domingo, 6 de novembro de 2011

Começa amanhã a 5ª Jornada Estudantil de Teatro


A 5ª edição da Jornada Estudantil de Teatro, realizada pela Prefeitura Municipal e Associart – Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto, tem início nesta segunda-feira (7/11), às 20h30, na Swift – Sala 1. O evento segue até sábado (12/11) e vai contar com a apresentação de dez grupos teatrais. A entrada é franca.
Um dos grandes objetivos da Jornada Estudantil é estimular a formação e o fortalecimento de grupos cênicos no ambiente escolar como objeto pedagógico de desenvolvimento de valores e comportamentos, além de incentivar a descoberta de novos talentos.
Quem abre a programação é o grupo do Colégio Pártenon, com o espetáculo adulto “Bang Bang – Você Morreu”. O espetáculo convidado aborda as questões acerca da violência física e psicológica, conhecida como bullying. Em cena, 19 alunos sobem ao palco para apresentar este tema que é tão discutido atualmente no âmbito escolar.
Com caráter competitivo, a Jornada Estudantil vai premiar as categorias adulto e infantil com o troféu do artista Araguai Garcia, para as três primeiras colocações.  Também serão contempladas as categorias individuais de melhor diretor, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, sonoplastia, iluminação, figurinos, cenografia, maquiagem, texto inédito, adaptação e revelação.
A comissão de avaliação é formada por Walter Máximo, ator, diretor e arte educador; Ricardo Matioli, ator, dramaturgo e diretor; e Leandro Madi, ator. Os três também serão responsáveis pelo debate dos espetáculos, que será realizado sempre após cada apresentação.
Programação 
Abertura:
 “Bang Bang – Você Morreu” (adulto) (convidado) - Colégio Pártenon
Data:  7 de novembro
Horário: 20h30
“Regaço no Cangaço” (adulto) -  Grupo Teatral Arte das águas 2 - CMEC/Ibirá
Data: 8 de novembro
Horário: 15h30
 “Esta propriedade está condenada” (adulto) -  Grupo Artephila - ETEC Philadelpho Gouvea Neto/São José do Rio Preto
Horário: 20h30
“Sem maldade...” (adulto) - EM Pref. João Matheus Telles de Menezes/Bady Bassit
Data: 9 de novembro
Horário: 15h30
“Iguais em nossas diferenças” (adulto) - EE Darcy Federici Pacheco/São José do Rio Preto
Horário: 20h30
“Maria Borralheira” (infantil) - Canteiro de Sonhos - EMEF Graciema Ramos da Silva/Catanduva
Data: 10 de novembro
Horário: 15h30
“A espanhola inglêsa” (adulto) - EMEF Maria de Lourdes da Costa Nunes/São João do Itaguaçu
Horário: 20h30
“A menina que esqueceu de amar” (infantil) - Projeto Cia. das Artes/Urupês
Data: 11 de novembro
Horário: 15h30
“Verdades” (adulto) - Associação Assistencial e Comunitária de Mirassolândia
Horário: 20h30
“Transitando em Óz” (infantil) (convidado) - EM Paul Harris
Data: 12 de novembro
Horário: 20h30
Encerramento e Premiação


3.980 estudantes participam
 do Prova Brasil em Rio Preto 

Alunos de 30 escolas municipais sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto participam a partir de segunda-feira (7/11), até a próxima sexta-feira (11/11), da Prova Brasil, avaliação realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Segundo Sueli Petronilia Amancio Costa, responsável pela gerência do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, as provas serão ministradas nas escolas participantes, porém, por aplicadores externos. Ao todo 3.980 estudantes deverão participar do teste.
O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
“Os estudantes vão responder questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Também será aplicado um questionário socioeconômico, em que os alunos vão fornecer informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho”, explica Sueli.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também vão responder a questionários para coleta de dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Provinha Brasil
Na quarta-feira, dia 9/11, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participam da segunda etapa da Provinha Brasil, que dessa vez será de língua portuguesa. Ao todo 2.929 estudantes de 32 escolas vão fazer o teste. A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal.


Nenhum comentário: