quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sebastião Silva ou Caim da famosa dupla Abel (In memorian) e Caim é o aniversariante do dia

Hoje faço o registro de aniversário de Sebastião Silva ou Caim, ele que nasceu em Monte Azul Paulista - SP em 20 de janeiro de 1944 ou Dia de São Sebastião formou dupla com seu primo José Vieira ou Abel durante várias décadas. Sebastião, o Caim, iniciou carreira na infância, integrando o Trio Mirim, que em 1955 tinha um programa próprio, de muito sucesso, na Rádio Clube de Marília SP. Em 1956 José (Abel) formou dupla com Xupim, atuando na Rádio A Voz de Catanduva. Mais tarde, os dois primos se encontraram e resolveram apresentarem-se juntos em São Paulo, atuando na TV Cultura, no programa Cidade Sertaneja. Em 1966, foram premiados num torneio de violeiros, ocasião em que Gilberto Meireles sugeriu que adotassem o nome artístico de Abel & Caim. No ano seguinte, a dupla gravou o primeiro LP na Chantecler, incluindo, entre outros, os sucessos “Desilusão” (Dadá), “Santa Luzia” (Iolando Mondim e Dorival Teixeira) e “Mãe amorosa” (Tanabi e Aleixinho), sendo este um dos maiores destaques de sua carreira. No ano seguinte lançou outro LP pela Chantecler, com os sucessos “A bandinha” (Leo Canhoto), “Menino boiadeiro” (Tanabi) e “A natureza” (Dino Franco), entre outros. Em 1972, na RCA, a dupla gravou um LP, incluindo os sucessos “Chuva, sangue da terra” (Lourival dos Santos e Tião Carreiro) e “Triste ocorrência” (Jack e Abel), lançando em 1975 mais um LP, pela Continental, com os sucessos “O barco” (Jack e Abel), “O menino e o cachorro” (Dino Franco e Caim), “Adeus, boiada” (Nestor e Zeca) e “Ingratidão de filho” (Jack e Caim), entre outros. Anos depois do primeiro disco gravado, a dupla continuou se apresentando com sucesso em feiras, rodeios e circos, principalmente em cidades do interior.
Discografia: Abel & Caim (1968) /// Abel & Caim (1970) /// Abel & Caim (1972) /// Abel & Caim. Som da terra (1991) /// Abel & Caim (1994).


José Vieira ou Abel (29/03/1929 a 12/01/2011)

No dia 12 deste mês ou seja a 8 dias atrás fomos noticiados a todos os amigos e admiradores da autêntica música sertaneja ou de raiz que havia falecido na nossa vizinha Araçatuba - SP que o meu conterrâneo José Vieira ou Abel aos 81 anos. Abel que nasceu na minha querida Itajobi - SP aos 29 de março de 1929 foi sepultado no dia 13 (quinta-feira) no cemitério municipal de Bilac, região de Araçatuba. Abel estava em coma desde o dia 29 de dezembro e faleceu as 21h30 dos dia 12 de janeiro (quarta-feira) , no Hospital da Unimed de Araçatuba.  Após cirurgia para substituição de prótese no fêmur, uma infecção bacteriana complicou o quadro clínico e levou ao óbito, segundo informações do seu filho, Devair Vieira. Abel deixa a esposa Ana Maria de Souza Oliveira, cinco filhos (quatro do primeiro casamento), sete netos e um bisneto. O amigo e parceiro de dupla há 45 anos, Caim lamentou a morte, “não sei o que vai ser, é meio difícil pensar na carreira neste momento. Foi uma vida de amigos e companheiros”. A última apresentação da dupla foi no mês de setembro de 2010, na TV Aparecida. No último dia 9 foi cancelado show em Rio Claro e no próximo dia 26, eles se apresentariam em General Salgado. Abel estava morando em Araçatuba, mas a família é radicada em Bilac. O companheiro Caim lembrou que em junho fariam 45 anos de dupla, com 400 músicas gravadas. Após dois primeiros festivais gravaram o primeiro disco. Viajaram com circos por todo o Brasil, cantando a moda caipira. 

Nota d'A Página: Este bloguista lamenta o fato de ter tido o conhecimento de seu falecimento somente no dia 13 exatamente na hora de seu enterro e não ter podido reunir a turma ou a nossa família sertaneja enlutada para as justas despedidas. 
Caro Abel descanse em paz. 


Nenhum comentário: