quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Página da Vida do dia 11 mês de junho de 2008

Jacques-Yves Cousteau,

o criador da casa submarina

Jacques-Yves Cousteau (Saint André de Cubzac, 11 de Junho de 1910Paris, 25 de Junho de 1997) foi um oficial da marinha francesa, um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades. Suas atividades como mergulhador e pesquisador recebem inúmeras acusações de agregarem pesquisas para o fornecimento de informações privilegiadas para CIA sobre terreno, fauna e flora dos locais visitados, principalmente da Amazônia. Ele consquistou o Oscar em 1956 com o documentário O mundo silencioso, filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Mas o próprio Cousteau confessa que, em seus primeiros filmes, não tinha nenhum tipo de preocupação ecológica. Golfinhos eram mortos e usados como iscas para conseguir melhores imagens de tubarões. No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão. Em 1965, Cousteau criou uma casa submarina onde seis pessoas viveram por um mês a cem metros de profundidade.

Abílio Augusto Abrunhosa

Cavalheiro e José Havilla

Esses dois jornalistas cada um a seu tempo, Abílio português que marcou época em terras de Catanduva e São José do Rio Preto, e esse rio-pretense J. Hawilla que atualmente transita com todo vigor em nosso estado. Fica o registro d’A Página e no livro “Quem faz a história de São José do Rio Preto”.

Amanhã, Feliz Dia do Namorados

Amanhã Dia dos Namorados, e não poderia deixar de publicar um poema de meu caro amigo Poeta Francis, palavras que as vezes é difícil a gente dizer, então Feliz Dia dos Namorados.

Para ver as fotos e as digitalizações das biografias de nossos aniversariantes, basta dar um clique em cima do titulo da matéria de seu interesse que o link será automatico e levará a pagina do ano passado.

Nenhum comentário: