segunda-feira, 9 de abril de 2012

Unesp de Rio Preto celebra amanhã 55 anos



Dia do aniversário contará com palestras e mostras de arte que relatam a história do Instituto; lançamento de livros também marca a data
Neste dia 10, amanhã,  terça-feira, quando o câmpus de Rio Preto da Unesp – o Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) – completa 55 anos, será realizada uma série de atividades, abertas também à comunidade externa, com o objetivo de relembrar a história da instituição e de debater o papel da universidade.
As ações celebrativas começam às 8h30 no saguão do prédio principal do Ibilce, com a apresentação da Bateria Psicoteria, seguida do hasteamento de bandeiras no jardim central. Depois, no Auditório A, será realizado o lançamento do livro Reforma Universitária: Interações Conflitantes, da professora aposentada Zuleika Aum Attab (Pedagogia), e da obra Probióticos e Seus Efeitos Terapêuticos na Saúde Humana, da professora Ana Lúcia Barreto Penna (Engenharia de Alimentos) em coautoria com as alunas de pós-graduação Janaína dos Reis, Sabrina Casarotti e Aline de Paula.
Após a pausa para o coffee-break, entrará em cena a mesa-redonda “Ibilce 55 anos”, com a presença da professora Hermione Elly Melara de Campos Bicudo (Biologia) e do professor Carlos Daghlian (Letras), ambos professores eméritos – título atribuído pela Unesp aos docentes aposentados que alcançaram posição eminente no ensino e na pesquisa –, e do professor Wilson Maurício Tadini (Matemática), diretor entre 1994 e 1998, que foi o primeiro diretor ex-aluno do Instituto.
Durante todo o dia, estará exposta no saguão a mostra de pintura óleo sobre tela intitulada “O Ibilce”, do artista plástico e chefe do setor de gráfica, Maurício Borim. Uma mostra com fotos antigas do Ibilce também será instalada. O objetivo de ambas as exposições é contar a trajetória do Instituto por meio de imagens que resgatam o seu passado.
Já na parte da noite, será ministrada uma palestra pelo professor José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico da Fapesp e titular do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Com o título “A produção científica e sua transferência para a sociedade”, a palestra será realizada às 19h30 no Auditório A.
A vice-diretora da Unesp Rio Preto, Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira, afirma que a comemoração será uma forma de aproximar mais o Ibilce da comunidade rio-pretense. “Essa valorização do passado é fundamental para mostrar aos mais jovens os principais acontecimentos do Ibilce ao longo de sua história e a forma como eles impactaram na nossa sociedade, além de apresentar os caminhos que ele tomará”.
Livros
Com prefácio do professor Aziz Nacib Ab’Saber, reconhecido geógrafo brasileiro que foi diretor da Unesp de Rio Preto e veio a falecer no dia 16 do mês passado, o livro Reforma Universitária: interações conflitantes,  da professora Zuleika Aum Attab, traz um relato histórico dos conflitos em torno da reforma universitária ocorridos desde a implantação da Fafi, em 1957, os quais se arrastaram por muito tempo, mesmo após a integração da faculdade à Unesp, em 1976.
O objetivo da reforma era a constituição de um rígido sistema departamental: “Os professores que a propuseram eram visionários, mas a sociedade e alguns docentes, muito conservadores, não estavam preparados para recebê-la e concretizá-la. O interessante é que, hoje, porém, vemos resultados evidentes dessa tentativa pioneira: os cursos apresentam essa estrutura departamental”, avalia Zuleica.
A autora relata que, no período da ditadura militar, a reforma passou a ser ainda mais complicada. “Com um triste episódio de terrorismo cultural, muitos dos professores foram cassados como comunistas”, conta. Essa história é lembrada com muita dor por ela, que lhes tinha grande admiração. “Meu maior orgulho em concretizar esse livro é para ele ser usado como instrumento de defesa a esses professores injustiçados”, diz.
Já a obra lançada pelas pesquisadoras de engenharia de alimentos aborda os probióticos – microorganismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde humana. “Os alimentos, que contêm esses microorganismos, promovem diversos efeitos terapêuticos, como o controle da microbiota intestinal e a sua estabilização após o uso de antibióticos, o controle de infecções gastrointestinais, a melhora do metabolismo da lactose, a redução do nível de colesterol, a prevenção de diarreias e a estimulação do sistema imunológico”, explica a docente Ana Lúcia Barreto Penna, uma das autoras.

A Unesp de Rio Preto/ Ibilce

A história da instituição teve início em 1957, com a criação da Fafi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), que funcionava em salas emprestadas do Instituto de Educação “Monsenhor Gonçalves”. Em 1960, a Fafi foi trasnferida para um prédio na rua General Glicério, onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Educação. Em 1976, com a fundação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), é criada a nomenclatura Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) para representar o câmpus de Rio Preto da universidade.
Hoje, a instituição abriga 217 docentes, 210 servidores, 2.126 alunos de graduação e 1.065 alunos da pós-graduação. São oferecidos nove cursos de graduação e onze de pós-graduação, situados nas três grandes áreas do saber: humanas, biológicas e exatas.

Nenhum comentário: