sábado, 3 de setembro de 2011

Selo personalizado e carimbo comemorativo marcam o centenário da fundação de Nova Granada


No mês de comemoração do centenário da fundação de Nova Granada, os Correios lançam neste domingo (4), às 11 horas, na Praça Manoel Alves dos Santos, s/nº (Praça Central), Nova Granada (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 100 anos de fundação de Nova Granada.  
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa da Comissão Organizadora, que teve total apoio do prefeito municipal de Nova Granada, Pe. Aparecido Donizete Martelli, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos ao centenário do município.  
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa a imagem da Capela de São Benedito, uma das primeiras construções logo após a fundação do município, que é conservada até hoje. No lado de fora do selo as inscrições: Prefeitura Municipal 2009 – 2012 – Arte: Hygia Ferreira e Éden Gráfica. Completam o conjunto visual, os dizeres: NOVA GRANADA – São Paulo – 100 anos de fundação – 1911 – 2011.  
Foram confeccionadas 1.212 unidades do selo, as quais serão utilizadas nas postagens de correspondências da prefeitura. 


Já o carimbo comemorativo, de autoria do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, apresenta ao centro também a imagem da Capela de São Benedito. Ao redor, em círculo, os dizeres: CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE NOVA GRANADA – Prefeitura Municipal 2009 – 2012 – Correios – Nova Granada-SP – 4.9 a 3.10.2011 (referente ao período de circulação do carimbo).
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Nova Granada, (Av. Adolfo Rodrigues, 1020 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


HISTÓRIA
Nova Granada, nome dado pelos colonos que vieram da região da Estação Granada, hoje Rosário, próximo à Bebedouro. Fundada em 04 de setembro de 1911, pelo cidadão Francisco dos Santos, Nova Granada originou-se do povoado de Vila Bela. As primeiras casas foram construídas logo após sua fundação nas imediações do Largo de São Benedito. Nesse local foi construída, para esse Santo, uma capelinha que se conserva até hoje como relíquia. A cidade espalhou-se para o lado oeste e sul, procurando o cimo da colina. O Município de Nova Granada, pessoa jurídica de direito público interno, é unidade territorial que integra a organização político-administrativa da Republica Federativa do Brasil, dotada de autonomia política, administrativa, financeira e legislativa, nos termos assegurados pela Constituição da Republica e pela Constituição do Estado de São Paulo. Sua população é formada por diversas etnias: espanhóis, sírios, italianos, japoneses, africanos e portugueses.
Nova Granada tem cognome "Cidade Hospitaleira", em virtude do tratamento que dispensa às pessoas que nos visitam.
PROGRESSO: Nova Granada tem sido cenário de destaque na região, pois nos últimos anos seu Distrito Industrial desenvolveu-se bastante com a instalação de pequenas indústrias.
Foi instalada também uma indústria Hy line do Brasil (internacional) com considerável oferta de empregos, com uma produção de 1.500.000 pintainhos por mês.
As propriedades rurais são de pequeno porte, em sua grande maioria com cerca de 30 propriedades que possuem gado tratado em confinamento.
Conta com uma agroindústria de aguardente, com produção média de 250.000 litros/ ano.
Possui um abatedouro de suínos com capacidade de 1.000 animais/dia.
A média salarial concentra-se na faixa de 02 a 05 salários mínimos, o que faz com que a população incentive o comércio local.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA: Desmembrado do município de Rio Preto, passou a constituir o município já com denominação de Nova Granada, por força da Lei 2090 de 19/12/1925.
INSTALAÇÃO: Mas a instalação somente se realizou em 22/03/1926, compondo-se dos seguintes distritos: Mangara, Palestina, hoje desmembrado, formando um novo município, e comarca.
Ingá, atualmente Ingás incluído posteriormente por força da divisão administrativa de 1933 e territorial de 1936; Onda Verde, hoje também desmembrado, constituindo-se um município à parte pela Lei nº 8050, de 31/12/1963 Onda Branca.
Atualmente a sede inclui os distritos de Ingás, Mangaratu e Onda Branca e dois aglomerados que são Pousada das Garças e Fazenda Agro-Rio.
FESTIVIDADES: Festa do Peão, Padroeiro, Corpus Christi e Carnaval. Fonte: www.novagranada.sp.gov.br


O Sesc Rio Preto recebe amanhã o espetáculo “A Menina na Janela”, da Cia da Casa Amarela

  
A Cia da Casa Amarela apresenta espetáculos infantis neste mês de setembro, aos domingos, a partir das 15h30, no Teatro do SESC Rio Preto. “A Menina na Janela” é o espetáculo deste domingo, dia 4. 
Baseado no universo poético de Cecília Meireles, o espetáculo conta a história de Cecília, uma menina criada pela avó, e que permaneceu no seu quarto. Ela transforma seu quarto em um universo divertido, e cria personagens e histórias, sempre interagindo com os objetos, bonecos e livros do seu quarto. Ao passar do tempo, as histórias ganham vida, e com a ajuda de todos, ela descobre o universo rico que é a nossa língua portuguesa. 
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 14h30 na Central de Atendimento. Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Confira abaixo os próximos espetáculos 
dominicais do Teatro para Crianças:

Dia 4
A Menina na Janela
Com a Cia da Casa Amarela (Catanduva – SP).
A Menina na Janela revela ao público infantil o universo poético de Cecília Meireles. Criada desde pequena pela avó, a menina Cecília permaneceu no quarto, que transformou num universo lúdico, criando personagens e histórias. No espetáculo, Cecília interage com os objetos do seu quarto, bonecos e livros, fazendo com que as histórias tomem vida. A pequena menina começa a descobrir palavras, sons e, com ajuda do público, vai vislumbrando o universo rico da nossa língua portuguesa.
As 15h30. No Teatro. Grátis.

Dia 11
Bela Flor Bela
Com a Cia da Casa Amarela (Catanduva – SP).
Bela Flor Bela revela ao público o universo da poetisa portuguesa Florbela Espanca, considerada a mais importante mulher da literatura portuguesa. 
Embora dona de uma biografia polêmica, Florbela possui um lúdico apelo à infância e juventude ao descobrirmos a criança Florbela Espanca e sua relação com o irmão Apeles. O espetáculo mostra a poetisa adulta voltando para Vila Viçosa, sua cidade natal, no Alentejo, para reencontrar suas raízes. Através de momentos divertidos, sensíveis e com músicas que nos remetem à atmosfera lusitana, o espetáculo conta às crianças como Florbela se inspirava e como ela escrevia seus poemas.
Às 15h30. No Teatro. Grátis.

Dia 18
Beabma (A Bruxa)
Com a Cia da Casa Amarela (Catanduva – SP).
Tatiana deixa a Rússia, aos 10 anos de idade. Fugindo, com seus pais, da Guerra, chega ao Brasil e sempre ao lado de seu amigo Tempo, descobre seu sonho: ser Bruxa, porque “Bruxa tem poder”. Quer ser uma Bruxa bonita, inventa histórias e transforma sua vida numa contação de histórias. A magia se revela em pessoas e personagens que habitam seu mundo lúdico, ajudando-a a superar as barreiras que a vida impõe, sem perder a capacidade de descobrir, inventar e escrever suas aventuras de poemas e contos.
Às 15h30. No Teatro. Grátis.

Dia 25
La Vie em Rose
Com a Cia da Casa Amarela (Catanduva – SP).
La Vie em Rose conta a história de uma menina, Rose, que vive em meios aos destroços da Guerra. Sua vida desmorona juntamente com o horror da batalha, pois perdeu-se de sua família e não sabe qual o seu destino. Nesse cenário, encontra Jean-Pierre, um correto e sério soldado que guarda religiosamente seu posto. Eles se aproximam pela saudade em comum, embora ele relute em expressar e demonstrar seus sentimentos, algo que Rose faz espontaneamente.
Às 15h30. No Teatro. Grátis.

Teatro para Crianças com o
 espetáculo “A Menina na Janela”
Data: 4, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***Retire seu ingresso a partir das 14h30. 

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Fim de semana no SESC Rio Preto


O SESC Rio Preto oferece várias atividades, como oficinas de criatividade, espetáculo e apresentação musical neste final de semana. A programação toda é gratuita. 
No sábado, dia 3, às 14h, no Espaço Oficina 1, as crianças podem se divertir ao mesmo tempo em que aprende, com a oficina de criatividade de Cabeludinho, que é a confecção de bonecos ecológicos e orgânicos feito com serragem e sementes, que ajuda a valorizar a consciência ambiental e seus devidos cuidados nas crianças. 
No domingo, dia 4, acontece mais uma oficina de criatividade para as crianças, com o tema “Porta Treco Animal”, na Sala de Expressão Artística, às 14h. A oficina ensina as crianças a transformarem garrafas PET em porta trecos, personalizando com a forma de seu animal favorito. 
Às 15h30, no Teatro, a Cia da Casa Amarela apresenta o espetáculo infantil A Menina na Janela, pelo programa Teatro para Crianças. A história é baseada nos poemas de Cecília Meireles, e conta a história da menina Cecília, criada pela avó desde pequena, e que vive em seu quarto. Com sua imaginação, ela usa os objetos, bonecas e qualquer coisa de seu quarto, pra dar vida às histórias que ela inventa. Os ingressos podem ser retirados a partir das 14h30 na Central de Atendimento. 
Fechando o domingo com muita MPB, a Duo Odara se apresenta no palco da Lanchonete, pelo programa Tardes Musicais, às 17h. Wagner Moraes e Lívia Maria constroem um novo e diferente conceito de arranjos e interpretação, com a experiência de Wagner, e o timbre diferenciado da voz de Lívia.

Oficina de criatividade
 Cabeludinho
Data: 3, sábado.
Horário: às 14h.
Local: Espaço Oficina 1 do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Oficina de Criatividade 
Porta Treco Animal
Data: 4, domingo.
Horário: às 14h.
Local: Sala de Expressão Artística do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Teatro para Crianças
 A Menina na Janela
Data: 4, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto 
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***Retire seu ingresso a partir das 
14h30 na Central de Atendimento.

Tardes Musicais com Duo Odara
Data: 4, domingo.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: www.twitter.com/sescriopreto

Feiras da Imperial e da Cidade Nova terão neste sábado exames para Hepatites


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (03/9), nas feiras-livres dos bairros Imperial e Cidade Nova, exames de glicemia; teste para detecção de hepatites e aferição de pressão arterial.  A iniciativa faz parte do projeto “Viva Feira, Feira Viva”, criado pela Secretaria de Agricultura com o objetivo de revitalizar as feiras. 
Os pacientes que tiverem o exame alterado serão encaminhados para consulta médica. O objetivo é de que gradativamente o serviço seja estendido para as outras feiras que são realizadas semanalmente no município.   
O projeto “Viva Feira, Feira Viva” revitalizou as feiras, oferecendo barracas padronizadas e mais funcionais.  Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, o consumidor que quer comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.   
Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras-livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros. 
   
Projeto Viva feira 
Local: feira-livre do bairro Imperial
 (Rua Benjamin Constant)
Ações: aferição de pressão arterial, testes de
 glicemia e testagem sorológica de hepatites 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 
  
Local: feira-livre do bairro Cidade Nova 
(Rua Otávio Pinto César)
Ações: aferição de pressão arterial, testes de
 glicemia e testagem sorológica de hepatites 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 
  
Profissionais são capacitados para 
erradicação do trabalho infantil 

Cerca de 50 pessoas participaram nesta terça-feira (30/8) do 1º Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil de São José do Rio Preto, promovido pela Secretária Municipal de Saúde, por meio do Cerest - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O objetivo foi capacitar profissionais dos Conselhos Tutelares, dos CREAS -Centros de Referência Especializado de Assistência Social e CRAS -Centros de Referência de Assistência Social para reconhecer situações de trabalho infantil. O evento contou com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin. 
Em 2010, em Rio Preto, foram registrados 183 acidentes envolvendo menores de 18 anos. O que corresponde a 1,9% do total de acidentes de trabalho no município. Um dos acidentes envolveu um menor de 14 anos; 12 foram com adolescentes de 14 e 15 anos; e 170 com jovens de 16 e 17 anos.
“Toda notificação de acidentes com menores de 17 anos provoca uma visita dos funcionários do Cerest à empresa para verificar as condições de trabalho. Se é o caso de adolescente registrado em alguma instituição, o órgão vai à entidade e lista as condições em que os menores não devem trabalhar”, explica a coordenadora do Ceest Rio Preto, Iara Lúcia de Lemes.
Além disso, o Cerest procura capacitar toda a rede das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária para identificar situações de trabalho infantil e dar o encaminhamento correto a essas ocorrências. 

Emcop prepara lançamento de mais 1.038 casas


A Prefeitura, por intermédio da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares,  prepara o lançamento de mais um condomínio de casas destinadas às pessoas de baixa renda. Serão 1.038 moradias para famílias com renda de até três salários mínimos. O anúncio foi feito, hoje (02/09), pelo prefeito Valdomiro Lopes, durante a solenidade de entrega de 256 apartamentos do Residencial Vila Toninho, construídos com recursos do Governo Federal através do Programa Minha Casa Minha Vida. 
De acordo com o presidente da Emcop, Antonio Basílio, o município de São José do Rio Preto construiu nos últimos dois anos mais que o dobro de outras cidades. Ele destaca que o déficit habitacional é crônico na cidade e que resolver isso é um desafio permanente. “Em dois anos e meio entregamos mais casas que as gestões dos últimos 15 anos”, informou.
Com a entrega do Residencial Nova Esperança a Prefeitura fez 2.747 moradias, com recursos do Governo Federal e agora prepara o lançamento, de  mais 1.038 unidades. “Não vamos parar aí. Vamos continuar construindo moradias para os que mais precisam”.
O prefeito Valdomiro Lopes destacou a parceria com o Governo Federal e disse que a meta é construir 5 mil moradias. O prefeito vistoriou os apartamentos, que tem 42 metros e vão ter prestações a partir de R$50. Todas as unidades dispõem de uma vaga de garagem.
A solenidade de entrega das casas contou com a presença do prefeito Valdomiro, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Clayton Rosa Carneiro, do presidente da Emcop Antonio Basílio, dos secretários de trânsito, Aparecido Capello e de Agricultura, Jorge Menezes; do presidente da Câmara Oscarzinho Pimentel; dos vereadores Nelson Ohno; Alessandra Trigo; Manoel Conceição; Carlão do JC e Maurin Ribeiro. 

A Página da Vida, dia 3 mês setembro de 2010


*

*

*

 Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 3 mês setembro de 2009


**

**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 3 mês setembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Definida comissão julgadora do FEM - Festival de Música Popular “Vinícius Nucci Cucolicchio”


A 7ª edição do FEM - Festival de Música Popular “Vinícius Nucci Cucolicchio”, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, já está com a comissão julgadora definida. Serão quatro integrantes, sendo dois jurados de São José do Rio Preto e dois de outras cidades.
Das canções inscritas, a comissão irá selecionar 28, sendo oito de artistas rio-pretenses e 20 de músicos nacionais.
O FEM será realizado de 27 a 29 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com entrada gratuita. 

Jurados
Renato Gagliardi (São José do Rio Preto) - Estudou contrabaixo acústico no Conservatório de Tatuí e atuou como contrabaixista da Orquestra Jovem do Conservatório (1983/87). Graduou-se em música e fez extensão universitária pela Universidade Federal de Goiás (1988/92).  Foi contrabaixista da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás (1988/94). Hoje é músico da Sinfônica Municipal de Barretos e desenvolve o projeto Suite Cabocla aprovado pelo MinC, que associa a viola caipira na música de concerto através de composições e arranjos para viola, quarteto de cordas clássico, contrabaixo e percussão.

José Carlos Pontes (São José do Rio Preto) - Jornalista, trabalhou na grande imprensa em São Paulo, como Última Hora e A Gazeta Esportiva. Em Rio Preto, trabalhou nos jornais A Notícia e Diário da Região. Hoje é sócio da empresa Conteúdo Soluções Editoriais, que produz conteúdo para empresas ou publicações. É autor dos livros: “Votuporanga, a história e a saga de um povo”, “O Criador de Sacis” e “Eu Vi o Saci”. 

Filó Machado (São Paulo) – Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor. Neste ano comemora 50 anos de carreira. Em 2000, foi indicado ao Grammy na categoria Latin Jazz com o Cd “Cantando Um Samba”. Em março deste ano, realizou turnê na Ucrânia e depois embarcou para os EUA, onde ministrou workshop durante uma semana para alunos e professores da respeitada Berklee Of College Music na cidade de Boston. Em junho realizou turnê em Shanghai ao lado da cantora chinesa Jasmine Chen. Em seguida, embarcou para a França e se apresentou no badalado Satélite Café Paris, encantando a platéia. Participou, em julho, do IASJ pela primeira vez no Brasil, no conservatório Souza Lima. Foi convidado para cantar, tocar e contar sobre sua carreira. Tocou com David Liebman, fundador do conservatório, e no mesmo dia se apresentou no 2º Bar Cruzeiro Jaz Festival em Piracicaba. Também foi convidado para participar do Brazilian Week In Paris neste mês.

Tavinho Limma (Ilha Solteira) - Natural de Recife, é cantor, compositor e produtor de eventos. Foi percussionista da Banda de Pau e Corda. Têm parcerias musicais com Jane Duboc, Tetê Espíndola, Lucina, Oswaldinho do Acordeon, Antonio Calonni, Martha Medeiros. Vencedor da 2ª edição do FEM com a canção “O Canto dos Arrecifes”. Agencia shows do Grupo Voz e Tetê Espíndola. É um dos responsáveis pelo Festival de Ilha Solteira. 

Inscrições
O FEM já recebeu inscrições de 15 estados brasileiros. Os interessados têm até o dia 15 de setembro para se inscrever, na Secretaria de Cultura, via correio ou via internet.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura e no Festivais do Brasil, no endereço eletrônico http://www.festivaisdobrasil.com.br/fem. 
Para se inscrever é necessário cinco cópias da letra da música, um CD com a música gravada e a ficha de inscrição corretamente preenchida. Para os candidatos rio-pretenses é necessário anexar o xerox do comprovante de residência.
Cada candidato pode inscrever até duas canções, sendo que somente uma poderá ser selecionada. Já os intérpretes subirão ao palco para defender apenas uma canção.
Os cachês serão distribuídos da seguinte forma: R$ 6 mil (1º lugar), R$ 4 mil (2º lugar), R$ 2,5 mil (3º lugar), R$ 2 mil (4º lugar), R$ 1,250 (5º lugar) e R$ 1,5 mil (melhor intérprete e letra). O compositor rio-pretense que ficar em primeiro lugar receberá cachê de R$ 3 mil. Todos estes colocados receberão troféus.  

7º FEM – Festival de Música Popular
 “Vinícius Nucci Cucolicchio”
Data: 27 a 29 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Inscrições
Data: 15 de agosto a 15 de setembro
Horário: 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Local: Secretaria Municipal de Cultura, 
praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – Centro
Informações: (17) 3202-2310

Convite Show de lançamento neste sábado do CD Coral Vozes do Coração


Queridos amigos,

Sábado terá uma apresentação especial do Coral Vozes do Coração - da Associação Espírita Allan Kardec.
SHOW DE LANÇAMENTO do nosso 1º CD, realizado com muito amor e carinho. 
A seleção das músicas foi feita para tocar seu coração. 
Assim será essa noite, muita emoção para o seu coração. 
Venham participar, entrada franca.
Convide seus amigos e familiares. 
Neste sábado, dia 03 de Setembro, às 20h
na Associação Espirita Allan Kardec 
R. Floriano Peixoto, 975, Boa Vista
(próximo à Basílica)

Convite Lançamento do Livro "Memórias e histórias da minha vida” de Nair Arantes de Lima


Lançamento do Livro 
“Memórias e histórias da minha vida”
textos e poesias 
Nair Arantes de Lima
 dia 03 de setembro de 2011
  sábado das 17h às 21h
Biblioteca Pública Municipal 'Dr. Fernando Costa'
O livro mostra a vida desta rio-pretense
de 70 anos, o desenvolvimento da cidade
 e os momentos históricos passados.

Rosimeire Navarro
Editora
Fones 3232-8200 - 9706-5255

Audiência Publica do Orçamento Estadual 2012


Convocação


A Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia- Regina Chueire,  Nivaldo Avelino (Presidente Municipal do Orçamento Participativo) e Cida Maracanã (Coordenadora do OP), Convoca todos os Conselheiros Municipais do Orçamento Participativo e a sociedade em geral para Audiência Pública do Orçamento Estadual de 2012.
 Dia 2 de setembro, nesta sexta as 18 horas
LOCAL: Câmara Municipal - Rua Siva Jardim nº 3357 - centro 
Saiba porque sua presença no debate sobre o 
Orçamento Participativo estadual é importante

SESC e sua programação de setembro 2011


Siga o SESC Rio Preto no Twitter e concorra a
 promoções exclusivas: www.twitter.com/sescriopreto

SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
Informações: (17) 3216-9300
www.sescsp.org.br/riopreto

Página da Vida do dia 2 mês setembro de 2010


*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida do dia 2 mês setembro de 2009


**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 2 mês setembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades gratuítas com início este mês de setembro na Oficina Cultural Fred Navarro


WORSHOP DE CRIAÇÃO EM DANÇA 
Coordenação: Juliana Medeiros
03/09/2011 – sábado – 9h às 13h e 14h30 às 18h30
Público: Interessados com conhecimento prévio em teatro ou movimento em geral a partir de 18 anos
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 Imperial 
O workshop investiga os diversos estímulos para a criação em dança, sendo o principal deles o material que o próprio corpo aponta durante sua relação com o ambiente e consigo mesmo. O objetivo é experimentar estímulos diversos para a criação de partituras coreográficas e desenvolver a consciência corporal, a partir da ideia de um corpo integrado com o pensamento.

OFICINA DE BONECOS –
 CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO 
Coordenação: João Guerreyro
06/09 a 29/11 – terças-feiras – 14h às 17h
Público: Professores de ensino infantil e fundamental, atores e interessados na área a partir de 18 anos
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Glicério, 3947 Imperial
São José do Rio Preto/SP
A oficina destina-se à aprendizagem, criação e confecção de bonecos, bem como suas técnicas de manipulação e sua utilização como recurso cênico e pedagógico. Visa alcançar no aluno a habilidade e criatividade na confecção de várias formas em espuma.

OFICINA DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
Coordenação: Angélica Zignani
13/09 a 06/12/2011 - terças-feiras – 14h30 às 16h30
Público: Iniciantes na área a partir de 13 anos
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 Imperial
A oficina tem como foco central experimentar, articular e problematizar questões acerca das relações entre o corpo em movimento e espaço, bem como suas contribuições para a ampliação das possibilidades corporais do intérprete em cena. A discussão se dará a partir de uma prática baseada em potencializar o papel do intérprete na criação coreográfica a partir de estudos corporais e dinâmicas cênicas que unirão dança, teatro e performance.

WORKSHOP DE GESTÃO CULTURAL 
Coordenação: Paulo de Azevedo
16 e 17/09/2011 – sexta-feira e sábado – 17h às 21h (sexta-feira) | 8h às 12h e 14h às 18h (sábado)
Público: Interessados com conhecimento na área (dirigentes culturais, artistas e técnicos de cultura, estudantes universitários, arte educadores, professores).
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 Imperial
O workshop visa à capacitação técnica para a formatação de projetos, programas e ações culturais, marketing cultural, foco nas leis de incentivo, de fomento, de isenção fiscal regentes nas esferas: municipal, estadual e federal, bem como fornecer esclarecimentos em relação aos editais de instituições governamentais do setor público e privado e fundações e institutos afins. 

WORKSHOP: ECONOMIA CRIATIVA
 E CIDADES CRIATIVAS
Coordenação: Ana Carla Fonseca
19/9 – segunda-feira – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: gestores, produtores culturais e artistas
Inscrições: 22/8 a 16/9
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Esta atividade se propõe a promover o entendimento do significado de economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e pólo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.

PALESTRA: ECONOMIA CRIATIVA
 E CIDADES CRIATIVAS
19/9 – segunda-feira – 18h30 às 20h
Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema
Inscrições: 22/8 a 19/9
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas
A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados, princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.

OFICINA CULTURAL FRED NAVARRO
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Imperial
15015-500 – São José do Rio Preto / SP
(17) 3234 2405 / 3212 9235
frednavarro@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br 

SESI e sua agenda cultural de setembro 2011


450 crianças participam do Cinetransformer


Cerca de 450 crianças e adolescentes participaram nesta quarta-feira (31/8) do projeto Cinetransformer, realizado pela Cepar Cultural, com apoio das Secretarias de Cultura e Educação de São José do Rio Preto, na ECO -Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg, no Santo Antonio.
O Cinetransformer é uma unidade móvel que desloca suas paredes, criando um cinema com capacidade para 92 pessoas sentadas. Além disso, possui dois banheiros, isolamento acústico e sistema de ar condicionado.
Foram realizadas cinco sessões com os filmes Toy Story 3, Meu Malvado Favorito, As Viagens de Gulliver, Zé Colméia e Rio, com entrada gratuita, voltadas para crianças e jovens de 7 a 16 anos. Todos os participantes receberam pipoca e refrigerante no início de cada sessão. 

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra seu Jubileu de Prata com o grande Baile


Para encerrar as comemorações do Jubileu de Prata ( 25 anos de criação da paróquia), o padre Adriano da paróquia Santa Rita de Cássia de Rio Preto promove no dia 2 de setembro, sexta, às 21h, no salão do Rio Preto Automóvel Clube, o grande Baile do Jubileu de Prata. Os convites que custam R$ 20 já estão à venda na secretaria paroquial. O Baile terá animação do Anizinho Banda Show. Mais informações no (17) 3224-0534

Atletas do CAD de São José do Rio Preto tentam vagas nos Jogos Parapanamericanos


Atletas do CAD - Clube Amigos dos Deficientes de São José do Rio Preto participarão da Segunda Etapa Nacional do Circuito Brasil Paraolímpico Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo. A competição reunirá, pela segunda vez no ano, os melhores paratletas do País, que disputarão a última chance de vaga para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara no México, em novembro.
A delegação do CAD será composta por 13 pessoas, sendo oito atletas e cinco integrantes da comissão técnica. Pelo sexto ano consecutivo o Clube envia representantes para a principal competição do Brasil. A delegação embarca na sexta-feira (2/9) com expectativa positiva nos resultados. 

Programação

2/9 – Congressos Técnicos
3/9 – Provas nos períodos da manhã (8h atletismo/9h natação) e tarde (14h atletismo/ 15h natação)
4/9 – Provas no período da manhã (7h30 atletismo/8h30 natação) 
As provas serão realizadas:
Atletismo: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – 
IBIRAPUERA (Rua Manoel da Nóbrega, 1.361)
Natação: Sport Clube Corinthians Paulista (Rua São Jorge, 777) 

2ª Etapa Nacional do Circuito Brasil Paraolímpico 
Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo
Local: São Paulo
Data: 2 a 4/9
Telefones de contato:
Rogério – Diretor de Esportes: 91554271
Flávio – técnico do atletismo: 30121099
Eduardo – técnico da natação: 91064085
CAD – 32317463 

A Página da Vida, dia 1 mês setembro de 2010


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 1 mês setembro de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 1 mês setembro de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As melhores charges deste mês de Lézio Junior



















Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

Concurso cultural de São José do Rio Preto inicia as votações pela internet


Estão abertas as votações populares do concurso cultural “Rock para Colheres”, que selecionará a trilha sonora do curta-metragem “Colheres”, dirigido por Bia Lelles. As músicas para serem ouvidas e votadas estão disponíveis no blog curtacolheres.wordpress.com. As dez músicas mais votadas participarão do concurso de bandas, realizado nos dias 3 e 10 de setembro, às 15 horas, na lanchonete do SESC Rio Preto. O período de votação vai até o dia 1º de setembro.
Das dez bandas, o júri, composto por Bia Lelles, diretora do filme, Milena Carvalho e Poty Valêncio, produtores musicais, irão selecionar cinco músicas, que se apresentarão no próximo dia 10. Das cinco, o mesmo júri selecionará uma música, que será a trilha sonora do curta-metragem. O primeiro colocado, além de ter a música incluída no filme, também ganhará um vídeo-clipe, produzido pela mesma equipe de produção do filme.
A produção do curta-metragem recebeu 12 inscrições, sendo que 17 músicas participam da disputa. “Estou muito satisfeita com a qualidade do material que recebemos. É interessante a diversidade de idéias que surgiram a partir da sinopse proposta no regulamento”, comenta Bia.
Para participar do concurso, as bandas deveriam encaminhar músicas que tinham relação com a história contada no filme. O filme fala sobre a solidão, vista sob a ótica feminina. Na história, uma mulher se depara com o cotidiano de um casamento, em que os desejos, sentimentos e pequenos detalhes se perderam nos longos anos de matrimônio. O roteiro foi um dos ganhadores do Programa Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, edição 2010.

Confira abaixo as músicas que
 participam da votação popular
“Entre eu e você” – B.Black Project
“Atores falsos” - Biscoitorama
“Escolhas” – Biscoitorama
“Seus erros” – Caponess
“Reta tangente” – Estação da Luz
“Tão veloz” – Evandro Olente e Banda
“Lembranças” – Filhos do Sistema
“Razão” – Forlock
“Meu erro foi te conhecer” – Forlock
“Evolução” – Lop 86
“Mil Dores” – Lop 86
“Ela não sabia voar” – Mr Bang
“Rosas” – Mr Bang
“Redenção” – M.U.T.E.
“Miragem” – Shine Angels
“Só” – Shine Angels
“Rock para Colheres” - Torn

Morre aos 82 anos o médico e político Rio-Pretense Nelson de Carvalho Seixas


Faleceu hoje, dia 31,  por volta da meia noite, no hospital Beneficência Portuguesa, em Rio Preto, o médico, ex- vereador, ex-deputado federal e presidente da Câmara Municipal, Nelson Carvalho Seixas, aos 82 anos de idade. Seixas morreu de parada cardiorrespiratória. Ele passou mal ontem, dia 30, por voltas das 21h30, após uma queda em sua casa.
O corpo está sendo velado na capela do cemitério Jardim da Paz e a cerimônia de cremação está marcada para às 17h no mesmo local. Seixas deixa a esposa Darci de Carvalho Seixas e os quatro filhos: Murilo, Mônica, Moacir e Márcia.

Saiba mais sobre  sobre este médico e também político lendo sua biografia em nosso blogue dando um clique no titulo abaixo:




Decretado luto pela
 morte de Nelson Seixas

O prefeito Valdomiro Lopes decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-deputado constituinte Nelson Seixas, diante da sua importância histórica e contribuições que deu à construção da cidade de São José do Rio Preto. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (1º/9).

Cia Palhaços Noturnos apresenta "Hora do Conto" nesta quinta-feira na biblioteca municipal


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto realiza nesta quinta-feira (1°/9) atividades do projeto “A Hora do Conto”, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Municipal "Dr. Fernando Costa".  Todas as quintas-feiras de setembro a Cia. Teatral Palhaços Noturnos apresentará 'A menina, a mãe da menina e as meias vermelhas da menina', inspirado no conto 'O menino das meias vermelhas', de Carlos Heitor Cony. 
“A Hora do Conto” é um projeto iniciado em 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura, que tem por objetivos dinamizar as atividades na Biblioteca, formar novos leitores e incentivar o hábito de leitura entre as crianças de uma maneira lúdica e prazerosa. 
Desde o início do projeto cerca de 3,7 mil crianças encantaram-se com as histórias contadas.
Em março deste ano a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular apresentou-se com novas histórias. Em abril foi a vez da contadora de histórias Conceição Lopes. A Companhia Livre de Teatro apresentou a adaptação do livro 'Veludinho' durante o mês de maio. Em junho Durval Telles e Luciano Daguano mostraram histórias e mágicas. 

Hora do Conto
Dias: 1°, 8, 15, 22 e 29 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca 
Pública Municipal "Dr. Fernando Costa" 
Informações: (17) 3202-2316
Contato Cia. Palhaços Noturnos: (17) 9209-7533 

Convite para palestra do Biólogo Raphael Moraes Chiaravalotti sobre SUSTENTABILIDADE


 C O N V I T E 

O DEPARTAMENTO CULTURAL DA SOCIEDADE DE MEDICINA, convida você e família para uma palestra sobre  “SUSTENTABILIDADE – MELHORES OPÇÕES”, que será proferida pelo Biólogo  RAPHAEL MORAES CHIARAVALOTTI, hoje, dia 31 de agosto, quarta-feira, às 20:30 horas, em nossa entidade de classe, quando o  conferencista estará autografando o livro de sua autoria sobre o mesmo tema.  
-  Raphael M.Chiaravalotti é Mestre em Ecologia pelo IPE - SP
- Atualmente faz estágio em Sustentabilidade na Volans  – Londres (Inglaterra).
Contamos com a sua presença.

  Dr. Eduardo Paulo Boskovitz
Diretor Cultural

A Página da Vida, dia 31 mês agosto de 2010


*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 31 mês agosto de 2009


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 31 mês agosto de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

3ª Conferência de Políticas para Mulheres será nesta quarta às 14 horas na Câmara Municipal


O Prefeito Valdomiro Lopes e a Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Regina Chueire, convidam  representantes dos segmentos social, empresarial, político e governamental para a 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento será nesta quarta-feira (31/8), às 14 horas, na Câmara Municipal.
Na conferência serão debatidos assuntos como: análise da realidade brasileira: social, econômica, política e cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero. Também serão definidas as prioridades de políticas para o próximo período, tendo como base a avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, sua execução e impacto. 
Será entregue certificado de participação. As mães poderão trazer seus filhos, porque haverá monitores para cuidar das crianças.

3ª Conferência Municipal de 
Políticas para Mulheres
Data: 31/8
Horário: 14 horas
Local: Câmara Municipal  

Consumidores de São José do Rio Preto podem perder direito a tarifa social da CPFL


Em São José do Rio Preto 7.171 famílias cadastradas na tarifa social da CPFL –Companhia Paulista de Força e Luz podem  perder o benefício a partir de setembro por não possuírem cadastro nos programas sociais do governo federal. 
Para mantê-lo, os consumidores precisam procurar o Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde recebem o documento que comprova estarem dentro dos critérios da tarifa social. A partir disso, devem seguir até a sede local da CPFL e entregá-lo. 
“A tarifa social é mais um direito que a pessoa tem e todos que se enquadram no perfil deveriam solicitá-lo. Vemos que cada vez mais será exigido estar inscrito no Cadastro Único para fazer parte dos programas oferecidos pelo governo Federal”, aconselha a secretária municipal de Assistência Social, Ivani Vaz de Lima.
Os critérios para a tarifa social de energia elétrica são: - a família deve estar inscrita no Cadastro Único para programas sociais do governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor, ou igual, a meio salário mínimo nacional; - quem recebe o BPC -Benefício de Prestação Continuada da assistência social, fornecido para idosos ou deficientes; - e famílias inscritas no Cadastro Único que, mesmo tendo renda mensal de até três salários mínimos, tenham portador de doença ou patologia cujo tratamento, ou procedimento médico, requeira o uso continuado de aparelhos, e equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Cadastro Único da 
Secretaria de Assistência Social
rua João Teixeira, 470 – Santa Cruz.
Informações: 3231.3975

A ECO no Santo Antonio recebe amanhã (31/8) a carreta que se transforma em um cinema


A ECO -Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg, no Santo Antonio, recebe nesta quarta-feira (31/8) o projeto Cinetransformer, quando uma carreta se transforma em um cinema. O evento é promovido pela Cepar Cultural e conta com o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O Cinetransformer é uma unidade móvel que desloca suas paredes, criando um cinema com capacidade para 92 pessoas sentadas. Além disso, possui dois banheiros, isolamento acústico e sistema de ar condicionado.
Serão realizadas cinco sessões, com entrada gratuita, voltadas para crianças e jovens de 7 a 16 anos. Todos os participantes ainda receberão pipoca e refrigerante.

Confira a programação:
8 horas – Toy Story 3
10 horas – Meu Malvado Favorito
14 horas – As Viagens de Gulliver
16 horas – Zé Colméia
18 horas – Rio

Cinetransformer
Data: 31 de agosto de 2011
Local: ECO Santo Antonio 
Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.901
Entrada: gratuita
Informações: (17) 3202-2310 

"Unidos no Esporte" participam nesta quarta-feira (31/8) de Campeonato de Pipas


Os coordenadores do Programa ‘Unidos no Esporte’, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Esportes Comunitário, promovem nesta quarta-feira (31/8) um Campeonato de Pipas para os alunos do projeto. 
Com aulas todas as quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, o Programa atende pessoas com necessidades especiais de Rio Preto e região. 
São desenvolvidas diversas atividades esportivas, como futsal, basquete, dança, voleibol e recreação, por professores habilitados para atender este tipo de público. 
Todo o material para a confecção das pipas foi entregue gratuitamente para cada aluno construir a sua no decorrer da semana. Haverá premiação com medalhas para todos os participantes e troféus para quem levar a maior pipa, a menor e a que subir mais alto. 
“Nosso objetivo é oferecer um dia diferente, mas o mais importante é conscientizar sobre os riscos em se soltar pipas de forma incorreta, entre eles, o mais perigoso, o uso do cerol. Além de realizar o evento em um local apropriado para o esporte, longe de fios elétricos.”, conta a coordenadora do projeto, Cléa Márcia Bernardelli. 

Campeonato de Pipa 
Data: 31/8
Horário: das 8h30 às 10h30
Local: Campo de futebol 2 do Distrito Industrial 
(ao lado da Cidade das Crianças) 
Rua Daniel Antônio de Freitas, s/n°
Informações: 3201-8890 (ramal 206/217)

Curso de Redação Oficial

Foi aberta uma nova turma de redação oficial organizada pelo 
Departamento de Epidemiologia Saúde Coletiva FAMERP.
Maiores informações folder anexo.
Grata
Profª. Maria Silvia de Moraes 
Tel ( 17) 3201-5718  - Clara

A Página da Vida, dia 30 mês agosto de 2010


*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, dia 30 mês agosto de 2009


**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, dia 30 mês agosto de 2008


***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.