sábado, 13 de novembro de 2010

Cartão postal é entregue com 64 anos de atraso

 Um cartão postal foi entregue com 64 anos de atraso em Farmington, no estado do Maine (EUA). A ex-estudante Ruth Webber McGary, hoje com 83 anos, deveria ter recebido o cartão em 1946, quando tinha 19 anos, segundo reportagem da emissora de TV "WMTW".
O cartão postal tinha sido enviado por Gert  e Charlie. A mulher contou que trabalhou com  Charlie, mas não lembra porque ele teria enviado o postal. Ele estava em perfeitas condições e a tinta continuava visível. Ele apresentava um carimbo de um centavo de dólar. (Fonte: http://g1.globo.com)

Marcofilia
A Marcofilia é o ramo da filatelia que se dedica ao estudo e ao colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos, desde a época anterior ao aparecimento do selo. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.


MARCAS PRÉ-FILATÉLICAS - Marcas registradas nas cartas antigas, antes da criação do selo.

Até 1840, os carimbos funcionavam como “Marca Postal”. Com o advento do selo, sua função passou a ser a de obliterador e anulador, impedindo que o selo fosse usado novamente. Durante longo tempo, os carimbos foram usados como simples recibos. Tal como os selos, não comemoravam nada, não homenageavam ninguém. Eram chamados “datadores”. A história registra que foi a Itália a usar pela primeira vez um carimbo comemorativo para assinalar a realização da Exposição Marítima Internacional, em Nápoles. O primeiro carimbo comemorativo, na América, surgiu no Uruguai, no século XIX, com a finalidade de comunicar, difundir imagens de interesse de inúmeras instituições, constituindo peça de grande importância no colecionamento. 


MARCAS FILATÉLICAS - Marcas obtidas por meio de carimbos, na obliteração de selos.

Assim, o carimbo deixou de ser um simples obliterador, para ser portador de uma mensagem, despertando, assim, o interesse do filatelista, que o associava ao selo e a outros produtos de coleção temática. São amplas as possibilidades temáticas que um carimbo oferece, qualquer que seja a sua modalidade: os datadores de Agência usados no serviço postal, os de franquia, os ferroviários ambulantes, os usados a bordo de navios mercantes e de guerra, os de correio militar, os de primeiro dia de circulação e os comemorativos. Estes últimos podem ser ou não alusivos a selos. Atualmente, os carimbos vêm ocupando, a cada dia, o maior espaço no campo filatélico. 
No Brasil, os carimbos comemorativos existem desde 1906 e têm abordado os mais significativos aspectos socioculturais do País, podendo estar associados a instituições públicas e privadas. Os carimbos podem ser de: Expedição, Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos. 


Carimbo de expedição - Também conhecido como ordinário, é o carimbo comum, utilizado em todas as agências postais, destinado a obliterar todo tipo de correspondência.



Carimbo 1º Dia de Circulação - Carimbo obliterador, confeccionado exclusivamente para acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e que, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão e sobre o selo ao qual se refere.


Carimbo Comemorativo - Carimbo obliterador, com tempo determinado de utilização, destinado a comemorar um acontecimento.

Nenhum comentário: