sábado, 13 de junho de 2009

Maria Guilhermina Kolimbrowsky (São Paulo – SP) e o seu RECONCILIAÇÃO


Antônio Franco da Silva, Antônio Joaquim Siqueira, Antônio Nassif Makluf e Antonio Brás Dionísio ou Dionísío D'ANDREA




Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e agora também em nossa modesta página.

Eleuses Vieira de Paiva e Graciema Ramos da Silva




Eleuses Vieira de Paiva personalidade aniversariante no dia de hoje, que consta no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, Graciema Ramos da Silva em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 13 do mês junho de 2008

Hoje Dia do Santo Casamenteiro ,

Dia de Santo Antonio

Santo Antônio de Lisboa, tanto portugues como brasileiro, OFM (Lisboa, 15 de Agosto de 1195Pádua, 13 de Junho de 1231), de seu nome de batismo Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (ou Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo) filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo. É também conhecido como Santo António de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade italiana. Regra geral, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida –, e não daquela que os viu nascer; assim sucede com Fernando de Bulhões, que nas demais línguas europeias é chamado de Pádua, e apenas reverenciado pelos povos de língua portuguesa como de Lisboa. Nascido e criado em Lisboa, aos quinze anos entrou para um convento de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e em 1220, com vinte e cinco anos, impressionado pela pregação de alguns frades que conheceu em Coimbra enquanto estudava no Mosteiro de Santa Cruz, trocou o seu nome por António e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou ainda teologia em várias universidades europeias, tendo passado os últimos meses da sua vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer no bairro de Arcella. Santo António detém o recorde de canonização da Igreja Católica: foi declarado santo menos de um ano decorrido sobre a sua morte, em 30 de Maio de 1232 (11 meses e 17 dias após a sua morte). É o santo padroeiro da cidade de Pádua. Ao contrário do que é corrente pensar, Santo António não é o santo padroeiro da cidade de Lisboa, lugar que é ocupado por São Vicente. Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.

Quermesse de Santo Antônio aqui em São José do Rio Preto será na Rua: Tocantins , 290 – Vila Goyos- fone 32242274, próximo a Represa Municipal, Hoje, dia 13- amanhã, sabado e dia 15 no domingo e no dia 22 às 12h00 aquele tradicional churrasco. Desde o dia 1 as programações religiosas foram: Benção dos doentes, das velas, das roupas, das imagens, dos veículos, dos documentos, das chaves, das crianças, das medalhas e escapulários, da água e do sal, dos lírios e dos namorados e casais.

Fernando Pessoa , 120 anos do poeta fingidor

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua juventude na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o maior autor da heteronímia. Morreu de problemas hepáticos aos 47 anos na mesma cidade onde nascera, tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa, com toda a simplicidade que a liberdade poética sempre lhe concedeu: "I know not what tomorrow will bring... " ("Eu não sei o que o amanhã trará").

Se depois de eu morrer,

quiserem escrever a minha biografia,

Não há nada mais simples.

Tem só duas datas - a da minha nascença

e a da minha morte.

Entre uma e outra todos os dias são meus.

Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos;

Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925 .

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega fingir que é dor

A dor que deveras sente.

Fernando Pessoa/Bernardo Soares;

Autopsicografia; Publicado em 1 de Abril de 1931.

200 anos de Jardim Botânico no Rio de Janeiro

O Jardim Botânico localiza-se no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. O Jardim abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país, especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes. Sua origem remonta à vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, acompanhada pela Corte (1808). Fixando-se no Rio de Janeiro, então alçada à condição de sede do Império Português, a mudança trouxe diversas oportunidades e melhorias para a cidade, dentre elas a implantação de uma Fábrica de Pólvora na sede do antigo Engenho de Rodrigo de Freitas, cujas ruínas dos muros atualmente integram os limites do Jardim Botânico. Recém-chegado, por Decreto de 13 de Junho de 1808, o Príncipe-Regente D. João criou no antigo "Engenho da Lagoa", pertencente a Rodrigo de Freitas, o Jardim de Aclimação, com a finalidade de aclimatar as plantas de especiarias oriundas das Índias Orientais: noz-moscada, canela e pimenta-do-reino. No mesmo ano, a 11 de Outubro, recebeu o nome de Real Horto. Sua direção foi entregue ao marquês de Sabará, diretor da fábrica de pólvora criada ao lado, que também entendia de botânica, sendo depois substituído pelo Tenente General Carlos Napion. Em 1810, segundo o "Dicionário de Curiosidades do Rio de Janeiro", o alemão Kaucke o transformou em uma estação experimental. Tinha à sua disposição escravos, instrumentos, morada e ganhava mais de 800 mil réis por ano. Nos viveiros já havia mudas de cânfora, nogueira, jaqueira, cravo-da-índia e outras plantas do Oriente. Com a Proclamação da Independência do Brasil, o Real Horto foi aberto à visitação pública em 1822 como Real Jardim Botânico. Adquiriu a partir de então foros de botânico, pois seu diretor era um erudito frade carmelita, frei Leandro do Sacramento, professor de botânica conhecido pelos seus estudos da flora brasileira. Frei Leandro introduziu melhoramentos e organizou um catálogo das plantas ali cultivadas. Foi o orientador das aléias de mangueiras, jaqueiras, nogueiras e outras, assim como das cercas de murtas, crótons, hibisco. Em sua homenagem, uma das dependências do Jardim tem o seu busto e o belo lago leva o seu nome.

Para ver as fotos e as digitalizações basta clicar em cima do titulo da matéria de seu interesse que o link levará automáticamente


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Adilson José Rodrigues ou Maguila nosso maior pugilista brasileiro completa hoje 50 anos


Maguila (Aracaju, 12 de junho de 1959), nascido Adilson José Rodrigues, é um ex-pugilista brasileiro. Recebeu a alcunha "Maguila" por semelhança ao porte físico do personagem Magilla Gorilla, de Hanna-Barbera. Durante a primeira parte de sua carreira teve como principal divulgador o locutor e empresário Luciano do Valle Queiroz, parceria que rendeu algumas críticas evidentes a este último, acusado de exagerar nas qualidades de Maguila para fins de promoção de vendas. Nessa época ele foi treinado pelo famoso Angelo Dundee, que instruiu lutadores como Sugar Ray Leonard e Muhammad Ali. A parceria com a Luqui (empresa de Luciano do Valle) terminou em 1989 após sua derrota para Walter Armando Masseroni; Luciano havia decidido pelo fim da carreira do lutador sem consulta-lo; fato com o qual Maguila não concordou. No dia 22 de agosto de 1995, Maguila tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial peso pesado. O título era da inexpressiva Federação Mundial de Boxe (WBF), uma das dezenas de entidades que representam a categoria. Maguila, 37 anos, derrotou por pontos o inglês Johnny Nelson, em Osasco, na Grande São Paulo. Encerrou a carreira profissional em 29 de fevereiro de 2000, após sua derrota por nocaute para Daniel Frank. Entre as suas derrotas mais importantes destacam-se para o lendário George Foreman, em 1990, e, um ano antes, para o então aspirante ao título Evander Holyfield. Entre as vitórias mais expressivas, venceu James Quebra-Ossos Smith e o argentino Daniel Falconi. Principais títulos: Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.

Fátima Soares Rodrigues (Belo Horizonte – MG) e seu EU TE AMO



Benedicto Tavares de Oliveira, Elisa Damião Martins Barbero, Maria Cândida Pereira Azém, Sarah Caldeira Martins e Yoshiyuki Yamaguti





Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e agora também em nossa modesta página.

José Pedro da Motta, José Pedro da Motta Filho, João Antônio Scaldelai e Francisco Marcos Valzacchi




Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A Página da Vida do dia 12 do mês junho de 2008

O amor está no ar,

hoje Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro. A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. Dizem quem criou esse dia foram os donos de motéis que estavam a fim de lucrar com a idéia de casais poderem se amar em único dia. O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil. Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar. O casamento - em queda na Idade Média - trazia a união carnal, considerada pecado, naquele período quando se valorizava a vida espiritual celibatária. A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes

Filha falece no mesmo dia e

mês que sua mãe nasceu

Em uma outra oportunidade registrei o falecimento de Marvin Gaye que foi assassinado pelo seu pai por motivos religiosos na véspera de seu aniversário, houve outra coincidência de Dona Amelia Bortolani que nasceu e faleceu aos 90 anos no mesmo dia , e mês , inclusive esta matéria soltei no dia 12 de abril deste e hoje minha saudosa sogra que nasceu neste dia, mês no ano de 1909, coincide com o falecimento de sua filha mais velha, a minha cunhada Nena, como a chamávamos carinhosamente.

Antonio Augusto Toneti e Renato Ferreira da Silva

Hoje a página registra aniversário deste músico Augusto e também administrador nascido na vizinha Floreal e Renato este médico baiano ligado a área de transplantes , são profissionais que estão no livro de “Quem faz História em São José do Rio Preto”. Congratulações e parabéns.

Para ver as fotos da página do ano passado ou as digitalizações das biografias de Antonio e Renato basta dar um clique em cima do titulo, que o link levará automáticamente.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Câmara Setorial de Artes Visuais, a reunião será no próximo dia 25 às 15h00 no Centro Cultural

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 25 de junho reunião da Câmara Setorial de Artes Visuais. O encontro será no auditório do Centro Cultural “Professor Daud Jorge Simão”, a partir das 15 horas. O projeto de Câmaras Setoriais está sendo implantado neste ano. A primeira reunião aconteceu, em janeiro, com a classe teatral. Em fevereiro a Secretaria Municipal de Cultura se reuniu com profissionais de música; em março com os de literatura e em abril o encontro foi com os de dança. A proposta é integrar as pessoas que trabalham com cultura no município à realidade da administração pública. Cada câmara deve funcionar com quatro pessoas, indicadas pelos setores que representam. “O objetivo principal é criar uma política compartilhada para a cultura em Rio Preto. Queremos fazer uma política cultural única para o município”, afirma o Secretário Municipal de Cultura, Deodoro Moreira. Agora é a vez dos profissionais ligados a Artes Visuais (artes plásticas, desenho de humor, fotografia, vídeo -animação, documentário e ficção- e arte digital) indicarem seus representantes para desenvolver projetos adequados à realidade da administração pública.

Pedro Henrique Nogueira Penido (Belo Horizonte – MG) e seu TENEBRO APAIXONADO OLHAR


Gibran Belasques Costa, José Martins Melo, Moacir Antunes, Vera Lúcia Morais Bechuate e Orlando Mastrocola





Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”, e Orlando Mastrocola em “ A História de Catanduva de A a Z”.