domingo, 28 de agosto de 2011

Rio-pretenses são escolhidos para receber o Prêmio Academia de Ciência e Tecnologia


O médico Reinaldo Azoubel, professor emérito da Famerp, e o violonista João Aris, rio-pretense pós-graduado em Performance pela Juilliard School, em Nova York, são os profissionais escolhidos para receber o Prêmio Academia de Ciência e Tecnologia nas categorias “Ciência” e “Cultura”, respectivamente. A homenagem é feita pela Instituição a cada dois anos como reconhecimento a contribuições para o progresso do município e da região ou ao desenvolvimento de atividades com repercussão nacional e internacional. 
 Em sua primeira edição, realizada em 2009, o Prêmio homenageou três nomes: o professor da Unesp Luiz Dino Vizotto (categoria Ciência), o médico Domingo Marcolino Braile (categoria Tecnologia) e o poeta e livreiro Ferdinando Giovinazzo (categoria Cultura). A escolha dos premiados é feita pelo Conselho Científico da Academia de Ciência e Tecnologia, formado por profissionais de hematologia, farmácia, biologia e medicina, sob a coordenação do diretor da Instituição, o professor titular da Unesp Paulo César Naoum.
 Formado em Medicina pela Universidade do Recife, com doutorado em Medicina pela USP, o professor Azoubel atua como professor titular na Famerp desde 1991 – antes disso, foi docente da USP. Realiza pesquisas na área de Toxicologia e leciona na graduação e na pós-graduação. Como forma de destacar sua importância na medicina e na Famerp, a seção de pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade leva seu nome.
 O violonista João Aris, considerado um dos principais talentos da música de sua geração, apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos e na América Central, além do Brasil. Neste ano, teve seu ápice ao se apresentar no Carnegie Hall. É formado em Música pela USP e tem mestrado em Performance pela Juilliard School, em Nova York. Em Rio Preto, desenvolve um programa musical instituído em sua homenagem na Escola Maria Peregrina.  
 Evento
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 1º de setembro (quinta-feira), no auditório da Academia de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado para convidados, contará com apresentação musical de João Aris.
 Sobre a Academia de Ciência e Tecnologia
Desde a sua fundação, em agosto de 1999, a Academia de Ciência e Tecnologia (AC&T) foi se consolidando como uma instituição de credibilidade e competência no oferecimento de cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização), aperfeiçoamento e extensão e na promoção de reuniões e simpósios científicos.  A Instituição atua nas áreas de Análises Clínicas, Hematologia, Imunologia, Microbiologia e Biologia Molecular, tendo aperfeiçoado científica e tecnologicamente profissionais provenientes de mais de vinte Estados brasileiros e de outros países (Paraguai e Colômbia).

Nenhum comentário: