domingo, 8 de março de 2009

José Cione Neto (Zeca Cione), Hélios Tricca, Júlio João Trida, José Eduardo dos Santos Zampieri e A Página de 08/03/2008




















Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 8(SÁBADO)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008

PARABÉNS AS FILHAS DE MARIA, AS SUA FILHAS E AS FILHAS DE SUAS FILHAS - Filhas de Maria em foto da década de 50 em Marapoama - SP em frente a antiga igreja, juntas com Padre José Matloque e Bispo Juliano, as esperanças e sonhos de transformar o seu tempo e dar uma vida de plenitude a sua família, a página congratula-se e parabeniza pelo vosso dia e as que partiram nossas saudades.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

DE CANUDO NA MÃO, A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES - Outra foto esta do ano de 1961 em Marapoama - SP, quando toda jovem em seus sonhos de emancipação, procurava o conhecimento referente a tudo que era modismo, em cursos fornecidos pela Escola de Corte e Costura “São Paulo” dos métodos “Vogue” da cidade de Campinas-SP, onde o aprendizado de corte e costura, era o top de anseio de toda moça prendada. A essa turma que ajudou a transformar nossos tempos ,os parabéns da página, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

MULHER, PARABÉNS A VOCÊ NESTA DATA QUERIDA







Nenhum comentário: