terça-feira, 8 de novembro de 2011

Filme italiano “Almoço em Agosto” é exibido nesta quinta, dia 10, pelo SalaSESC de Cinema


O programa SalaSESC de Cinema exibe nesta quinta, dia 10, o filme “Almoço em Agosto”, do premiado diretor Gianni di Gregorio. Às 20h, no Teatro do SESC Rio Preto. E grátis.
Com dificuldades financeiras, Gianni não sabe como fazer para pagar inúmeras dívidas. Morando em Roma com a mãe viúva, ele sequer consegue pagar o aluguel do apartamento, o que faz com que o proprietário lhe faça uma proposta. Ele quer que Gianni abrigue em sua casa a mãe e a tia dele durante o feriado de 15 de agosto, em que se comemora a ascensão da Virgem Maria e as férias.
Se ele aceitar, será perdoado de parte da dívida. Para completar, o médico de Gianni e um dos amigos dele ficam sabendo deste acordo e também querem que o homem de meia idade passe a tarde do feriado com suas mães. Agora, ele terá que preparar um Almoço em Agosto em que sua casa ficará repleta de velhas senhoras. E, aparentemente, fazer o papel de babá destas mulheres é o único jeito que Gianni tem de minimizar suas dívidas.
O filme Almoço em Agosto é a estréia na direção de Gianni Di Gregorio, um dos roteiristas do celebrado filme italiano Gomorra. Além de dirigir, o cineasta também escreveu o roteiro e atua na comédia. O longa ganhou três prêmios no Festival de Veneza, e fala sobre um tradicional feriado italiano, o ferragosto.
E um dos encantos do cinema está em nos permitir conhecer outras realidades e culturas. Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto) traz uma dessas oportunidades que não podem ser desperdiçadas por quem gosta ou tem interesse em conhecer a cultura italiana. Além de o protagonista passar o filme inteiro bebendo vinho e cozinhando pratos típicos, ele está preparando o almoço de Ferragosto, um feriado que muitos não conhecem. Tudo surgiu de uma festividade romana pela fertilidade, mas com a adoção do Cristianismo a festa foi convertida em uma celebração que relembra a ascensão de Virgem Maria, comemorada em 15 de agosto.

Título Original: Pranzo di Ferragosto
Direção: Gianni di Gregorio
Gênero: Drama/Comédia.
Duração: 75 min.
Lançamento: 2008, Itália.
Estúdio: Archimede / Ministero per i Beni e lê Attività Culturali (MiBAC)
Distribuidora: Imovision
Produção: Matteo Garrone
Roteiro: Gianni Di Gregorio (baseado em história de Simone Riccardini e Gianni Di Gregório)
Edição: Marco Spoletini
Figurino: Silvia Polidori
Direção de fotografia: Gian Enrico Bianchi
Elenco: Gianni de Gregório (Giovanni)
Valeria di Franciscis (Mãe de Giovanni)
Maria Calì (Tia Maria)
Grazia Cesarini Sforza (Grazia)
Alfonso Santagata (Luigi)
Marina Cacciotti (Mãe de Luigi)
Luigi Marchetti (Viking)
Marcello Ottolenghi (Médico)
Petre Rosu (sem teto)

Exibição do filme
 Almoço em Agosto
Data: 10, quinta.
Horário: às 20h.
Local: Teatro do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou
 www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***Classificação: 12 anos.

Nenhum comentário: