sábado, 14 de abril de 2012

Correios homenageiam o Centenário de Mazzaropi com selo e carimbo


Os Correios lançaram nesta quinta-feira (12), às 19h30, no Museu Mazzaropi, Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 201 – Bairro dos Remédios, Taubaté (SP), selos personalizados e carimbo postal comemorativo em homenagem ao Centenário de Amacio Mazzaropi.  
O evento acontece durante Sessão da Câmara e inclui pré-lançamento de Documentário e homenagens aos Parceiros e Preservadores da História de “Amácio Mazzaropi”.
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa do Instituto Mazzaropi, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos ao centenário daquele que sem sombra de dúvida foi o marco do cinema nacional.
Para a ocasião, foram produzidos quatro modelos diferentes de folhas de selos personalizados. O selo personalizado é um conjunto composto por duas imagens distintas, separadas pelo picote: o selo postal e a vinheta destinada à impressão de imagem pertencente ao cliente. Cada folha de selos personalizados contém 12 conjuntos. 


No primeiro modelo, a folha apresenta 12 selos iguais, sendo que, na primeira parte, o selo apresenta a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa uma imagem caipira do Mazzaropi com um cachimbo na boca; imagem que foi personagem de um de seus filmes. A mistura das cores na imagem, representa a paixão que Mazzaropi tinha pelo cinema nacional. Completam o conjunto visual os dizeres: 1912/2012 – CENTENÁRIO – AMÁCIO MAZZAROPI.  






No segundo modelo, a folha também apresenta 12 selos iguais, sendo que, na primeira parte, cada peça apresenta, no centro, o monumento dos candangos, peça do escultor Bruno Giorgio, que simboliza os trabalhadores que construíram a cidade de Brasília. À sua direita aparece o perfil do prédio do Congresso Nacional e, à sua esquerda, a imagem translúcida da Bandeira Nacional. Na segunda parte, do lado esquerdo, o selo estampa uma imagem do Mazzaropi atuando como diretor durante filmagens em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Do lado direito, os dizeres: 100 ANOS MAZZAROPI – 1912 – 2012. As cores vivas da imagem é representada como um homem brasileiríssimo que Mazzaropi era.

No terceiro modelo, a folha é composta por treze fotografias distintas (incluindo a de fundo) que retratam pontos turísticos mundialmente conhecidos da cidade de São Paulo. Como em um álbum fotográfico, que atravessa o tempo, uma “viagem” é sugerida.
Os símbolos tradicionalmente mais populares, vistos sob ângulos contemporâneos, narram certo contexto histórico, porém não esquecem de cruzar o antigo com a amplitude e o progresso, sinais tão característicos da cidade. Na segunda parte, em destaque, o selo apresenta o número “100”. Uma película saindo de dentro do número e o nome de Amácio Mazzaropi são representados pelo cinema nacional e pelo marco que Mazzaropi foi para o cinema. Completam o conjunto visual, 1912 – 2012.

No quarto modelo, a folha de selos homenageia pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Sua composição foi elaborada a partir de 12 fotografias diferentes da Riotur que retratam as riquezas naturais, arquitetônicas e históricas daquele Estado. 
Na segunda parte, o selo apresenta uma imagem do Mazzaropi em seu primeiro filme, “Chofer de Praça”, em 1958. Completam o conjunto visual, os dizeres: 100 Anos MAZZAROPPI – Centenário do Nascimento. 
Todas as imagens comemorativas do Centenário do Mazzaropi apresentam o endereço do site do Museu Mazzaropi e Brasil 2012.
Foram produzidos 2.400 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências do Instituto Mazzaropi. 
Já o carimbo comemorativo, de autoria do Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP, apresenta ao centro uma imagem do Mazzaropi atuando como diretor durante filmagens em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Ao redor, em círculo, os dizeres: Centenário de Amácio Mazzaropi – Correios – Taubaté – SP – 9.4 a 8.5.2012 (referentes ao período de circulação do carimbo).



Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Taubaté (Rua Engenheiro Fernando de Mattos, 215 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

HISTÓRIA
Nascido no dia 9 de abril de 1912, Amácio Mazzaropi foi um artista brasileiríssimo. De origem humilde, filho de Dona Clara e de Bernardo Mazzaropi, começou no circo, foi para o teatro, passou para rádio, TV e chegou ao cinema, onde estreou como ator e prosseguiu até se tornar seu próprio produtor, diretor e distribuidor, consagrando-se como um dos maiores sucessos de bilheteria. Ele conseguiu o que ainda hoje parece impossível: criar uma indústria de cinema genuinamente nacional, independente (sem subsídios ou financiamentos) e, além de tudo, bem sucedida.
Ele fazia filmes para o Brasil. Para o enorme público brasileiro que não perdia um filme sequer, ele contou histórias que abordavam o racismo, divórcio (que a lei então proibia), as religiões, política e falou até mesmo dos problemas da devastação ambiental. Assuntos tão sérios, ele tratava de um jeito pouco comum, a comédia. E, como ele falava “a língua do povo”, de onde ele mesmo emergiu, e de um jeito bem brasileiro, isto é, evitando o debate e o confronto com quem detém o poder, a elite, não entendia muito bem. Então, apesar da aclamação pelo grande público, o reconhecimento de seu trabalho pela critica lhe foi praticamente negado.
Felizmente, a obra de Mazzaropi vem sendo revista pelos críticos e as universidades começam a estudá-la, contudo, as novas gerações desconhecem a vasta produção desse artista.
Por estas e outras razões , existe um espaço para Mazzaropi na história do cinema brasileiro. E esse espaço tem a oportunidade de ter visibilidade com um projeto de homenagem durante seu Centenário que difundirá a obra do artista ao público que ainda, não o conhece, e também ao publico que possui em seu imaginário a memória viva de Mazzaropi.
A comemoração de seu centenário pretende estimular a reflexão sobre identidade cultural da população e sua diversidade, propor premissas para o uso criativo da linguagem audiovisual e a formação de publico para o cinema.
Amácio Mazzaropi morreu aos 69 anos de idade, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 13 de junho de 1981.  

Museu Mazzaropi
Mazzaropi construiu em Taubaté na década de 70 os estúdios de cinema da PAM Filmes – Produções Amácio Mazzaropi, um dos maiores e mais bem sucedidos da história do cinema nacional. Mazzaropi filmou várias cenas nas ruas dessas cidades e ainda hoje é frequente encontrar-se moradores que assistiram às filmagens, outros tantos que participaram como figurantes ou na produção, e cujas lembranças são valiosos testemunhos de uma experiência cinematográficas de características muito próprias.
O Museu Mazzaropi foi criado em 1992 por João Roman Junior como uma forma de homenagear o velho amigo e cineasta brasileiro. Os filhos de João Roman Jr. dão continuidade ao trabalho de resgate e divulgação da obra de Mazzaropi.
No acervo há mais de 20.000 itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos. Em 2010 o Museu ganhou um novo prédio e em Abril de 2011, comemorando os 99 anos do artista, foi inaugurada uma exposição permanente e interativa que conta um pouco de sua vida e obra.
O Instituto e Museu Mazzaropi vem desenvolvendo ao longo dos anos uma série de ações que reafirmem seu compromisso para com a memória da cultura brasileira, buscando conexões entre a obra, o contexto que lhe servem de origem e o cenário atual. Dentre elas a produção de novos documentários, parceria em mostras, exibições, produções editorias, pesquisas, curadorias e ações com outros órgãos públicos.
Rever Mazzaropi pode trazer à tona inúmeras reflexões para o presente e para o futuro, principalmente para aqueles que irão conhecer a sua obra e descobrir que o local onde vivem faz parte da história do cinema de uma época em que os limites tecnológicos poderiam tornar-se obstáculos para produção cinematográfica. Preservar e divulgar a obra de Mazzaropi atende a uma grande demanda popular e tornar-se, ao mesmo tempo, uma oportunidade de difundir a importância de preservarmos nossa cultura e patrimônio. (Fonte: Instituto Mazzaropi).
Mais informações sobre a vida e trajetória de Amácio Mazzaropi, acessem:  www.mazzaropi.com.br e www.museumazzaropi.com.br

“Viva o Paiaço!” da Cia Megamini é espetáculo infantil deste domingo, dia 15, no SESC Rio Preto


O programa Teatro para Crianças do SESC Rio Preto, traz neste domingo, dia 15, a Cia Megamini, de São Paulo (SP), com o espetáculo “Viva o Paiaço!”.
O espetáculo é às 15h30, no Teatro da Unidade. É grátis.
Na peça, os palhaços Pedrolino, Jester e Caipira tentam disputar a atenção do público, fazendo malabarismos, brincadeiras e truques de mágica, intensificam suas diversidades até chegarem numa guerra. Por fim, desolados e famintos se unem para superar esta adversidade. Cansados, adormecem e, quando acordam, estão fundidos em um único corpo, para desespero dos três. Neste espetáculo, a Cia Megamini homenageia o clown inglês Joseph Grimaldi, o “Pai dos Palhaços”. 
Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a 
Central de Atendimento no (17) 3216 9300.

Confira abaixo a programação completo 
do Teatro para Crianças deste mês:

Dia 15
Viva o Paiaço!
Com Cia Megamini
Em “Viva o Paiaço!”, três tipos de cômicos competes pela atenção do público. Por meio de palhaçadas, malabarismos e truques de mágica, intensificam suas rivalidades até chegarem numa guerra. Por fim, desolados e famintos, se unem para superar esta adversidade. Dormem e, quando acordam, estão fundidos num único corpo.

Dia 22
Palavra Encantada
Com Cia Megamini
Extrabão e Leon contam como surgiram as palavras e o início da linguagem oral entre os homens. Através da música, poesia e da palavra recitada e cantada, o mundo da comunicação vai se expandindo e criando várias possibilidades. Viajando pelo universo das palavras e frases encantadas, não existe nada que seja proibido, ou nada que não se possa pensar ou imaginar!

Dia 29
Clássicos da Mímica
Com Cia Megamini
O personagem Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico apresenta situações clássicas utilizadas por várias gerações de mímicos, porém mesclados com elementos contemporâneos.

Espetáculo infantil 
 Viva o Paiaço!
Data: 15, domingo.
Horário: às 15h30.
Local: Teatro do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***O ingresso pode ser retirado a partir das 14h30 na Central de Atendimento.

Rio Preto Weilers no 3º Campeonato Paulista e Paraolímpica do CAD no Open Argentino


Neste  domingo (15/04) a equipe de Futebol Americano Rio Preto Weilers estreia no 3º Campeonato Paulista de Futebol Americano, na cidade de Itatiba/SP. Os esportistas tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer (SMEL).
 O 3º Campeonato Paulista de Futebol Americano, começou no dia 1º de abril, com seis equipes e terá em campo os melhores atletas do estado, tendo destaques, até da seleção brasileira da modalidade.
 O primeiro jogo do Rio Preto Weilers será contra o São Paulo Spartans, em Itatiba. Os próximos confrontos serão contra Sorocaba Vipers, em Araçatuba, São Paulo Storm (local a ser definido) e Araçatuba Touros, em Sorocaba. “O campeonato possui ótimas projeções para divulgar o trabalho das equipes, além de prepará-las para o Campeonato Brasileiro, previsto para o segundo semestre. E com todo o apoio que o Weilers tem recebido em Rio Preto, a expectativa da diretoria é a briga pelo título” disse Ivan Conrado, jogador de defesa e dirigente do time.
 O jogo é tático e estratégico, com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe). O futebol americano é um esporte de equipe e de contato que exige velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território adversário durante o jogo.
 O Rio Preto Weilers oferece incentivo para os atletas, e a locomoção para os campeonatos. “É fundamental o incentivo da secretaria de esportes, para o desenvolvimento da equipe. A parceria que existe desde 2010, rendeu ótimos benefícios ao futebol americano de Rio Preto, entre eles os equipamentos de proteção e os uniformes da equipe, mostrando mais uma vez o seu envolvimento com o esporte rio-pretense” avalia Ivan Conrado.

Paraolímpica do CAD
no Open Argentino 

A atleta Ana Tércia Soares, deficiente visual, e velocista paraolímpica, integrante da equipe do Clube Amigos dos Deficientes (CAD/SMEL/Vetnil) enfrenta um novo desafio, neste fim de semana.
 Ana irá disputar as provas dos 100, 200 e 400 metros rasos no Open Argentino de Atletismo, organizado pela Federación Argentina de Deportes sobre Silla de Ruedas (Fadesir), de sexta-feira (13/4) e sábado (14/4) na pista da Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Cenard).
 A velocista iniciou na competição nesta sexta-feira, quando correu os 100m e 200m. Neste sábado ela disputa os 400m a partir das 10 horas. "Sei que preciso melhorar minha saída de bloco e minha aceleração, por isso quero intensificar a preparação nas provas mais rápidas", disse Ana Tércia.
 Ana embarcou na última quarta-feira (11/4) juntamente de seu técnico e guia-atleta Rogério Franco. Ela tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), “o apoio pra Ana, é indispensável, ela trouxe muitas medalhas e continua trazendo muitas conquistas para Rio Preto.” comentou Paulo Palmeira, Secretário de Esportes.

Feiras do Caic e Boa Vista recebem "Viva Feira"


Os consumidores que passarem pelas feiras-livres dos bairros Caic e Boa Vista amanhã,  domingo (15/4), vão poder conferir como está a pressão arterial e o nível de glicemia. Enfermeiros da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vão estar na barraca do projeto Viva Feira, mantido pela Prefeitura, para atender a população.
 Segundo a Secretaria de Saúde, para fazer os exames não é preciso jejum ou condição especial. Os casos que apresentarem qualquer tipo de alteração serão encaminhamentos para exames mais detalhados e consulta médica em unidades de saúde do município.
 Implantado em março de 2011, o projeto Viva Feira visa promover a revitalização das feiras-livres  por meio da padronização das barracas, que elimina a poluição visual e  torna as feiras mais funcionais. Dentro do programa, cada feirante recebeu lonas nas cores específicas em referência aos produtos que vendem.
O consumidor que quiser comprar frutas deve procurar as barracas de cor amarela. Para verduras e legumes, os pontos de venda são verdes. Armarinhos e brinquedos são identificados pela cor azul. As barracas de comidas e bebidas, como as que vendem os tradicionais pastéis de feira, têm lonas na cor vermelha.

Feira-livre da Boa Vista 
Data – 15/04/2012 (Domingo) 
Horário – 8 às 11 horas 
Local - Rua Lafaiete Spínola de Castro, s/n 

Feira-livre do Caic 
Data – 15/04/2012 (Domingo) 
Horário – 8 às 11 horas 
Local - Av. Romano Calil, s/n

Igreja de Santa Rita de Cássia de Rio Preto faz quermesse hoje e lança blog na rede


O frei-padre Pedro Miguel da paróquia Santa Rita de Cássia de Rio Preto acaba de lançar ao público e à comunidade o blog oficial da paróquia. O endereço eletrônico é o staritarp.blogspot.com.br
A nova ferramenta de mídia é uma oportunidade dos internautas se relacionarem e trocarem informações sobre a paróquia. No site, é possível encontrar notícias, história e postar mensagens e comentários. 
Quermesse
Acontece nos dias 14 e 21 de abril, sempre aos sábados, após a santa missa das 19h,  a tradicional festa na comunidade. Haverá diversas barracas de comidas típicas e muito mais. Todo o dinheiro arrecadado da festa é para a compra de móveis das novas salas de catequese. As duas noites de festa serão no salão que fica no prolongamento da avenida Murchid Homsi. Mais informações no (17) 3227-0534

Bazar das Mães e Festa da Misericórdia são nossas atrações deste final de semana


Acontece hoje, sábado, dia 14, das 16h às 21h, e amanhã, domingo, dia 15, das 9h às 12h e das 16h às 21h, mais uma edição de sucesso do Bazar das Mães promovido pela comunidade da paróquia Menino Jesus de Praga de Rio Preto. Ao todo serão 15 expositores, que irão colocar o que há de melhor no mercado da moda. A feira tem entrada gratuita ao público. Todas as peças terão preço acessível.
Os comerciantes da comunidade irão expor peças novas masculina, feminino, infantil, artigos de festas, moda esportiva, tênis, bolsas, carteiras, cintos, sapatos e artesanato. O bazar será na rua Teodoro Demonte, 465, no Jardim São Manoel. Mais informações podem ser obtidas na secretaria paroquial pelo fone (17) 3304-6020

Sagrado Coração de Jesus 
promove a Festa da Misericórdia 

A paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio Preto realiza amanhã, domingo, dia 15, às 19h,  com missa e procissão pelas ruas do bairro, a Festa da Divina Misericórdia. A igreja fica localizada na rua Adanilo G. Pimentel, 155, no Jardim Mugnani, na região norte. Mais informações pelo telefone (17) 3236-5477

A Página da Vida, 14 de abril de 2011


*

*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.
  

A Página da Vida, 14 de abril de 2010


**

**

 **

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 14 de abril de 2009


*** 

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 14 de abril de 2008


**** 

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto SAMBADOSESC apresenta “Menê Crosara” neste sábado, no SESC Rio Preto


O projeto SAMBADOSESC do SESC Rio Preto tem como objetivo apresentar intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero brasileiro, o samba. Neste sábado, dia 14, quem se apresenta pelo programa é o cantor Menê Crosara, às 17h, na Lanchonete.

Em sua nova apresentação, o cantor conta a história do samba e seus vários momentos ao reinterpretar canções clássicas de sambistas históricos como Ataulfo Alves, Mário Lago, Bezerra da Silva, Noel Rosa, e também sambas atuais.

Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300. 

Confira a programação completa
 do projeto SAMBADOSESC:

Dia 14
Menê Crosara
O grupo traz nesta nova apresentação, a história do samba nos seus vários momentos e vertentes, em um repertório com canções de sambistas históricos como Ataulfo Alves, Mário Lago, Bezerra da Silva, Noel Rosa, além de sambistas atuais.
Às 17h. Lanchonete.

Dia 21
Quarteto Café
Com base no choro tradicional, o Quarteto tem como marca registrada a improvisação e a irreverência com que executa o repertório de grandes chorões, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazaret, Chiquinha Gonzaga, entre outros, e também de músicos contemporâneos como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Heraldo do Monte, Hamilton de Holanda entre tantos, revelando a versatilidade dos músicos.
Às 17h. Lanchonete.

Dia 28
Regina Benedetti
A cantora apresenta músicas que fazem parte do seu CD Juras, um trabalho autoral in´dito, na qual a cantora mostra seu talento como compositora.
Às 17h. Lanchonete. 

SAMBADOSESC – Menê Crosara
Data: 14, sábado.
Horário: às 17h.
Local: Lanchonete do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis. 

Reunião do PSOL neste sábado (14/04) às 16h30


Acesse o site e confira as novidades http://www.psolriopreto.com.br
Nossa próxima reunião será Sábado, dia 14/04/2012, as 16:30h.
Local: Reunidos - Marechal Deodoro da Fonseca 3806, Santa Cruz 
Pauta:
1)     Leitura das Atas das Reuniões de 10/03/2012, 24/03/2012 e 29/03/2012
2)     Informes
3)     Definição de pré-candidaturas
4)     Pedidos de números para pré-candidaturas
5)     Relação de documentos para pré-candidaturas
6)     Finanças 
Informo a todos filiados e militantes, principalmente aos que pleiteiam concorrer como candidato a vereador, o tema abordado na próxima reunião é de extrema importância.  
Canais de comunicação do PENSOU Rio Preto – acesse, siga, curta, compartilhe!
facebook.com/psolriopreto
twitter.com/psolriopreto
psolriopreto@gmail.com
(17) 3021-5555- Aline
youtube.com/psolriopreto
www.psolriopreto.com.br

PSOL RIO PRETO
Um partido diferente!

Comunicado

A Prefeitura de São José do Rio Preto informa que a partir desta quinta-feira (12/04), Gil Eduardo Ferreira Fontes assume o cargo de secretário de Agricultura e Abastecimento. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (13/04).


Alunos da escola AMOR foram ontem ao teatro e Alunos da Viva assistiram hoje o "Triunfo" no Sesc


Cinquenta alunos da Escola de Educação Infantil AMOR Dr. Adelício Teodoro, do Jardim Nunes, assistiram nesta quinta-feira (12/4), a apresentação teatral “A Pequena Sereia”. A encenação do clássico da literatura infantil foi feita pela Companhia Pinheiro Produções Artísticas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
Para as crianças, com idades entre 3 e 4 anos, a diversão foi garantida pelos efeitos mágicos que o clássico infantil proporciona. A maioria, já ouviu a história da Pequena Sereia, sendo contada por professores e pelos pais, por meio de livros ilustrados.
“Ver a pequena sereia no palco causou muita curiosidade e as crianças se sentiram atraídas pelos personagens”, conta a coordenadora da escola AMOR, Paula Adriana Bonfim.
A peça produzida pela Cia Pinheiro, foi encenadas às 10 horas, no Teatro Municipal. Logo após, as crianças retornaram à escola para participarem do almoço.

Alunos da Viva vão ao Sesc

Os alunos de 13 a 17 anos da escola Viva dos bairros Dom Lafaiete e Eldorado assistiram nesta sexta-feira (12/04), a exibição do filme "O Triunfo", no auditório do Sesc. Já outra turma de alunos de 7 anos, do Projeto Viva, da Oficina de Contação de História, com a escritora Damaris Bueno, na Oficina Cultural  Fred Navarro.
 A exibição do filme “O Triunfo”, segundo a coordenadora pedagógica Wagna Mara Pantaleão, teve como finalidade, provocar reflexões e questionamentos por parte dos adolescentes. “O filme relata a vida de um adolescente, sua história, desafios e lutas. Muitos dos fatos e acontecimento são parecidos com os dos nossos jovens atualmente”, comenta Wagna Mara.
 A sessão de cinema teve a participação de 62 alunos, acompanhados de quatro orientadores educacionais, das escola do Eldorado e Dom Lafaiete.
 Ja vivência proporcionada pela escritora Damaris Bueno, na oficina Fred Navarro, teve a participação de 12 anos da escola Viva do Eldorado. O objetivo foi despertar o gosto pela leitura, a partir da contação de história.
 Além de ouvirem as histórias, os alunos participaram ainda do lançamento da coleção ‘Diamante’, de livros infantis da escritora Damaris Bueno.

Fim de semana com comédia infantil no Teatro do SESI.‏



Teatro do SESI apresenta a comédia infantil A Família Suja, neste fim de semana com o Grupo Gaúcho: Cuidado que Mancha. 
Roupas coloridas, espontaneidade e animação são os atrativos do espetáculo. Os atores alertam sobre a importância do cuidado com o lixo e  da higiene. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 30 minutos antes do início de cada sessão. 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK  E CONFIRA
 TODA A PROGRAMAÇÃO  DO SESI RIO PRETO.

Pub da Fábrica com o melhor da MPB



Hoje, dia 13 de abril (sexta-feira) a partir das 22h a Fábrica de Sonhos - Espaço de Arte estará aberta para os interessados em ouvir boa música. O PUB da Fábrica chega a Rio Preto como uma opção diferenciada de entretenimento e cultura. Num mesmo lugar o público irá desfrutar do excelente repertório de MPB do músico Zé Maria, acompanhado do instrumentista Paulo Meliorança e ainda poderá bater um bom papo e tomar uma bebida refrescante.
 O couvert artístico será R$ 10,00.
  
Pub da Fábrica
13/04/2012 (Sexta-feira)
22h as 02h
Couvert Artistico: R$ 10,00
Rua Pedro Demonte, 136 - Jardim Alto Alegre 

Paróquia N. S. do Rosário realiza quermesse e Lar São Vicente promove amanhã bazar beneficente


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário promove quermesse amanhã, dia 14 de abril, às 20h.
A festa será realizada na Capela São Francisco, que fica na rua Julian Godi, 500 no Jardim Felicidade.
Mais Informações pelo telefone 32152688.

Lar São Vicente promove
 amanhã  bazar beneficente 

O Lar São Vicente de Paulo de Rio Preto promove neste sábado, dia 14, das 8h às 14h, o Bazar da Caridade. De acordo com Leonice, haverá a venda de roupas masculina, feminina e infantil, calçados, cobertores, etc. Haverá peças  a partir de R$ 1. Toda a renda do bazar será destinada para a manutenção de 50 velhinhos (internos da instituição) e 25 ( que ficam em sistema dia). A entidade aceita qualquer tipo de doação voluntária.
 O bazar será na rua Dr. Fernão Dias Paes Leme, 414, na Vila Maceno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3224-6435

Quase paróquia de São Mateus 
realiza também quermesse

A quase Paróquia de São Mateus de Rio Preto vai realizar amanhã sábado, dia 14 de abril, a partir das 20h, a sua 1ª noite de quermesse. Haverá diversas barracas de comidas típicas e diversão pra toda a família. A festa será realizada no Salão Paroquial, que fica na rua Sadalla Abrão Zainun, nº 70,  no bairro Parque Residencial Dom Lafayette Libânio. Mais informações sobre a festa (17) 9607-0579.

A Página da Vida, 13 de abril de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 13 de abril de 2010


**

**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 13 de abril de 2009


***

***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 13 de abril de 2008


****

****

****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vem aí o 3º Festival Nacional de Música Sertaneja


Foram divulgadas nesta quinta-feira (12/4) as músicas selecionadas para participar o 3º Festival Nacional de Música Sertaneja de São José do Rio Preto, que será realizado entre os dias 20 e 22 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal Nelson Casto. Ao todo, 30 canções serão apresentadas. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
 No dia 20 seão apresentadas as 15 músicas de duplas de Rio Preto e região – cidades de até 100 km. No dia 21, as canções de artistas nacionais. A cada eliminatória, serão selecionadas cinco músicas, que participarão da grande final, no dia 22.
 Os cinco primeiros colocados receberão troféu e cachê nos valores de R$ 7 mil (1º), R$ 5 mil (2º), R$ 3 mil (3º), R$ 1,8 mil (4º) e R$ 1,2 mil (5º). Já para os demais, será destinado o valor de R$ 500.

Rio Preto e Região
“Cerca de Arame”,
 por Flávio Augusto e Rafael – Mirassol
“Bandida”,
 por Sandro Marx – Rio Preto
“O Predador”, 
por Rico e Manno – Rio Preto
“Fava Cantada”,
por J. Carreiro e Pacífico – Rio Preto
“Estrada de dois Trilhos”,
por João Pedro e Adriano – Rio Preto
“Pauta da Saudade”,
 por Tião Mulato e Riopretense – Rio Preto
“Milagres de Aparecida”,
 por Tony Garcia e Divanei – José Bonifácio
“Pedido da Natureza”, 
por Zé Moreno e Juliano – Mirassol
“Mensagem”, 
por Renan e Renata – Rio Preto
“Glória Reduzida”, 
por Marcel Carrara e Tony Silva – Rio Preto
“Estrada do Tempo”,
 por Tino Viola e Marcão – Rio Preto
“Cê Solteiro é Bom Demais”,
 por Neto e Júnior – Rio Preto
“Carreiro Apaixonado”,
por Carreteiro e Carrerito – Rio Preto
“Tô Caindo Fora”, 
por Wilton e Marcelo – Mirassol
“Maria de Nazaré”,
 por Zé Pedroso e Claudino – Mirassol

Nacional
“Nação Verde Amarela”, 
por Alberto e Anderson – Bebedouro (SP)
“O Poeta e a Mão de Deus”, 
por Pedro Carreiro e Fabiano – Teodoro Sampaio (SP)
“Fatos de Assustar”,
 por Alysson e Adysson – Caldas (MG)
“Eu não Volto pra Você”, 
por Elis Justi – Piracicaba (SP)
“Fez Barulho, Virou Moda”,
 por David e Gilmar – Andradas (MG)
“Canção pela Terra”, 
por Diorgem Júnior – Governador Valadares (MG)
“Natureza Viva”,
 por Wando e Marco Franco – Rancharia (SP)
“Claraescuridão”, 
por Mauri e Adi – Aracaju (SE)
“Queria ser um Sabiá”, 
por João Correia – Rio de Janeiro (RJ)
“Filho do Sertão”,
 por João Pedro e Solito – Barretos (SP)
“Caixa Postal”, 
por Carolina Dantas – Cubatão (SP)
“Tela da Natureza”, 
por Otávio Muller e Alessandro – Franca (SP)
“Velha Cadeira de Balança”,
 por Augusto César e Gustavo – São Manoel (SP)
“Antes que Amanheça”, 
por Rodrigo e Adriel – Cubatão (SP)
“Lembrança da Minha Vida”,
por Sá Vicentini e Heitor – Chapecó (SC)

Vereador Pedro Roberto convida para visita de áreas e Conselho de Habitação se reúne 6ª.


CONVITE 

As inclusões de áreas no Perímetro Urbano tem sido constantes em nosso Município, provocando danos irreparáveis à natureza.
Enquanto vereador gostaria de convidar Vsa. Sra. ou representante para que nos acompanhe durante visitas às áreas que já encontram em processo de votação na Câmara Municipal.
O objetivo da visita é no sentido de conhecermos essas áreas e unirmos forças para evitar que a devastação das matas, rios, nascentes e fauna predominante nesses territórios.
A visita será amanhã,  sexta-feira, dia 13 de abril, às 9 horas, com saída em frente à Câmara Municipal. O itinerário obedecerá a seguinte ordem:
a)      Área na avenida Danilo Galeazzi, sentido rotatória do Distrito de Talhado.
b)    Córrego dos Macacos, sentido Vila Azul 
Sua presença é de fundamental importância,
Pedro Roberto Gomes
Vereador PSOL

Conselho de Habitação se 
reúne nesta sexta-feira 

Amanhã,  sexta-feira (13/04), às 9 horas, acontece no auditório Juan Bérgua a 9ª reunião do Conselho Municipal de Habitação. O objetivo é aprovar o relatório de gestão de 2011, que tem de ser enviado ao Ministério das Cidades, uma exigência para os municípios que integram o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
A Secretaria Municipal de Habitação informa que o Município já enviou os relatórios de 2009 e 2010 e tem prazo até julho para encaminhar o de 2011.
O conselho é formado por 16 integrantes, sendo 8 representantes de órgãos públicos e 8 da sociedade civil, dos quais 4 são representantes de associações de moradores.
A reunião do conselho é aberta a todos os interessados. 

Projovem Urbano terá 200 vagas em Rio Preto e alta dos alimentos provoca inflação em março


Jovens com idade entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental, podem se candidatar a uma vaga do projeto Projovem Urbano, que está com inscrições abertas desta quinta-feira (12/4), até o próximo dia 27/4, na Secretaria de Educação de São José do Rio Preto.
 O projeto visa reinserir os jovens na escola e no mercado de trabalho por meio de formação básica e qualificação profissional nas áreas de ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador de revestimentos. Além das aulas, se tiver a freqüência mensal exigida, o estudante receberá bolsa-auxílio de R$ 100.
 Para participar, o interessado deve apresentar CPF (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e histórico escolar (original e cópia), na Secretaria de Educação, das 8 às 17 horas.
 Segundo o coordenador do projeto, João Ernesto, o Projovem terá duração de 18 meses com início das aulas previsto para o próximo dia 7/5. As aulas serão ministradas na escola municipal “Deputado Sylvio Benito Martini”, no Santo Antônio.

Projovem Urbano
Inscrições – 12 a 27/4/2012
Quem pode participar - Jovens com idade entre 18 e 29 anos, no ano da matrícula. Portanto, aqueles jovens que completarão 18 anos até 31/12/2012 ou aqueles que fizerem 30 anos em meses anteriores ao da matrícula, ou seja, janeiro, fevereiro ou março de 2012 poderão ser matriculados
Local de matrícula - Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua General Glicério, nº 3947, bairro Redentora, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone (17) 3211-4015.

Alta dos alimentos provoca 
inflação no mês de março

A alta nos preços dos alimentos, principalmente no setor de abatidos como o frango, provocou inflação no último mês de março de Rio Preto. O IPC Geral – Índice de Preços ao Consumidor do último mês de março foi de 0,081%.
 O índice foi divulgado nesta quarta-feira, (11/4), pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto, em parceria com a Faculdades Dom Pedro II e Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
 No IPC da terceira idade, realizado no município desde 2008, a inflação foi maior – na ordem de 0,220%.
 A pesquisa é realizada com base nos preços de aproximadamente 20 mil itens, em quatro regiões administrativos do município.
Segundo o economista Hipólito Martins, da Dom Pedro, a alta na inflação já era esperada e está sob controle. “É uma inflação baixa para o trimestre apesar da alta dos abatidos e do pão, que subiram em conseqüência no aumento dos preços da farinha de trigo e do início do entressafra do queijo e leite”, afirma.
Os dados completos dos IPC Geral e da Terceira Idade estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Sócio-econômicos.

Casa do Poeta convida para RODA LITERÁRIA


Pais do Bolsa-família têm de levar filhos ao médico e casos de dengue caem 47,48%


Pais ou responsáveis por crianças de zero a sete anos, inscritas no Bolsa-família, além de gestantes, têm de comparecer até o dia 30/6 na Unidade de Saúde mais próxima de suas casas para acompanhamento previsto no programa. A consulta não precisa ser agendada.
Nesta sexta-feira, 13/4, famílias cadastradas em bairros da área de abrangência da UBS Vila Toninho participam de mutirão de consultas para atualização da situação das crianças acompanhadas. Deverão ser atendidas cerca de 220 famílias.
 Os beneficiários devem comparecer às UBSs no período de funcionamento das mesmas, portando os documentos dos filhos, além do manual Crescendo com Saúde ou carteira vacinal. O atendimento dos inscritos no programa é preferencial.
A medida é para evitar que os beneficiários tenham o pagamento suspenso por não cumprir uma das condicionalidades do programa, no caso, o acompanhamento dos filhos por um pediatra e atualização periódica do calendário vacinal. As crianças cadastradas no programa devem ser avaliadas semestralmente nas Unidades Básicas de Saúde de referência.
 Segundo a coordenadora do programa na Saúde, Valdelice Aparecida de Souza, as crianças serão avaliadas quanto ao peso, altura e questões referentes à saúde. Caso o calendário vacinal esteja em atraso, as vacinas também serão atualizadas.
De acordo com dados do programa, São José do Rio Preto tem cerca de 5.619 famílias cadastradas no Bolsa-família com filhos entre zero e sete anos.  Desse total, são acompanhadas 1.483 são acompanhadas pela Saúde.

Casos de dengue caem 47,48% 
no primeiro trimestre 

Os casos de dengue em Rio Preto, no primeiro trimestre deste ano, foram 47,48% menores que no mesmo período do ano passado. Foram 115 casos entre janeiro e março em 2012 contra 219 em 2011. Até o momento, 11/4, sã 117 casos da doença registrados no município. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
 Diferente do que tem ocorrido em outras regiões do País, em que grandes cidades vivem epidemia da doença como, por exemplo, Rio de Janeiro, com mais de 31 mil casos da doença até março deste ano ou o Estado do Mato Grosso, com 11 mil notificações de dengue no mesmo período, Rio Preto tem conseguido manter a doença sob controle.
 É o segundo ano com redução significativa no número de ocorrências da doença. Se comparado com o primeiro trimestre de 2010, quando foram registrados 17.604 casos de dengue no município, a redução – em dois anos – chega 99,34%.
 No Estado de São Paulo, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento, Guaratinguetá, na região de Taubaté, tem 413 casos da doença, seguida de Pontal, com 307, na região de Ribeirão Preto e em terceiro está São Paulo, capital, com 228 casos da doença.
 A queda, segundo a Secretaria de Saúde, pode ser atribuída a uma série de fatores como ampliação do número de agentes de saúde – de 389 para 575 em campo, reorganização e criação do grupo de bloqueio de criadouros, aumento de veículos na frota e aquisição de novos maquinários para nebulização, além da implantação dos projetos Faxina Urbana e Cidade Limpa.
 O Faxina Urbana, implantado em janeiro do ano passado, retirou das ruas e terrenos baldios da cidade cerca de 60 mil toneladas de materiais descartados pela população, que poderiam se tornar potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Até março deste ano, o projeto também propiciou, nas áreas já limpas, o plantio de 20 mi mudas de árvore.
 Já o Cidade Limpa, realizado em parceria pelas secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Urbanismo, que termina nesta quinta-feira, 12/4, após um mês, retirou das ruas outras 2,9 mil toneladas de material inservível.
 O número de óbitos pela doença também teve redução. Em 2010, foram 11 mortes registradas, já em 2011 foi apenas uma e neste ano, uma, de uma mulher, devido à complicações da dengue.
 Também têm sido mantidas as visitas casa a casa realizadas por agentes de saúde, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa de carroceiros.
 Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Saúde no Bairro visita Estância Morada do Sol e também orienta sobre dengue em feira-livre


O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vai estar na Estância Morada do Sol, área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, nesta sexta-feira (13/4).
 Além de atendimento médico, serão realizados exames como papanicolaou, aferição de pressão arterial, glicemia, atualização do calendário vacinal de adultos.
 O atendimento, realizado por meio de um ônibus adaptado em consultório médico, será realizado das 8 às 16 horas.
 Para ser atendido, basta que o interessado compareça até o local em que o ônibus da Saúde está estacionado, portando documentos pessoais com foto.
 Em outra ação, o outro ônibus do projeto participa da segunda edição da Feira Médica, que está sendo realizada na Swift. Desta quinta-feira, 13/4 até o próximo domingo, 15/4, das 14 às 22 horas, serão oferecidos exames preventivos como testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
 As pessoas que tiverem exames alterados serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima de suas casas.
Outro atendimento oferecido na Swift, pelo projeto Saúde no Bairro, será a atualização de vacinas. Quem estiver com a imunização em atraso, poderá ser vacinado contra difteria e tétano (dupla adulta), hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para ser vacinado é preciso levar um documento pessoal e a caderneta de vacinação. 
Projeto Saúde no Bairro
Data – 13/04/2012 (Sexta-feira)
Horário – 8 às 16 horas
Local – Estância Morada do Sol

Saúde orienta sobre 
dengue em feira-livre

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Unidade Básica de Saúde da Famílila (UBSF) Caic/Cristo Rei, vai orientar consumidores que passarem pela feira-livre do Jardim Soraia sobre dengue nesta sexta-feira (13/4), entre 8h15 e 9h15.
 Agentes de saúde vão distribuir material educativo sobre dengue e vão dar dicas à população sobre como evitar a doença e eliminar o mosquito Aedes aegypti.
 A ação será realizada também nos dias 20 e 27/4.  Para as mesmas datas também estão previstos pedágios educativos que serão realizados no semáforo da avenida Major Léo Lerro, próximo ao supermercado Laranjão.
 A feira-livre que terá a ação fica na rua Elizabeth, s/n, no Jardim Soraia.

A Página da Vida, 12 de abril de 2011


*

*

*

*

*

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês do ano passado, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

A Página da Vida, 12 de abril de 2010


**

**

**

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 2 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 12 de abril de 2009


***

***
***

***

***

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 3 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato. 

A Página da Vida, 12 de abril de 2008



****


****


****

Para ver as fotos ou ler as matérias acima basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará A PÁGINA deste dia e mês de 4 anos atrás, e é importante você deixar seu comentário, sugestões ou críticas para enriquecer o nosso blog. Grato.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A banda riopretense “Passei Uma Tarde Assim” faz show nesta sexta unindo rock e música eletrônica.


Não haviam muitas pretensões quando, em janeiro de 2010, o produtor, compositor e vocalista Jeff Santanielo lançou o primeiro single do então projeto P.U.T.A (abreviação de Passei Uma Tarde Assim). Ele já trazia na bagagem diversos trabalhos com música eletrônica, como os grupos BDF,  Spanka! e Dorflexx , além das trilhas sonoras originais de dois espetáculos do grupo teatral rio-pretense Cia. dos Pés ("Casca de Nós" e "Reticências"), mas, pela primeira vez, decidia assumir totalmente a produção e execução de uma faixa própria.
 A música "Jumpin´Away", com letra cantada em inglês e português e vocal do próprio autor,  foi totalmente produzida em seu home studio e divulgada exclusivamente por redes sociais. "A despretensão é algo muito evidente em "Jumpin Away". Fiz uma música non-sense para me divertir e testar até onde poderia ir como produtor musical. O resultado me agradou bastante e me abriu um novo leque de possibilidades" , diz Santanielo.
Com seu ritmo dançante irresistível e um refrão que não sai da cabeça, "Jumpin Away" logo caiu nas graças de internautas e blogueiros, ganhou remixes e foi destaque em diversos sites dedicados à música alternativa no Brasil e até no Uruguai. Os convites para shows começaram a aparecer e, por conta deles, somaram-se às bases eletrônicas o baterista Luis Fernando Lopes, o guitarrista Danilo Branzan, a tecladista e backing vocal  Deise Goulart e o baixista Dé Locatelli. A ingressão de novos companheiros no projeto, foi, segundo Santanielo, o grande momento de virada: "Deixou de ser algo solitário. Todos os tinham experiências anteriores em outras bandas e isso ajudou muito na evolução das ideias que eu tinha em mente ", declara.
Hoje, quase dois anos depois do debut, a P.U.T.A. deixou de ser "projeto", adotou oficialmente o nome por extenso e tornou-se uma banda completa, com repertório autoral com mais de 20 músicas e que soma passagens por diversos festivais e casas alternativas do Brasil. Com os novos integrantes, a sonoridade também se modificou. A programação eletrônica deu lugar aos riffs de guitarra e linhas de baixo contagiantes, acrescidos de sintetizadores portáteis operados ao vivo pelos próprios vocalistas. Uma boa prova desta nova fase pode ser ouvida no último single lançado, "Coreografia", que une rock, reggae e new wave, com letra romântica, mas longe de ser piegas. "Temos influências de muita coisa, do rock oitentista ao techno-brega paraense. Hoje somos uma banda de rock, mas que por diversas vezes não soa como tal. A diversidade está impregnada na personalidade musical da Passei".
Após testar músicas próprias em diversos palcos, a Passei Uma Tarde Assim prepara-se para lançar o seu álbum de estreia no segundo semestre. O título provisório do álbum, "Manual Prático Para Bailes de Formatura e Festas de Firma", evidencia uma das principais características da banda: o bom humor em tom de ironia. "Queremos fazer um álbum divertido, dançante e engraçado, que seja a trilha sonora ideal para um festa. Há também agressividade e poesia, mas em doses homeopáticas", conta a tecladista Deise Goulart.
Um dos principais objetivos da banda neste ano é apresentar seu trabalho ao público rio-pretense,  pois,  mesmo com todos os integrantes residindo na cidade, a banda ainda não encontrou o seu "lugar".  "Muita gente já ouviu nossas músicas e nos cobram shows por aqui, mas as casas de Rio Preto ainda estão presas na cultura dos covers.  Algumas bandas da cidade vêm corajosamente lutando para mudar isso. Agora estamos preparados para entrar nessa briga.”, declara o guitarrista Danilo Branzan.
Na busca desta realização, muito mais pessoal do que profissional, a Passei Uma Tarde Assim faz o show de abertura na Choppada Intercursos da Unesp, nesta sexta-feira, a partir das 23h. "Preparamos um repertório especial para a noite. A única vez que tocamos na cidade foi em 2010, esse é o nosso segundo show aqui. Estamos dispostos a fazer o impossível para agradar o público, até vamos fazer alguns covers, mas deixamos estas músicas com a nossa cara.", revela Santanielo.
 A banda divide o palco com a Psicoteria, bateria do campus Unesp-Ibilce, e também com os conterrâneos da banda Rocket, que dedicam seu repertório aos hits dos anos 80. A festa acontece nesta sexta, dia 13, a partir das 23h no Clube da Unirp. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

Show com a banda
 Passei Uma Tarde Assim

Abertura da Choppada Intercursos da Unesp 
Dia 13/4, a partir das 23h.
Ingressos à venda local, a partir de R$30,00. (Open Bar)
www.passei.tnb.art.br
Facebook: Passei Uma Tarde Assim
Twitter: @passei_
+ Informações: 7812-3909 (Jeff Santanielo)

Tradição oral é resgatada neste mês na “Hora do Conto”


O projeto “Hora do Conto”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, inicia nesta quinta-feira (12/4) as atividades do mês de abril. Neste mês, quem participa do projeto é a pedagoga Tatiana Barbosa, com contação de histórias. A atividade é apresentada todas as quintas-feiras do mês, às 15 horas, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”.
 Com o intuito de resgatar a cultura da tradição oral, a pedagoga irá trabalhar com contos populares. Estão presentes literatura do folclore brasileiro como “A Menina dos Brincos de Ouro” e “O Negrinho do Pastoreiro”; do folclore japonês, “O Paraíso dos Gatos”; entre outros. Também serão trabalhados textos que discutem o medo de uma maneira lúdica, como “Tico e os Lobos Maus”, de Valeri Gorbachev.
 De acordo com Tatiana, o resgate da literatura por meio da contação de histórias faz manter viva a fantasia. “No meio de tanta tecnologia, este resgate traz a possibilidade do encanto com a leitura. É incrível você ver os olhos de uma criança brilhando quando ela se depara com o imaginário”, comenta. Para auxiliar na contação de histórias, serão trabalhadas com as crianças cantigas de roda e brincadeiras populares.
  
“Hora do Conto”, 
com Tatiana Barbosa
Data: 12, 19 e 26 de abril
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal 
“Dr. Fernando Costa” - Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1º andar
Informações: (17) 3202-2316

Fábrica de Sonhos - Espaço de Arte (programação de abril) e Escolas recebem peça que retrata universo infantil


A Fábrica de Sonhos - Espaço de Arte iniciou sua programação cultural ontem,  terça-feira dia 10 de abril, com uma Mostra sobre Beckett.
O primeiro filme a ser exibido será "Dias Felizes", dia 17 será a vez de "Esperando Godot" e dia 24 "Fim de Partida". As exibições fazem parte da "Confraria do Filme", projeto que visa estabelecer um diálogo entre o público e o cinema, por meio da amostragem de filmes de grande valoração artística e que pouco são mostrados no circuito convencional, e promove ainda um bate papo no final das exibições visando pontuar aspectos importantes e relevantes das obras apresentadas.O debate é conduzido por Milton Verderi, curador do projeto.
As sextas-feiras serão dedicadas à música, "PUB da Fábrica"; neste primeiro mês a MPB tomará conta do Espaço, nos dias 13 e 20 José Maria Guirado e Paulo Meliorança embalarão as noites com o melhor da MPB, e no dia 27 de abril José Maria Guirado dividirá o palco com João Pazzini, Luiz Ribeiro e Luiz Jardim também o sucessos da Música Popular Brasileira.
Sábados e domingos serão destinados ao TEATRO adulto e para crianças; neste primeiro mês quem ocupará a cena será a Cia. G.A.L./ Poleiro do Anjos com "Condenada!" dias 14, 21 e 28 (Sábados) sempre as 21h e a Cia. Livre de Teatro com "Veludinho" dias 15, 22 e 29 (Domingos) sempre as 11h.
Outra novidade será o Curso de Iniciação Teatral "Primeiro Ato" com direção de Homero Ferreira que possibilitará aos interessados em ingressarem nas artes cênicas um espaço voltado para a realização desse sonho.
Funcionamento
A Fábrica de Sonhos - Espaço de Arte funciona diariamente das 9h as 19h, na Rua Pedro Demonte, 136 - Jardim Alto Alegre (próximo a Unesp)
Serviço
Ingressos para toda a programação poderão ser adquiridos, diariamente das 13h as 19h
Teatro - R$ 20,00 e R$ 10,00
PUB da Fábrica - R$ 10,00
Confraria do Filme - R$ 10,00 e R$ 5,00

Escolas recebem peça que 
retrata universo infantil

A peça teatral “O menino Teresa”, encenada pela companhia teatral Ai dos Dois de Rio Preto, será encenada a partir de hoje, quarta-feira, 11/4, para alunos da rede pública de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto.
 A iniciativa visa educar por meio do teatro. A peça, sob direção de Alexandre Pedroso, trata da curiosidade das crianças e o desafio da infância em desvendar o mundo.
 Nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, a peça será encenada para alunos do Núcleo da Esperança do Santa Catarina. Amanhã (12/4), às 8h e 13h30, será a vez da escola do ensino fundamental do Residencial Nova Esperança.
 Na próxima semana, nos dias 17 e 18 de abril, a peça será apresentada nas escolas Núcleo da Vila Azul e Santa Clara. 

Adolfo BEZERRA DE MENEZES Cavalcanti, expoente da Doutrina Espirita do Brasil



Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1900) foi um médico, militar, escritor, jornalista, político e expoente da Doutrina Espírita no Brasil.
Infância e juventude
Descendente de antiga família de fazendeiros de criação, ligada à política e ao militarismo na Província do Ceará, era filho de Antônio Bezerra de Menezes (tenente-coronel da Guarda Nacional) e de Fabiana de Jesus Maria Bezerra.
Em 1838, aos sete anos de idade, ingressou na escola pública da Vila Frade (adjacente ao Riacho do Sangue), onde, em dez meses, aprendeu os princípios da educação elementar.
Em 1842, como consequência de perseguições políticas e dificuldades financeiras, a sua família mudou-se para a antiga vila de Maioridade (serra do Martins), no Rio Grande do Norte, onde o jovem, então com onze anos de idade, foi matriculado na aula pública de latim. Em dois anos já substituía o professor em classe, em seus impedimentos.
Em 1846, a família retornou à Província do Ceará, fixando residência na capital, Fortaleza. O jovem foi matriculado no Liceu do Ceará, onde concluiu os estudos preparatórios.
A carreira na Medicina
Em 1851, ano de falecimento de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, naquele mesmo ano, iniciou os estudos de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
No ano seguinte (1852), ingressou como praticante interno ("residente") no hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Para prover os seus estudos, dava aulas particulares de filosofia e matemática.
Obteve o doutoramento (graduação) em 1856, com a defesa da tese: "Diagnóstico do cancro". Por essa altura, abandonou o último patronímico e modificou o "s" de Meneses para "z", passando a assinar-se simplesmente como Adolfo Bezerra de Menezes. Nesse ano, o Governo Imperial decretou a reforma do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, e nomeou para chefiá-lo, como Cirurgião-mor, o Dr. Manuel Feliciano Pereira Carvalho, antigo professor de Bezerra de Menezes, que convidou Bezerra para trabalhar como seu assistente.
A 27 de Abril de 1857 candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória "Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento". O académico José Pereira Rego leu o parecer na sessão de 11 de maio, tendo a eleição transcorrido na de 18 de Maio e a posse na de 1 de junho do mesmo ano.
Em 1858 candidatou-se a uma vaga de lente substituto da Secção de Cirurgia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nesse ano saiu a sua nomeação oficial como assistente do Corpo de Saúde do Exército, no posto de Cirurgião-tenente e, a 6 de Novembro, desposou Maria Cândida de Lacerda, que viria a falecer de mal súbito em 24 de Março de 1863, deixando-lhe dois filhos, um de três e outro de um ano de idade.
No período de 1859 a 1861 exerceu a função de redactor dos Anais Brasilienses de Medicina, periódico da Academia Imperial de Medicina.
Em 1865 desposou, em segundas núpcias, Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã por parte de mãe de sua primeira esposa, e que cuidava de seus filhos até então, com quem teve mais sete filhos.
Trajetória política
Bezerra de Menezes, por André Koehne.
Nesse período a Câmara Municipal do Município Neutro tinha como presidente Roberto Jorge Haddock Lobo, do Partido Conservador. Ao mesmo tempo, Bezerra de Menezes já se notabilizara pela actuação profissional e pelo trabalho voltado à população carente. Desse modo, em 1860, em uma reunião política, alguns amigos levantaram a candidatura de Bezerra de Menezes, pelo Partido Liberal, como representante da paróquia de São Cristóvão, onde então residia, à Câmara. Ciente da indicação, Bezerra recusou-a inicialmente, mas, por insistência, acabou se comprometendo apenas em não fazer uma declaração pública de recusa dos votos que lhe fossem outorgados.
Abertas as urnas e apurados os votos, Bezerra fora eleito. Os seus adversários, liderados por Haddock Lobo, impugnaram a posse sob o argumento de que militares de Segunda Classe não podiam exercer o cargo de Vereador. Desse modo, para apoiar o Partido, que necessitava dele para obter a maioria na Câmara, decidiu requerer exoneração do Corpo de Saúde (26 de Março de 1861). Desfeito o impedimento, foi empossado no mesmo ano.
Foi reeleito vereador da Câmara Municipal do Município Neutro para o período de 1864 a 1868.
Foi eleito deputado Provincial pelo Rio de Janeiro em 1866, apesar da oposição do então primeiro-ministro Zacarias de Góis e dos chefes liberais - senador Bernardo de Sousa Franco (visconde de Sousa Franco) e deputado Francisco Otaviano de Almeida Rosa. Empossado em 1867, a Câmara dos Deputados foi dissolvida no ano seguinte (1868), devido à ascensão do Partido Conservador.
Retornou à política como vereador no período de 1873 a 1885, ocupando várias vezes as funções de presidente interino da Câmara Municipal, efectivando-se em Julho de 1878, cargo que corresponderia actualmente ao de Prefeito.
Foi eleito deputado geral pela Província do Rio de Janeiro no período de 1877 a 1885, ano em que encerrou a sua carreira política. Neste período acumulou o exercício da presidência da Câmara e do Poder Executivo Municipal. Em sua atuação como deputado, destacam-se algumas iniciativas pioneiras: buscou, através de projeto de lei, regulamentar o trabalho doméstico, visando conceder a essa categoria, inclusive, o aviso prévio de 30 dias; denunciou os perigos da poluição que já naquela época afetava a população do Rio de Janeiro, promovendo providências para combatê-la. Foi membro, a partir de 1882, das Comissões de Obras Públicas, Redação e Orçamento.
Vida empresarial
Foi sócio fundador da Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos (1870). Empenhou-se na construção da Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua, pretendendo estendê-la até ao rio Doce, projecto que não conseguiu concretizar (c. 1872). Foi um dos directores da Companhia Arquitetônica de Vila Isabel, fundada em Outubro de 1873 por João Batista Viana Drummond (depois barão de Drummond) para empreender a urbanização do bairro de Vila Isabel. Em 1875, foi presidente da Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão, período em que os trilhos da empresa alcançavam os bairros do Caju e da Tijuca.
Militância intelectual
Capa do livreto "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação", de 1869. A obra foi distribuída gratuitamente à população.
Durante a campanha abolicionista publicou o ensaio "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação" (1869), onde não só defende a liberdade aos escravos, mas também a inserção e adaptação dos mesmos na sociedade por meio da educação. Nesta obra, Bezerra se auto-intitula um liberal, e propõe que se imitasse os ingleses, que na época já haviam abolido a escravidão de seus domínios.
Expôs os problemas de sua região natal em outro ensaio publicado, "Breves considerações sobre as secas do Norte" (1877). Alguns indicam que foi autor de biografias sobre o visconde do Uruguai e o visconde de Caravelas, personalidades ilustres do Império do Brasil. Foi redactor d'A Reforma, órgão liberal no Município Neutro, e, de 1869 a 1870, redator do jornal Sentinela da Liberdade. Escreveu também outras obras, como "A Casa Assombrada", "A Loucura sob Novo Prisma", "A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica", "Casamento e Mortalha", "Pérola Negra", "Lázaro, o Leproso", "Os Carneiros de Panúrgio", "História de um Sonho" e "Evangelho do Futuro".
Sabe-se que Bezerra de Menezes era fluente em pelo menos três línguas além do português: latim, espanhol e francês.
Militância espírita
Conheceu a Doutrina Espírita quando do lançamento da tradução em língua portuguesa de O Livro dos Espíritos (sem data, em 1875), através de um exemplar que lhe foi oferecido com dedicatória pelo seu tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos. Sobre o contacto com a obra, o próprio Bezerra registrou posteriormente:
"Deu-mo na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem de bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distracção para a longa viagem, disse comigo: ora, Deus! Não hei de ir para o inferno por ler isto… Depois, é ridículo confessar-me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ele, como acontecera com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito. Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!… Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no 'O Livro dos Espíritos'. Preocupei- me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou, mesmo como se diz vulgarmente, de nascença."
Com o lançamento do periódico Reformador, por Augusto Elias da Silva em 1883, passou a colaborar com a redacção de artigos doutrinários.
Após estudar por alguns anos as obras de Allan Kardec, em 16 de Agosto de 1886, aos cinquenta e cinco anos de idade, perante grande público (estimado, conforme os seus biógrafos, entre mil e quinhentas e duas mil pessoas) no salão de conferências da Guarda Velha, no Rio de Janeiro, em longa alocução, justificou a sua opção em abraçar o Espiritismo. O evento chegou a ser referido em nota publicada pelo "O Paiz".
No ano seguinte, a pedido da Comissão de Propaganda do Centro da União Espírita do Brasil, inicia a publicação de uma série de artigos sobre a Doutrina em O Paiz, periódico de maior circulação da época. Com o nome de "Estudos Filosóficos - Espiritismo", os artigos saíram regularmente aos domingos, no período de 23 de Outubro de 1887 a Dezembro de 1893, assinados sob o pseudónimo "Max".
Na década de 1880 o incipiente movimento espírita na capital (e no país) estava marcado pela dispersão de seus adeptos e das entidades em que se reuniam. Havia, ainda, uma clara divisão entre os espíritas ditos "místicos" (defensores de uma visão religiosa da doutrina), e os chamados "científicos" (defensores de um olhar filosófico e científico).
Em 1889, Bezerra foi percebido como o único capaz de superar as divisões, vindo a ser eleito presidente da Federação Espírita Brasileira. Nesse período, iniciou o estudo sistemático de "O Livro dos Espíritos" nas reuniões públicas das sextas-feiras, passando a redigir o Reformador; exerceu ainda a tarefa de doutrinador de espíritos obsessores. Organizou e presidiu um Congresso Espírita Nacional (Rio de Janeiro, 14 de Abril), com a presença de 34 delegações de instituições de diversos estados. Assumiu a presidência do Centro da União Espírita do Brasil a 21 de Abril e, a 22 de Dezembro de 1890, oficiou ao então presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, em defesa dos direitos e da liberdade dos espíritas contra certos artigos do Código Penal Brasileiro de 1890.
De 1890 a 1891 foi vice-presidente da FEB na gestão de Francisco de Menezes Dias da Cruz, época em que traduziu o livro "Obras Póstumas" de Allan Kardec, publicado em 1892. Em fins de 1891, registravam-se importantes divergências internas entre os espíritas e fortes ataques ao exteriores ao movimento. Bezerra de Menezes afastou-se por algum tempo, continuando a frequentar as reuniões do Grupo Ismael e a redação dos artigos semanais em "O Paiz", que encerrou ao final de 1893. Aprofundando-se as discórdias na instituição, foi convidado em 1895 a reassumir a presidência da FEB (eleito em 3 de Agosto desse ano), função que exerceu até à data de seu falecimento. Nesta gestão iniciou o estudo semanal de "O Evangelho segundo o Espiritismo", fundou a primeira livraria espírita no país e ocorreu a vinculação da instituição ao Grupo Ismael e à Assistência aos Necessitados.
Foi em meio a grandes dificuldades financeiras que um acidente vascular cerebral o acometeu, na manhã de 11 de Abril de 1900. Não faltaram aqueles, pobres e ricos, que socorreram a família, liderados pelo Senador Quintino Bocaiúva. No dia seguinte, na primeira página de "O Paiz", foi lhe dedicado um longo necrológio, chamando-o de "eminente brasileiro". Recebeu ainda homenagem da Câmara Municipal do então Distrito Federal pela conduta e pelos serviços dignos.
Ao longo da vida acumulou inúmeros títulos de cidadania.
Legado
Bezerra de Menezes deu o nome a uma das embarcações a vapor da Estrada de Ferro Macaé e Campos que, fretado à Companhia Terrestre e Marítima do Rio de Janeiro, naufragou em Angra dos Reis a 29 de Janeiro de 1891. Não houve vítimas fatais.
Com relação ao aspecto missionário da vida de Bezerra de Menezes, a obra "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de Chico Xavier, atribuído ao espírito de Humberto de Campos, afirma:
"Descerás às lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo-as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Arregimentarás todos os elementos dispersos, com as dedicações do teu espírito, a fim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração."
Bezerra foi também homenageado em Anápolis, Goiás, em 1982, com o nome de uma escola de ensino fundamental - Escola de 1º Grau Bezerra de Menezes -, que atende a 200 alunos conveniados com a rede estadual de Goiás. Em Fortaleza, capital do estado do Ceará, sua terra natal, há uma avenida com o seu nome, situada no então distrito que levava o nome de seu pai, Antônio Bezerra, atualmente desmembrado em vários bairros, sendo a mencionada avenida situada entre os bairros Parquelândia, São Gerardo e Otávio Bonfim.
Em São José do Rio Preto, SP, o maior Hospital Psiquiátrico, que atende a toda a região, também leva o nome de Bezerra de Menezes.
O "Kardec Brasileiro"
Pela atuação destacada no movimento espírita da capital brasileira no último quartel do século XIX, Bezerra de Menezes foi considerado um modelo para muitos adeptos da Doutrina. Destacam-lhe a índole caridosa, a perseverança, e a disposição amorosa para superar os desafios. Essas características, somadas à sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita no país, fizeram com que fosse considerado o "Kardec Brasileiro", numa homenagem devida ao papel de relevância que desempenhou. Muitos seguidores acreditam, ainda, que Bezerra de Menezes continua, em espírito, a orientar e influenciar o movimento espírita. É considerado patrono de centenas de instituições espíritas em todo o mundo.
Filme
A vida de Bezerra de Menezes foi transposta para o cinema, na película "Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito", com direção de Glauber Santos Paiva Filho e Joel Pimentel. O elenco é integrado por Carlos Vereza no papel título, Caio Blat e Paulo Goulart Filho, e com a participação especial de Lúcio Mauro. A produção foi orçada aproximadamente em R$ 2,7 milhões, a cargo da Trio Filmes e Estação da Luz, com locações no Ceará, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro, tendo envolvido a mão-de-obra de uma equipe de cento e cinquenta pessoas. O lançamento do filme deu-se em 29 de agosto de 2008.
Instituições de que foi membro
* Efectivo da Academia Nacional de Medicina e honorário da Secção Cirúrgica.
* Instituto Farmacêutico
* Sociedade de Geografia de Lisboa
* Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional
* Sociedade Físico-Química
* Sociedade Propagadora das Belas-Artes
* Sociedade Beneficência Cearense (Presidente)
* Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (Conselheiro)
* Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão (Presidente)
* Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos (Fundador)
* Companhia Arquitetônica de Vila Isabel (Director)
Artigos e obras publicadas
* 1856 - "Diagnóstico do cancro"
* 1857 - "Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento"
* 1869 - "A Escravidão no Brasil, e medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação"
* 1877 - "Breves considerações sobre as secas do Norte"
* "Das operações reclamadas pelo estreitamento da uretra"
* Biografia de Manuel Alves Branco, visconde de Caravelas
* Biografia de Paulino José Soares de Sousa, visconde do Uruguai
* 1892 - publicação da sua tradução de Obras Póstumas, de Allan Kardec
* 1902 - "A Casa Assombrada" (romance originalmente publicado no Reformador e, postumamente, em livro, pela FEB)
* 1907 - "Espiritismo (Estudos Filosóficos)" (colectânea dos artigos publicados em O Paiz no período de 1877 a 1894, publicada pela FEB em três volumes)
* 1983 - "Os Carneiros de Panúrgio" (romance originalmente publicado no Reformador e, postumamente, em livro, pela FEESP)
* 1946 - "A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica" ou "Uma carta de Bezerra de Menezes" (réplica a seu irmão que lhe exprobrava a conversão ao Espiritismo, publicada postumamente, em livro, pela FEB)
* 1920 - "A Loucura sob novo prisma" (estudo etiológico sobre as perturbações mentais, publicado pela FEB)
* "Casamento e mortalha" (romance, incompleto)
* "Evangelho do Futuro"
* "História de um Sonho"
* "Lázaro, o Leproso"
* "O Bandido"
* "Os Mortos que Vivem"
* "Pérola Negra"
* "Segredos da Natura"
* "Viagem através dos Séculos"
Principais obras e mensagens mediúnicas atribuídas a Bezerra de Menezes
Através de Divaldo Pereira Franco, comunicações nas seguintes obras
* 1991 – "Compromissos Iluminativos" (coletânea de mensagens, ed. LEAL)
Através de Francisco Cândido Xavier, comunicações nas seguintes obras
* 1973 - "Bezerra, Chico e Você" (coletânea de mensagens, ed. GEEM)
* 1986 - "Apelos Cristãos" (coletânea de mensagens, ed. UEM)
* "Nosso Livro"
* "Cartas do Coração"
* "Instruções Psicofônicas"
* "O Espírito da Verdade"
* "Relicário de Luz"
* "Dicionário d'Alma"
* "Antologia Mediúnica do Natal"
* "Caminho Espírita"
* "Luz no Lar"
Através de Francisco de Assis Periotto, comunicações nas seguintes obras
* 2001 - "Fluidos de Luz: ensinamentos de Bezerra de Menezes" (Ed. Elevação)
* 2002 - "Fluidos de Paz: ensinamentos de Bezerra de Menezes" (Ed. Elevação)
* 2006 - "Conversando com seu Anjo da Guarda - ensinamentos de Bezerra de Menezes sobre a Agenda Espiritual " (Ed. Elevação)
Através de Maria Cecília Paiva, comunicações nas seguintes obras
* "Garimpos do Além" (coletânea de mensagens, ed. Instituto Maria).
Através de Waldo Vieira, comunicações nas seguintes obras
* "Entre Irmãos de Outras Terras"
* "Seareiros de Volta"
Através de Yvonne do Amaral Pereira, comunicações nas seguintes obras
* 1955 – "Nas Telas do Infinito" (1ª. Parte, romance, ed. FEB)
* 1957 – "A Tragédia de Santa Maria" (romance, ed. FEB)
* 1964 – "Dramas da Obsessão" (romance, ed. FEB)
* 1968 – "Recordações da Mediunidade" (relatos e orientações, ed. FEB)
Fonte: Wikipedia