sábado, 22 de março de 2008

Hoje dia 22, Dia Mundial da água


Na sequência de fotos vemos o planeta terra do espaço, que é a maior parte água, lindas cachoeiras e a seguir águas mansas de um rio, um menino por nome de Muriel Boian Souza irradiando felicidade nas águas do Rio Tietê

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades. Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março. Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.




São José do Rio Preto – 156 anos


Hoje em comemoração ao dia da água também, mostraremos aos nossos amigos leitores a nossa primeira Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada ao lado da represa municipal onde é bombeada para a maioria dos bairros da cidade. Local muito visitado e conhecido popularmente como Palácio da Águas.




Orações, rezas e acender de velas



A Página pede aos leitores neste período de reflexão, por orações, rezas e acender de velas pela saúde de um jovem por nome de Evandro Bozoli Corniani , que encontra-se em um hospital na cidade de Divinopolis, devido as infecções e deficiências imonológicas, nesta páscoa o seu restabelecimento seria para nós o maior presente do Altíssimo .

sexta-feira, 21 de março de 2008

10 anos de casamento de Pierre e Lígia





21 de março - Dia Universal do Teatro



"Quando o Artista se entrega, entrega a sua verdade, o público recebe-a, aceite-a na sua própria verdade. É aí que se dá a magia dessa partilha: o que se dá com autenticidade, é recebido, acolhido e imediatamente se torna também genuíno em quem recebeu. Quando há verdade, as emoções, idéias passam dali para aqui, e daqui para ali". Konstantin Stanislavski
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 156 ANOS
Hoje em comemoração ao aniversário de nossa querida cidade teremos duas apresentações teatrais, inclusive nos mesmo horário as 20h00, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto(foto) a peça “ A incrível estória de amor de Julieta e seu Romeu com a Cia. Fabrica de Sonhos , com direção de Ricardo Mattiolli, com duração de 65 minutos e com a classificação : a partir de 12 anos, e no Teatro Municipal Nelson Castro a peça “ Entreversos” com a Cia Alquimia Teatral, direção Mauricio Gomes , com duração de 50 minutos e a classificação: a partir de 14 anos.

Hoje Dia Internacional Contra a Discriminação Racial



No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" . O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?

quinta-feira, 20 de março de 2008

O outono chegou, são as águas de março fechando o verão





Hoje , Dia do Contador de Histórias



Hoje citarei uma pessoa extraordinária , seu nome Dervides Moreira da Silva , quando bem pequeno adorava ir na casa deste primo que residia na Vila Santo Antonio em Catanduva , a noite naquele quarto com um monte de primos, ele para disciplinar a meninada contava histórias uma atrás da outra, esse fato marcou muito minha vida e toda vez que encontro este primo , ele tem uma história pronta sobre qualquer assunto, sua missão de vida é o desenvolvimento da espiritualidade e da comunidades de seus centros onde participa com todo ardor e amor, mas as histórias que mais gosta de contá-las são de exemplos de vida e das de espiritualidades como Chico Xavier e de tantos outros.

São José do Rio Preto - 156 anos



Lateral da Sé Catedral de São José do Rio Preto, onde foi palco de missa solene alusiva ao aniversário da nossa querida cidade, autoridades dos 3 poderes , coral, banda da Policia Militar todos se confraternizando pela pujança de nosso querido município.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Celebração Eucarística do 156 Aniversário de São José do Rio Preto 19/03/1852 – 19/03/2008





Margarida , a babá dos anos 40.



Hoje em comemoração ao seu aniversário , comentarei sobre Margarida Gonçalves Nujo hoje também Errera, casou-se com José Antonio Errera (In memorium), casamento feito sob o regime de comunhão de bens, em data de 11 de maio de 1.946, pelo Oficial Interino de então , Sebastião Gonçalves,( In memorium). Faço minha citação que foi babá dos anos 40, tudo porque ela que realmente tomava conta de minhas irmãs , enquanto minha mãe cuidava do pequenino Benedito Ribeiro da Silva (hoje Finado Dito como a maioria do povo de Marapoama conhece) , como vemos ela é parte integrante da família, tanto que meu pai Jonatino Caetano Ribeiro ( In memorium), fez questão que ela saísse também na foto. Esta pessoa maravilhosa sempre esteve presente em todos os momentos mágicos da nossa vida, desde os tempos do Sitio Baixada Seca, este sitio português com certeza que venho falando dele constantemente. Margarida reside hoje na cidade de Elisiário e receberá hoje parabéns de seus filhos: Justa Maria, Maria Aparecida, Antonia , João Roberto e Ana Lucia e também as congratulações de toda a nossa família, porque tu és a mais linda das flôres do nosso jardim.

Aniversário de Josefa e José Carlos Pereira Neto



Se estivesse entre nós hoje Josefa Ortega Batista faria 79 anos, a cunhada que realmente estudou todos os meus passos, pessoa fervorosa na doutrina espírita, um coração sempre aberto a sua comunidade e também a da pratica do bem, como ela mesma dizia, devemos semear sempre, para que a nossa colheita seja repleta de bons frutos. Essa pessoa maravilhosa partiu no dia 12/06/1997, deixando muitas saudades e exemplos a seus filhos Izilda e Antonio e também a todos nós .
Quero registrar também o aniversário de meu melhor amigo, este desde o tempo de escola inclusive tiramos o diploma do Grupo Escolar Professor Bento de Siqueira juntos, e nas noites e um banco de jardim em Marapoama - SP, ele com sua potente voz e eu com meu violão cantarolávamos musicas de Nilton Cesar, Paulo Sérgio, Antonio Marcos, Roberto e muitos outros. A esse amigo que somos próximos até hoje, a página deseja os sinceros “Parabéns a você nesta data querida”, meu caro amigo Zé, você nem imagina como é importante a sua amizade.

terça-feira, 18 de março de 2008

Amanhã Dia de São José, Padroeiro de São José do Rio Preto



Amanhã é quarta-feira, 19 de março, é Dia de São José, padroeiro da nossa querida São José do Rio Preto. É feriado municipal, o comércio não abre. Nos shoppings, só as praças de alimentação e os cinemas funcionam. Bancos, cartórios, escolas e repartições públicas, também só voltam a funcionar normalmente na quinta-feira. E no dia do padroeiro de nossa cidade, fiéis lotam as igrejas e rezam e na Sé Catedral de São José haverá um evento de música e fé as 9h00, com o ” Coral da Basílica”, sob a regência de Ana Maria Polotto, na Missa dos Josés em homenagem ao Padroeiro.

São José do Rio Preto – 156 anos


Hoje aniversário do Seu Orlando



Hoje na casa da D. Amabile esta em festa tudo porque seu esposo Orlando Moreira da Silva (é incrível mas não é meu parente), esta pessoa maravilhosa que com seus talentos de carpintaria ajudou a construção de nossa cidade. A ele os parabéns da página pela passagem de seu aniversário e também pelo dia do carpinteiro que é amanhã em homenagem a São José.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Ensaios de Terças Cordas & vozes




Ontem no Mercado Municipal no Espaço Cultural fomos brindados com estes profissionais de vários segmentos, convocados para as festividades de 156 anos de aniversário de nossa querida cidade, após cinco anos juntos, o grupo Ensaios de Terças – Cordas & Vozes se tornou um encontro de amizade e alegria. Neste trabalho, seus integrantes se dedicam suas interpretações de vários gêneros musicais aos seus familiares, amigos e todos aqueles que lhes dedicam um sorriso como fonte de incentivo ao estudo e paixão pela arte da música. Os integrantes do grupo: Professor Manivela, Miúra e Alexandre: vozes e violões, Diogo Sanches e Henrique:violões base e solo, Diogo Júnior: baixo, Fabinho: percussão (participação especial). Quem realmente ganhou o presente de aniversário foi a clientela do nosso Mercado Municipal onde fizemos uma viagem ao mundo pela músicas tão bem selecionadas pelo grupo. O grupo tem em seu repertório bastante músicas entre as quais dois CDs já gravados. A página congratula-se com este conjunto e também pelo profissionalismo que os integrantes representam na cidade.

Hoje nonagésimo aniversário da Dona Linda



Dona Linda como é conhecida mas seu nome é Faride Aboriham, filha de Miguel Aboriham e Saide Izar,nasceu na cidade de Espírito Santo, Marapuama e hoje Marapoama, na data de 17 de março de 1918. Servente no Grupo Escolar da cidade, assumia toda a limpeza do prédio, atendia aos professores e aos alunos, cuidando também da distribuirão diária do material escolar dos mesmos e ainda cuidava de uma horta e da merenda escolar, com produtos doados por pais de alunos. Dona Linda, como carinhosamente sempre foi chamada, esquentava a comida de todos.Neste Grupo Escolar Professor Bento de Siqueira,onde fiz meu primário sou testemunha do empenho e dedicação desta profissional e também do carinho que tinha para conosco. Aposentou-se em 4 de março de 1983 e ainda recebe visitas e o carinho de ex-alunos, na maioria deles, já avós, se emocionam ao vê-la. A homenagem do Município, não foi póstuma, tornou-se realidade, em sua presença, na data solene de 30 de dezembro de 1999, quando a homenagearam como escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Faride Aboriham. Nossa página também estende os parabéns e as devida congratulações a essa mulher fantástica que em sua humildade trouxe cultura, saber e muito amor a comunidade marapoamense. Dona ou Tia Linda a mais querida da minha infância, mais uma vez meus parabéns.

São José do Rio Preto – 156 anos



Este prédio por nome de Ginásio Júpiter Olímpico bem a lado da nossa represa municipal, tem como meta o esporte em geral , mas nesse domingo que passou foi palco da “ Orquestra de Viola Caipira Rio Preto” e também Especial para a VII Exposição Nacional de Orquídeas de Rio Preto, em comemoração ao aniversário da cidade, minha maquina fotográfica não parou nenhum minuto com tanta beleza a ser registrada, brevemente algumas delas entrarão em Amodoro-te. Aguardem!!!

domingo, 16 de março de 2008

Cristo Redentor do Rio de Janeiro



O maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro e maior monumento arquitetônico do Brasil, com 38 metros de altura, ao contrário do que a grande maioria pensa, não foi um presente do governo francês, mas sim uma obra-prima do arquiteto e engenheiro carioca Heitor da Silva Costa (1873-1945). O projeto foi construído com apoio de doadores brasileiros que financiaram todo o monumento. Em 1921 um grupo chamado Círculo Carioca abriu concorrência para selecionar o projeto que seria base de um monumento religioso em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, no ano seguinte. O projeto era muito ambicioso para ser concluído em um ano e ficou pronto apenas em 1931, 10 anos depois. O grande desafio técnico era construir uma estrutura de concreto armado, tecnologia nova na época para uma obra de 1.145 toneladas. Para realizar essa façanha, Heitor chamou um dos grandes calculistas da época, o francês Albert Caquot que teve também outro grande parceiro francês, Paul Landowski, talvez o motivo de toda a confusão sobre a autoria do Cristo Redentor, pois foi quem esculpiu a maquete da obra e fez em gesso os moldes. O projeto inicial de Heitor foi modificado a pedido do cardeal da cidade na época, dom Sebastião Leme. Enquanto no original o Cristo carregava uma cruz e uma esfera representando o mundo, o cardeal pedia algo que pudesse ser reconhecido de longe como monumento religioso. Na solução genial de Heitor, surgiu o símbolo conhecido por todos: a cruz seria o Cristo de braços abertos, e o mundo, a própria cidade.

São José do Rio Preto – 156 anos



O nosso Cristo da Vila Maceno aqui de São José do Rio Preto – SP , foi inspirado logicamente no Cristo do Rio de Janeiro, lá para chegar até ele tem que tomar um bondinho e o nosso é sómente dar uma pequena caminhada para ver nossa maravilha.

Amodoro-te



Mais uma linda mensagem de minha amiga Sueli de Colinas no Tocantins. Grato amiga pelas mensagens e também as músicas