sábado, 19 de setembro de 2009

Ignácio de Mendonça Uchôa, o homem que deu nome a nossa vizinha e bela Uchôa - SP

Do belíssimo livro de Heloisa Candolo, esta abnegada professora que juntando os fragmentos , recortes e fotos antigas, ao longo dos anos criou este livro “Uchôa: Uma História”, e que com tantas famílias em nossa região e estado vou dar a publicidade devida digitalizando páginas e peço ao leitor que dê zoom ou recorra a meios eletrônicos e acompanhe a belíssima história de Uchôa inicialmente com o seu maior personalidade.

Acompanhe,

as belas imagens .








Fabiano Mendes Pereira (Marília – SP) e seu VALOROSO AMIGO


A Página da Vida, dia 19 do mês setembro de 2008

Paulo Reglus Neves Freire, com sua pedagogia

crítica tornou-se o maior educador brasileiro

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos e a continuação da matéria acima e abaixo sobre Paulo Freire este que foi o maior educador do Brasil, ou também as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Campanha Nacional de Alfabetização e a

Pedagogia da Libertação e Humanizadora

No início da década de 1960 montou, no estado de Pernambuco, um plano de alfabetização de adultos que serviu de base ao desenvolvimento do que se denominou Método Paulo Freire de alfabetização popular,...(Continua na edição do ano passado).

Aldemir Bilaqui, BenHur Junqueira

Ribeiro Andrade e Edson Andrella

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”e Edson Andrella pelo livro “ A História de Catanduva de A a Z”, e agora também em nossa modesta página.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tarde de Trocas neste sábado no Recanto de Alá



Programação Semana do Dia da Árvore, inicia amanhã às 9,00 horas com plantio de mudas

Para comemorar o Dia da Árvore, na próxima segunda-feira (21/9), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, Sindicato Rural de São José do Rio Preto, Câmara de Vereadores e do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, programou atividades para incentivar a consciência ambiental e a preservação do verde. As ações foram criadas a partir de iniciativas e ideias da própria comunidade. Além de um workshop, haverá o plantio, em três etapas, de 750 mudas no Lago III da Represa Municipal. O local é uma das prioridades do governo de Rio Preto para aumentar a arborização urbana. O projeto de revitalização do Lago III prevê, além da construção de uma ciclovia, o plantio de quatro mil árvores. De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, baseado em foto aérea de 2006, Rio Preto possui 8,41 metros quadrados de arborização por habitante. A ONU –Organização das Nações Unidas preconiza para os municípios 12 metros quadrados por habitante. Para o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, o índice do município não representa a realidade atual. Por isso, um estudo detalhado será feito para a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana. O edital de licitação para contratar a empresa que fará o projeto está em fase final de elaboração. “Estamos executando vários projetos para aumentar a arborização e cobertura vegetal do município, inclusive com apoio de entidades, como a Unesp e de empresas que cumprem Termo de Ajustamento de Conduta com o plantio de mudas. Desta forma, acredito que o índice de arborização do município é amior do que o indicado no levantamento de 2006”, explica Bueno. Durante o primeiro semestre de 2009, aproximadamente 16 mil mudas foram plantadas na cidade. As atividades comemorativas começam no sábado (19/9) com o plantio de 250 mudas por voluntários do Programa Escola da Família, da Secretaria da Educação do Estado, a partir das 9 horas, no Lago III da Represa Municipal. No domingo será a vez do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia plantar também 250 mudas no local. O Dia da Árvore, segunda-feira (21/9), será comemorado com o workshop “A Importância da Árvore”, a partir das 8 horas no Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Serão abordados três temas: arborização urbana, Plano Diretor de Arborização Urbana e Leis Ambientais sobre reservas rurais. O evento é gratuito e aberto a toda população. Informações pelo telefone (17) 3224-2044 na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. No encerramento, às 14 horas, mais 250 mudas serão plantadas no Lago III, na área entre a BR-153 e Vertedouro do Semae, pela concessionária Faria Motos e o Sindicato Rural de São José do Rio Preto.

Programação - Workshop

8h – credenciamento

8h30 – abertura do evento com apresentação cultural, exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino.

8h50 – pronunciamento das autoridades

9h20 – palestra: “Arborização Urbana de São José do Rio Preto” – Drª. Valéria Stranghetti – coordenadora do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA/UNIRP)

10h – palestra: “Plano Diretor de Arborização Urbana” – engenheiro agrônomo Érico Trindade

10h40 – palestra: “Leis Ambientais – legalização de reservas rurais” – engenheira agrônoma Luciana Teixeira de Paula do Sindicato Rural de São José do Rio Preto

11h20 – mesa Redonda

Serviço

Wokshop – A Importância da Árvore

Data: 21/9/09

Horário: 8 horas

Local: CIESP - Centro das Industrias do Estado de São Paulo, avenida Clovis Oger, 706 – Distrito Industrial

Segunda-feira 21 de setembro é Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (21/9), terá uma série de atividades, a partir das 9 horas, na Praça Dom José Marcondes, em São José do Rio Preto. Na programação estão agendadas apresentações de capoeira, ginástica olímpica, coral, percussão, entre outras atrações. O evento é organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiente, com o apoio das Secretarias Municipais dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia e Cultura, e também de entidades do município. A programação começa às 9 horas e vai até as 12 horas. Depois da abertura haverá apresentação do coral e capoeira da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Na sequência, os alunos da Associação Renascer farão exibições de percussão e ginástica olímpica. Ainda estão programadas as realizações de experiências sensoriais, mostrando o desempenho diário de uma pessoa com deficiência, e demonstração de basquete sobre rodas do Cad –Clube Amigos dos Deficientes.

E a Secretaria Municipal de Cultura vai levar para o evento o show “Velho Vinil”.

William Linhaes (São José do Rio Preto – SP) e seu VIDA IMAGINÁRIA


A Página da Vida , dia 18 do mês setembro de 2008

Há 58 anos a primeira transmissão de

televisão no Brasil foi uma partida de futebol

A primeira transmissão de televisão no Brasil fez a transmissão de uma partida de futebol. Foi em 28 de setembro de 1948. O responsável foi Olavo Bastos Frias. Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de...(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos e a continuação da matéria acima sobre os 58 anos da televisão no Brasil, ou também as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Basileu Toledo França, Darcy da Silva

Carramona, Lydia Gattaz Sabbag,

Marcelo Dela Torre Napolitano,

Nelson Nagib Gabriel, Oswaldo Ribeiro

e Paulinho Locatelli Garcia

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

Mauro Tadeu Assi, Rubens Durante,

José Macbeth de Franchi Guimarães

e Theodoro Rosa Filho (Timochenko)

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z” e agora também em nossa modesta página.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

5ª Semana Nacional do Trânsito começa nesta sexta-feira discutindo todo tipo de imprudência




Começa nesta sexta-feira (18/9) a 5ª Semana Nacional do Trânsito irá discutir a imprudência. O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança e a Apatru – Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito. A abertura terá a participação da SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do jornal Diário da Região. De acordo com a programação, será proferida a palestra “Prevenção de Acidentes de Trânsito” e haverá uma apresentação de performance teatral, às 14 horas. À noite haverá blitze de atores performáticos nos bares e points da juventude, com esquete sobre a imprudência no trânsito. O objetivo é despertar nos jovens a consciência para a necessidade em se respeitar às leis de trânsito com o objetivo de prevenir acidentes. A Semana vai de 18 a 27 de setembro com palestras, debates e apresentações teatrais. Estatísticas do Banco Municipal de Dados Permanentes de Acidente de Trânsito revelam que em Rio Preto 54,5% das causas de acidentes com vítimas é resultado da imprudência e 31,8% são causados por álcool. “Queremos mobilizar a sociedade para que motoristas e pedestres respeitem as leis de trânsito. É pela educação que se constrói cidadania”, resume a coordenadora da Apatru, Antonia Aparecida da Silva. O respeito à sinalização e o combate ao abuso do álcool pelos motoristas serão os principais focos das palestras da Semana. “A única forma de mudar essa realidade é investindo na educação e conscientização e é o que vamos fazer”, informa o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Aparecido Capello, que tem na educação para o trânsito uma das prioridades da pasta.


PROGRAMAÇÃO


18/9 -Sexta-feira

Participação na SIPAT do Diário da Região, com palestra de Prevenção de Acidentes de Trânsito e apresentação de performance teatral.

Horário: 14 horas


Blitze com atores performáticos nos bares e points da juventude, com esquete sobre a imprudência no trânsito.


19 e 20/9 – Sabado e Domingo

A Diocese de São José do Rio Preto, em continuidade à Campanha da Fraternidade 2009 – “PAZ NO TRÂNSITO”, estará comemorando a Semana Nacional do Trânsito em todas as paróquias e capelas de São José do Rio Preto e de mais 50 municípios, com orações pela PAZ no Trânsito.

20/9 –

Missa solene de Ação de Graças pelo Direito à Vida no Trânsito, celebrada pelo Padre Jarbas Brandini Dutra, com benção das chaves dos veículos.

Horário: 10 horas

Local: Paróquia da Redentora


21/9 –Segunda-feira

Realização do TEATRÂNSITO – Espetáculo Transitando na Palhaçada, participante do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Local: Teatro Nelson Castro.

Público: Alunos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal.


22/9 –Terça-feira

Palestra Educativa para 45 crianças do Colégio Maria Peregrina.

Horário: 8h30


23/9 –Quarta-feira

Realização do TEATRÂNSITO - Espetáculo Garoto da Silva, ganhador do 1º lugar do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Local: Teatro Nelson Castro.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Público: Alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal.

23/9 –

Café da manhã com o Comitê do Banco de Dados de Acidentes de Trânsito com Vítimas do Município de São José do Rio Preto e com o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Orlando Bolçone, para discutir o Planejamento do Sistema Viário de São José do Rio Preto para a década.

Local: Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança.

Horário: 9h


24/9 –Quinta-feira

Realização do TEATRÂNSITO - Espetáculo “O Fusquinha do Pátio Modelo”, ganhador do 2º lugar do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Local: Teatro Nelson Castro.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Público: alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal.


25/9 –Sexta-feira

Palestra Educativa para 400 crianças do Colégio Policare.

Horário: 8h e 14h

29/8 à 25/9 – Inserção nos cultos de igrejas evangélicas de palavras de reflexão com o tema “Contra a Violência no Trânsito”.

25/9 –

Circuito do Álcool, com a participação dos instrutores dos Centros de Formação de Condutores; em parceria com o SEST/SENAT e Polícia Militar Rodoviária Estadual


27/9 - Domingo

Encerramento da Semana Nacional do Trânsito com participação no 9º Evento de Transporte e Cidadania do SEST/SENAT.

Mônica Fernanda Santana da Silva (São Paulo – SP) e seu SILENCIAR


Arthur Ranzini e Edimara Carrasco



Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A Página da Vida, dia 17 do mês setembro de 2008

O amigo Odir Cunha completa hoje

56 anos, parabéns e congratulações

Odir Cunha (São Paulo, 17 de setembro de 1952) é um jornalista e escritor brasileiro. Nasceu no bairro da Vila Maria e foi criado no bairro de Cidade Dutra, em São Paulo. Filho de Moacyr ...(Continua na edição do ano passado).

Para ver a foto e a continuação da matéria acima de Odir Cunha este amigo em tempos de Jornal A Folha de São Paulo, juntamente com Moacir Tang e Jaime Carrenho nos idos dos anos 70 , quando Odir fazia a sua Faculdade e éramos colegas e amigos de prancheta, ou também as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Adriano Sanfelice, Agustín Alcalde de Arriba,

Edvaldo Antônio Rezende, João Francisco de

Caires, Rubens Antônio Cláudio

e Rubens Sanches Filho

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”e agora também em nossa modesta página.

Sérgio Dias, Luís Flório, Conceição

Aparecida Cordioli Pires e Arthur Ranzini

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “A História de Catanduva de A a Z”de Vicente Celso Quaglia produzido Editora Rio-Pretense

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

No Teatro Municipal “Nelson Castro” a grande final do 3º Concurso Cultural do Diário da Região.




Destaque do CD do evento, os premiados Willian, Benê e Luis e abaixo o grande vencedor Benê.

Ontem a noite nosso Teatro Municipal “ Nelson Castro” foi palco da seleção de nossa melhor música, com distribuição de CDs e com as letras das 10 músicas mais solicitadas a prêmios. O grande vencedor foi o músico Benê Ferreira com sua canção “Marcas do Tempo” e em segundo lugar ficou Luis Dillah com sua “White Angel – Anjo Branco” em parceria com J.A. Pacheco e em terceiro lugar , “Os melhores Dias” de Willian Fróes. Benê garantiu troféu, certificado e mais R$ 2.000,00 reais; Luis levou o troféu, certificado e mais R$ 1.000,00; e Willian levou troféu, certificado e mais R$ 500,00 reais.

A Página da Vida parabeniza o Jornal Diário da Região pelo belíssimo evento, criando em nossa região o cenário dos antigos festivais e conferindo aos artistas por sua contribuição a devida premiação e visibilidade pela 89,9 – FM Diário e também pela diarioweb.com.br., fazendo com que nossa canção brasileira continue sendo a melhor do mundo.

PRIMEIRO FESTIVAL DE PRIMAVERA na internet, pela comunidade No Café das letras.

Está rolando pela Internet desde o dia 01 de setembro e vai até o dia 23, o Primeiro Festival de Primavera para saudar esta bela estação com poesia, histórias e muita criatividade.

Quem ainda não faz parte da comunidade e quiser participar, tem apenas mais 7 dias e deverá solicitar sua participação clicando em cima do titulo abaixo que o link te levará a comunidade.


PRIMEIRO FESTIVAL DE PRIMAVERA

A Página da Vida estará dando publicidade aos trabalhos premiados e também participando para que o evento que ja conta com um grande número de adesão, atinja o maior sucesso, afinal o melhor dos sentimentos do sêr humano estará aberto a todos que queiram participar.


Daniela Costa Prates (São José do Rio Preto - SP) e seu SOLIDÃO

A Página da Vida, dia 16 do mês setembro de 2008

Hoje Dia Internacional para a Preservação

da Camada de Ozônio, ou Ozonosfera

A camada de ozônio ou ozonosfera é um filtro de proteção formado pelo gás ozônio (oxigênio concentrado) que protege a atmosfera das radiações liberadas....(Continua na edição do ano passado).

Para ver as fotos e a continuação da matéria acima ou a do Marcondes o “Falcão”, ou também as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Marcondes Falcão Maia faz hoje 51 anos,

I’m not dog no, diz também Falcão

Marcondes Falcão Maia ou simplesmente Falcão (Pereiro, Ceará; 16 de setembro de 1957), é um cantor e compositor brasileiro. É considerado o maior ícone do...(Continua na edição do ano passado).

Acácio Roberto Mello, Oscar Funes

e Paulo Norberto Arruda de Paula

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.