sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Programação Semana do Dia da Árvore, inicia amanhã às 9,00 horas com plantio de mudas

Para comemorar o Dia da Árvore, na próxima segunda-feira (21/9), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, Sindicato Rural de São José do Rio Preto, Câmara de Vereadores e do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, programou atividades para incentivar a consciência ambiental e a preservação do verde. As ações foram criadas a partir de iniciativas e ideias da própria comunidade. Além de um workshop, haverá o plantio, em três etapas, de 750 mudas no Lago III da Represa Municipal. O local é uma das prioridades do governo de Rio Preto para aumentar a arborização urbana. O projeto de revitalização do Lago III prevê, além da construção de uma ciclovia, o plantio de quatro mil árvores. De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, baseado em foto aérea de 2006, Rio Preto possui 8,41 metros quadrados de arborização por habitante. A ONU –Organização das Nações Unidas preconiza para os municípios 12 metros quadrados por habitante. Para o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, o índice do município não representa a realidade atual. Por isso, um estudo detalhado será feito para a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana. O edital de licitação para contratar a empresa que fará o projeto está em fase final de elaboração. “Estamos executando vários projetos para aumentar a arborização e cobertura vegetal do município, inclusive com apoio de entidades, como a Unesp e de empresas que cumprem Termo de Ajustamento de Conduta com o plantio de mudas. Desta forma, acredito que o índice de arborização do município é amior do que o indicado no levantamento de 2006”, explica Bueno. Durante o primeiro semestre de 2009, aproximadamente 16 mil mudas foram plantadas na cidade. As atividades comemorativas começam no sábado (19/9) com o plantio de 250 mudas por voluntários do Programa Escola da Família, da Secretaria da Educação do Estado, a partir das 9 horas, no Lago III da Represa Municipal. No domingo será a vez do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia plantar também 250 mudas no local. O Dia da Árvore, segunda-feira (21/9), será comemorado com o workshop “A Importância da Árvore”, a partir das 8 horas no Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Serão abordados três temas: arborização urbana, Plano Diretor de Arborização Urbana e Leis Ambientais sobre reservas rurais. O evento é gratuito e aberto a toda população. Informações pelo telefone (17) 3224-2044 na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. No encerramento, às 14 horas, mais 250 mudas serão plantadas no Lago III, na área entre a BR-153 e Vertedouro do Semae, pela concessionária Faria Motos e o Sindicato Rural de São José do Rio Preto.

Programação - Workshop

8h – credenciamento

8h30 – abertura do evento com apresentação cultural, exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino.

8h50 – pronunciamento das autoridades

9h20 – palestra: “Arborização Urbana de São José do Rio Preto” – Drª. Valéria Stranghetti – coordenadora do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA/UNIRP)

10h – palestra: “Plano Diretor de Arborização Urbana” – engenheiro agrônomo Érico Trindade

10h40 – palestra: “Leis Ambientais – legalização de reservas rurais” – engenheira agrônoma Luciana Teixeira de Paula do Sindicato Rural de São José do Rio Preto

11h20 – mesa Redonda

Serviço

Wokshop – A Importância da Árvore

Data: 21/9/09

Horário: 8 horas

Local: CIESP - Centro das Industrias do Estado de São Paulo, avenida Clovis Oger, 706 – Distrito Industrial

Nenhum comentário: