quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Saúde no Bairro ganha reforço com ônibus e os técnicos da Sanepar visitam a ETE


O prefeito Valdomiro Lopes entregou hoje o ônibus da saúde, que vai integrar o projeto Saúde no Bairro, que tem por objetivo levar atendimento médico a bairros e loteamentos distantes que não contam com infra-estrutura de uma unidade de saúde.
Trata-se de um novo ônibus, equipado com dois consultórios médicos e recepção. O veículo foi apresentado à imprensa e comunidade nesta quinta-feira, 22/3, pelo prefeito e pelo secretário de saúde, Valter Negrelli Júnior.
Adquirido em um leilão no ano passado, por R$ 18 mil, o ônibus pertenceu ao governo do Estado de São Paulo e foi utilizado como gabinete itinerante pelo governador Franco Montoro, em suas visitas às cidades do interior.
“O ônibus foi todo reformado, agora possui dois consultórios - um ginecológico e outro clínico, além de banheiro e sala de recepção”, informou o prefeito. Na reforma, foram investidos R$ 112 mil.
O novo veículo vai complementar o serviço do projeto Saúde no Bairro já realizado por outro ônibus mantido pela Secretaria de Saúde, que tem consultório ginecológico e odontológico.
O ônibus tem ainda acesso a cadeirantes, por meio de um elevador que garante a locomoção de portadores de deficiência física.
Estréia
A estréia do novo ônibus já acontece nesta sexta-feira, (23/3), quando o projeto vai atender a moradores da Estância Santa Maria, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Cidade Jardim. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.
Serão oferecidos atendimento médico, odontológico, exames preventivos como o papanicolaou, testes sorológicos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de atualização do calendário vacinal, aferição de pressão arterial e glicemia.

Projeto Saúde no Bairro
Data – 23/03/2012
Horário – 8 às 16 horas
Local – Estância Santa Maria, na área de 
abrangência da UBSF Cidade Jardim 

Técnicos da Sanepar visitam a ETE

O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto recebeu ontem, quarta-feira (21/3) a visita de técnicos da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Eles vieram conhecer a ETE –Estação de Tratamento de Esgoto.
A indicação da visita foi feita por Pedro Alem Sobrinho, uma das maiores autoridades mundiais em reatores UASB (processo anaeróbio) para tratamento de esgoto, o que é utilizado em Rio Preto. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos / USP, mestre em Public Health Engineering pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo; Sobrinho atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, assessor científico da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola e coordenador da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede. Ele indicou a ETE para os técnicos da Sanepar por considerar a Estação rio-pretense como referência neste tipo de sistema de tratamento.
Com quase 50 anos de existência, a Sanepar atua em 344 municípios paranaenses, em um município de Santa Catarina e em mais 281 Distritos. Possui mais de 220 estações de tratamento de esgoto e foi em razão da ampliação de uma das cinco que estão localizadas em Curitiba que vieram a Rio Preto conhecer a ETE.
A bioquímica do Departamento de Projetos Especiais da Sanepar, Vanessa Galperin, explicou que a intenção da Companhia com a ampliação é passar de 1 metro cúbico por segundo para 2,5 metros cúbicos por segundo a capacidade de tratamento da unidade, que utiliza o sistema de aeração prolongada. O interesse pelo processo anaeróbio (UASB), além da eficiência, é o menor custo para o tratamento do esgoto.
Acompanharam a Vanessa na visita Rosilete Busato, também do departamento de projetos especiais, Laércio Mateus Squiba e Cleverson Bogo, ambos do setor de operação de esgoto da Sanepar. A comitiva foi acompanhada pelo coordenador da ETE Rio Preto, Giovanni Rocha Martins, e pelo Assessor de Gestão Ambiental do SeMAE, Waldo Villani.

Nenhum comentário: