado em 1977, até o MSX, computador amplamente utilizado no Brasil na década de 90, quem for ao CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura, a partir desta quinta-feira (16/7), irá conhecer cada passo da história da computação e manusear equipamentos de informática de diferentes décadas. Primeira mostra produzida pelo espaço da informática do CICC, “Evolução dos computadores” contém banners que apresentam a história dos mais bem-sucedidos computadores da história, como IBM PC (1981) e Apple I (1976), e peças de informática doadas por visitantes do CICC ou emprestadas por empresa da área. Na exposição, também está disponível um microscópio, por meio do qual o visitante poderá observar o quanto é complexa a tecnologia que compõe os dispositivos eletrônicos. “A idéia é que as pessoas percebam que a evolução da informática está totalmente ligada à evolução de outras áreas, como física, química e até filosofia”, afirma Alexsander Martini, assistente do espaço responsável pela mostra. A visita ao CICC é gratuita. A instituição fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial, e funciona de quarta a sexta-feira, das 8 às 17 horas; às quintas-feiras, das 13 às 22 horas; e aos sábados e domingos, das 13 às 19 horas. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

O CICC é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a UNESP -Universidade Estadual Paulista e a Faperp -Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto.

Clarissa Teixeira Karnikowski (Santiago – RS) e seu SONHO



Clóvis Sangirolami e Manoel Reverendo Vidal


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 15 do mês de julho de 2008


Festival Internacional de Teatro – FIT

Com várias digitalizações de Asas, Bezouro, Cordão de Ouro, Senhora dos Afogados.

42 anos de SAMUEL ROSA de Alvarenga,

vocalista e guitarrista do Skank

Samuel Rosa de Alvarenga (Belo Horizonte, MG, 15 de julho de 1966) é um cantor brasileiro, vocalista e guitarrista do grupo Skank. Samuel é formado em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). No Skank, Samuel é compositor das melodias da maioria das canções do grupo e uma de suas maiores parcerias é com Chico Amaral, músico, ex-saxofonista da banda e principal letrista nas composições. Samuel Rosa é influenciado por: Bob dylan, The Beatles, Oasis e pelo pessoal do Clube da esquina.

Acácio de Oliveira Santos Junior,

Alessandro Pereira Nadruz,

Aristides Corradine e Zaia Tarraf

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que estão no registro do livro “ Quem Faz história em São José do Rio Preto”.

Para ver as digitalizações sobre o FIT, as fotos e também as biografias das personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

“Arcane” é o espetáculo francês que será atração na abertura do Festival Internacional de Teatro

Nesta quinta-feira (16/7), às 21h, acontece a abertura oficial do FIT -Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Anfiteatro “Professor Nelson Castro, na Represa Municipal. O espetáculo “Arcane”, do grupo Les Philebulistes, da França, dá início à 9ª edição da maratona teatral, com uma apresentação para cerca de 4 mil pessoas. Autoridades e a comissão organizadora do evento estarão presentes para abrir o Festival, que terá dez dias de apresentações teatrais, música, performances, atividades formativas, lançamentos editoriais, exposições, exibição de vídeos e instalações de artistas plásticos. O FIT 2009 traz o conceito “Instâncias da Subjetividade”, que aponta de que forma a interpretação de um indivíduo sobre o espetáculo vai gerar impacto sobre a criação teatral. Os artistas deixam de pensar exclusivamente no coletivo e concentram-se também nas inúmeras percepções da platéia para moldar seus espetáculos. Após um breve cerimonial de abertura, o cantor Luis Dillah sobe ao palco para cantar o hino nacional, acompanhado pela percussão dos artistas mirins do Parafolclórico Metal Madeira, de Rio Preto. Cerca de 50 crianças participantes do projeto irão mostrar o que aprenderam nas aulas, que incentivam o gosto pelas artes e visam criar cidadãos mais conscientes e engajados. Dillah integra a equipe do projeto ministrando aulas de violão. Logo em seguida, os artistas do espetáculo “Arcane” exibem suas acrobacias inéditas e emocionantes. Duas rodas de alumínio de cinco metros de diâmetro, ligadas entre si por um axe central, formam uma estrutura móvel gigantesca dentro da qual evoluem dois acrobatas. Transparente, a roda permite ao público acompanhar os movimentos em todos os ângulos. Uma apresentação de visual única, que promete arrancar suspiros daplateia logo na primeira noite do Festival.

Programação

As Extensões Regionais também estreiam no dia 16. Jales recebe o espetáculo “É poesia popular”, da Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de Rio Preto, às 10 horas’, na Praça João Mariano de Freitas. O espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre (RS) será apresentado na Praça São Bento, em Votuporanga, às 20h30. O Não-Lugar abre suas portas na primeira noite do FIT. O espaço noturno do Festival funcionará na Praça Jornalista Leonardo Gomes (Praça Cívica), que receberá uma grande estrutura com capacidade para 2 mil pessoas por noite. A performance “Bolha Luminosa – Experimento: Transapiens”, exibe a ousadia da Cia Teatro Lumbra e o Clube da Sombra, de Porto Alegre (RS). “Karine Alexandrino”, de Fortaleza (CE) fica a cargo do primeiro show do Não-Lugar. Na sequência, o “DJ Bocka”, de Rio Preto, explora um mix de estilos. AVídeoPhotoInstalação “Antropografia Darwiniana”, de Paulo Brasil, de Presidente Prudente (SP) é revelada e segue até o final do Festival. A instalação “Árvorearbretreearbol”, do artista Carlos Bachi, de Rio Preto, estará também no local até o último dia do FIT. E o vídeo “Compartimento – Módulo I”, do Grupo Andar 7, de São Paulo (SP), tem sua primeira exibição marcada para esta quinta-feira.

Caroline Watanabe (São José do Rio Preto – SP) e seu AMOR


Matheus Gambatti o aniversariante de Itajobi SP

Imagem do século passado de Halana Bressan, Matheus o aniversariante e sua mana Bruna Gambatti e abaixo a atual, Matheus, Halana e Bruna.

É uma enorme satisfação anunciar o aniversário deste jovem que nasceu na cidade de Catanduva SP, Matheus é filho de Anancir Aparecida Bressan Gambatti e de José Marco Gambatti, casal muito conhecido na região de Marapoama e Itajobi. Matheus esta fazendo Agronomia na Universidade da Grande Dourados no Mato Grosso do Sul. Ao Matheus os parabéns e muitas felicidades pela passagem de seu aniversário.

A Página da Vida do dia 14 do mês de julho de 2008

FIT- Festival Internacional de

Teatro , o espetáculo continua...

Com muitas digitalizações neste dia com a Programação, Principes Desencantados, Habeas Corpus, O Menino Teresa, O Pupilo Quer Ser Tutor, TOP! TOP! TOP!, e Aqueles Dois.

Altamiro Castelan o primeiro

past-up do Jornal Dia e Noite

Altamiro Castelan nasceu aos 14 de Julho de 1.961, no Distrito de Talhados em São José do Rio Preto, é filho de Orlando Castelan e Aparecida Pimenta Castelan, é pai de quatro filhos. Altamiro aos 12 anos de idade iniciou suas atividades no ramo de distribuição de leite pasteurizado, auxiliando seu pai nesta árdua tarefa. Aos 16 anos foi o primeiro funcionário na área de paginação do Jornal Dia e Noite que contratei e logo se destacou na montagem (past-up) coordenando o grupo de paginadores. Com o fechamento do jornal tornou Assistente Comercial da Multinacional Moore Formulários Ltda. e atendia todo Oeste do Estado de Santa Catarina e tinha em sua carteira de clientes, Empresas como: Sadia, Perdigão, Chapecó, Aurora e muitas outras. Aos 28 anos ingressou como Assistente Comercial da Fisfer Indústrias Gráficas S/A - Grupo Citrosuco e atendia toda a região de Ribeirão Preto. Aos 29 anos fundou a Riosoft aqui de São José do Rio Preto mesmo com mais dois sócios. Esta dinâmica empresa conta com clientes e representantes em mais de 10 estados. Hoje Altamiro é Diretor Comercial e professor dos cursos MBA da Unilis – Lins - SP voltados para Tecnologia da Informação e Inovação.

Altamiro gosta mesmo é de ministrar diversos cursos de Administração de Vendas, para vendedores e representantes Comerciais em diversas áreas (Formulários, Crachás, Softwares, Microcomputadores) e como Diretor de Marketing da Sucesu – Regional de São José do Rio Preto – SP e ajudou a coordenar muitas feiras de informática, colocando o nome de nossa querida cidade em primeiro plano na área de softers e tecnologia do país. Caro e querido amigo Altamiro meus parabéns e congratulações por tudo que tem feito em prol de nossa comunidade.

Aparecida de Cassia Franco Fonseca,

Sandra Buissa Mussi, Vera Lúcia Lemos

Fontes e Wilson Dias Medrado Filho

Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que estão no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto” do nosso querido amigo Lelé Arantes.

Para ver as digitalizações sobre o FIT, as fotos e também as biografias das personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse, que o link automaticamente te levará a Página da Vida do ano passado.