sábado, 15 de agosto de 2009

Conjuntura Econômica aponta crescimento sustentável e balança comercial positiva

Recorde na aprovação de alvarás de construção, saldo positivo na balança comercial, ou seja, Rio Preto exportou mais produtos do que importou; e uma cidade que cresce em sintonia com o desenvolvimento sustentável. Essas e outras importantes informações sobre São José do Rio Preto, fazem parte da Conjuntura Econômica de 2009. O documento científico foi apresentado nesta sexta-feira (14/8) pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica. O lançamento da 24ª edição da Conjuntura Econômica foi feito pelo vice-prefeito, Gaber Lopes, que esteve representando o prefeito Valdomiro Lopes, e pelo secretário de Planejamento, Orlando Bolçone. “Os números da Conjuntura apontam que a cidade vive um momento de desenvolvimento sustentável harmonioso e com qualidade de vida”, ressaltou Orlando Bolçone durante o encontro. Para o secretário, entre os dados relevantes apontados pela Conjuntura está a balança comercial consolidada em Rio Preto. Em 2008, a balança fechou com saldo positivo de US$ 8.356.821,00. A cidade exportou US$ 46.845.183,00 em produtos. Outro saldo positivo foi o aumento de trabalhadores com carteira assinada: 6.758 novos empregos, o que corresponde a um crescimento de 7,09%. Em 2007 o crescimento foi de 6,71%, com 5.985 registros. O município também registrou aumento no número de alvarás de construção aprovados. Foram 813.167 metros quadros de construção executados. Número 20,62% maior que o registrado em 2007, que foi de 674.157 metros quadrados. “A Conjuntura é um trabalho sério, prova disso é o aumento das frentes de trabalho com carteira assinada. Os empresários investem no município com base nas informações positivas da cidade”, ressaltou o vice-prefeito, Gaber Lopes. Bolçone destacou o empenho da equipe de economistas da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica na realização do trabalho. Um CD contendo os indicadores de desenvolvimento socioeconômico-financeiro e científico, aspectos históricos, políticos e demográficos atualizados de São José do Rio Preto foi distribuído aos participantes. Estiveram no lançamento, além do vice-prefeito, Gaber Lopes e do secretário Orlando Bolçone, o presidente da Acirp - Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Maurício Bellodi; o diretor da Ciesp –Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Mauro Mano Sanches; o presidente do Sicomércio –Sindicato do Comércio Varejista, Eládio Aroyo Martins; o coordenador do IBGE em Rio preto, Antonio Moitinho; os secretários da Fazenda, Mary Brito; do Trânsito, Transportes e Segurança, Aparecido Capello; e os presidentes da Empro -Empresa Municipal de Processamento de Dados, Lúcia Hirata, e da Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares, José Antonio Basílio. O material está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, no endereço www.riopreto.sp.gov.br.

Lucia Balbino Ferreira é a aniversariante do Esporte Comunitário do Núcleo: Castelinho

É uma satisfação enorme dar publicidade ao aniversário de Lucia Balbino Ferreira, ela que nasceu na cidade de Barbosa – SP é filha de Maria Aparecida do Santos e de Pedro Balbino dos Santos (In memorian) é casada com com José Vicente Ferreira e dessa união nasceu José Ronaldo Ferreira. Lucia é assídua praticante de caminhadas e também da ginástica localizada e principalmente da bola queimada aqui do Esporte Comunitário do Núcleo do Castelinho. A Lucia os parabéns e muitas felicidades e muitos anos de vida. Congratulações !

Iva da Silva (São Francisco de Paula – RS) e seu O AMOR


Joaquim de Freitas e Milton Maguollo Júnior


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 15 do mês agosto de 2008

Festival de Música e Artes de Woodstock,

as mudanças em todas áreas da sociedade

O Festival de Música e Artes de Woodstock foi o mais importante festival de música de sua época. Foi realizado em uma fazenda em Bethel,...(Continua na edição do ano passado).

3 dias de música, a contracultura

dos anos 60 em Woodstock

Para ver toda programação dos dias em Woodstock ou as fotos e a continuação da matéria acima ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Alípio Benecdito Cerqueira de Castilho,

Gabriel Jorge Cury, Irineo Beolchi

e José Eduardo Rodrigues

Personalidades aniversariantes no dia de hoje , que constam no livro “ Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”, livro este produzido pela Arantes Editora do nosso querido amigo Lelé.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gloria Dávila Espinoza na maior felicidade, sua poesia será representada na França


Nossa amiga poeta Peruana ja esta aprontando as malas e vai trocar de ares , o clima da América Latina
pelo velho continente.
A força desta poeta e a sua sensibilidade será sentida pelos europeus em um evento grandioso na França.
A cara amiga os parabéns e muitas congratulações por tudo que faz pela poesia e também pela mulher principalmente pela latina americana. PARABÉNS!!!

No Ano da França no Brasil, Oficina Cultural Regional Fred Navarro faz curso no Ibilce


Esta oficina tem como um dos objetivos contribuir para a formação cultural do indivíduo, assim melhorando a sua capacidade de integração nas duas culturas. Também queremos identificar as identidades culturais de cada país e os seus pontos em comum, estabelecendo as relações entre França e Brasil. Esta oficina pretende apresentar ao participante as influências culturais francesas no Brasil visto que este ano comemoramos o Ano da França no Brasil. Sabemos que a França contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico do nosso país. A atividade colabora com as comemorações do eixo temático do Ano da França no Brasil, provocando um estreitamento entre essas duas riquíssimas culturas. É importante ressaltar que as atividades desenvolvidas contribuirão para a construção de uma identidade nacional.

OFICINA “FRANÇA E BRASIL: INFLUÊNCIAS CULTURAIS” – 30 vagas

19/8 a 7/10 – quartas feiras – 18h30 às 21h30

Local: Ibilce / Unesp - Sala 1C

Rua Cristóvão Colombo 2265 - Jardim Nazareth

Inscrições na Oficina Cultural Regional Fred Navarro.

Rua: Coronel Spínola de Castro 5084, Imperial, CEP: 5015-500.

Maiores informações pelos fones: (17) 3212 9235 / 3234 2405 -

São José do Rio Preto / SP.

Claudio Cesar dos Santos (São José do Rio Preto – SP) e seu INSPIRAÇÃO DE DEUS


Francisco Antônio de Oliveira e Érica Perez Piffer Roberto


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 14 do mês agosto de 2008

Sarah Brightman, a voz

mais linda de todos os tempos

Sarah Brightman (Berkhamsted, Hertfordshire, Inglaterra, 14 de agosto de 1960) é uma cantora britânica. Sua primeira aparição foi como membro do grupo...(Continua na edição do ano passado).

Daud Jorge Simão, Hubert Richard Pontes

e Zacharias Waldomiro do Vale

Personalidades aniversariantes do dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Hoje Dia de Combate à Poluição

Para ver esta matéria ou as fotos e a continuação da matéria acima da Sarah, essa linda mulher e sua voz maravilhosa ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vagner Luiz Pimpão Bersa, ou “Palhaçinho Pimpão” é o aniversariante ilustre de Catanduva


Vagner Luiz Bersa nasceu em Campo Limpo Paulista – SP em 13 de agosto de 1962, é artista e técnico em eletrônica Apresenta-se em eventos atuando como palhaço; em 1974, veio de São Paulo com a família que o adotou como criança. Apresentou-se no Programa “Ponto de Vista” da TVO em 04/09/1995 e no Programa do Jô Soares do SBT em 29/08/1995. Tentava uma vaga na Câmara Municipal de Catanduva desde 1988, ficou no ultimo pleito em nono lugar numa Câmara composta de 11 vereadores, foi eleito pelo PPS e ficou surpreso com o resultado, o detalhe de sua campanha é que pedia aos eleitores para votarem “EM UM PALHAÇO DE VERDADE PARA VEREADOR”.

Caro vereador Vagner parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações pela tenacidade e obstinação em atingir a cadeira legislativa e por um outro lado darei a sugestão ao meu amigo e poeta Palhaço Poka Roupa para usar o seu slogan da campanha antes que os “fantasmas” ou as “ratazanas” tomem conta de vez de nossa Câmara aqui em São José do Rio Preto.

Jarbas Linhares da Silva (São José do Rio Preto – SP) e seu LIBERDADE, LIBERDADE

Antonio Menegão, Yone Canônico Micalle e Ítalo Záccaro






Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam

no livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 13 do mês agosto de 2008

Alberto de Castro Guedes, nosso Beto Guedes

é o aniversariante no dia de hoje

Alberto de Castro Guedes, conhecido como Beto Guedes, (Montes Claros, 13 de agosto de 1951) é um violonista, cantor e compositor brasileiro. Desde a adolescência tocava em bandas ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos da matéria acima do Beto Guedes e também da nossa amiga Heloisa que deu um sumiço em Terras do Tio Sam e as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Parabéns a você Heloisa, nesta data querida,

muitas felicidades e muitos anos de vida

Hoje aniversaria uma amiga que esta em New York, ou em seus arredores, Heloisa que completa hoje sua maioridade e que esta fazendo uma falta danada a turma da “Helo” aqui em São Jose do Rio Preto. Linda, parabéns e congratulações e estamos ansiosos pelo seu retorno.

Antonio Duarte de Almeida, Delcimar Marques

Teodózio, Helena Demonte e Raul Aragão Martins

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

“Calçadão do Coração” recebe amanhã na praça, mais dois pocket shows

O Calçadão de São José do Rio Preto volta a receber no mês de agosto uma série de atrações culturais promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e pelo Conselho Gestor da Ilha Central. Nesta quinta-feira (13/8), o cruzamento das ruas Bernardino de Campos e Jorge Tibiriçá recebe o melhor da música popular nas vozes e percussão da dupla Luciano & e Cristian, às 11h30, e a dupla Lu Morena e Edna Garcia, às 17h. Depois de receber o grupo Kalamarkari, o cantor e compositor Bene Ferreira, as duplas Fernando & Emílio e Luiz & Evandro, o saxofonista Marcos Zara e o espetáculo teatral Vitrine. Um dos palcos das apresentações do projeto “Calçadão do Coração”, a praça Rui Barbosa, recebe neste sábado (15/8) a banda Realejo, às 10h30. Os pockets shows fazem parte do projeto “Calçadão do Coração”, desenvolvido pela Prefeitura de Rio Preto e Conselho Gestor da Ilha Central. O programa foi lançado no dia 4 de julho, pelo Prefeito Valdomiro Lopes, na Praça Rui Barbosa. O objetivo é promover a revitalização do centro da cidade e levar atrações aos consumidores e comerciários. “Além de levar um trabalho da Secretaria de Cultura aos consumidores e comerciantes de Rio Preto, os pocket shows concedem a oportunidade aos artistas locais de mostrarem os seus trabalhos, muitas vezes autorais e de altíssima qualidade”, afirma o coordenador de eventos e projetos da Secretaria de Cultura, Fernando Melgar.

João Delgado Pinto nosso maior exemplo na Segunda Guerra é o aniversariante do dia




Este exemplo de cidadão nasceu na cidade de Piranji – SP aos 12 de agosto de 1920 e por declaração de guerra à Alemanha ( Segunda Guerra Mundial) foi incorporado a Força Expedicionária Brasileira em 1041, serviu no Terceiro Grupo de Artilharia Pesada que foi incorporadoao Quarto ExércitoAmericano de 07/1941 a 08/05/1945 (término da Segunda Guerra Mundial) e aguardando a sua liberação, retornou ao Brasil em 09/09/1945; é presidente da Associação dos Ex- combatentesde São José do Rio Preto.

Este nobre ancião tem tantas histórias da guerra, mas o que fez a mim a maior admiração foi a sua grande amizade com Chico Xavier e também como ensina os caminhos e as respostas para a espiritualidade, ouve com grande dificuldade devido aos estampidos sem parar dos canhões na segunda guerra em que ele era o seu comandante de seu pilotão de artilharia. Ao João Delgado parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que representa em nossa querida Catanduva e também em São José do Rio Preto e como exemplo de civismo e determinação.

Na foto abaixo João Delgado com Dervides Moreira da Silva, meu primo e morador de Catanduva seu humilde aprendiz dos ensinamentos da Doutrina Espirita.

Bruna Rohr (São José do Rio Preto – SP) e seu AMIZADE


Luiz Carlos Pereira da Conceição (Luiz Pereira) e José Onofre Lourenço (Onofrão)


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 12 do mês agosto de 2008

O genial Mark Knopfler, o maior

guitarrista britânico de todos os tempos

Mark Knopfler (nascido em 12 de Agosto de 1949 em Glasgow, Escócia) é um guitarrista britânico considerado por muitos um génio da guitarra, é (Continua na edição do ano passado)....

Nas fotos acima vemos Mark nos tempos de Dire Straits, abaixo uma montagem de meu cd preferido Sailing to Philadelphia e atualmente em carreira solo, este músico instrumentista provou que as bandas de rock podem fazer belíssimas canções e sonoridades que valham a pena para o nosso deleite.

Para ver as fotos da matéria acima do genial Mark Knopfler ou do Flávio Ortega ou Flavito e nosso amigo do Mato Grosso do Sul e as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Flávio Ortega Prado e Cicero Alves da

Silva Filho aniversariantes do dia

Meu sobrinho Flávio aniversariante no dia d e hoje, ele que faz parte da equipe de esportes da ESPN e da Eldorado, aqui vemos nesta foto pequena ao lado de sua noiva Cleide Castro e na outra foto acima Cicero com sua esposa Leopoldina Cristina Maricato de Souza, eles que se uniram dia 12 do mês passado, em Chapadão do Sul no Mato Grosso do Sul e que passaram vários dias aqui na nossa querida cidade e região, conhecendo as belezas das águas das Thermas dos Laranjais, inclusive passei uma excelente tarde com eles fotografando todos os animais de nosso bosque municipal. Espero que meu sobrinho Flavito assuma brevemente seu casamento e que possa também gastar um bom tempo aqui conosco. Parabéns e congratulações aos aniversariantes tanto de São Bernardo do Campo - SP como de Chapadão do Sul –MS.

Carlos Roberto Ceron, Flávio Amaro

da Silva, José Carlos Teixeira Lopes

e Nilmara Cristina Perissini

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Kantos de Ishpingo o belíssimo livro de poesias da fantástica poeta peruana Gloria Dávila Espinoza



Gloria Dávila Espinoza e seu SILBIDOS DE MAR PARA TU ISHPINGO


Jorge Floriano (São José do Rio Preto – SP) e seu DECADÊNCIA


Pedro Canizza, Pedro Lúcio Rosa e Edvar de Jesus de Souza Breguedo




Pedro Canizza e Pedro Lúcio Rosa são as personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Edvar de Jesus de Souza Breguedo em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 11 do mês agosto de 2008

11 de agosto, Dia do Advogado,

Dia do Estudante e da Pindura também

Pindura é uma expressão popular que faz referência ao ato de comprar fiado, ou seja, para pagar depois. A origem da expressão vem do fato de que, nas antigas casas comerciais (tabernas, mercearias, farmácias, dentre outros, existia um prego onde o comerciante colocava as contas dos frequeses que pediam para pagar depois. Quando o freguês retornava para pagar ele pegava os papéis do prego, somava e cobrava. Hoje existe também um sinônimo para esta expressão que é o "colocar no prego" (pelo mesmo fato de pendurar as contas no prego). No Brasil, os alunos de Direito do Largo de São Francisco da USP têm o costume de, no dia 11 de agosto, não pagar por uma refeição comemorativa em algum restaurante. Na realidade, há uma interpretação da lei penal que o isenta de culpa, não havendo crime, na prática do pindura. O artigo do Código Penal em questão é o 176, que declara ser crime "Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento". Não se enquadra no tipo penal aquele que dispõe dos recursos para efetuar o pagamento, mas não o faz: caso dos estudantes no Dia do "Pindura". Configura-se, apenas, ilícito civil, passível de processo na justiça mirando a restituição do débito deixado. O dia 11 de agosto foi escolhido porque foi a data que, em 1827 que o Imperador D. Pedro I instituiu, através de decreto, os primeiros cursos de Direito no Brasil - em Olinda e São Paulo. Principalmente em São Paulo, os estudantes eram pessoas provindas da elite.. Os donos de restaurantes ofereciam nesse dia, em homenagem, refeições gratuitas aos estudantes. A tradição foi estendida e ampliada, sendo que atualmente, estudantes de direito de outras faculdades também praticam o costume. Mas há proprietários de restaurante que não se conformam, e diante de tal situação acabam entrando em conflito com os estudantes, recorrendo, muitas vezes, à polícia. Porém, tais conflitos acabam por não ter conseqüências maiores, dado que juízes e delegados estão familiarizados com a própria tradição, e também com a jurisprudência, que favorece aos estudantes.

Antônio Arantes Neto, nosso Lelé

com sua filha Maria Antonia

Continuando as nossas homenagens ao Dia do Pais, hoje registramos nosso querido amigo jornalista, historiador, empresário Lelé Arantes com seu maior tesouro a sua filha Maria Antônia Ferreira Arantes. Foto produzida em plena Bienal do Livro, onde este amigo expos a toda população toda gama de livros confecçionados em sua editora. Congratulações

Afonso Celso Bueno Monteiro, Dorival Ita Adão,

Hermione Elly Melara de Campos Bicudo, João

Máximo de Carvalho Netto e Nelson Sinibaldi

Personalidades aniversariantes no dia de hoje , que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, do nosso querido amigo Lelé Arantes.

Para ver a foto da matéria do Dia do Advogado ou do Lelé com a sua linda filha Antonia e as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Lourenço Lorenceti, o aniversariante ilustre da nossa querida Marapoama - SP

Aniversaria hoje na querida Marapoama o comandante Lourenço Lorenceti, ele que nasceu em Novo Horizonte – SP em 10 de agosto de 1960, suas raízes são da área rural e filiado ao partido dos democratas e prometeu no último pleito municipal colocar “Marapoama no Rumo Certo”. Ao Lourenço parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que representa aquela comunidade.

Coelho Neto e seu pensamento no livro “Otimismo em Gotas” de R. O. Dantas

Ana Paula Soares (São José do Rio Preto – SP) e seu SONHOS...



Renata Shimidt ou Renata Guerreira

Renata Shimidt ou Renata Guerrero é a personalidade aniversariante no dia de hoje, que nasceu em Catanduva e que consta no livro “ A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia, produzido pela Editora Rio-Pretense.

A Página da Vida do dia 10 do mês agosto de 2008

Homenagem ao Dia dos Pais

Mundo lindo em que vivemos

Mundo bom em que aprendemos, amar, sofrer, chorar, sorrir e aceitar tudo com dignidade.

Oh? Mundo maravillhoso, temos todos os dias para amar, sorrir e admirar a quem nos deu o direito de viver e a preencher as coisas lindas deste mundo.

Tudo que aprendemos devemos a nossos pais, por isso hoje presto esta homenagem a este heroi, que tanto lutou e sacrificou para ver seu filho criado.

Você que ainda possui este herói, de valor a ele, porque eu o perdi, mas o pouco tempo que convivemos foi o suficiente, para que eu aprendesse a viver e a sentir a dificuldade de ver e seguir o caminho certo, para me tornar um herói igual a meu pai.

Hoje sou pai também, mas vou dar a meu filho, aquilo que meu pai deu a mim, a educação, o respeito, e a dignidade de viver e amar sobre tudo.

Pai que longe de mim está, que a muito tempo se foi para a glória alcançar.

Pai que deixou na terra um filho digno de seu exemplo.

Pai que lutou e que deixou nesta vida, mas venceu toda a batalha aqui na terra.

Pai que me deu alegria, mas que me deixou saudades.

Mas me sinto orgulhoso, por ele ter feito da vida um herói,

deixando na terra uma fronteira de heroísmo.

Obrigado, pai por tudo que contigo aprendi.

Agora tenho pouco a pedir e muito que te agradecer.

Obrigado meu pai

Homenagem de seu filho

José Carlos Pereira Neto

Nota da Página: Este texto foi escrito em agosto de 1978, quando José Carlos era proprietário do Bar e Lanches Kibakana e este texto foi amplamente divulgado no Dia dos Pais dia 13 do mesmo mês pelas emissoras de rádio de São José do Rio Preto e também impresso para ser distribuídos para os amigos. Hoje neste dia congratulo com todos que são pais e principalmente ao José Carlos e sua família, uma vez que conheci seu pai Manelito Serrano, conheço seu filho Fred Robson Pereira e também seu neto Marco Felipe Brás Pereira. ( Na foto feita na década de 60, no Sítio das Aroeiras em Marapoama SP, Zé de pé e seu pai sentado na charrete segurando seu irmãozinho e a sua família ao fundo).

Valdeci Pedro Ganga e sua filha Luísa

Hoje Dia dos Pais, nossa homenagem é a este Secretário Municipal de Cultura de São José do Rio Preto que neste ano extrapolou a cidade com tantos eventos, deixando sua marca na cultura e nos corações de todos os rio-pretenses. Ganga aqui com o seu maior tesouro Luísa Vieira Ganga. Caro amigo parabéns e congratulações pelas suas realizações, colocando nossa querida cidade até no âmbito internacional.

Benedito Santoro, João de Jorge Júnior,

Paula Gonçalves de Souza e Renê Ferrari

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São José do Rio Preto”

e agora também em nossa modesta página.

Para ver a foto do Zé com seu pai e irmão e também do amigo Pedro Ganga e sua linda filha Luísa e as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.