sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

“Pelo Cano” e “Números” são atrações hoje (sexta) na 8ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia

Os espetáculos “Pelo Cano”, da Cia. Jogando no Quintal, de São Paulo, e “Números”, de Os Geraldos, de Campinas são as duas atrações da 8ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia hoje (sexta-feira - 29/1), às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e Teatro Municipal Nelson Castro, respectivamente.
Com indicação etária de 14 anos, como parte da programação paralela do JBC, “Números” é dirigido por Roberto Mallet e nasceu como montagem de conclusão do Curso de Artes Cênicas da Universidade de Campinas e desdobrou-se na formação do núcleo de pesquisa Dramaturgia das Ações Cênicas: O tipo cômico na construção da poética do ator e na criação do grupo teatral Os Geraldos.
“Números” é uma comédia clownesca em que um grupo de artistas mambembes apresenta uma série de números inspirada na tradição circense. Uma homenagem a esses pequenos e desvalidos circos que percorrem o interior do país e que se tornam para nós metáfora da condição do artista e particularmente do ator de teatro.
Já pela mostra oficial, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, “Pelo Cano” retrata a linguagem do palhaço e sua relação com os objetos que traçam o caminho deste espetáculo clownesco.
Estes objetos são os dois canos. Um sifão de pia e um tubo cirúrgico, alguns rolos de fita crepe, uma nota de cem reais e uma televisão. O objeto é utilizado em diferentes formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária.
O jogo do espetáculo está na capacidade do palhaço de transformar a realidade em que está inserido e estendê-la ao objeto. Esta relação que se estabelece entre as duas personagens, por meio de seus objetos, é o fio condutor da cena e pode nos levar para realidades inesperadas.
Uma afinidade mútua entre personagens e objetos de maneira lúdica e prazerosa que estimula a imaginação.
Muitas cenas foram criadas nos quartos e corredores de hospitais, por meio de intervenções das palhaças que participam dos Doutores da Alegria.
Para assistir os espetáculos, os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19 horas, na bilheteria do Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto” e Teatro Municipal "Nelson Castro".

Nenhum comentário: