sábado, 7 de março de 2009

Jorge Luiz Moro Vermelho, Dured Fauaz, José Pardo, Gilberto Toledo Pires, Luisino Tarcitano e A Página do dia 07/03/2008
















Jorge Vermelho e Dured personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto” e José Pardo,Gilberto e Luizino em “ A História de Catanduva de A a Z”.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 7 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE MARÇO DE 2008


HÁ 200 ANOS, CHEGAVA AO BRASIL A CORTE PORTUGUESA - No dia 7 de março de 1808 uma esquadra aportou no Rio de Janeiro após três meses no Atlântico. A bordo estava a família real portuguesa, que deixou Lisboa para escapar da dominação francesa imposta por Napoleão Bonaparte.Vilas seguem ritmo das capitaisAs cidades do Interior das províncias do Rio de Janeiro e São Paulo acompanharam o desenvolvimento alcançado pelos grandes centros após a chegada da família real portuguesa.Medidas destinadas a estimular as indústrias, a urbanização e, principalmente, a construção de estradas para facilitar o escoamento da produção beneficiaram diretamente cidades de menor porte, que também passaram a comercializar produtos importados comprados de nações amigas de Portugal com impostos reduzidos. Banco do Brasil é a primeira conquistaUm dos mais importantes feitos da família real no País foi a criação do Banco do Brasil, em 1808.A iniciativa do príncipe regente, dom João, visava, principalmente, financiar o desenvolvimento da indústria nacional, iniciativa sistematicamente proibida durante 308 anos.


DIA DOS FUZILEIROS NAVAIS - No dia 7 de março o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil comemora seu aniversário de fundação, que se conta a partir do ano de 1808, quando parte da então Brigada Real de Marinha, da Armada Real Portuguesa, desembarcou no Rio de Janeiro escoltando o Príncipe Regente D. João (mais tarde Rei D. João VI), na transferência da Família Real e da Administração portuguesas para o Brasil.Criada em 1797, a Brigada reorganizou os Fuzileiros portugueses (para dois Regimentos de Infantaria e uma Unidade de Artilharia), cuja origem está no Terço da Armada Real de Portugal, formado em 1621. A primeira operação do Terço, no Brasil, deu-se em 1625, durante a Restauração da Bahia, que se encontrava sob o jugo holandês.O evento, considerado batismo de fogo dos Fuzileiros Navais baseados no Brasil, foi a tomada de Caiena, capital da Guiana Francesa, por desembarque anfíbio, a 14 de janeiro de 1809. O evento mais recente da tropa foi o envio da segunda equipe de Fuzileiros Navais para o Haiti, incluindo combates reais.

AMODORO-TE

Linda
TuÉs
ACriatura
MaisLinda
QueMeus
Olhos
Viram
Esta legenda ladeada a uma foto de uma professora de corte e costura na decada de 50 em nossa querida Marapoama fechei a página deste dia.

Nenhum comentário: