segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Índice de mortalidade infantil é o segundo menor do Estado de São Paulo


São José do Rio Preto tem o segundo menor índice de mortalidade infantil do Estado. O levantamento é da Secretaria da Saúde, em parceria com a Seade -Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.
O município de Barretos registrou o menor índice, com 7,2 mortes por mil nascidos vivos, seguido por São José do Rio Preto, com 7,3, e São Carlos, com 7,4. No Estado o índice é o menor da história, 11,9. Em 20 anos, a redução foi de 61,8%, em 1990 era de 31,2.
Em 2008 o índice rio-pretense era 19.
Rio Preto já cumpre meta estabelecida pela ONU - Organização das Nações Unidas para 2012, de um índice inferior a 14.
O índice de mortalidade infantil é calculado com base no número de óbitos em crianças menores de um ano, multiplicado por mil e posteriormente dividido pelo número de nascidas vivas. Em 2010, foram 5.226 nascimentos e 37 óbitos de crianças até um ano. Já em 2009, nasceram 5.148 bebês e foram registrados 43 óbitos antes do primeiro ano de vida. 
Para o diretor da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Gonçalves Borges, a redução do índice de mortalidade infantil está atrelada à melhora na assistência médica oferecida. “É um reflexo de várias ações”, afirma.
Borges afirma que Rio Preto oferece outra particularidade no atendimento às futuras mamães. “As Unidades Básicas de Saúde também possuem grupos de gestantes e de aleitamento materno, onde recebem orientações desde o início da gravidez, para uma a gestação saudável e um bebê sadio”, afirma o médico. 

Nenhum comentário: