sábado, 3 de abril de 2010

Penny Black o primeiro selo postal





(continuação da matéria acima)

Para comprovar o pagamento antecipado da taxa, ponto considerado fundamental na proposta, Rowland Hill, sugeriu a utilização de "um pedaço de papel de tamanho suficiente para receber uma estampa, coberto na parte traseira com goma, que o portador poderia, aplicando um pouco de umidade, prender à parte posterior da carta". Nascia, assim, o primeiro selo postal, que passaria logo a estimular a curiosidade dos usuários dos correios em todo o mundo, fazendo de seu colecionismo - atividade conhecida por Filatelia - um dos passatempos mais difundidos.
Vale ressaltar que o pagamento antecipado da taxa postal não era uma novidade, e são conhecidas experiências nesse sentido desde o século XVII. A legislação postal brasileira, por exemplo, oferecia ao mandatário da carta a opção pelo pagamento antecipado do valor da taxa quando fosse seu desejo isentar o destinatário da despesa, de acordo com o estabelecido no artigo 61 do Decreto de 5 de março de 1829. Nesse caso, as cartas eram assinaladas pela palavra "franca" escrita manualmente na face principal. No entanto, a alteração definitiva do sistema, com a obrigatoriedade do pagamento antecipado, foi de grande contribuição da reforma inglesa.
Em setembro de 1939, Rowland Hill foi nomeado membro do Tesouro e ficou encarregado da implantação da reforma postal. No mesmo ano foi aberto um concurso público para escolha do desenho do selo, sendo que o vencedor foi Benjamin Cheverton, que apresentou a efígie da rainha Vitória aos 15 anos de idade, à época de sua coroação.
Foram lançados, simultaneamente, selos em dois valores distintos: o primeiro, de 1 penny, que ficou conhecido como Penny Black, devido ao valor e cor predominante. O segundo foi chamado de Twu Pence Blue, devido também ao valor e respectiva cor. Entraram em circulação no dia 06 de maio de 1840, data, portanto, que inaugurou a era filatélica. Para manter a tradição iniciada com o primeiro selo, as emissões postais inglesas apresentam o perfil do soberano até os dias atuais.
Muitos pesquisadores garantem que a cena no interior na Irlanda não aconteceu de fato, sendo obra ficcional de algum narrador dos primórdios da história da Filatelia. São encontradas mesmo várias versões para o episódio, todas tendo como ponto comum a tentativa deliberada de fraudar os Correios por parte do usuário, o que indicaria a fragilidade do sistema postal no período. O episódio da camareira irlandesa pode não ser verossímil, mas satisfaz a curiosidade humana sobre a origem das grandes criações.
Entretanto, Rowland Hill não é resultado de imaginação de folhetim, e sua reforma postal foi obra inovadora, transformando em poucos anos o sistema de funcionamento dos Correios em praticamente todas as nações. Apesar das evidências sustentadas da participação de Hill na idealização do primeiro selo postal, existe ainda muita controvérsia. Alguns autores afirmam que a idéia do uso do selo como comprovante de pagamento antecipado da taxa postal teve origem nos Cavalinhos da Sardenha, que eram folhas seladas vendidas na Sardenha em 1818, com o valor do porte pago impresso, onde aparecia a imagem estilizada de um cavalo. No entanto, a evidência de que a idéia de Rowland Hill não era original está baseada num fato ocorrido em fevereiro de 1838, quando um livreiro escocês chamado James Chalmers, habitante de Dundee, teria enviado a Hill uma carta contendo a sugestão para o pagamento antecipado das cartas dos Correios, onde apresentava, inclusive, o desenho, que seria mais tarde aproveitado sem o devido critério.
Com a racionalidade do novo sistema, o preço das cartas foi bastante reduzido e mais pessoas tiveram acesso aos serviços dos Correios, aumentando, conseqüentemente, os lucros obtidos pela administração postal inglesa. Essa foi a senha para que o mesmo princípio fosse adotado em dezenas de países ainda nos primeiros dez anos após o lançamento do primeiro selo. A Rowland Hill coube não apenas o reconhecimento de milhões de adeptos da Filatelia em todo o mundo apesar das contestações sobre a originalidade da idéia, mas também uma vultosa recompensa financeira oferecida pelo governo inglês. Penny Black e Twu Pence Blue, por sua vez, lançaram sólidas bases para os selos postais que seriam criados depois. Rowland Hill faleceu em Hampstead em 27 de agosto de 1879, aos 84 anos de idade.

***Reuniões: A Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto

reúne-se aos sábados, das 10h00min às 12h00min horas, Rua Prudente de Moraes, 3057 – centro (Agência Central dos Correios). Venham participar de nossa reunião para trocar, comprar e vender selos ou peças filatélicas. Venham fazer novos amigos desse mundo fascinante do colecionismo de selos postais. A entrada é franca. - Informações pelo telefone (17) 3203-1037 ou pelo e-mail: carlosfavarao@correios.com.br. Aguardamos a sua visita em nossa Agência central. ***


Nenhum comentário: