sábado, 30 de janeiro de 2010

Receita de Dona Cacilda

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução..
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas....
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:
- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica..

Depois me pediu para anotar:

Como manter-se jovem:
1
Deixe fora os números que não são essenciais.
Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.
2
Mantenha só os amigos divertidos.
Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)
3
Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores,
artes, jardinagem, o que quer que seja.
Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.'
E o nome do Alemão é Alzheimer!
4
Aprecie mais as pequenas coisas
5
Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto.
Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito
e muito tempo com ele / ela!
6
Quando as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.
7
Rodeie-se das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refugio.
8
Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a..
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.
9
Não faça viagens de culpa..
Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente,
mas NÃO para onde haja culpa
10
Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

E, se não mandar isto a pelo menos
quatro pessoas - quem é que se importa?
Serão apenas menos quatro pessoas que
deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.
Mas se puder pelo menos partilhe com alguém!

''...A distância pode causar saudade,
mas nunca o esquecimento..."

Monica San (São José do Rio Preto - SP) e seu GUERRA E PAZ


A Página da Vida dia 30 mês de janeiro de 2009


Philip David Charles Collins (Londres, 30 de janeiro de 1951), mais conhecido como Phil Collins, é um ...(Continua na edição do ano passado).


Para ver as fotos e a continuação da matéria do Phil Collins ou este belissimo poema de Lia Gomes da cidade de Ipaussu - SP e seu FLOR DE VIDA ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Olavo Barros em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida dia 30 mês de janeiro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Janeiro Brasileiro da Comédia encerra neste final de semana a oitava edição com Os Parlapatões

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, encerra neste final de semana (30 e 31/1) mais uma edição do Janeiro Brasileiro da Comédia. No sábado (30/1), o grupo Jogando no Quintal, de São Paulo, fecha a mostra oficial do Janeiro Brasileiro da Comédia com “Pelo Cano”, que será apresentado no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, às 20 horas.
Já o Teatro Municipal “Nelson Castro” recebe Os Geraldos, de Campinas, com o espetáculo “Números”. A peça encerra a programação da mostra paralela do Janeiro Brasileiro da Comédia, às 20 horas.
Além da mostra oficial e paralela, o Janeiro Brasileiro da Comédia, encerra também no sábado (30/1) a série de atividades formativas com o Workshop “Palhaço”, do grupo Jogando no Quintal, às 10 horas, na Casa de Cultura Dinorath do Valle.
E no domingo (31/1), a Secretaria Municipal de Cultura encerra a oitava edição do Janeiro Brasileiro da Comédia com o espetáculo convidado “Proibido para Menores”, com Os Parlapatões, de São Paulo, às 18 horas e 20 horas.
"Proibido para Menores" é um espetáculo de quadros cômicos cuja temática é a infância. Uma peça infantil para adultos, onde o humor sarcástico passa pelos clichês do que se produz no teatro, cinema e literatura para as crianças.
O espetáculo conta com vários números cômicos como o Palhaço-bomba, que aterroriza o teatro ameaçando explodir tudo se tiver que fazer uma festa infantil, o singelo encontro da Família Nevers, Papai Noelvers, Branca de Nevers, Abominável Homem das Nevers, o não menos amiguinho das criancinhas, Michael Jackson das Nevers, e o Sindicato dos Trabalhadores em Fantasias Tipo Cabeção, além de uma absurda reunião com personagens como Pluto, Frajola, Mickey e Castor, onde discutem problemas da classe em uma assembléia.
“Números” também é uma forte crítica à forma com que os adultos entendem e recordam a própria infância.
Para assistir aos espetáculos tanto da mostra oficial como da mostra paralela, os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados no dia da apresentação, com uma hora de antecedência ao horário da sessão do espetáculo.
Programação

Dia 30 (sábado)

Horário: 20 horas
Pelo Cano
Jogando no Quintal
São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

20 horas
Números
Os Geraldos
Campinas/SP
Local: Teatro Municipal Nelson Castro

Workshop

“Palhaço”
Jogando no quintal
Horário: 10 horas
Limite de participantes: 30
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle

Dia 31 (domingo)

Horário: 20 horas
Proibido para Menores
Os Parlapatões
São Paulo/SP
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381
Praça Cacilda Becker
Bairro Chácara Municipal
Fone: 17 3226-2626

Teatro Municipal Nelson Castro
avenida Feliciano Salles Cunha, 1020
Vila Itália
Fone: 3234-4297

Amanhã pela manhã tem almoço e visitação no Bairro São José e à noite tem CHEGADA DE REIS no Recinto de Rodeio de Mirassol

Amanhã (sábado 30/01) na nossa querida e vizinha Mirassol haverá o dia todo manifestações dos fiéis, pela manhã Pedroso com a sua Companhia Estrela Brilhante irá fazer a visitação as casas do Bairro São José e será servido almoço e também jantar na residência Maria Eliza e Antonio de Souza mais conhecido como "Boiadeiro" e a noite haverá Chegada de Reis com a Companhia DIVINA LUZ do Mestre Claudemir que é neto do maior representante de nossa região o Sr. Geraldo Nogueira, fundador da Igreja de santos Reis de Mirassol. O som do recinto será doado e por conta do nosso amigo Sérgio Angelo da Silva ou como é mais conhecido Sérginho (Vereador Mirassolense) e na parte de organização a sua esposa Sandra. O convite é extendido à todos fieis e o fechamento será com jantar gratuito aos participantes deste evento que ainda resiste as tradições de fé em nossa região.

“Pelo Cano” e “Números” são atrações hoje (sexta) na 8ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia

Os espetáculos “Pelo Cano”, da Cia. Jogando no Quintal, de São Paulo, e “Números”, de Os Geraldos, de Campinas são as duas atrações da 8ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia hoje (sexta-feira - 29/1), às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e Teatro Municipal Nelson Castro, respectivamente.
Com indicação etária de 14 anos, como parte da programação paralela do JBC, “Números” é dirigido por Roberto Mallet e nasceu como montagem de conclusão do Curso de Artes Cênicas da Universidade de Campinas e desdobrou-se na formação do núcleo de pesquisa Dramaturgia das Ações Cênicas: O tipo cômico na construção da poética do ator e na criação do grupo teatral Os Geraldos.
“Números” é uma comédia clownesca em que um grupo de artistas mambembes apresenta uma série de números inspirada na tradição circense. Uma homenagem a esses pequenos e desvalidos circos que percorrem o interior do país e que se tornam para nós metáfora da condição do artista e particularmente do ator de teatro.
Já pela mostra oficial, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, “Pelo Cano” retrata a linguagem do palhaço e sua relação com os objetos que traçam o caminho deste espetáculo clownesco.
Estes objetos são os dois canos. Um sifão de pia e um tubo cirúrgico, alguns rolos de fita crepe, uma nota de cem reais e uma televisão. O objeto é utilizado em diferentes formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária.
O jogo do espetáculo está na capacidade do palhaço de transformar a realidade em que está inserido e estendê-la ao objeto. Esta relação que se estabelece entre as duas personagens, por meio de seus objetos, é o fio condutor da cena e pode nos levar para realidades inesperadas.
Uma afinidade mútua entre personagens e objetos de maneira lúdica e prazerosa que estimula a imaginação.
Muitas cenas foram criadas nos quartos e corredores de hospitais, por meio de intervenções das palhaças que participam dos Doutores da Alegria.
Para assistir os espetáculos, os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19 horas, na bilheteria do Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto” e Teatro Municipal "Nelson Castro".

A Página da Vida do dia 29 mês de janeiro de 2009


José Carlos do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, RJ, 8 de outubro de 1854 — Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1905) foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Mulato, constitui-se em ...(Continua na edição do ano passado).


Para ver a foto e a continuação da matéria José Carlos do Patrocínio ou este belissimo poema de Caetano Ribeiro dos Reis de Itaquaquecetuba –SP e seu TECENDO AMOR ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Marcelo e Walter em “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 29 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Shotaro Ishinomori, mangaká japonês o maior dos cartunistas, conhecido como "Rei do Mangá"


Shotaro Ishinomori, (25 de janeiro de 1938 - 28 de janeiro de 1998) foi um mangaká japonês e uma das mais importantes figuras nos universos do mangá, anime e tokusatsu. Seu nome real era Shotaro Onodera, e ele também era conhecido como Shotaro Ishimori até 1986, quando ele mudou seu último nome para Ishinomori. Inicialmente, almejava ser um romancista, foi o contato com Osamu Tezuka que o incentivou a seguir carreira no mundo do mangá, onde se tornou um dos autores de maior prestígio de todo Japão, sendo um dos mais famosos frequentadores da lendária pensão Tokiwa-so para jovens aspirantes a mangaká. Um museu do mangá foi erguido em sua homenagem na cidade de Ishinomaki, Miyagi, sua terra natal, em 2001. Ishinomori iniciou sua carreira como assistente de Osamu Tezuka, onde impressionou o seu mentor com um talento incomum para um garoto da sua idade e artista ainda amador. Mais tarde, ele decidiu seguir sua própria carreira e acabou se tornando uma lenda entre os cartunistas japoneses, sendo mais tarde conhecido como "O Rei do Mangá" em seu país de origem. Além de Tezuka, suas principais influências estão no cinema(conta-se que assistia a cerca de 500 filmes ao ano) e na literatura, em especial na ficção científica, pode-se observar claras inspirações em autores como Ray Bradbury, John Wyndham, Jack Finney, Edgar Rice Burroughs, Isaac Asimov, H. G. Wells, etc... Ishinomori foi um autor extremamente prolífico com mais de 700 títulos no currículo, o que lhe rendeu posição no Guiness Book como o cartunista com maior número de trabalhos já publicados. Nos anos 50, realizou adaptações de diversas obras literárias e contos de ficção científica. Se tornou famoso com Kaiketsu Harimao, herói malaio que lutava pela libertação de seu povo, oprimido por inescrupulosos tiranos do ocidente. O personagem também foi astro de um popular seriado de TV do início dos anos 60, precussor das famosas séries tokusatsu. Nos anos 60, seus trabalhos que mais se destacaram foram Cyborg 009 e Sabu to Ichi Torimono Hikae, os quais nunca deixou de publicar novos arcos de histórias até falecer em 1998. Outro trabalho bem conhecido foi Mutant Sabu, o primeiro a abordar o tema da parapsicologia e tendo como protagonista um garoto que usa de suas habilidades extra-sensoriais para enfrentar todo tipo de malfeitores. Na mesma linha surgiu Genma Taisen, obra realizada em conjunto com Kazumasa Hirai, famoso escritor de ficção científica conhecido no meio do mangá pela criação do Oitavo Homem. Outra obra de relevância foi Okashina Okashina Anoko, mangá repleto de muito humor que contava as aventuras de Etsuko, uma misteriosa garotinha descedente do ninja Sarutobi Sasuke, mais tarde a obra foi adaptada para TV pela Toei sob o título de Sarutobi Ecchan. Os anos 70 foram uma época de ápice criativo para Shotaro Ishinomori, Skull Man, um mangá de apenas 100 páginas, se provou um tremendo sucesso e findou por dar origem a um dos maiores ícones pop do Japão, e talvez o trabalho mais conhecido de Ishinomori: Kamen Rider. Depois, Ishinomori ainda emplacaria mais uma vez criando Jinzo Ningen Kikaider, no qual presta tributo ao mangá Tetsuwan Atom(Astro Boy) de seu mentor Osamu Tezuka, tendo como inspiração o Pinóquio de Carlo Collodi e o Frankenstein de Mary Shelley. Com o estouro dos Henshin Heroes na TV japonesa, iniciado por Kamen Rider, nasceram também Inazuman, Henshin Ninja Arashi e Robot Keiji K, todos seguindo uma longa genealogia de heróis criados por Ishinomori e tendo seus títulos em mangá publicados ao mesmo tempo que suas respectivas séries de TV iam ao ar. No entanto, os mangás eram conhecidos por suas temáticas mais adultas e argumentos mais sólidos, sempre recheados com muito drama e conflitos psicológicos. Ishinomori foi também responsável por inaugurar o gênero dos Super Sentai com suas séries Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengekitai. Nos anos 80, lançou HOTEL, mangá vencedor de prêmios importantes e já até adaptado em uma telenovela de sucesso. Ainda viria a ser reconhecido pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de mangás didáticos, dos quais se destacam Manga Nihon Keizai Nyuumon(Introdução a Ecônomia Japonesa em Mangá), traduzido para o inglês pelo próprio Ishinomori e utilizado como objeto de estudo na renomada Universidade da Califórnia, e Manga Nihon no Rekishi(A História do Japão em Mangá). Nos anos 90 foi contratado pela Nintendo Power para realizar a adaptação oficial em mangá do jogo The Legend of Zelda: A Link to the Past e deixou nas mãos do jovem mangáka Kazuhiko Shimamoto, o direito de produzir o revival de Skull Man, em uma sequência totalmente inédita. No Brasil, suas séries mais conhecidas foram Kamen Rider Black, Bicrossers, Machineman e Patrine, todas dirigidas ao público infantil e exibidas pela Rede Manchete. Alguns ilustres desconhecidos também deram as caras na TV Tupi como Cyborg 009 e Esquadrão Arco-Íris. Mas talvez a obra mais representativa de Shotaro a chegar no Brasil tenha sido Cyborg 009 The Cyborg Soldier, readaptação de seu famoso mangá realizada em 2001 e também a mais fiel ao material original, infelzimente vítima de pouca repercussão quando exibido pelo Cartoon Network. Ghenma Wars, outro anime baseado nos mangás de Ishinomori, deu as caras no Animax, porém em versão repleta de cortes, o longa metragem baseado na mesma obra já havia sido antes exibido pelo Multishow nos anos 90. Por fim temos 009-1, que teve sua estéia no Animax em 2008.
Estilo e Influência
Ishinomori foi uma das mais importantes figuras no mundo do mangá, desenhava cerca de 500 páginas ao mês e manteve-se ativo por seus mais de 40 anos de carreira, seu estilo único e sequência de quadros que transmitiam uma forma quase cinematográfica de expressão foram influência para todos os artistas que o procederam. Apesar de ter sido, incontestavelmente, um gênio, era sempre descrito como um senhor gentil e bem humorado, além de forte sentimento anti-militarista, consequência direta de sua juventude durante o período da Segunda Guerra Mundial. Go Nagai se tornou um de seus mais famosos aprendizes e hoje também é conhecido como um dos mestres da arte sequencial japonesa, Rumiko Takahashi dissera publicamente que Cyborg 009 fora o primeiro mangá que colocara em mãos e Katsuhiro Otomo criou sua obra-prima, Akira, inspirado por seus trabalhos, em especial, Genma Taisen. Shotaro Ishinomori figura como o segundo maior nome do mangá em todo Japão, ficando abaixo apenas de seu mentor Osamu Tezuka, cujo foi por diversas vezes comparado e até hoje é considerado o único mangaka que foi capaz de fazer frente ao consagrado "Deus" do Mangá.
Morte e Obras Póstumas
Ishinomori morreu por complicações cardíacas no dia 28 de Janeiro de 1998. Seu último trabalho foi a série tokusatus para TV, Voicelugger, exibido postumamente meses depois. Deixara inacabados os mangás Cyborg 009, cujo final era prometido para 2000, a data prevista por Nostradamus para o fim do mundo, e HOTEL, que nunca cessou publicação desde os anos 80. O trabalho de Ishinomori ganhou novo fôlego com a ajuda de seu filho, Akira Onodera, e o Character Design, Naoyuki Konno, que trabalharam juntos em Jinzo Ningen Kikaider - The Animation, Kikaider 01 The Animation, Kikaider vs Inazuman,Cyborg 009 The Cyborg Soldier e 009-1. O final da série Cyborg 009 The Cyborg Soldier foi baseado nos manunscritos finais deixados por Ishinomori como a conclusão de sua grande saga.

Convite para a 2ª. Reunião do Ano de 2010 da ARPE - Associação Rio-Pretense de Escritores

A Arpe – Associação Rio-pretense de Escritores, vem a público convidar a todos os escritores interessados, para a 2ª. Reunião do Ano de 2010. Na Casa de Cultura Professora Dinorath do Valle – Praça Cacilda Becker, s.n. , Vila Universitária, ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Netto.
Dia 29 de janeiro de 2010 – Sexta feira, às 20 horas
Pauta - Construção do Plano
de trabalho coletivo para 2010.
- Confraternização e declamações
Por gentileza, se possível, os cavalheiros levem as bebidas (refrigerante, suco, cerveja, vinho, etc) e as damas levem as comidas (salgados, bolos, doces, etc). A comunidade literária agradece imensamente.

Manoel Messias Pereira
Presidente da ARPE

Higia Therezinha Calmon Ferreira e sua AGENDA POÉTICA

Archimedes Ary Beolchi


Archimedes Ary Beolchi é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Dicionário Rio-Pretense - São José do Rio Preto de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 28 mês de janeiro de 2009


Digitalização da capa do Jornal da Cooperativa e também do convite da Festa Rio-Pretense de Companhia de Reis


Para ver as digitalizações da matéria acima ou este belissimo poema de Vilma de Fátima Rodrigues da cidade de Bauru – SP e seu CRAVO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam nos livros de suas cidades, Gustavo, Mauro e Willian por São José do Rio Preto e Fuad e Maria Cristina por Catanduva.

A Página da Vida do dia 28 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Carnaval 2010 terá dois espaços de apresentações e seis bandas diferentes

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, definiu a programação do Carnaval Popular 2010, que será de 12 a 16 de fevereiro, e que neste ano está com muitas novidades. Serão dois locais de apresentações e seis bandas diferentes, além da participação da Bateria Nota 10 de Clodoaldo Canizza. Um dos espaços que receberá a festa será o Complexo Júpiter Olímpico. Com um palco fixo, o ginásio sediará três noites de muito agito com shows das bandas Ballu Bacana, Matraka e Batucaxé. Do outro lado da cidade, no bairro Jardim das Oliveiras, a população recebe o trio-elétrico Apocalipse, que será o palco de apresentações das bandas Axékebom, Batucaxé, Grupo Karametade e Jana Lima. Serão cinco noites de festa, que acontecerão no final da avenida Mirassolândia, atrás do Supermercado Trídico. A abertura dos shows ficará por conta de Clodoaldo & Cia. Bateria Nota 10, que com oito músicos e duas mulatas fará o “esquenta” do público, com muito samba, para as próximas atrações. O grupo já participou de carnavais em clubes de Rio Preto e ainda em Cuiabá, Campinas e Santos. No bairro Jardim das Oliveiras a festa será de 12 a 16 de fevereiro, e no Júpiter Olímpico será nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Nos dois espaços, o evento terá início às 20 horas. A primeira banda a se apresentar e abrir o Carnaval 2010, dia 12/2 (sexta-feira), no Jardim das Oliveiras, será Axékebom. O grupo rio-pretense foi formado em 2001 e desde então vem se apresentando em diversos carnavais e micaretas fora de época. No repertório estão músicas de grupos já consagrados, como Chiclete com Banana, Claudia Leite, Asa de Águia, Ivete Sangalo, entre outros. No dia 13/2 (sábado) é a vez do Júpiter Olímpico começar a sua festa e quem abre o evento é a banda Ballu Bacana. Direto de Salvador, os seis integrantes trazem um repertório para dançar, pular, cantar e eletrizar o público rio-pretense. Formada em 2003, a banda é composta por Ricardinho (voz e guitarra), Maurício Pessoa (contra-baixo), Alirson Arce (guitarra), Edir de Oxossi e Tchutchuba (percussão) e Perez Brasil (bateria). Os músicos já dividiram o palco com artistas consagrados como Claudia Leite, Jammil, Banda Eva, Jota Quest, Ivete Sangalo, Inimigos da HP, entre outros. Em 2008, o grupo lançou o primeiro CD, “Eterno Romance”, com músicas próprias e regravações. O evento recebe também a atração Batucaxé, nos dias 13 e 14/2 (sábado e domingo) no Jardim das Oliveiras e no dia 15/2 (segunda-feira) no Júpiter Olímpico. A banda foi formada em 2005 e tem como vocalista principal Cristianne Alves, que começou sua carreira aos 18 anos e foi se aperfeiçoando cada vez mais no axé music. O repertório do show conta com músicas de bandas conhecidas e seis próprias. No domingo de Carnaval (14/2), o Júpiter Olímpico recebe Matraka. A banda surgiu em 2004 quando a vocalista Patrícia Secchis resolveu se dedicar à música baiana. Atualmente se destaca, principalmente, no circuito universitário, mas traz em seu currículo diversos shows, entre eles réveillon em Angra dos Reis para mais de 100 mil pessoas e, no primeiro dia do ano, a primeira Balsa Elétrica, em Alto Mar, na Procissão Marítima, para mais de três mil embarcações. Neste ano, a Matraka aposta na música “Nas Batidas do Coração”, de Alexandre Peixe. No dia 15/2 (segunda-feira) quem se apresenta é o Karametade, que começou na cidade de Santos inicialmente como grupo de pagode e em 2001 os integrantes resolveram se dedicar ao samba. Desde então Marcelo Mury vem tocando o barco ao lado do cantor Caê Campos, de Beto Calixto (cavaquinho) e Thiago Reis (percussão). E para fechar o Carnaval 2010, o trio elétrico Apocalipse, no Jardim das Oliveiras, recebe a cantora Jana Lima, que vem se descatando pelo País no cenário do axé. Janna Lima começou sua carreira aos 13 anos, em Ribeirão Preto. Se apresentou em pequenos eventos até ser convidada para shows em diversos carnavais pelo País. Em 2008 foi convidada pelo grupo Jammil a participar em Salvador, diante de mais de 50 mil pessoas, estreou no maior Carnaval do mundo, se tornando uma grande promessa do axé. O trio elétrico Apocalipse já foi palco de muitas bandas em diversas cidades do País. Possui palco com 48 metros quadrados e 150 mil watts de potência.

Programação do Carnaval Popular 2010:

Bairro Jardim das Oliveiras

Dia 12/2 (sexta-feira) – Axékebom
Dia 13/2 (sábado) – Batucaxé
Dia 14/2 (domingo) – Batucaxé
Dia 15/2 (segunda-feira) – Grupo Karametade
Dia 16/2 (terça-feira) – Jana Lima

Complexo Júpiter Olímpico

Dia 13/2 (sábado) – Ballu Bacana
Dia 14/2 (domingo) – Matraka
Dia 15/2 (segunda-feira) – Batucaxé

Walcyr Monteiro escritor e jornalista de Belém do Pará, completa hoje 70 anos


Walcyr Monteiro (Belém do Pará, 27 de janeiro de 1940-) é um escritor brasileiro.
É jornalista profissional, tendo trabalhado e colaborado em diversos jornais e revistas. Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Atualmente preside o Centro Paraense de Estudos do Folclore e é secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministra palestras sobre folclore.
Seu livro Visagens e Assombrações de Belém já foi utilizado como base para produção do roteiro do longa-metragem Lendas Amazônicas (1998), e o curta-metragem Visagem (2006).

Obras publicadas

Visagens e Assombrações de Belém
Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia
(coleção de 13 livros)
Cosmopoemas
Miscêlanea ou Vida em Turbilhão
As Íncriveis Histórias do Caboclo do Pará
Histórias Brasileiras e Portuguesas para Crianças
Presente de Natal

Raul Marques, página 19 do seu belíssimo livro de poesias DEPOIS DO SILÊNCIO


A Página da Vida do dia 27 mês de janeiro de 2009



Djavan Caetano Viana (Maceió, 27 de janeiro de 1949) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular...(Continua na edição do ano passado).


Luiz Carlos Fabrini nasceu na vizinha cidade de Barretos no dia 27 de janeiro de 1934, filho de Antônio Fabrini e Batistina Macedo Fabrini. Radialista, jornalista e advogado, Fabrini iniciou nos meios radiofônicos no ano de 1955 na antiga PRJ-8, hoje Rádio Barretos AM. Teve passagem também pelas rádios: Independente AM, Educadora de Uberlândia, Gazeta de São Paulo e Nacional – Globo de São Paulo, Clube de Ribeirão Preto. Na televisão trabalhou na TV Triângulo de Uberlândia, TV Soares e atualmente está na Rede Vida de Televisão, em São José do Rio Preto. A trabalho, Fabrini já viajou para o Chile, Argentina, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Suíça e Itália. Casado com Sali Barbar Fabrini, tem três filhos: Luiz Carlos, Luiz Guilherme e Maria Lígia.


Para ver as fotos de Djavan e a continuação de sua biografia e também a foto de Luiz Carlos Fabrini da nossa Rede Vida de São José do Rio Preto ou este belissimo poema de Célia Almeida Souza de Suzano – SP e seu EM BUSCA DE UM AMOR ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Luzia Aparecida em “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 27 mês de janeiro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1º Fórum de Habitação de Interesse Social no próximo dia 6 às 14h00 na Câmara Municipal

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, com o apoio da Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares e da Caixa Econômica Federal, promove no dia 6 de fevereiro o 1º Fórum Municipal de Habitação de Interesse Social. O evento será na Câmara, a partir das 14 horas, e é aberto ao público. No Brasil, e também em relação aos acordos internacionais, a habitação é um direito sendo, portanto, dever do Estado e da sociedade construir alternativas, estabelecer parcerias e definir prioridades, de modo a viabilizar alternativas compatíveis com as necessidades de moradias, considerando a especificidade de cada cidade. Desta forma, o Fórum é mais uma das ações da administração para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que está sendo coordenador por uma comissão nomeada a partir do decreto 15.051, em atendimento ao termo de compromisso firmado pelo município com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal. O documento está sendo elaborado juntamente com uma consultoria contratada, a da Oliver Arquitetura Ltda. A Secretaria Municipal de Habitação espera que o público compareça e colabore com sugestões e indicações para que o Plano possa ser definido de maneira democrática e com a maior abrangência e eficiência possível.

“Memórias” e “Clube da Cena” são atrações amanhã (27/1) do Janeiro Brasileiro da Comédia

O Janeiro Brasileiro da Comédia segue nesta quarta-feira (27/1) com mais dois espetáculos abertos à população, um da mostra oficial, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, e o outro da mostra paralela, no Teatro Nelson Castro. No Municipal quem sobe ao palco é a Cia. Clube da Cena, do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Clube da Cena”, às 20 horas. Já o Nelson Castro recebe, também às 20 horas, o espetáculo “Memórias de um Sargente de Milícias”, da Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto. O Clube da Cena é um projeto que reúne um coletivo de 28 atores, seis autores fixos e um autor convidado semanal, um músico e diversos convidados para encenarem juntos uma nova peça a cada semana, composta por sete esquetes inéditos escritos sobre um tema semanalmente escolhido. O Clube da Cena vai apresentar no “Janeiro Brasileiro de Comédia” sete dos melhores esquetes criados durante este intenso processo, entre eles o vencedor do Festival Estadual de Humor do Rio de Janeiro em 2009. Inspirado no livro homônimo de Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um Sargento de Milícias” trata-se de uma forma de teatro cômico medieval. Trabalha com a linguagem farsesca para a encenação. Propõe uma ação rápida, irreverente e burlesca, utilizando personagens e situações caricatas.

PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA

Dia 27/1, quarta-feira
Horário: 20h
Clube da Cena
Cia. Clube da Cena
Rio de Janeiro/RJ
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

20h
Memórias de um Sargento de Milícias
Cia. Fábrica de Sonhos
São José do Rio Preto/SP
Local: Teatro Municipal Nelson Castro

Alanée Rodrigues (Natal - RN) e seu GOSTO

Ivana Maria Zirondi Sahão




Ivana Maria Zirondi Sahão é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 26 mês de janeiro de 2009


Imagens feitas durante Chegada de Reis em Nossa Catedral e também um lauto almoço.


Para ver as imagens da Chegada de Reis em plena Catedral de São José do Rio Preto ou este belissimo poema de Elizeu Vieira dos Santos de Marília – SP e seu RUAS DA TARDE ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Click em Roberto Farath produzido em um evento no Mercado Municipal de São José do Rio Preto, este músico que embalou várias gerações é sinonimo de tango em nossa cidade.
Parabéns!
Parabéns!
Parabéns!

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.


Paulo Serra amigo radialista e jornalista desde os bons tempos do Jornal A Noticia nos anos 80, é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e Cristiane e Fabiana em “A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 26 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

456 anos da bela megalópole São Paulo

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo o status de cidade global alfa -, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e o São Paulo Fashion Week.
Décima cidade mais rica do mundo, o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro[9] e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ser responsável por 28% de toda a produção científica nacional – segundo dados de 2009.
O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".
São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19.223.897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Estendido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Nota: As informações e a biografia desta cidade é imensa, impossivel até de mensurar, a idéia deste blog é somente dar uma pequena pincelada e fazer o registro desta data muito importante para nós que vivemos e dependemos desta laboriosa cidade.

Marcos Henrique Lemos de Oliveira, o impressor aniversariante


Hoje nosso caro amigo Marcos Henrique Lemos de Oliveira está aniversariando, ele que durante muito tempo esteve ligado a impressões de jornais e muito conhecido na área gráfica, inclusive aatualmente fazendo parte do Sindicato dos Gráficos aqui de São José do Rio Preto. Ao Marcos os parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz para a classe que realmente mete a mão na tinta.

Edson Rufo (São Paulo - SP) e seu ENCANTADA


Felício Tambellini ou Rafael Tambellini

Felício Tambellini ou Rafael Tambellini - Serralheiro e chaveiro (São Carlos - SP, 25/01/1900- Catanduva - SP 1977). Foi o primeiro chaveiro da cidade; chegou em 1920 e instalou a primeira serralheria da cidade, a Serralheria Tambellini, onde confeccionava artesanalmente instrumentos agrícolas e peças decorativas para construção dos edifícios, autor de grades de proteção e dos portões que ornamentam importantes obras aequitetônicas da cidade e integrante da Banda de Música "União de Catanduva", fundada em 1917.

Felício Tambellini ou Rafael Tambellini é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia. Se porventura o leitor souber a data precisa de seu falecimento , por gentileza poste em forma de comentário ou envie o email a esta articulista que terei o máximo prazer em enriquecer ainda mais a sua biografia deste pioneiro de nossa querida Catanduva.

A Página da Vida do dia 25 mês de janeiro de 2009


Hoje esta cara amiga artista plástica comemora mais um aniversário e é com grande alegria que dou publicidade ao aniversário desta riopretense filha de Maria de Lurdes e de Bento Justo, sua arte , suas mandalas elevam a cultura e a comunidade afro-descendentes de nossa cidade. Lúcia Helena parabéns pelo seu niver e congratulações por todo seu trabalho desenvolvido nas artes plásticas.
CIDA CARAN NOSSA COLUNISTA SOCIAL

Outra amiga desde os bons tempos do Jornal Dia e Noite na década de 70, esta colunista e mulher maravilhosa a quem tenho muita gratidão é também a aniversariante do dia. È um enorme prazer publicar a sua biografia abaixo. Cida parabéns e congratulações por tudo que você representa para a nossa cidade e região.


Para ver as fotos da Lúcia Helena Justo Teodoro e Maria Aparecida Caran Westin ou CIDA CARAN e também a sua biografia ou este belissimo poema de Marco Aurélio de Paiva Corrêa da nova vizinha e querida Nova Granada - SP e seu SOLIDÃO ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro“ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 25 mês de janeiro de 2008


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog.
Grato.

domingo, 24 de janeiro de 2010

6 anos do nosso inseparável e belíssimo ORKUT


Talvez não tenha aparecido na sua lista de aniversariantes, mas hoje é um grande dia para o orkut: o site está completando 6 anos de idade! Durante esse tempo aprendemos a andar, a falar e a colorir, entre muitas outras conquistas. Também agitamos as coisas e nos reinventamos não apenas uma vez, mas duas, com o lançamento do novo orkut!
Mais importante ainda, é que ao longo desse caminho nós fizemos muitos grandes amigos (mais de 80 milhões pelo mundo!), e estamos felizes que você esteja entre eles.
Para comemorar esse dia, criamos um doodle especial:
Obrigado por nos acompanhar por todos estes anos. O time do orkut está preparando muitas novidades, por isso estamos ansiosos por muitos outros aniversários juntos!

Postado por Ariel, em nome da equipe do orkut.

REPÚBLICO O TEXTO DO ARIEL AOS USUÁRIOS
E DESEJO PARABÉNS E CONGRATULAÇÕES !

Sidinei Ribeiro

Jesus Carlos Aprígio de Paula, compositor e radialista de Catanduva é o aniversariante do dia




Hoje nosso querido amigo compositor e radialista catanduvense mais conhecido como Jesus Carlos é aniversariante do dia , ele que nasceu aos 24 de janeiro de 1956 na vizinha Tabapuã SP é filho de Julia Gonçalves de Paula e de Osvaldo Aprígio de Paula (In memorian). Jesus Carlos é casado com Maria Aparecida de Paula mais conhecida como Nena e dessa união nasceram: Vagner, Varlei, Vaine e Vaile. Ao nosso amigo compositor os parabéns pela passagem de seu aniversário e congratulações por tudo que faz pela nossa música sertaneja de raiz.

Silvinha Simões (Taubaté - SP) e seu PERDA


George Oda

George Oda - engenheiro (Barretos SP 24/1/1952) Primeiro vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto para a gestão 2005/2006; diretor adjunto do sindicato dos Engenheiros do Estyado de São Paulo para a gestão 2005/2007. Formado em Engenharia Elétrica em 1974 e em Física em 1973, pela faculdade de Engenharia de Barretos; especialista em Sistema de Energia e Potência pela Universidade Federal de Uberlândia em 2001.

George Oda é a personalidade aniversariante no dia de hoje que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

A Página da Vida do dia 24 mês de janeiro de 2009



Sharon Marie Tate (Dallas, 24 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 9 de Agosto de 1969) foi uma atriz norte-americana e uma das mulheres...(Continua na edição do ano passado).


Para ver as fotos de Sharon Marie Tate e a continuação de sua matéria ou este belissimo poema de Claudiana Zeuli da nossa e linda Votuporanga – SP e seu O SADISMO AMOR ou abaixo as nossas personalidades aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria ou da personalidade desejada que o link te levará à edição deste dia e mês do ano passado.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.


Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z” de Vicente Celso Quaglia.

A Página da Vida do dia 24 mês de janeiro de 2008

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de dois anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.