sábado, 9 de maio de 2009

Mensagem as Mães enviada por uma MÃE do Tocantins e também querida amiga do orkut



Minha coleguinha de Grupo Escolar Bento Siqueira e também Ginásio Estadual de Itajobi, e hoje grande amiga no orkut Sueli Inês Linjardi ,enviou esta mensagem da comunidade que faz parte, pela beleza e também pelas homenagens que venho prestando as mães neste mês de Maria, é uma satisfação enorme publicar este belo trabalho. Parabéns a ETERNA APRENDIZ e a minha gratidão à amiga do Tocantins.

Henrique de Almeida (Campos dos Goyatacazes – RJ) e seu AMOR




José Pimenta Benfica, Mário Antônio Barros Vieira, Osmar Rodrigues Simões e Otávio Valle












Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” , e agora também em nossa modesta página.

Gaspar Berrance, Vicente Celso Quaglia e A Página da Vida do dia 9 de maio de 2008











Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro, “A História de Catanduva de A a Z”.
A PÁGINA DA VIDA DO DIA 9 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE MAIO DE 2008

NOSSO ANIVERSARIANTE DE HOJE É ZÊQUI ELIAS, O POETA RIOPRETENSE - Em plena Bienal do Livro, Zêqui recebe o abraço e os cumprimentos de feliz aniversário do nosso querido amigo Pedro Ganga , que brilhantemente conduz a pasta da Secretaria de Cultura ,e que esta elevando São José do Rio Preto no cenário nacional, na foto a seguir mais um abraço de outro amigo Cesár Muaniz , o decano do colunismo social de nossa cidade, e em um momento sublime e de descontração, no Clube Monte Líbano em 30/11/2002, com sua esposa Magali Ferretti,
Zêqui Elias é filho de José Chain Elias e Ássma Zeitune Elias, nasceu na cidade de Macaubal SP , em 9/05/1935, é pai de 4 filhos: Frederico José- Engenheiro Civil, Andrea Cristina- Bióloga, Luciana Cristina- Jornalista, Antonio José- Universitário e atualmente esta casado com Magali Ferretti e agora toda biografia de nosso querido amigo, “(Zêqui Elias– professor e escritor , chefe do Departamento de Letras da Unesp e professor de 1964 a 1991, professor do curso de pós-graduação de 1991 a 1996; vice-coordenador dos projetos “ Treinamento em Língua Portuguesa” e “ Treinamento em Redação Oficial”, diretor social do Clube de Poesia e Amigos da Arte em 1958; membro do Conselho de Ética do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) e do Instituto do Coração de Rio Preto (Incorp), autor de livros “Motivos” e “Silêncio do Desconhecido” pela Editora THS Arantes em 2006, “Ideário da Solidão”, pela Editora Riopretense em 1999, “O Semeador” em 1981, “O Recém-vindo” em 1982, “O Passageiro” de 1983, “ A Grande Viagem” de 1987 e “Tempo Espera”, 1988; co-autor dos livros “Prosas e Versos de Natal” , pela Casa do Livro em 2000, “Bárbaros Diversos”e “Contos de Natal”, pela Editora Riopretense em 1999, “19 Contos de Rio Preto” e Revista Êxistos & Idéias”, pela Editora Riopretense em 1998 e “Primeira Desova Poética” em 1962. Formado em Línguas Neolatinas pela Unesp em 1962, com doutorado em Letras, com a tese “ A Ironia em Memórias de Um Sargento de Milícias” em 1979)”.

CIA. TEATRANDO – ESPETÁCULO “TEATRO SHOW DO PANQUECA” - No palco da Bienal teve início hoje as 8h30, um show com os palhaços Panqueka e Mortadela , numa peça interativa , realizando danças, esquetes de circo, mágicas, malabarismo e muitas outra atividades para a felicidade dos alunos de várias escolas da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto .

PASQUALE CIPRO NETO E GILBERTO DIMENSTEIN HOJE NO SALÃO DE IDÉIAS - Foram várias digitalizações, vá até a pagina e veja a riqueza dos eventos daquele dia .

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nilsa Dolácio Serroni e seu talentoso filho e nosso caro amigo Vicente Roberto Serroni

Dona Nilsa,
minha mãe!

Mãe que está longe e tão perto. Longe porque meus olhos não a buscam fisicamente; mas perto porque meu coração a guarda eternamente. E este guardar estabelece um elo com tudo que vivemos juntos, desde os seus cantos para embalar meu sono até suas broncas para colocar-me no caminho correto.
Tenho tantas passagens com esta mulher guerreira, que lutou contra um câncer e o fez esperar por pelo menos mais dez anos, quando todos davam como certo sua partida precoce. Mas antes que isso acontecesse, ela proporcionou um espetáculo em minha vida, abriu as portas para que a música encontrasse guarita na minha criação. Gostava e gosto muito de escrever, muitas vezes querendo que meus textos se transformem em canções para ganharem o mundo.
Assim sendo, o coração dessa mãe percebe o que tantos outros não perceberam. Latas e latas de óleo transformaram-se em pequenos cofrinhos, guardando moedas que fariam o sonho daquele menino sonhador. Quando o peso delas denunciava a quantia certa para a compra de um violão, lá foi ela atrás do instrumento. Na época, a marca Stacatto destacava-se no mercado e foi esse que ela propôs a me dar.
Feliz da vida, minha mãe esperou ao mesmo tempo, pela minha surpresa e felicidade. E claro, eu a cobri de beijos, afeto esse que talvez fosse a coisa mais importante que ela gostaria de receber. A partir deste momento, toquei muito para muitos, mas foi numa serenata de Natal que fiz para ela, o momento mais marcante entre nós dois. Enquanto entoava uma canção, uma lágrima desceu de seus límpidos olhos verdes. Mas aquilo não era um choro, ela recebia a melodia e seu coração de mãe e agradecia aquele momento como uma bênção. Não pensava um minuto sequer nela, e sim, na satisfação de ter realizado o sonho de um filho. Consegui enxergar isso naquela lágrima, carregando esse sentimento até hoje comigo.

Vicente Roberto Serroni


Dando continuidade homenageando as mães, no mês de maio e de Maria, hoje a nossa homenagem é a Nilsa Dolácio Serroni que nasceu em São José do Rio Preto, e se casou com Vicente Serroni, e desta união nasceram: José Carlos , Vicente Roberto ( autor do texto acima), Maria Lúcia e Silvia Helena. Na página da vida , as saudades deste casal Nilsa e Vicente, que fizeram parte de nossa tradicional sociedade rio-pretense.

Ana Luiza Aun (Belo Horizonte – MG) e seu CÉU IDEAL




André Gustavo de Giorgio, Francisco Gutierrez, Ivo Higino Beolchi, Manoel Miceli, Paulino Bueno de Aguiar, Reinaldo Amaral e Rubens Santana Thevenard






























Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Sebastião Roberto Taboga, Simone Aparecida Lopes e Wanda Martins Duarte de Almeida











Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro de história “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Wanda Martins em “A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 8 (terça-feira) do mês de maio de 2008

COMEÇA AMANHÃ A NOSSA
TERCEIRA BIENAL DO LIVRO

São José do Rio Preto será palco do evento mais esperado do ano, 9 a 18 de maio na Praça Cívica, bem encostadinho da nossa Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” e na parte frontal esta sendo montado bem na fonte de água o Palco Bienal , um local destinado a shows, espetáculos de dança e contadores de estórias. Dê um zoom na tela do seu PC, e acompanhe atentamente toda programação , que serão com certeza 10 dias inesquecíveis. Estarei fotografando e registrando alguns destaques do evento, confiram!!!

AH, NÃO SE FAZEM MUSICAS
COMO ANTIGAMENTE!

Ontem em pleno hiper mercado de procedência norte americana, deparei com o nosso conterrâneo Samuel Cabral da cidade de Itajobi, enquanto sua esposa estava a fazer compras, ele sentou em frente a um plasma de 32 polegadas, ficando um longo período curtindo as músicas do dvd dos Bee Gees, fiquei até com uma pontinha de inveja pois esse conjunto tem tantas músicas de sucesso e que fez parte daqueles momentos mágicos de nossa juventude e das trilhas sonoras dos bailes no período em que vivi na Grande São Paulo.

SIDINEI CARMÉM DA SILVA CARVALHO
E SUA FILHA BÁRBARA

Continuando nossas homenagens ao Dia da Mães , nosso registro é para minha xará Sidinei, e sua linda filha Bárbara da Silva Carvalho em foto produzida a alguns anos atrás.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Amputação na natureza em nossas ruas


uma
companhia de
energia de
nossa cidade,
fez as
chamadas
“PODAS”
na maioria
das árvores
de nossa
cidade, nesta
na Av. Nelson
da Veiga,
a empresa
“CPFLFICOU”
ou seja
amputou seus
galhos principais, e neste setembro e nos demais não veremos mais o explendor de sua floração.


A floração desta belíssima árvore foi utilizada no pensamento desta semana de Vicente Avelino no Otimismo em Gotas.

Vânia Oliveira Ramos da Silva (Aracaju – SE) e seu E NÃO ESTAVA SÓ


Eládio Arroyo Martins, José Roberto Santos, Magdalena Volpe, Paulo Cezar Sanches e Valter Cercuitane























Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Ana Helena do Espírito Santo Tabith e A Página da Vida do dia 7/05/2008
















Ana Helena é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.
A Página da vida do dia 7/05/2008
NO DIA DO SILÊNCIO, TODOS OS MINUTOS
PARA IARA IAVELBERG

Iara Iavelberg (São Paulo, 7 de maio de 1944Salvador, Bahia, 20 de agosto de 1971) foi uma militante da luta armada no Brasil durante a ditadura militar.Durante a militância, tornou-se amante de Carlos Lamarca, com quem se refugiou na Bahia, em 1971.As causas e até a data de sua morte permanecem envoltas em mistério. A data oficial é contestada por relatório do Ministério da Aeronáutica, segundo o qual ela teria se suicidado em 6 de agosto, acuada pela polícia em uma residência em Salvador. Alguns militantes, presos no DOI-Codi de Salvador, dizem ter ouvido seus gritos quando era torturada, o que contradiz a versão do Ministério da Marinha, segundo a qual ela teria sido morta durante "ação de segurança".Iara, antes de aderir à luta armada, era psicóloga e professora universitária.O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, prestou uma homenagem à antiga aluna e deu seu nome ao centro acadêmico, passando a chamar: Centro Acadêmico Iara Iavelberg.

AMODORO-TE

"Gosto e preciso de ti,
mas logo quero explicar
não gosto porque preciso
Preciso sim, por gostar.

"(Mário Lago).

Esta mensagem foi enviada para a nossa página por Cláudia Conforte , amiga do estado do Rio de Janeiro. Grato amiga por lembrar do saudoso Mario Lago, ator fantástico, e também as suas composições musicais que se tornaram verdadeiras obras primas.

VIRGINEA ORTEGA RIBEIRO E SEU FILHO FÁBIO

Em homenagem ao Dia das Mães, e também ao Dia do Silêncio, Virginea (In memorium) com seu filho Fabio Ortega Ribeiro, foto de 26/09/1975 registrando a passagem de seu primeiro aniversário.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

MÃE MARIA, de A. N. Ponté e Robson Passos Caires

O silêncio é aprazível
Às vezes angustiante
Traz aos sonhos lembranças
De amores avoengos
Laranjas azedas e limas
Afogaram sofrimentos.
Santa, Santa, Santa...
De conselhos, risos, felicidades
Emoções de bebedeiras e Joões
Sinais de brilhos no céu
Coruja, vó, proteção
Eu te amo Maria
Mão postiça de Deus...
Vozes na romaria
Santa é você Maria
Mãe de todos nós.

Maria Déia Viegas Miranda Nacif (Pará de Minas – MG) e seu SUA PRESENÇA EM MIM




Hitler Fett, Paulo Antonio Vicentin, Paulo Emílio Pereira Azevedo Marques e Mozart da Costa Nunes











Personalidades aniversariantes do dia de hoje,que constam no livro “ Quem Faz História em São José do Rio Preto”,e Mozart da Costa Nunes em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 6 (terça-feira) do mês de maio de 2008

NO DIA DA MATEMÁTICA, O HOMEM
QUE CALCULAVA, MALBA TAHAN

Júlio César de Mello e Souza (Queluz, 6 de maio de 1895Recife, 18 de junho de 1974), mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan (Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan), foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil . Ele é famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. Monteiro Lobato classificou-a como: “... obra que ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio ‘ciência-imaginação.’” Júlio César, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico das estruturas ultrapassadas de ensino. “O professor de Matemática em geral é um sádico. — Denunciava ele. — Ele sente prazer em complicar tudo.” Com concepções muito a frente de seu tempo, somente nos dias de hoje Júlio César começa a ter o reconhecimento de sua importância como educador. Em 2004 foi fundado em Queluz -- terra onde o escritor passou sua infância -- o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Júlio César. Em homenagem a Malba Tahan, o dia de seu nascimento – 6 de maio – foi decretado Dia da Matemática pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Júlio César nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas viveu quase toda a infância na cidade paulista de Queluz. Seu pai João de Deus de Mello e Souza e sua mãe Carolina Carlos de Mello e Souza tinham uma renda familiar apenas suficiente para criar os oito filhos do casal. Quando criança, já dava mostras de sua personalidade original e imaginativa. Gostava de criar sapos (chegou a ter 50 deles no quintal de sua casa) e já escrevia histórias com personagens de nomes absurdos como Mardukbarian, Protocholóski ou Orônsio. Em 1905, retornou ao Rio de Janeiro para estudar. Cursou o Colégio Militar e o Colégio Pedro II. A partir de 1913, passou a freqüentar o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica. Em 1918, Júlio César passou a colaborar no jornal O Imparcial, onde publicou seus primeiros contos com o pseudônimo R. S. Slade. Nos anos seguintes, o jovem escritor estudou a fundo todos os aspectos da cultura árabe e da oriental. Em 1925, propôs a Irineu Marinho, dono do jornal carioca A Noite, uma série de “contos de mil e uma noites”. Surgia aí o escritor fictício Malba Tahan, que assinava os contos que foram publicados com comentários do igualmente fictício Prof. Breno de Alencar Bianco. Seu pseudônimo tornou-se tão famoso que o então Presidente Getúlio Vargas concedeu uma permissão para que o nome aparecesse estampado em sua carteira de identidade. Até o fim da vida, Júlio César escreveu e publicou livros de ficção, recreação e curiosidades matemáticas, didáticos e sobre educação, com seu nome verdadeiro ou com o ilustre pseudônimo. Paralelamente à carreira de escritor, Júlio César dedicou-se ao magistério. Graduou-se como engenheiro civil na Escola Politécnica e como professor na Escola Normal. Deu aulas no Colégio Pedro II e na Escola Normal, lecionando diversas matérias como história, geografia e física, até se fixar no ensino de matemática. Ensinou também no Instituto de Educação e na Escola Nacional de Educação. Além das aulas, Júlio César proferiu mais de 2000 palestras por todo o Brasil e em algumas localidades do exterior. Ficou célebre por sua técnica de contação de histórias e por sua atuação inovadora como professor. Suas aulas eram agitadas e interessantes, sempre repletas de curiosidades que atraiam a atenção dos estudantes. Júlio César foi uma enérgico militante pela causa dos hanseníacos. Por mais de 10 anos editou a revista Damião, que combatia o preconceito e apoiava a humanização do tratamento e a reincorporação dos ex-enfermos à vida social. Deixou, em seu testamento, uma mensagem de apoio aos hanseníacos para ser lida em seu funeral. Júlio César faleceu a 18 de junho de 1974 de ataque cardíaco em seu quarto de hotel, após uma palestra proferida no Recife. Deixou uma série de instruções para seu sepultamento: além da mensagem que devia ser lida, exigiu caixão de terceira classe, flores anônimas, nada de coroas, nada de luto nem discursos. Ao criar seu pseudônimo, Júlio César criou também um personagem: Malba Tahan. Este escritor, cujo nome completo seria Ali Yezid Izz-Eddin Ibn Salim Hank Malba Tahan, teria nascido na aldeia de Muzalit, próximo a Meca, a 6 de maio de 1885. Teria feito seus estudos no Cairo (Egito) e Istambul (Turquia). Após a morte de seu pai, teria recebido vultosa herança e viajado pela China, Japão, Rússia e Índia, onde teria observado e aprendido os costumes e lendas desses povos. Teria estado, por um tempo, vivendo no Brasil. Teria morrido em batalha em 1921 na Arábia Central, lutando pela liberdade de uma minoria local. Seus livros teriam sido escritos originalmente em árabe e traduzidos para o português pelo também fictício Professor Breno Alencar Bianco.(texto Wikipédia).

TELEFONE DAS PRIMAVERAS
(17) 32340580

Este telefone público está situado ao lado do Banco de Alimentos, no Distrito Industrial de São José do Rio Preto, próximo ao Gonzaga de Campos, mas o que chamou minha atenção, foi este lindo pé de primavera ,que generosamente enfeita e emoldura esse orelhão, dando um romantismo maior aos usuários daquela linha.

VANIA MARIA LOMBA CASTELAN
E SEU FILHO MATHEUS

Dando continuidade as homenagens ao Dia das Mães, hoje nosso registro é para Vania com seu filho Matheus Lomba Castelan.

terça-feira, 5 de maio de 2009

José Lima Sobrinho, Chitãozinho ou Chitão e seus 55 anos

Chitãozinho, nome artístico de José Lima Sobrinho, (Astorga, 5 de maio de 1954) é um cantor brasileiro de música sertaneja.
Chitãozinho faz parte da dupla Chitãozinho & Xororó, que integra com seu irmão Xororó.
Chitão, como é chamado pelos amigos e fãs e por seu irmão parceiro, tem três filhos, dois do seu primeiro casamento, com Adenair Lima, Aline e Allison, e Enrico, fruto de sua relação com a bailarina Márcia Alves.

Clevane Lopes Pessoa (Belo Horizonte - MG) e seu CONVICÇÃO


Anésio Veneranda, Enio de Oliveira Carvalho, José Bignardi, Maira Menezes Guiducci e Moema Cotrim Saes

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Olavo Taufic, Pedro Borghesan, Rosalina Longo Fasanelli ou Dona Rosa, Walter Varella e Domingos Tucci

















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Domingos Tucci em “A História de Catanduva de A a Z”..