sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Domingo é dia de fazer peregrinação pelo "Caminho do Padre Mariano de La Mata"


A peregrinação pelo “Caminho do Padre Mariano”, em Engenheiro Schmitt, será neste domingo (14/11), pelo 4° ano consecutivo. Primeiro, às 6 horas, será realizada uma missa em Ação de Graças, e logo depois, às 7 horas, começa a partida dos fiéis em direção à Igreja São Luiz Gonzaga, em Cedral. O percurso de sete quilômetros é o mesmo que o Padre Mariano de La Mata fazia a pé para celebrar missa e levar a Eucaristia aos fiéis da cidade vizinha. 

O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto em parceria com a Subprefeitura e Paróquia do Distrito de Engenheiro Schmitt, Diocese de São José do Rio Preto, Paróquia de Cedral, Estação Schmitt e Colégio Agostiniano São José. O trajeto é pela estrada de terra que passa em frente ao Asilo de Schmitt, antigo seminário onde morou Padre Mariano. Muitos peregrinos aproveitam a caminhada para levar doações aos idosos. Além de promover o contato com a natureza, o evento é uma oportunidade de reflexão e agradecimento por bênçãos alcançadas. A primeira peregrinação pelo “Caminho do Padre Mariano” foi em 2007 para comemorar sua beatificação, concedida pela cura milagrosa do menino João Paulo Polotto, vítima de um grave atropelamento no ano de 1996. No ano passado participaram da caminhada cerca de 800 pessoas. A recomendação é vestir roupas leves, boné ou chapéu, tênis com meia, óculos de sol e levar água, fruta, barra de cereal, biscoitos, protetor solar e protetor labial. Durante o percurso será distribuída água aos participantes, que serão acompanhados por uma ambulância e pela Polícia Militar. Barraquinhas serão montadas como pontos permanentes para carimbar a credencial do peregrino. Na chegada à Igreja São Luiz Gonzaga, em Cedral, será realizada uma breve cerimônia e a oração de despedida.

Padre Mariano de La Mata

Mariano de La Mata Aparício, agostiniano mais conhecido como Padre Mariano, morou no Distrito de Engenheiro Schmitt e em Rio Preto entre os anos de 1934 e 1970. Foi reconhecido pela Igreja Católica como beato em 2006. O milagre para a beatificação, aprovado pela Congregação para as Causas dos Santos e pelo Papa Bento XVI, ocorreu em 1996 em razão da cura de João Paulo Palotto, na época com 6 anos. Ele escapou das mãos dos pais para atravessar a rua e foi atropelado por um caminhão. Seu estado era desesperador. Com o crânio fraturado, o garoto foi internado com parada respiratória e hemorragia. Estava desenganado. Caso sobrevivesse, carregaria terríveis seqüelas para o resto da vida. Foi pedida a intercessão de Padre Mariano. Dez dias depois o menino já brincava na rua feliz e saudável. Nunca apresentou seqüelas. 

“Caminho do Padre Mariano”
Data: 14/11
Horário: 6h
Local: Igreja Santa Apolônia – Distrito de Engenheiro Schmitt

Nenhum comentário: