sábado, 13 de março de 2010

Rodrigo Silva e sua arte Naif em exposição de 15 de março a 1º de abril no Senac de S. J. do Rio Preto


Obras populares, colorido vivo, ambientes rurais, manifestações folclóricas e religiosas, além de figuras rechonchudas estão na exposição “A Magia das Cores” de Rodrigo Silva. O Senac Rio Preto recebe, de 15 de março a 1º de abril, a exposição de Arte Naif “A Magia das Cores”, do artista plástico autodidata Rodrigo Silva, que é considerado uma revelação no cenário das artes primitivistas. A exposição apresenta doze obras, dentre elas uma que será pintada durante a abertura do evento. Na demonstração ao vivo, o artista mostrará as técnicas que utiliza para compor. Além das pinturas, Rodrigo Silva inova apresentando as primeiras esculturas de sua carreira, As rechonchudas. De origem humilde e sem conhecer técnicas sofisticadas de desenho e pintura, Rodrigo mostra seu talento artístico com a facilidade de criar a arte a partir do que vê. Auxiliar de serviços gerais do Senac Rio Preto, ele divide seu tempo entre o trabalho e a pintura, expressa em cores primárias e retratação simples. Suas obras são populares, com um colorido vivo, que detalham situações do cotidiano. São retradados ambientes rurais, manifestações folclóricas e religiosas. Seu tema principal de trabalho são figuras humanas rechonchudas, que marcam sua produção atual. “Trata-se de uma pintura bem humorada e alegre, nuances vibrantes, e que fala sobre o tema de forma cômica, sem preconceitos ou discriminação”, afirma o Rodrigo. A abertura do evento acontece no pátio do Senac Rio Preto, dia 15 de março, às 19 horas. A exposição, gratuita, fica na unidade até o dia 1º de abril, o de segunda a sexta-feira das 8h30 às 22 horas, e sábados, das 9 às 16 horas.

Cidade de Poços de Caldas sedia de 19 a 26 deste a primeira Exposição Nacional de Filatelia

Carlos Roberto Favarão responsável e grande divulgador de nossa filatelia estará todo sábado em nossa página enviando informações sobre sua coluna filatelica.

A Câmara Brasileira de Filatelia realiza no período de 19 a 26 de março de 2010, no Centro Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG), um dos mais belos conjuntos culturais de Minas, a primeira Exposição Filatélica Nacional Sul das Gerais (exposição de selos). A mostra, que terá participação de colecionadores de todo o país e do exterior, terá entrada franca. A abertura oficial acontecerá sexta-feira (19), às 19h30, com lançamento do carimbo comemorativo da exposição.
O evento vai contar com concursos, comercialização de selos, palestras, seminários e oficinas filatélicas.
A exposição é organizada pela Câmara Brasileira de Filatelia de Belo Horizonte e conta com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e da Federação dos Filatelistas do Brasil (Fefibra). Veja a programação completa da exposição no endereço www.fefibra.org.br.


Vaticano lança selo para ajudar
vítimas de terremoto no Haiti

Mais uma iniciativa do Vaticano em favor das vítimas do terremoto: o Departamento Filatélico e Numismático da Santa Sé informou que a tiragem do selo especial dedicado aos 1500 anos do Santuário de Nossa Senhora das Graças, de 900 mil unidades, será parcialmente destinada à população haitiana.
O valor do selo é de 0,65 euro, mas a pessoa que o comprar pagará 20 centavos a mais, que serão destinados às vítimas do terremoto de sete graus na escala Richter que causou milhares de mortos e deixou centenas de milhares de desabrigados no Haiti no último dia 12 de janeiro. O governo do Estado Vaticano estima que, se todos os selos forem vendidos, serão arrecadados cerca de 150 mil euros.
O Santuário ilustrado no selo é conhecido como a “Mentorella”. Localizado nas montanhas Prenestinas, nos arredores de Roma, o santuário surgido no século IV é conhecido como o lugar da conversão de Santo Eustáquio.

Carlos Roberto Favarão (Abrajof 305)
carlosfavarao@ig.com.br

Página da Vida do dia 13 do mês março de 2009


Francisco de Assis França, mais conhecido pela alcunha de Chico Science (Olinda, 13 de março de 1966 — Recife, 2 de fevereiro de 1997) foi um cantor e compositor olindense, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990. Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro na rodovia entre as cidades de Olinda e Recife. Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar no Recife e em Olinda e iniciou o "movimento" mangue beat, com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro", de Fred 04, da Mundo Livre S/A). Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco, "Da Lama ao Caos", projetou a banda nacionalmente. O segundo, "Afrociberdelia", mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica. O Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs. A família de Chico Science recebeu indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat. Podem ser citadas como bandas relacionadas a Chico Science, as conterrâneas Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube, as mais recentes Cordel do Fogo Encantado, Mombojó e Otto, passando por Sepultura (mais especificamente o álbum Roots), Cássia Eller (intérprete de músicas como Corpo de Lama e Quando a Maré Encher), Fernanda Abreu (álbum Raio X) e Arnaldo Antunes (álbum O Silêncio), além da antiga parceira e ainda em atividade: Nação Zumbi. Em 2007, recebeu homenagem do prêmio Multishow, do canal da Globosat de mesmo nome.


Este linda mensagem de Clovis que foi extraída de seu livro Trovas e Prosas GOTAS DE ORVALHO, e também a FILOSOFIA DE VIDA de José Antonio da Silva, este quadro escrito que está no Museu que leva seu nome.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Valdir Brisola personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, Luciano e João em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 13 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 12 de março de 2010

“Nossos Talentos” leva música sertaneja neste sábado no Distrito de Engenheiro Schmith



Jesse & Zum e Sidney Silva & Alex duplas que abriram a grade de programação na região norte da cidade.

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado (13/3) o projeto “Nossos Talentos”, às 20 horas, no Distrito de Engenheiro Schmitt. As duplas Tico Tico e Beija-flor, e Renan e Renata, se apresentam na praça da Igreja de Santa Apolônia. O “Nossos Talentos” faz parte do “Projeto de Valorização da Música Sertaneja”, que inclui ainda o “Viola na Praça”. Enquanto o primeiro promove a atração de artistas já consagrados, o outro traz atrações de músicos amadores da cidade. Ainda neste mês, no último sábado (27/3), o “Viola na Praça” leva os artistas Victor Gustavo, e As Molecas, na praça Central, do Distrito de Talhado. A apresentação começa a partir das 20h.

Quem abriu a grade de programação do mês de março foram as duplas Sidney Silva e Alex, e Jesse e Zum. Eles se apresentaram no último domingo (7/3), na região Norte da cidade.


“Viola na Praça” e “Nossos Talentos”

Tico Tico e Beija Flor; Renan e Renata

Data: 13 de março (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Praça Santa Apolônia – Engenheiro Schmitt

Victor e Gustavo; As Molecas

Data: 27 de março (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Praça Central – Distrito de Talhado

IX Exposição Nacional de Orquídeas começa hoje e sábado e domingo a grande visitação


A AORGLA – Associação Orquidófila da Região dos Grandes Lagos, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, realiza a partir desta sexta-feira (12/3) até domingo (14/3), a IX Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Preto, no Complexo Júpiter Olímpico. A exposição é um dos eventos do Aniversário da cidade. A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (12/3) às 20 horas. Antes, à partir das 14 horas, terá o julgamento das plantas por profissionais da Coordenadoria Orquidófila do Brasil (CAOB). São premiadas as melhores orquídeas que se encaixam nas seis categorias: exótica, híbrido, estrangeira, nacional, espécie e micro. Cada cidade participante traz para a exposição, no mínimo, 20 plantas. Só participam da evento aquelas que são associadas e registradas pela CAOB. A IX Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Preto visa a preservação da natureza e a apreciação daqueles que cultivam a planta. Para conhecer a exposição os interessados deverão doar um quilo alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto.
Programação

Sexta-feira - HOJE - (12/3)
8h às 12h – Recebimento das plantas
14h às 18h – Julgamento pela CAOB
20h às 22h – Abertura oficial

Sábado (13/3) - amanhã
8h às 22h – Visitação Pública

Domingo (14/3)
8h às 17h – Visitação Pública
10h – Apresentação da Orquestra de Viola
15h – Entrega dos prêmios
17h - Encerramento

Local: Complexo Júpiter Olímpico - avenida Duque
de Caxias, s/n, Jardim dos Seixas

Basilina Pereira e seu MAR ABERTO


Tantas mensagens...
e outro tanto em flor,
palavras bonitas
para a rainha do amor.
Hoje até o dia parece em êxtase:
dormente, de tanto calor.
Filhos, maridos, amigos...
todos se lembram, do jeito que for.
E amanhã?
Quando as trombetas soarem
e outra vez acordar a distância
entre o discurso e a praxe?
É...ser mulher é mesmo incrível.
Vamos agradecer por hoje...
Amanhã é dia de levantar âncoras
que o mar aberto nos espera.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 12 do mês março de 2009


Desde o começo do mês venho inserindo obras deste extraordinário pintor, poeta, escritor juntamente com poesias, poemas relacionados a mulher, homenageadas este mês pelo seu dia internacional. José Antonio da Silva tem uma vasta obra que seria impossível este modesto blog inserir todas, publiquei algumas somente para que meu leitor tenha uma idéia de seus traços e o estilo naïf e seu modo de viver.


Hoje Dia do Bibliotecário(a), dia de nossa amiga Teresa que atua na Biblioteca Municipal desde setembro de 1991 e atualmente esta colocada no setor de processos técnicos, ela que nasceu em São José do Rio Preto e se formou pela Universidade Estadual de Londrina – PR. A Teresa parabéns pelo seu dia e também a todos os funcionários(as) que atuam em nossa Biblioteca Municipal e em todo o Brasil. Parabéns !

Pedido de Orações!

Amigo como vc está?
Estou aqui para lhe pedir um grande favor!!!
TEM UMA GAROTINHA, QUE É MUITO LINDA E INTELIGENTE, QUE TEM 8 ANOS E SE CHAMA: BÁRBARA MONSORES SIMIONE. E NETA DE UMA GRANDE AMIGA MINHA, ESTA SEMANA ELA TEVE NO MÉDICO DEVIDO GRANDES DORES DE CABEÇA. PARA A TRISTEZA DE TODOS FOI DESCOBERTO QUE ELA ESTA COM GLAUCOMA NA VISTA DO LADO ESQUERDO.
Estou lhe pedindo para vc colocar ela no grupo de orações pois ela esta quase perdendo a visão deste lado.
Desde já fico muito grata por sua atenção amigo ajude-me a orar por esta crianças Que DEUS ABENÇOE A TODOS..


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidade aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Attílio, Laura e Urany em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 12 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 11 de março de 2010

158 anos de São José do Rio Preto será comemorado com shows, seminário e exposições

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, definiu a grade de programação do Aniversário da Cidade, comemorado no dia 19 deste mês. Os 158 anos será celebrado de 12 a 21 de março, com apresentações musicais, oficinas, exposições e seminário. O Recinto de Exposições Alberto Berteli Lucatto receberá cinco grandes nomes do cenário musical nacional, em três dias da Feira da Solidariedade.
Dia 18 (quinta-feira) a dupla Hugo e Tiago abre a programação musical, às 21 horas. A dupla se conheceu dentro do programa “Fama 3”, da Rede Globo, e já possui quatro CDs. O último trabalho, “Sou eu” (2009), traz um repertório diversificado, que vai do sertanejo romântico ao de raiz. O show, em parceria com as Casas Pernambucanas, será precedido de um desfile. Logo após, quem sobe ao palco, às 23 horas, é o cantor Eduardo Costa. O cantor sertanejo iniciou a carreira muito cedo. Aos 12 anos, já mostrava seu trabalho nos bares de Belo Horizonte. Para esta apresentação, ele traz para a cidade o repertório do seu último CD “Tem Tudo a Ver” (2009).

Dia 19 (sexta-feira), às 22 horas, a banda Cheiro de Amor sobe ao palco com o melhor do axé music. A banda está na sua terceira formação, Alinne Rosa assumiu os vocais desde 2004. O Cheiro de Amor já tem na sua discografia dezenove CDs e dois DVDs. O último, “Cheiro de Amor Acústico” (2008), traz canções que falam de ciúme, felicidade e do amor de uma forma bem suave. As músicas “Pense em Mim” e “Dias de Sol” estão entre os hits mais tocados deste disco.

Dia 20 (sábado), para fechar a grade de shows,a cantora Maria Gadú se apresenta às 20 horas. Revelação no cenário da MPB, Maria Gadú ganhou destaque no ano passado após interpretar uma versão da música “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel, que entrou na trilha sonora da minissérie “Maysa – Quando fala o Coração”, da Rede Globo. Em fevereiro deste ano, a cantora ganhou o Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro de “Melhor CD de música popular”, e também, ganhou o disco de ouro.Logo após, às 22 horas, a dupla sertaneja Cezar e Paulinho sobe ao palco. Na estrada desde 1974, eles vão mostrar antigos e novos sucessos, como “Você marcou pra mim” e “Pé de Bode” – aquela do refrão “puta que pariu pisa no freio Zé”. Dosando cada vez mais as músicas típicas sertanejas com temas do cotidiano, a dupla também vai apresentar “Nóis é Caibói”, “Alma Sertaneja” e “Dois amigos, dois irmãos.
Nos três dias, antes dos shows, haverá apresentações musicais de artistas locais e regionais, em parceria com a FM Diário.
A entrada é gratuita, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Além disso, o Fundo Social estará com barracas de alimentação de entidades assistenciais, montadas no Recinto.

IX Exposição Nacional de Orquídeas

Três exposições fazem parte da grade de programação do Aniversário de Rio Preto. O Júpiter Olímpico recebe, de 12 a 14 de março, a IX Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Preto.

“Rio Preto que você não vê”
Já, o saguão do Centro Cultural Daud Jorge Simão recebe a exposição “Rio Preto que você não vê”, da Afocirp – Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto. Esta exposição, aberta ao público a partir do dia 16 de março, retrata os pontos da cidade que são desconhecidos para a maioria das pessoas, fotografados de diferentes ângulos.

“São José do Rio Preto em ângulos retos e certos”

No Riopreto Shopping Center, a exposição “São José do Rio Preto em ângulos retos e certos” de Edson Baffi, fica aberta à visitação pública de 11 a 21 de março.

1º Seminário do Patrimônio Histórico

Durante a programação do Aniversário da Cidade, será realizado o 1º Seminário do Patrimônio Histórico, de 15 a 18 de março, no auditório A e B da Unesp. O seminário tem como objetivo promover a reflexão sobre as diferentes práticas de atuação na área, bem como o reconhecimento do valor simbólico dos bens culturais. Podem participar pesquisadores e estudantes que trabalham e/ou estudam temas relacionados ao tema, a educação patrimonial, dentre outros representantes da sociedade. O Seminário é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretária Municipal de Cultura, Departamento de Educação do IBILCE – Unesp, do IAB - Instituto dos Arquitetos, Comdephact - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, Sasp - Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo e Acirp - Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto.

“Eu Faço Cultura”

Rio Preto recebe dentro da programação do Aniversário, a Oficina de Percussão, do projeto “Eu Faço Cultura”, patrocinado pela Lei Rouanet. A oficina será realizada de 17 a 19 de março, das 18h30 às 22h30, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. As inscrições para a oficina estão abertas a partir desta segunda (8/3) e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br. Serão destinadas 50 vagas e podem participar crianças acima de dez anos.

Outros eventos

No dia 17 de março, o Terminal Rodoviário recebe a apresentação da Big Band, às 12 horas. Atuando na cidade desde 1996, Big Band é uma orquestra de jazz e música popular que se formou a partir da estrutura musical da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto. É composta por 11 instrumentista de sopro, pianista, contrabaixista, percussionista e baterista.

No mesmo dia, a Camerata do Festival de Música Clássica de São José do Rio Preto, se apresenta na Associação Espírita Cirinéia, no bairro São Deocleciano, às 20 hora. O grupo, orientado por Ricardo Fukuda, tem como objetivo desenvolver a prática da orquestra, trazendo no repertório músicas erudita e popular.

Bolo de 158 metros

Como já é tradição, no dia do aniversário de Rio Preto (19/3), o bolo, que neste ano terá 158 metros, será cortado às 10h30, no Recinto de Exposições Alberto Berteli Lucatto.

Serenissima e seu MULHER DE FASES

Sou de lua
não sou tua
quem me quer?

Sou menina
me domina
quem quiser

sou moleca
sou sapeca
e levo fé

Que apesar
de tantas fases
como a lua

Sou guerreira
verdadeira
sou mulher...

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 11 do mês março de 2009


O terceiro número do Entrelinhas, um jornal a serviço do escritor j á esta disponível a todos e também em todos os pontos determinados pela CERP, corra garanta o seu.


Obrigado Senhor
por teres criado no mundo a mulher
E por tê-la enriquecido com preciosos dons:
o carinho, a sensibilidade, a beleza,
a ternura, a dedicação e o amor.
Deste ao homem a graça de encontrar
na mulher: uma amiga, irmã,
companheira, esposa e mãe.
Nela se processa o mistério da vida,
sendo capaz de gerar,
de trazer à luz filhos e filhas.
Sem sua presença no mundo,
o amor estaria fadado à extinção.
E o mundo ficaria pobre e sem sentido.
Perdoa-nos, Senhor,
por nem sempre sabermos reconhecer
o verdadeiro valor da mulher,
por muitas vezes a considerarmos objetos,
sexo frágil e força de trabalho doméstico.
Que também a mulher reconheça seu valor,
sua dignidade e sua missão no mundo.
Que ela não aceite ser instrumentalizada
nem banalizada no seu corpo e nos seus
sentimentos.
Que no corpo e na alma de cada mulher,
possamos continuar encontrando os sinais
de MÃE que nela plantaste,

Amém.


No dia 17 de março, terça-feira que vem, as 19h30 este escritor rio-pretense lança seu segundo livro, e será uma enorme satisfação estar lá para acompanhar e fotografar todo o seu evento. Caro Clóvis parabéns pelo novo “filhote”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Adonias Cesário em “ A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida do dia 11 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Festival Nacional de Música Sertaneja - S.J.R.Preto com inscrições abertas (09 de março a 09 de abril)





Imagens do evento que no ano passado criou a maior efervescência em nossa cidade e região.
Secretário Deodoro e Advan os idealizadores do evento e a dupla vencedora Marco e Maciel com Sidney Silva , o locutor e os vencedores recebendo abraço de Joaquim Moreira da Silva .

Os músicos de São José do Rio Preto e região já podem se inscrever para participar do Festival Nacional de Música Sertaneja, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que será realizado de 26 a 29 de agosto. Neste ano, o evento acontece em duas etapas. Primeiro, serão realizadas as eliminatórias de Rio Preto e região, depois serão abertas inscrições para as duplas nacionais.
Para esta primeira etapa, podem participar músicos (solo, dupla ou trio) da cidade e de municípios distantes até 100 quilômetros de Rio Preto, mas a composição pode ser feita por artistas de qualquer Estado. Cada candidato pode inscrever até duas canções inéditas porém, apenas uma será selecionada. Só serão aceitas músicas com acompanhamento de viola, violão e acordeon.
O prazo de inscrição se encerra em 9 de abril. Para participar são necessárias cinco cópias da letra da música, CD com a canção gravada, comprovante de residência e ficha de inscrição corretamente preenchida. A ficha de inscrição está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura. O material deve ser entregue na Secretaria de Cultura ou via correio.
Serão realizadas cinco eliminatórias durante todos os domingos de maio, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30, no Teatro Municipal Nelson Castro. Em cada eliminatória, serão apresentadas oito músicas, sendo classificadas duas por dia.
Após o término desta fase, serão abertas as inscrições para artistas nacionais, a partir de 1º de junho. As dez músicas selecionadas nas eliminatórias rio-pretenses participarão da final do Festival Nacional de Música Sertaneja.
“Devido ao grande sucesso do Festival de Música Sertaneja do ano passado, decidimos realizá-lo nacionalmente, a fim de abrir espaço para os compositores e intérpretes de todos os Estados”, diz Deodoro Moreira, secretário Municipal de Cultura.

Festival Nacional de Música Sertaneja
Data: 26 a 29 de agosto

Inscrições
Data: de 9 de março a 9 de abril
Local: Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, Centro - 4º andar

Angela Chagas e seu MULHER... SIMPLESMENTE MULHER


Mulher menina
Mulher que alucina
Linda feminina
Um belo resplandecer...

Mulher... Simplesmente Mulher

Musa da família
Graciosa
Prestimosa
Um eterno aprender...

Mulher... Simplesmente Mulher

Enfim, um rosto enrugado
Amiga, irmã, mãe, avó, bisavó
Às vezes com sonhos abafados
Às vezes ela é só um favo!

Mulher... Simplesmente Mulher

No jardim da emoção é flor
De cabelos brancos sem envaidecer
Sapiente... Uma rosa do amor
Delicada sempre a reflorescer!

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 10 do mês março de 2009


Hoje as 20 horas no Centro Cultural “Daud Jorge Simão”, ou seja na Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto na Praça Cívica , este poeta e amigo desde os bons tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, estará lançando seu livro “VÍRUS” que com certeza vai contaminar a todos com sua sensibilidade e linha poética, separei para você caro leitor duas poesias do livro, antecipando as poesias que viram. Caro Merlotto com certeza estarei lá registrando este belíssimo evento.


Acostumados com o Gerente do Mercado Municipal desde 2005, ele com as malas prontas desde hoje para suas merecidas férias de apenas 20 dias, e quem assume é esta simpática Raquel que nasceu na querida cidade de Gastão Vidigal e é filha de Élito Alves dos Santos e Antonia Pereira dos Santos. A nossa querida Raquel a página deseja uma excelente administração e quanto ao amigo Jirair um bom descanso e ótimas férias.


Hoje nossa querida Idê Albino como é mais conhecida nos meios literários e no mundo dos poemas, de nossa vizinha cidade de Riolândia, mas que para a nossa felicidade hoje é uma rio-pretense, já publiquei nesta página um de seus poemas. Idê parabéns pela passagem de seu aniversário e aguardamos mais um livro seu este ano.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

Para ver as fotos das matérias acima e também a biografia de nossos aniversariantes de hoje, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

A Página da Vida do dia 10 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 9 de março de 2010

"O TEMPO PASSOU E ME FORMEI EM SOLIDÃO" diz José Antônio Oliveira de Rezende


Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido.
Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.
Ninguém avisava nada, o costume era chegar de paraquedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um.
- Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre.
E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
- Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!
A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando- nos e olhando a casa do tal compadre. Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.
Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha - geralmente uma das filhas - e dizia:
- Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte:
pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... tudo sobre a mesa.
Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também. Pra que televisão? Pra que rua? Pra que droga? A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam.... era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade...
Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida. Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa.. A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... até que sumissem no horizonte da noite.
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores:
televisão, vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa:
- Vamos marcar uma saída!... - ninguém quer entrar mais.
Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e ossibilidades enterradas. Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
Casas trancadas.. Pra que abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos, do leite...
Que saudade do compadre e da comadre!

José Antônio Oliveira de Resende
Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa,
do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da
Universidade Federal de São João del-Rei/MG.

Lena Ferreira e seu AUTO-ESTIMA

.
Sou forte!
Sou mulher de porte!
Mesmo não sendo do Norte,
Lutarei, revertendo minha sorte...

.
Sou forte!
Sou mulher de fibra!
Mesmo não tendo uma libra,
Vencerei, e verás como se vibra...
.
Sou forte!
Sou mulher de aço!
E sairei desse embaraço,
Subirei, e romperei o teu laço...
.
Sou forte!
Sou mulher valente
E seguirei sorrindo, contente,
Mesmo quando me olharem indiferente...
.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 9 do mês março de 2009


Para ver as fotos ou ler as matérias abaixo e também a biografia de nossos aniversariantes de hoje, basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.


Esta oração publiquei o ano passado, enviada por duas amigas uma do Tocantins e outra de Marapoama, resolvi republica-las porque reflete sempre aquele sentimento tão presente nos dias de hoje.


Hoje este amigo de um bom tempo aniversaria hoje, e a fica o registro aqui na página. Caro amigo muitas felicidades e muitos anos de vida, e congratulações por tudo que faz pela nossa cidade.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam nos livros de histórias de suas cidades, Marcos e Nadir “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Josephina em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 9 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Gloria Davila Espinoza e seu ORACION A LA MUJER

(Para ser cantados al abrigo de un pan justo)

Mujer…
en tu aliento quiero
mi esencia burilar
mis rojas esperanzas
poderlas atar al cinto de tu vientre
no ser más serpiente que se arrastre
sino jaguares que retumben
cual potros de Atila
y en tus anchos mares
respirando pastizales tiernos
repletos de mi verde olivo
otoño de mis selvas,
mis costas,
punas repletas de tu
canto en faenas al son de nacientes ichus
embellecidas
en tu afán
que es elixir de amor
a tu embrión.

Mujer…
Al calor de tus brazos
hoy, tendido a tu sol
quiero yo morir
sabiendo que tu fiereza
en la lucha por tu pan
es fiesta en mis vísceras frías
en tanto el gélido de mis manos
a las tuyas se suman para ser fuego
de magma haciendo
de mis noches hambrunales
vidas en summun de trigales fieros,
fuego en mis alforjas
de tus pétalos cristales
que en tus luchas sin fatigas
son tus semillas germinadas
en tus entrañas
arribando al mío
en mesas de mis angustias
que tu supiste amainar
en jornadas largas
en tu reflejada pasión
por saciar mi hambre.
Quiero ser... Mujer
espejo y eco de tu ejemplo
de tus siglos en contiendas sin fin
en búsquedas incansables del pan para tus hijos
y no mas mis tañidos de remiendos
en corazones llagados de desesperanzas.
Madre,
Umbral,
Jubilo,
Esperanza y
Riqueza de la vida.

Tingo María, 2 de marzo de 2010 (PERU)
Autora: Gloria Davila Espinoza

Angela Chagas & Lena Ferreira e vosso FLOR DO AGRESTE

.
Um velho lampião, num singelo quarto
Alumia uma pequena flor do agreste,
Esteira no chão batido e seco ,um parto:
Nasce uma estrela solar no estéril nordeste.
.
Cresce com brilho de raça e virtude
Tu és valente, batalhadora, uma guerreira,
Jamais cruza os braços; mulher de atitude
Sobrevivente do tempo és mulher brasileira...
.
Levanta a bandeira da fé e da verdade
Caminha altiva mesmo com os pés no chão
No rosto, não há vestígios de qualquer vaidade
Tua beleza estampa o que vai no teu coração
.
E segue, caminhando, pela estrada afora
Esta estrela solar, nascida no agreste
Acalentando um sonho: - Céu inteiro chora!
E venha umedecer meu querido nordeste...
.

FLOR DO AGRESTE (vencedor do DESAFIO 8 DE MARÇO,
realizado no Café das letras em março de 2009
em comemoração ao Dia Internacional da Mulher)

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 8 do mês março de 2009


Desde o inicio do mês venho fazendo homenagens as mulheres em poesias, poemas de amigos , mas hoje solto fotos de um evento que aconteceu na cidade de Marapoama SP, esta mulher que foi homenageada pela Cãmara da mesma cidade pelos serviços que presta aquela comunidade, e como amigo de longa data fui presenciar a homenagem e também registar o evento. Cara amiga parabéns por tudo que faz, principalmente hoje em beneficio de pessoas fragilizadas do Hospital do Dr. Miguelão, nosso conterrâneo que atua na cidade de Barretos. Congratulações minha amiga e parabéns pelo seu dia e de todas a mulheres no dia de hoje.


O Homem é um ser inquieto e naturalmente curioso. Desde os primórdios da humanidade os mistérios da vida e do universo são matéria de estudos profundos e teorias das mais diversas. O pensamento científico contrapõe-se ao pensamento religioso, o homem torna-se observador e observado, e a vida gira em torno de perguntas e questionamentos acerca da nossa origem.
O que não se pode negar, é que, tanto para as religiões quanto para a ciência, a mulher guarda consigo o que talvez seja o maior mistério do universo.
É ela quem gera a vida, é através dela que a vida humana é preservada durante o tempo certo para florescer. É ela quem faz germinar a nova semente e a traz à luz.
E a história mostra, que ser o templo guardador desse mistério fez da mulher um ser temido, muitas vezes sacrificado, subjugado e desvalorizado.
A mulher é, segundo a socióloga Days Elucy Siqueira, "o único animal capaz de sangrar por dias, e tornar-se ainda mais forte".
Conhecedora dos mistérios da natureza foi por muito tempo caçada como bruxa, hereje, feiticeira. Representava um poder natural, capaz de subjugar o poder e a inteligência do homem.
Já fomos caçadas, queimadas em fogueiras, tornamo-nos através do poder capitalista meros animais domesticados, usados como exemplo de dominação e força para manter a hegemonia e o statu quo de um poder baseado em falsos valores morais e carregado de hipocrisia. Usadas como objeto de prazer fácil, como instrumentos de manutenção dos costumes machistas por muito tempo respeitados como parte necessária à educação do homem.
Já vivemos os extremos da racionalidade humana, da sabedoria natural da "Bella dona" ao conhecimento empírico e arrancado a fórceps nos movimentos feministas, (surgidos ainda na expansão do capitalismo) através dos quais conseguimos, nas lutas por igualdade social, começar a ser respeitadas e valorizadas não apenas como mulheres, mas especialmente como seres humanos.
Hoje, ainda vivemos as desigualdades relativas ao gênero. Salários menores, menos oferta de emprego em determinados setores, pouco espaço na vida política, porém, os movimentos feministas agora mais estruturados e com mais força ainda lutam por igualdade e justiça para a mulher.
Como todas as conquistas da humanidade, a luta por igualdade entre homens e mulheres é lenta e sem tempo certo para terminar. Se é que terminará um dia.
Mas o que de fato importa, é saber que hoje apesar de sangrarmos e sofrermos ainda, já não seremos queimadas em fogueiras. E, que aquelas que foram, nos tornaram ainda mais fortes e decididas a mudar o rumo dessa história.
E também, que comemorar o dia internacional da mulher não é uma questão de mostrar ao homem a superioridade da mulher, mas ao mundo a capacidade que temos em superar as dificuldades, e olhar para a história com a ternura natural do Ser feminino sem tomar-mo-nos de ódio ou rancor, mas enchendo-nos de coragem e determinação.
E que nunca, jamais, deixaremos de sonhar com o dia em que homens e mulheres junto, poderão celebrar a única diferença que realmente importa. E, a única capaz de tornar-nos, unidos em nossas diferenças (sendo um só) na concepção da vida.


Mulher!
És a obra prima dentre todas as criaturas.

Pedra reluzente
Perola das poesias, das musicas e das telas.

Sem a tua presença
Não haveria o amor, a sabedoria e nem a dor

Formosura
Apaixona homens e encanta aos anjos

Cantada, declamada e imortalizada.
Assim é a mulher, que perpetua a raça
Negra, branca ou amarela
Pintada a óleo ou aquarela

Simboliza o amor, a paixão e a vida
Por mais que sofra a dor dolorida
Somente tu mulher,
Tens o dom de conceber outra vida.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 8 de março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

domingo, 7 de março de 2010

Ge Adriana e seu MULHER


Mulher, goste de te olhar no espelho,
de escovar os seus cabelos,
de sofrer ao depilar seus pelos
da sombracelha a contornar....

goste de colorir suas unhas
com cores que mal supunhas,
use anéis ´pra combinar......

Realce seus lábios carnudos,
com o batom carmim veludo
que muitos querem roçar....

Cante muito no chuveiro,
alegre a casa o dia inteiro,
com incensos a queimar....

Dance enquanto cozinha,
saia um pouco da linha,
troque os moveis de lugar!!!!!

Abuse de saias e vestidos,
seduza seu próprio marido!
alternando lingeries e tons.......

Use um decote discreto,
mas não mostre o qué é secreto,
para seu homem deleitar!!!!

Tenha um filho com ele,
seja amiga das amigas dele
que tudo mais pode faltar.......

Pinte, arrume se perfume,
o barato está em se ter,
o barato é se conhecer!
só a mulher pode se entender.......

Só a mulher pode ser mulher!!!!!!!

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 7 do mês março de 2009


Este Bloco do Saci que sai a vários anos às rua em um dia no Carnaval, sempre com uma finalidade social, este ano o tema é o incentivo do Saci ser o mascote da Copa do Mundo em 2014.
O encontro será neste domingo na Pastelaria Paulista no Mercado Municipal de São José do Rio Preto, todos estão convidados a participar deste movimento adquirindo camisetas, CDs e toda a informação necessária para os próximos eventos.
A seguir fotos de anos anteriores para que nosso leitor(a) tenha uma pequena idéia de quanto é animada esta turma.


Esta linda poesia de Carlos Drummond foi extraída do livro AMAR se aprende amando.


No princípio eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista,
Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!

Infelizmente a autoria deste belíssimo texto é desconhecida, mas um verdadeira aula de sabedoria, fico imensamente grato a minha prima Júlia em ter enviado este para A Página.


Jorge Vermelho e Dured personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e José Pardo,Gilberto e Luizino em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 7 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.