sábado, 3 de abril de 2010

A origem do selo postal e da filatelia

Num pequeno vilarejo no interior da Irlanda, em meados do ano de 1836, um professor londrino aproveitava alguns dias de folga, depois de dedicar parte dos últimos anos a estudar novas fórmulas para incrementar e desenvolver os serviços dos correios em seu país. A Grã-Bretanha passava por profundas transformações, fruto do impacto da chamada Revolução Industrial, numa transição radical da economia agrária para a industrial, e estava às vésperas da ascensão da rainha Vitória, que reinaria de 1837 a 1901, período que marcou o auge da hegemonia econômica inglesa. Ao sair da modesta hospedaria para um passeio matinal, o professor presenciou uma cena que alteraria profundamente seu projeto sobre os Correios ingleses e o tornaria uma das mais ilustres figuras da história da Filatelia.
Era, na verdade, uma cena comum, que não despertaria a atenção da grande maioria dos transeuntes. Uma jovem, empregada da estalagem onde se hospedara o professor, estava à porta do estabelecimento, quando se aproximou o carteiro para deixar a correspondência. Era regra naquele tempo que as cartas dos Correios fossem pagas pelo destinatário, e não por quem as remetia.
Cumprindo a tarefa, o estafeta entregou a carta à jovem, e permaneceu aguardando o dinheiro para o pagamento dos serviços. O porte médio das cartas no Reino Unido no período era de 1 shilling, considerado alto para a maioria da população. Após manusear o exterior da carta alguns instantes, sem abri-la, a jovem simulou espanto e a devolveu imediatamente ao carteiro, alegando dificuldades financeiras. Diante da negação, o carteiro afastou-se, levando consigo a correspondência, mais uma entre tantas outras destinada à incineração. Após assistir silenciosamente ao ocorrido, o professor não se conteve e foi ao encontro da jovem para indagar sobre o motivo da recusa:
Por que a senhorita não pagou pelo recebimento da carta? Por acaso era desconhecido o remetente?
Não, pelo contrário! Era uma correspondência de meu noivo, que está estudando em Londres.
Mas, então, qual a razão para recusá-la?
Tenho códigos previamente combinados com ele, que são marcados em forma de sinais no exterior da carta. Basta manuseá-la para entender a mensagem, sem a necessidade de abri-la, economizando o dinheiro da taxa dos Correios!
O professor, natural de Kinderminster (03/12/1795), de nome Rowland Hill, meditou sobre o fato, identificando claramente alguns pontos de vulnerabilidade do sistema postal, como o alto custo dos serviços e a possibilidade de os Correios realizarem o transporte de cartas sem a garantia de recebimento das taxas devidas pelos usuários.
Resolveu sugerir ao governo de Sua majestade uma decisiva modificação no sistema postal inglês, contendo dois pontos principais: a cobrança antecipada do valor do porte e a regulamentação da taxa segundo o peso, e não mais segundo a distância e o número de páginas, o que tornava extremamente complexa a operação de cálculo do valor.
Rowland Hill reuniu suas idéias principais no trabalho intitulado Post Office Reform: Its Importance and Practicability (Reforma Postal: Sua Importância e Praticabilidade) e, em 17 de agosto de 1839, as sugestões foram aprovadas pelo Parlamento inglês, sob alegação de que serviam "ao progresso comercial e ao desenvolvimento das classes mais favorecidas". Devemos lembrar que os detalhes em torno da transformação radical do deficitário sistema de correios na Inglaterra já se haviam iniciado na década de 1820, e muitos estudos indicavam soluções alternativas. Essas modificações buscavam, essencialmente, dinamizar os serviços de transporte de correspondência, atendendo à crescente demanda de uma sociedade em plena expansão comercial e capitalista, integrando as mais distantes regiões com eficiência e custo reduzido.

(continua na matéria abaixo).

Penny Black o primeiro selo postal





(continuação da matéria acima)

Para comprovar o pagamento antecipado da taxa, ponto considerado fundamental na proposta, Rowland Hill, sugeriu a utilização de "um pedaço de papel de tamanho suficiente para receber uma estampa, coberto na parte traseira com goma, que o portador poderia, aplicando um pouco de umidade, prender à parte posterior da carta". Nascia, assim, o primeiro selo postal, que passaria logo a estimular a curiosidade dos usuários dos correios em todo o mundo, fazendo de seu colecionismo - atividade conhecida por Filatelia - um dos passatempos mais difundidos.
Vale ressaltar que o pagamento antecipado da taxa postal não era uma novidade, e são conhecidas experiências nesse sentido desde o século XVII. A legislação postal brasileira, por exemplo, oferecia ao mandatário da carta a opção pelo pagamento antecipado do valor da taxa quando fosse seu desejo isentar o destinatário da despesa, de acordo com o estabelecido no artigo 61 do Decreto de 5 de março de 1829. Nesse caso, as cartas eram assinaladas pela palavra "franca" escrita manualmente na face principal. No entanto, a alteração definitiva do sistema, com a obrigatoriedade do pagamento antecipado, foi de grande contribuição da reforma inglesa.
Em setembro de 1939, Rowland Hill foi nomeado membro do Tesouro e ficou encarregado da implantação da reforma postal. No mesmo ano foi aberto um concurso público para escolha do desenho do selo, sendo que o vencedor foi Benjamin Cheverton, que apresentou a efígie da rainha Vitória aos 15 anos de idade, à época de sua coroação.
Foram lançados, simultaneamente, selos em dois valores distintos: o primeiro, de 1 penny, que ficou conhecido como Penny Black, devido ao valor e cor predominante. O segundo foi chamado de Twu Pence Blue, devido também ao valor e respectiva cor. Entraram em circulação no dia 06 de maio de 1840, data, portanto, que inaugurou a era filatélica. Para manter a tradição iniciada com o primeiro selo, as emissões postais inglesas apresentam o perfil do soberano até os dias atuais.
Muitos pesquisadores garantem que a cena no interior na Irlanda não aconteceu de fato, sendo obra ficcional de algum narrador dos primórdios da história da Filatelia. São encontradas mesmo várias versões para o episódio, todas tendo como ponto comum a tentativa deliberada de fraudar os Correios por parte do usuário, o que indicaria a fragilidade do sistema postal no período. O episódio da camareira irlandesa pode não ser verossímil, mas satisfaz a curiosidade humana sobre a origem das grandes criações.
Entretanto, Rowland Hill não é resultado de imaginação de folhetim, e sua reforma postal foi obra inovadora, transformando em poucos anos o sistema de funcionamento dos Correios em praticamente todas as nações. Apesar das evidências sustentadas da participação de Hill na idealização do primeiro selo postal, existe ainda muita controvérsia. Alguns autores afirmam que a idéia do uso do selo como comprovante de pagamento antecipado da taxa postal teve origem nos Cavalinhos da Sardenha, que eram folhas seladas vendidas na Sardenha em 1818, com o valor do porte pago impresso, onde aparecia a imagem estilizada de um cavalo. No entanto, a evidência de que a idéia de Rowland Hill não era original está baseada num fato ocorrido em fevereiro de 1838, quando um livreiro escocês chamado James Chalmers, habitante de Dundee, teria enviado a Hill uma carta contendo a sugestão para o pagamento antecipado das cartas dos Correios, onde apresentava, inclusive, o desenho, que seria mais tarde aproveitado sem o devido critério.
Com a racionalidade do novo sistema, o preço das cartas foi bastante reduzido e mais pessoas tiveram acesso aos serviços dos Correios, aumentando, conseqüentemente, os lucros obtidos pela administração postal inglesa. Essa foi a senha para que o mesmo princípio fosse adotado em dezenas de países ainda nos primeiros dez anos após o lançamento do primeiro selo. A Rowland Hill coube não apenas o reconhecimento de milhões de adeptos da Filatelia em todo o mundo apesar das contestações sobre a originalidade da idéia, mas também uma vultosa recompensa financeira oferecida pelo governo inglês. Penny Black e Twu Pence Blue, por sua vez, lançaram sólidas bases para os selos postais que seriam criados depois. Rowland Hill faleceu em Hampstead em 27 de agosto de 1879, aos 84 anos de idade.

***Reuniões: A Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto

reúne-se aos sábados, das 10h00min às 12h00min horas, Rua Prudente de Moraes, 3057 – centro (Agência Central dos Correios). Venham participar de nossa reunião para trocar, comprar e vender selos ou peças filatélicas. Venham fazer novos amigos desse mundo fascinante do colecionismo de selos postais. A entrada é franca. - Informações pelo telefone (17) 3203-1037 ou pelo e-mail: carlosfavarao@correios.com.br. Aguardamos a sua visita em nossa Agência central. ***


Vagner Tiago Xavier da Silva e seu EU NÃO VOU DESISTIR DO AMOR


Hoje eu prometi pra mim mesmo
Que não iria mais desistir do amor
Mesmo se eu quebrar em mil pedaços
E as rosas do Outono se fecharem

E nem mesmo se eu errar novamente
E apaixonar-se loucamente pela pessoa errada
Ainda se meu coração sangrar
Eu acredito no amor, no amor verdadeiro e inocente

No brilho do olhar, em contos de fadas
Eu não vou desistir do amor
Agora que meu coração está livre e tranqüilo

Acredito que estou preparado pra amar
E eu vou saber a hora de me entregar para esse amor
E ela vai ser mais linda que um Outono em Paris

Por que eu vou enxergar a luz de seu olhar
E seu brilho vai me levar até a mim
E as portas do meu coração estarão abertas
Para nele ela adentrar e o amor encontrar.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 3 do mês de abril de 2009


Sarah Lois Vaughan (Newark, 27 de março de 1924 — Los Angeles, 3 de abril de 1990) foi uma cantora estadunidense de jazz. Junto com Billie Holiday e Ella Fitzgerald é considerada por muitos como uma das mais importantes e influentes vozes feminina do jazz. A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop. O pai de Sarah Vaughan, Asbury "Jake" Vaughan, era um carpinteiro e guitarrista amador. Sua mãe, Ada, era um lavadeira. Jake e Ada Vaughan migraram para Newark da Virginia durante a Primeira Guerra Mundial. Sarah era a única criança natural deles, embora nos anos 1960s eles adotaram Donna, a criança de uma mulher que acompanhava Sarah Vaughans. Vaughans moraram em uma casa na Brunswick Street em Newark por toda a infância de Sarah. Jake Vaughan era profundamente religioso e a família era muito ativa na New Mount Zion Baptist Church na 186 Thomas Street. Sarah iniciou lições de piano com a idade de sete, cantou no coro da igreja e ocasionalmente tocava piano para ensaios e serviços.


Vinícius nasceu em nossa querida São José do Rio Preto no dia 03 de abril de 2000, ele que é filho de filho da poetisa Mônica San e estuda na Escola Olga Mallouk Lopes da Silva, no bairro Don Lafaiette cursa a terceira série A. Ao Vinicius parabéns pela passagem de seu niver.


MEU VINÍCIUS

Na palavra sempre pronta
no olhar que desconcerta
trás um sorriso que conta
uma luz que nos encanta
um amor que nos completa.

É menino passarinho
e já vai querendo voar
Nos pés prepara o caminho
mas no colo, que é seu ninho
estala um beijo e ensina
como é gostoso amar.

Monica San.



Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Para ver as fotos das matérias acima ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida do dia 3 do mês de abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Secretaria de Esportes apresenta delegação Jori


Nesta segunda-feira (5/4), às 9 horas, o Centro Regional de Eventos será palco para a cerimônia de apresentação oficial dos atletas de São José do Rio Preto que irão participar da 14ª edição dos Jori -Jogos Regionais do Idoso. A competição será realizada na cidade de Olímpia, entre os dias 14 a 18 de abril. A equipe rio-pretense é coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do Departamento de Esportes Comunitários, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto. A delegação é composta por 87 pessoas, sendo 76 atletas. Rio Preto irá disputar as modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. A solenidade contará com as presenças da presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, e do secretário Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos Marinho. De acordo com a professora e coordenadora da delegação de Rio Preto, Cléa Márcia Bernardelli, em 2009, das 158 cidades que participaram dos Jogos, Rio Preto ficou em 32º lugar na classificação geral, com 95 pontos. “Estamos confiantes no bom desempenho dos atletas do município”, explica Cléa.

FIT recebe 18 inscrições de espetáculos locais


O FIT – Festival Internacional de Teatro, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e o Sesc-SP, recebeu 18 inscrições de espetáculos rio-pretenses. Destes, serão selecionados dez espetáculos que irão integrar a grade de programação do Festival, que será realizado de 15 a 24 de julho.
A seleção dos espetáculos será feita pela curadoria do FIT, formada por Sidnei Carvalho Martins, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Roberto Alvim e Gabriela Mellão.
Até o momento, 29 espetáculos integram a programação do Festival, sendo dez adultos, cinco infantis, quatro de rua, seis internacionais e quatro convidados (três adultos e um infantil).

Páscoa, Chico Xavier, amor e fé... um pouco de tudo de MONICA SAN

Não sou espírita nem sou estudiosa da doutrina, não sou fanática por nenhuma religião ou credo, apenas tenho a minha fé professada numa religião que me foi doada no seio materno, e sob a qual me sinto acolhida e saciada espiritualmente.
Gostaria que as pessoas vissem a religião não como uma tábua de salvação ou um bilhete que abra as portas do céu, mas como um adubo poderoso que nos fortalece e protege contra as ervas daninhas, contra as pragas, contra as intempéries do tempo que maltratam e prejudicam o nosso crescimento. E, sendo assim, que independente do credo ou doutrina escolhidos, os homens soubessem crescer sem sombrear ou sufocar um seu igual. Que aprendessem a unir-se em nome de uma única crença: o amor ao próximo. E que a paz não fosse algo tão utópico, e tão distante do coração do homem.
Gostaria que a Páscoa fosse, para todas as crenças, um momento de renascimento, de vida nova, de amor e de fé. Que os ovos de chocolate simbolizassem apenas a festa da vida, a comunhão entre entes queridos, a presença de Deus em nossas vidas através de um momento de alegria.
Não vejo Chico Xavier como um espírita, mas como uma alma caridosa e plena do amor de Deus. Um exemplo, portanto, de humildade e fé.
Não importa o credo que professemos ou a doutrina que escolhamos para seguir, importa o quanto nos fazemos merecedores do amor de Deus, e quanto somos capazes de compartilhar este amor.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 2 do mês abril de 2009


Francisco Cândido Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), nascido como Francisco de Paula Cândido e mais conhecido popularmente por Chico Xavier, notabilizou-se como médium e célebre divulgador ...(Continua na edição do ano passado).


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto, e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro em “A História de Catanduva de A a Z” , editado por Vicente Celso Quaglia e produzido pela editora de meu querido amigo Lelé Arantes.

Para ver as fotos das matérias acima ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida do dia 2 do mês abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Casa de Cultura exibe mostra "Destino Certo", baú com decupagem de dinheiro das décadas 60 e 70


Um baú com decupagem de dinheiro está sendo exibido na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A mostra “Destino Certo”, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, reúne notas das décadas 60 e 70 de valor inestimável para o artista plástico Abissair de Paula e sua mulher Sonia Alves da Silva de Paula. As notas foram armazenadas pelo pai de Sonia para o pagamento do casamento de sua irmã. “Mas na data do casamento ninguém achou o dinheiro. Então, foi preciso juntar as economias de toda a família para pagar vestido de noiva, festa etc”, destaca Sonia. O dinheiro só foi encontrado vinte anos depois, durante a reforma do armazém de propriedade da família. A exposição apresenta ao público o trabalho realizado por Abissair de Paula e Sonia Alves da Silva de Paula, que utiliza os métodos de decupagem e verniz anti-fungos. Destino Certo” segue em exposição até o dia 6 de abril.

Exposição “Destino Certo”
Data: até 6 de abril
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 22h;
aos sábados das 8h às 18h e aos domingos das 10h às 14h
Local: Casa de Cultura “Dinorath do Valle”,
praça Cacilda Becker, s/nº - Vila Universitária
Telefone: (17) 3227-2560

Evandro Oliva Per Te no TMHSN sábado às 21h00

Maria Eugênia e seu Outono da Esperança


Outono...
Folhas multicoloridas,
em tons alaranjados
tomando o lugar das flores.

Folhas balançando ao vento,
caindo em desenhos espirais
fecundando a terra.

Expectativa...

Ao som do assobio do vento
é preciso desprender.
É preciso morrer.
Misturar.

Adormecer...

Outono,
tempo de espera.
Silêncio.
Recolhimento.
Pausa salutar.

Renovação da vida.

Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 1 do mês abril de 2009


Wangari Muta Maathai (Nyeri, 1º de abril de 1940) é uma ativista política do meio-ambiente queniana. Em 2004 ganhou o Prêmio Nobel da Paz por "sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, democracia e paz", tornando-se a primeira mulher africana a receber o prêmio. "Maathai permanaceu corajosamente contra o antigo regime opressivo no Quênia", o Comitê Nobel Norueguês anunciou em uma declaração anunciando-a como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2004. "Suas formas de ações únicas contribuíram para chamar a atenção a opressão política - nacional e internacionalmente. Ela serviu como uma inspiração para muitos na luta por direitos democráticos e tem especialmente encorajado as mulheres a melhorar sua situação." Maathai causou controvérsia entre os comentadores da mídia, quando numa conferência de imprensa seguinte ao anúncio do Prêmio Nobel, ela falou em favor da alegação de que o vírus HIV era um produto criado pelo homem através de Bioengenharia, e então lançado na África por cientistas ocidentais não-identificados como uma arma de destruição em massa para "punir os negros". A alegação foi apoiada apenas por uma pequena minoria, e é uma das várias teorias conspiratórias sobre a AIDS. Desde então ela tem fugido de uma posição definitiva: "Eu não sei sobre a origem... E espero que um dia saibamos, porque é algo que obviamente todos queremos saber - de onde vem a doença”. Prêmios: 1984: Right Livelihood Award (conhecido como "Prêmio Nobel Alternativo"), 1991: Prêmio Goldman do Meio-Ambiente ,1991: Prêmio África ,1993: Medalha de Edingburg (para "incrível contribuição a humanidade através da ciência") ,2004: Prêmio Petra Kelly ,2004: Prêmio Sofia ,2004: Prêmio Nobel da Paz .


Silvana nasceu na cidade de Magda no estado de São Paulo, ela é filha de Maria Aparecida Almeida e Benedito Neves de Almeida. A Silvana parabéns pelo passagem de seu aniversário e congratulações pelos novos desafios na área cultural que esta assumindo a partir desta data.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje e que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto.


José Olimpio é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro de Vicente Celso Quaglia “A História de Catanduva de A a Z”.

Para ver as fotos das matérias acima ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida do dia 1 do mês abril de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural abre inscrições nesta quinta


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, abre a partir desta quinta-feira (1º/4), até o dia 30 de abril, as incrições para a edição 2010/2011 do Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural. Os interessados em participar podem inscrever projetos nas áreas de dança, música, literatura, artes visuais (fotografia, artes plásticas e audiovisual) e teatro. A lei nº 9440, que regulamenta o Programa Nelson Seixas, pode ser retirada no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, no endereço www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cultura. Para se inscrever é imprescindível cópia dos documentos pessoais, comprovação de que o interessado reside em Rio Preto no mínimo há dois anos e três cópias do projeto de acordo com o previsto na lei. O objetivo do programa é apoiar a execução de projetos de trabalho, visando o desenvolvimento da cultura local. Em cada uma das modalidades, poderão ser selecionados até quatro projetos. Os valores destinados para a execução dos projetos serão de R$ 12 mil para teatro; R$ 11 mil para dança; R$ 7,2 mil para música; R$ 6,7 mil para literatura e R$ 6,1 mil para artes visuais.

Inscrições para o
"Programa Municipal Nelson Seixas
de Fomento à Produção Cultural"
Data: de 1º a 30 de abril
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Secretaria de Cultura, praça Jornalista
Leonardo Gomes, 1, 4º andar - Centro
Informações: (17) 3215-1800

1º Seminário de Cultura dará início amanhã com palestra sobre "Palavra Cantata: Reflexões sobre Cultura", de Romildo Sant'Anna


A Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, dão início nesta quinta-feira (1º/4) ao 1º Seminário de Cultura, realizado no Rio Preto Automóvel Clube, às 20h30, todas as quintas-feiras dos meses de abril, maio e junho. A palestra “Palavra Cantata: Reflexões sobre cultura”, de Romildo Sant'Anna, abre a grade de programação. O encontro abordará a capacidade sensório-emocional da cultura brasileira; a interatividade dos elementos visuais e auditivos; o sucesso dos programas televisivos, radiofônicos e de auditórios. A palestra enfoca o sensorialismo da palavra cantada e suas formas de expressão na Música Popular Brasileira. Romildo Sant'Anna é escritor, jornalista, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo – USP, e Livre docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Também é assessor científico da FAPESP, CAPES e CNPq. Patrono da cadeira número 1 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, é autor de “A Moda é Viola – Ensaio do Cantar Caipira”. Durante os três meses, o 1º Seminário de Cultura realizará 12 palestras com temas diversificados, que abrangem cultura, arte e ciência. Todos os palestrantes são integrantes da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Programação do 1º Seminário de Cultura

1º de abril a 24 de junho
Sempre às 20h30
Local: Rio Preto Automóvel Clube
Av. Alberto Andaló, 2769, Centro

1 de abril
“Palavra Cantata: Reflexões sobre cultura”
Prof. Dr. Romildo Sant'Anna

8 de abril
“Em nome do DNA”
Prof. Dr. Paulo César Naoum

15 de abril
“Cidadania e Anarquia”
Prof. Dr. Salvatore D´Onofrio

22 de abril
“Crenças e Crendices sobre Cobras e Lagartos”
Prof. Dr. Luiz Dino Vizotto

29 de abril
“Os Livros da História de Rio Preto”
Lelé Arantes

6 de maio
“Medicina e Fé”
Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile

13 de maio
“A Imigração Italiana e sua Influência na Cultura Brasileira”
Profª. Drª. Rosalie Gallo y Sanches

20 de maio
“Ser o que Sou: Isto é Possível?”
Prof. Dr. Wilson Daher

27 de maio
“A Importância da Fotografia para a História de Rio Preto”
Profª. Drª. Nilce Lodi

10 de junho
“A obra -prima de Guimarães Rosa”
Profª. Drª. Hygia Therezinha Calmon Ferreira

17 de junho
“Os Bárbaros Submetidos: Crônica Jornalística”
Prof. Dr. Antonio Manoel dos Santos Silva

24 de junho
“Rui Barbosa: Política e Pensamento”
Dr. Wilson Romano Calil

As melhores charges do mês de março de Lézio Jr.

















Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!

A Página da Vida do dia 31 do mês março de 2009


Todo último dia de cada mês, estarei publicando as melhores charges deste caricaturista rio-pretense, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores traços da atualidade, espero que você também aprecie seu trabalho como os leitores do Jornal Diário da Região, da nossa querida cidade de São José do Rio Preto. Confira!


Como acontece toda última segunda-feira de cada mês, sob o comando e coordenação da Professora Lana Cristina de Paula Bianchi (fonoaudióloga e mãe especial) aconteceu ontem a reunião do grupo com palestra da Dra. Érika C. Pavarino Bertelli enfatizando o ácido fólico e as suas propriedades e do Dr. Marcos Ricardo D. Micheletto esclarecendo o uso da Psicologia no enfrentamento deste distúrbio genético logo nos primeiros momentos de seu conhecimento.
A próxima reunião do grupo será no dia 27 de abril, com a fisioterapia e seus benefícios enfocados pela Profa. Márcia Taves Parisi e Terapia Ocupacional com a Profa. Dra. Marielza R. Ismael Martins.
Caso queira comparecer a esta reunião e grupo de pais, o endereço é no Hospital de Base de São José do Rio Preto - Sala 1 – Pavilhão Fleury- Famerp das 9h00 as 12h00. Maiores informações pelo WWW.famerp.br/down ou pelo fone (17) 3201-5000 ramais: 1205 e 1215.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Ramiro em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia e agora também em nossa modesta página.

Para ver as charges da matéria acima ou as fotos ou também as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida do dia 31 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

terça-feira, 30 de março de 2010

Cultura reúne escritores locais para Bienal


Para os escritores rio-pretenses que possuem livros publicados e têm interesse em participar da 4ª Bienal do Livro, será realizada uma reunião na próxima segunda-feira (5/4), às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão. Com o objetivo de valorizar os escritores locais, a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara Brasileira do Livro disponibilizaram um estande gratuito para que os escritores de Rio Preto divulguem e comercializem suas obras durante a Bienal. A reunião irá definir a escala de escritores durante os dez dias do evento, que acontece de 30 de abril a 9 de maio, no Centro de Educação, Cultura e Arte – Swift. Além de reconhecer os escritores da cidade, o estande é um espaço para revelar novos talentos e viabilizar a inserção dos livros no mercado.

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto
Reunião com os escritores locais
Data: 5/4, segunda-feira
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão
– Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1, Centro
Contato: Marciana Lopes - (17) 3225-6164

Cia. Forrobodó participa da "Hora do Conto"


O projeto ‘Hora do Conto’ realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, inicia suas atividades do mês de abril. Quem participa do projeto é a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular. Os encontros começam no dia 1º de abril e seguem todas as quintas-feiras do mês, sempre às 15 horas, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Dr. Fernando Costa. Com o objetivo de formar novos leitores, a Cia. Forrobodó irá apresentar para as crianças o projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto”. A proposta é trabalhar com o imaginário, revisitar o universo infantil com a utilização do jogo cênico, que inclui brincadeiras de faz-de-conta e cantigas infantis. Durante o mês, será trabalhada a contação de histórias, manipulação de bonecos, jogos com o público, cantigas e brincadeiras populares. A Cia. Forrobodó pretende contribuir para a conscientização e o conhecimento das crianças de uma maneira lúdica e divertida. Para a Cia. Forrobodó, o teatro é um aliado no processo de educação formal na escola. Ele instiga a imaginação, uma vez que é um jogo de faz-de-conta. “Quando uma criança assiste a um espetáculo de teatro, é despertada a criatividade e ampliada as possibilidades de visão de mundo”, acredita os integrantes da Cia. Forrobodó.

Projeto “Hora do Conto”
Dias: 1, 8, 15, 22 e 29, sempre às quintas-feiras
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal
“Dr. Fernando Costa” – Praça Cívica.

A Página da Vida do dia 30 do mês março de 2009


Nascido em 30/03/1971, em Salto / SP. Afetado pela atrofia de alguns de seus membros superiores e inferiores, começou a pintar em 2002 e hoje mostra toda a sua habilidade e talento em obras pintadas com a boca.
A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros especiais importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por não possuírem o uso das mãos. A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos. A principal preocupação da associação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Rubens Celso Cri personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Katia Maria e Danton Salvador em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

Para ver as fotos das matérias acima ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.

A Página da Vida do dia 30 do mês março de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Empresa Municipal de Urbanismo apresenta reforma e revitalização da nossa Estação Rodoviária


As obras e melhorias realizadas pela Emurb – Empresa Municipal de Urbanismo, durante o projeto de reforma e revitalização da Estação Rodoviária de Rio Preto serão apresentadas oficialmente nesta terça-feira (30/3), às 17 horas. Pintura, iluminação, acessibilidade, lixeiras e identificação visual foram os principais pontos de mudança. O investimento foi de cerca de R$ 250 mil e os trabalhos de reparo duraram 120 dias. As mudanças resultaram em maior conforto e segurança aos milhares de usuários que passam pelo local diariamente. O projeto de reforma também levou em consideração as normas de acessibilidade.

História

O prédio da Estação Rodoviária de São José do Rio Preto foi inaugurado no dia 26 de janeiro 1973, com o nome “Estação Rodoviária Governador Laudo Natel”. Atualmente, passam pelo local mais de 6.000 pessoas diariamente, sendo que, ocorrem cerca de 2.200 embarques todos os dias. São 25 empresas de transporte urbano que atuam no local, disponibilizando mais de 2.500 destinos diferentes, nacionais e internacionais. Entre os dias 31 de dezembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010, por exemplo, mais de 13 mil pessoas embarcaram na Estação, um aumento de cerca de 30% do movimento normal no período, segundo dados do Setor de Fiscalização da Emurb.

Reforma e Revitalização da Terminal
 Rodoviária de São José do Rio Preto

Data: 30/3, terça-feira
Horário: 17 horas
Local: Terminal Rodoviária - rua Pedro Amaral, s/nº
Praça Paul Harris – Centro

Inscrição de espetáculo local para o FIT termina nesta quarta-feira


Quarta-feira (31/3) é o último dia para os grupos rio-pretenses inscreverem os espetáculos para o FIT – Festival Internacional de Teatro, realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e Sesc-SP. O material deve ser entregue na Secretaria de Cultura. A ficha de inscrição está disponível no site www.festivalriopreto.com.br.
Dos espetáculos locais inscritos serão escolhidos para fazer parte da grade de programação. Até o momento, o FIT já conta com 29 espetáculos, sendo dez adultos, cinco infantis, quatro de rua, seis internacionais e quatro convidados - três adultos e um infantil.
Em uma reunião entre os representantes da Câmara Setorial de Artes Cênicas, ficou decido que a curadoria do FIT será mantida para a seleção dos espetáculos locais. A curadoria é formada por Sidnei Carvalho Martins, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Roberto Alvim e Gabriela Mellão.
O Festival Internacional de Teatro será realizado de 15 a 24 de julho.

FIT - Inscrição de espetáculos locais

Dia: até 31 de março
Local: Secretaria Municipal de Cultura
Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº1, 4º andar.

Monica San e seu OUTONO


Clique no banner acima para conhecer esta comunidade.

A Página da Vida do dia 29 do mês março de 2009



Para ver as fotos das MULHERES NEGRAS EM AÇÃO, ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Hoje “Flor” Bueno como todos a conhecem aniversária hoje, e é com enorme satisfação que publico esta nota, Flor nasceu na cidade de Tanabi, o nome do local é até sugestivo, Rio das Borboletas, mulher sempre ligada a área de investigações, setor da policia hoje aposentada esta sempre em socorro a natureza e também aos pequenos gatos. Dona Flor parabéns pelo aniversário de hoje e congratulações por tudo que faz e também pelas milhares de arvores que plantou e também pelas centenas de gatos que socorreu. FELICIDADES!!!


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e nosso conterrâneo Agenor Borghi em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 29 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

domingo, 28 de março de 2010

Paulo Henrique Magri nosso querido amigo e fotográfo premiado é o aniversariante do dia

Foto premiada pela National Geographic, abaixo uma imagem de São José do Rio Preto que entrou em estampa de selo e ladeados com seus colegas a amiga Carla Squizato e Antonio da Nóbrega.


O repórter-fotográfico da Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de São José do Rio Preto, Paulo Magri, venceu o concurso de melhor fotografia da National Geographic Brasil no mês de janeiro, disputando a final com 30 concorrentes com fotos de diversos países. O projeto foi criado para incentivar a fotografia no mundo todo e é aberto a fotógrafos profissionais e amadores. A foto de Paulo Magri, escolhida para representar o mês de janeiro, entre inúmeras que foram enviadas, contando com as 30 finalistas, mostra um espetáculo da Virada Cultural, realizado na cidade em 2009. Além da fotografia ser publicada na revista National Geographic, Magri foi premiado com o livro “Grandes Imagens da National”. “É uma honra poder inserir Rio Preto em um cenário internacional, ainda mais por poder divulgar um evento da cidade, em meio a tantas belas imagens do mundo todo”, comentou.Paulo Magri é repórter-fotográfico formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e atualmente integra a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Rio Preto. Fotografa profissionalmente desde 1998, período em que trabalhou nos jornais Folha de Rio Preto, Dia e Noite e Diário da Região. Tem fotos publicadas em diversos veículos de comunicação de circulação nacional, entre eles, Folha de S.Paulo e O Globo, do Rio de Janeiro. "Através de nossas lentes podemos registrar momentos mágicos, belos ou trágicos. E o importante é que todos estes instantes servirão, um dia, para compor a história de um povo ou até mesmo de uma nação. Com uma máquina nas mãos temos uma janela escancarada para o mundo. E as oportunidades são iguais para todos, desde que exista um olhar criativo e inspiração sem fim", finaliza Magri.
A foto de Paulo Magri pode ser conferida no site www.ngbrasil.com.br.
A National Geographic Society (em português, Sociedade Geográfica Nacional) é uma das maiores associações científicas e educacionais do planeta. Foi fundada nos Estados Unidos em 1888 por um grupo interessado em organizar uma sociedade para o incremento e a difusão do conhecimento geográfico. Seu propósito é divulgar e melhorar o conhecimento geral da geografia e do mundo entre o público. Para este fim, realiza viagens de exploração e publica mensalmente uma revista, National Geographic.

Paulo Henrique Magri esse querido amigo que acompanhei seu crescimento e até de cuidados tomei quando criança no tempo em que erámos vizinhos de sua família no Bairro do Parque Industrial. Paulinho meus parabéns pelo seu aniversário e congratulações por tudo que faz em documentar e registrar os eventos da nossa querida São José do Rio Preto.

Acompanhe e veja mais trabalhos
de Paulinho através de seu blog

www.paulomagri.blogspot.com

Convite para bate-papo com EVANDRO ROCHA




Tema:
"A IMPORTÂNCIA DE UM
TRABALHO DIFERENCIADO
EM FOTOS DE CASAMENTO."


DATA: 31 DE MARÇO DE 2010 - Quarta-feira
HORÁRIO: 19H20
LOCAL: CASA DE CULTURA (atrás do TEATRO Municipal)

Contamos com a presença de todos.

"AFOCIRP em 2010 ainda mais forte."

JORGE MALUF
Presidente.

VALNEI PAULO MELEGATTI
Tesoureiro.

A Página da Vida do dia 28 do mês março de 2009


Ana que nasceu na cidade de Araras, estado de São Paulo no dia 28 de março de 1923 e formou dupla com Francisco dos Santos ou CASCATINHA , ele que nasceu em Araraquara...(continua na edição do ano passado).

Para ver a continuação da matéria da nossa inesquecível Inhana ou as digitalizações de nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Paulinho é jornalista e fotógrafo nascido em 1977 em nossa querida cidade de São José do Rio Preto, atuou como repórter policial no Diário da Região desde 2001, repórter fotográfico da Folha de Rio Preto de 1999 a 2000, do interior de 2000 a 2001; coordenador de equipe na agência de notícias jornal eletrônico Cidade On Line, do Uol, desde 1998 a 1999, e da Agência RPNews e agência do portal Rio Preto Net; atuou no portal eletrônico Diárioweb, do Diário da Região em 2001. Atuou como free lancer nos jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Formado em Jornalismo pela Unorp em 2000. A este amigo que conheço desde sua infância, criado juntos com meus filhos, e juntamente com sua mãe Ana e seus irmãos Matheus e Paulo ou Neto como é conhecido, nossos parabéns pela passagem de seu aniversário. CONGRATULAÇÕES!


“Eu, que sou exótica,
gostaria de recortar
um pedaço do céu
para fazer
um vestido”

Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Escritora, publicou seu primeiro livro, Quarto de Despejo, em 1960, best-seller escrito a partir de anotações feitas sobre seu cotidiano na favela onde morou em São Paulo. Esta obra alcançou recordes de venda, foi traduzida para 13 idiomas e lançada em mais de 40 países. Acervo Correio da Manhã, Arquivo Nacional.


Personalidades que aniversariam no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Apparecida Therezinha no livro “ A História de Catanduva de A a Z “.

A Página da Vida do dia 28 do mês março de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.