domingo, 28 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil é prorrogada novamente


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde,  prorrogou novamente a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O município não atingiu a meta de 95% de cobertura vacinal e, desta forma, os pais e responsáveis têm, agora,  até o dia 1° de setembro para providenciar a imunização das crianças. 
Crianças menores de cinco anos devem participar da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.  A meta é vacinar 95% das 23.896 crianças no município que estão dentro da faixa etária para a imunização. É importante ressaltar que as que tomaram a vacina na primeira fase também devem receber as gotinhas nesta segunda etapa.
A enfermeira e coordenadora-técnica do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Dias Barcelos, explica que a segunda dose da vacina contra a pólio é indicada para todas as crianças abaixo de cinco anos, independente se estiver com o calendário vacinal em dia. “Essa dose é de reforço e fundamental para imunizar a criança contra a doença”, afirma.
Até quinta-feira (25/8) foram vacinadas 20.847 crianças, o que representa 87,24% da meta. Por isso, quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, deve procurar uma das 25 unidades de saúde do município. O horário de atendimento varia de acordo com o funcionamento de cada sala de vacinação.
Para a imunização, pais e responsáveis devem levar a criança até o posto de vacinação mais próximo de sua casa com a caderneta de vacinação ou Manual Crescendo com Saúde, distribuído pela Secretaria de Saúde logo que o bebê nasce. “A vacina não tem contra-indicações, são apenas duas gotinhas. Só não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão, como portadores do vírus HIV ou doenças que debilitam o sistema imunológico como câncer”, afirma Michela.

Nenhum comentário: