sábado, 3 de setembro de 2011

Feiras da Imperial e da Cidade Nova terão neste sábado exames para Hepatites


A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (03/9), nas feiras-livres dos bairros Imperial e Cidade Nova, exames de glicemia; teste para detecção de hepatites e aferição de pressão arterial.  A iniciativa faz parte do projeto “Viva Feira, Feira Viva”, criado pela Secretaria de Agricultura com o objetivo de revitalizar as feiras. 
Os pacientes que tiverem o exame alterado serão encaminhados para consulta médica. O objetivo é de que gradativamente o serviço seja estendido para as outras feiras que são realizadas semanalmente no município.   
O projeto “Viva Feira, Feira Viva” revitalizou as feiras, oferecendo barracas padronizadas e mais funcionais.  Cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem. Assim, o consumidor que quer comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.   
Além da padronização, os feirantes também têm participado de capacitações. São cursos de manipulação de alimentos, sobre marketing para o setor de feiras-livres, promoção e merchandising, determinação do capital de giro, imagem e postura profissional, técnicas de vendas, entre outros. 
   
Projeto Viva feira 
Local: feira-livre do bairro Imperial
 (Rua Benjamin Constant)
Ações: aferição de pressão arterial, testes de
 glicemia e testagem sorológica de hepatites 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 
  
Local: feira-livre do bairro Cidade Nova 
(Rua Otávio Pinto César)
Ações: aferição de pressão arterial, testes de
 glicemia e testagem sorológica de hepatites 
Horário: a partir das 8 horas até às 11h30 
  
Profissionais são capacitados para 
erradicação do trabalho infantil 

Cerca de 50 pessoas participaram nesta terça-feira (30/8) do 1º Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil de São José do Rio Preto, promovido pela Secretária Municipal de Saúde, por meio do Cerest - Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O objetivo foi capacitar profissionais dos Conselhos Tutelares, dos CREAS -Centros de Referência Especializado de Assistência Social e CRAS -Centros de Referência de Assistência Social para reconhecer situações de trabalho infantil. O evento contou com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin. 
Em 2010, em Rio Preto, foram registrados 183 acidentes envolvendo menores de 18 anos. O que corresponde a 1,9% do total de acidentes de trabalho no município. Um dos acidentes envolveu um menor de 14 anos; 12 foram com adolescentes de 14 e 15 anos; e 170 com jovens de 16 e 17 anos.
“Toda notificação de acidentes com menores de 17 anos provoca uma visita dos funcionários do Cerest à empresa para verificar as condições de trabalho. Se é o caso de adolescente registrado em alguma instituição, o órgão vai à entidade e lista as condições em que os menores não devem trabalhar”, explica a coordenadora do Ceest Rio Preto, Iara Lúcia de Lemes.
Além disso, o Cerest procura capacitar toda a rede das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária para identificar situações de trabalho infantil e dar o encaminhamento correto a essas ocorrências. 

Nenhum comentário: