sábado, 29 de novembro de 2008

Aldair Thomaz de Aquino e a poesia “LOUCOS” de Mônica dos Santos


















































Esta semana durante ao Café Cultural na sociedade de medicina na quarta-feira dia 26, conheci este ancião maravilhoso Aldair este que nasceu em São José do Rio preto no dia 14 de abril de 1934, declamando poesias e contaminando a todos com sua voz forte e bem postada de radialista, mas sua sensibilidade é algo extraordinário que as minhas lágrimas contidas rolaram junto com a sublimidade, e ontem a convite da Cooperativa dos Escritores de São José do Rio Preto e Região, para nossa grata surpresa ele declamou até Castro Alves. Tivemos uma noite, onde vários convidados até ousaram depois de algumas cervejas, a relembrar e declamar acrósticos e mostrar as suas veias poéticas, outro convidado lembrou a essência de Rauzito ( Raul Seixas ou Gita ) para deleite de sua companheira, o ponto alto foi a nossa declamadora oficial NINFA, encarnando nossa Cora Coralina, com a sua poesia sobre as mulheres da vida ou mulheres de zona. Mônica dos Santos (foto abaixo) com esta poesia, mostra também que os saraus são fontes de descobertas de um íntimo que temos e que devemos aflorar, e A Página da Vida juntamente com seu texto e fotos dos eventos homenageia este “louco” chamado Aldair ou Aquino como todos o conhecem. Ah como gostaria de ser “louco” também.












CAMPANHA: SOS Santa Catarina!, e os assuntos abordados em 29/11/2007




O estado de Santa Catarina está em estado de emergência. A Defesa Civil de Santa Catarina abriu contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar vítimas da chuva. São aceitas doações de qualquer quantia nas contas:
.
Banco do Brasil :
Agência: 3582-3
Conta corrente: 80.000-7
.
Besc
Agência: 068-0
Conta Corrente: 80.000-0
.
Bradesco S/A
Agência: 0348-4
Conta Corrente: 160.000-1
.
Titular das contas (pessoa jurídica): Fundo Estadual de Defesa Civil
CNPJ: 04.426.883/0001-57
.
Doações de alimentos e roupas: Segundo as autoridades de Santa Catarina, há necessidade principalmente de alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, colchões, cobertores e travesseiros em bom estado. Quem quiser doar deve procurar as prefeituras dos municípios prejudicados pelas cheias e deslizamentos. Entidades públicas e privadas também estão promovendo campanhas e recolhendo material em vários estados.



Este recado veio para a página de uma querida amiga do Tocantins, repasso a mensagem devido a gravidade desta enchente que foi a pior de todos os tempos. Espero que você ao ler procure ajudar ou mobilizar outras pessoas a fazer o mesmo, (Na foto acima foi inserida no dia 01/12 e a foto de baixo de 30/11, meu amigo Pedro Roberto da Radio Independencia 100,3, convocando o pessoal a participar e auxiliar nossos irmãos do sul, o Carrefour esta de parabéns por esta iniciativa que abrange o pais inteiro).



A PÁGINA DA VIDA DE 29 ( QUINTA-FEIRA)


DE NOVEMBRO DE 2007

O primeiro assunto abordado neste dia foi um diálogo que tive com Carlinhos (Carlos Drumont) uma estátua que fica sentada em um banquinho no Rio de Janeiro.
Outro assunto foi o cuidado que nossa prefeitura tem com a cidade, principalmente no final do ano, reforçando a sinalização e pintura das ruas, embelezando para receber nossos queridos visitantes.
O ultimo assunto foi sobre uma madeira que é utilizada de todas as formas em mobiliários, soalhos, postes etc. , enfim esta madeira por nome de angelim, que pertence a família das mimosaceae.

Antonio de Padua Neves, Áurea Ribeiro da Silva, Bady Bassitt, Carlos Beltrán Ayuso, Cléa Márcia Melara Bernardelli e Ivo Pirani




































Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

José Carlos Vaz de Lima, José Pedro Salomão, Maria Faria de Vasconcelos, Octávio Pinto Cesar, Roberto Carlos Araújo e José Francisco Limone













































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e José Francisco em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Antonio Carlos Mazzeo e seu livro, SINFONIA INACABADA – A política dos comunistas no Brasil












Nas
imagens
acima capa de
seu livro,
sua biografia
e ao lado
um resumo
como foi os
anos 70 e 80
e as lutas
operárias no
ABC paulista.



A CONJUNTURA POLÍTICA E A CRISE INTERNACIONAL
Com este título o Professor Dr. Antonio Carlos Mazzeo, ele que é professor da Unesp de Marília, fez ontem a sua palestra no Clube do Lago- as margens da represa municipal, enfocou as dificuldades tanto econômicas e políticas, que estamos vivendo e que nós podemos só esperar e se preparar para os novos embates duros que virão. Sua palestra enfatizou muito a união dos partidos minoritários que todos conhecemos e debater até as ultimas conseqüências, nas fotos alguns de nossos camaradas ali presentes.















































Nas fotos acima temos o Professor Antonio Carlos Mazzeo, palestrando, logo abaixo, Valter de Lucca e Mazzeo, em outra foto a presença do vereador Pedro Roberto PSOL, Mazzeo e Prof. Manoel Messias, Presidente da ARPE, mais abaixo, Jamila sra. Fabricio cesar,com a camiseta da Foice e Martelo,Manoel Messias e Breseghello todos escritores da ARPE, e membro da Diretoria da Entidade.
Foi uma noite memorável e para abril Dr. Mazzeo pretente lançar o proximo livro aqui na nossa querida cidade São José do Rio Preto-SP

Friedrich Engels, o filósofo alemão que foi co-autor das obras de Karl Marx



Friedrich Engels (Wuppertal, 28 de novembro de 1820Londres, 5 de agosto de 1895) foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era mais velho de nove filhos de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848). Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo, como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã, Do socialismo utópico ao científico e A origem da família, da propriedade privada e do Estado.
Principais obras para leitura: Engels 1847 - Princípios Básicos do Comunismo , Marx e Engels 1848, Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels 1850, Mensagem da Direcção Central à Liga dos Comunistas
Principais obras: A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra (1845), O Manifesto Comunista (1848); (em parceria com Marx) , Anti-Düring (1878); A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1a. Edição: 1884 ; 4a. Edição Revisada: 1892); Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã (1888); Do Socialismo utópico ao científico (1890);.


A PÁGINA DA VIDA DE
28 DE NOVEMBRO DE 2007

No dia 28 do ano passado numa quarta-feira, nossa pagina publicou, “ ALETE- o maior reprodutor de Zebu da região” de propriedade de Manelito Serrano (Manoel Inácio Serrano Filho –(in memorium) sepultado em Campinas nos Campos Eliseos) o Zebuzão do sítio Fazenda Aroeira, próximo a cidade de Marapoama SP, foi o maior reprodutor da raça de toda região. Outra nota foi “Eta dupla boa” , com a foto dos Irmãos Vieira, posteriormente Vieira e Vieirinha, com o apoio da Fabrica de Instrumento de corda xadrez de Antonio Paulino Vieira e com a afinação de viola e violão o saudoso João Teodoro de Barros a loja sito a Rua Pedro de Toledo , 151 – Itajobi- Estrada de Ferro Araraquara-Estado de São Paulo, e mais um texto enviado por um amigo do Gabi que diz que estamos na “ Semana do Amigo” , com uma foto de 1967 , com meu amigo José Carlos Pereira Neto agachado a direita e seus amiguinhos no Sanatório de Tuberculose em Catanduva onde permaneceu em tratamento 1 ano e 6 meses.

Ana Maria Garcia Cardoso, Antônio Fiorotto (NETTO), Joaquim Nunes Coutinho Cavalcante, Don de Moura, Jorge Menezes da Silva e José de Souto Cirne




































































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

Marco Antônio dos Santos, Omar Ismael, Sílvio Pérsio, Fuad Bauab e Sílvio Salles




































Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam nos livros de histórias de suas cidades, Marco Antônio, Omar e Sílvio por São José do Rio Preto e Fuad e Sílvio por Catanduva.