
Francis Ford Coppola (
Detroit,
7 de Abril de
1939) é um
produtor,
guionista,
realizador e
actor estadunidense. É pai de
Sofia Coppola, também cineasta, e tio de
Nicolas Cage, ator. Nascido em Detroit em 1939 numa família ítalo-americana, Coppola cresceu no bairro de Queens em
Nova Iorque, para onde a família se mudou após o seu nascimento. O pai, Carmine Coppola era músico e compositor (uma canção sua surge em Tucker: Um Homem e o Seu Sonho, 1988) e a mãe atriz. Quando tinha nove anos contraiu
poliomielite. Coppola estudou cinema na
UCLA e enquanto por lá fez inúmeros pequenos filmes, alguns pornográficos. Nos fins da
década de 60, começou a sua carreira profissional realizando filmes de baixo orçamento com
Roger Corman e escrevendo
roteiros. Logo a seguir à realização do seu primeiro filme You’re a big boy now, foi oferecida a Coppola a direcção da versão para cinema do
musical da
Broadway, Finian’ s rainbow, protagonizado por Petula Clark, no que era o seu primeiro filme nos
Estados Unidos, e pelo veterano
Fred Astaire. O produtor
Jack Warner, mal impressionado com o aspecto
hippie de Coppola, deixou-o entregue a si mesmo. Coppola pegou o elenco e foi para Napa Valley rodar os exteriores, mas as diferenças entre estas filmagens e as gravadas em estúdio eram enormes, o que resultou num filme pouco homogêneo. Sendo feito com material obsoleto, o sucesso não foi grande, mas sem dúvida o seu trabalho com Petula Clark contribuiu para a sua nomeação para o
Globos de Ouro como melhor atriz. Em
1971 Coppola ganhou um
Oscar pelo seu roteiro em
Patton, no entanto, o seu nome foi indicado como
roteirista e diretor de
The Godfather em
1972 e
The Godfather: Part II em
1974, tendo ambos ganho Óscares de “melhor filme” (refira-se que “The Godfather: Part II, foi a primeira seqüência a conseguir este feito). Durante este período escreveu o roteiro para
The Great Gatsby, estrelado por
Mia Farrow e
Robert Redford, que foi um desastre completo em nível comercial e da crítica, e produziu o primeiro filme de
George Lucas,
American Graffiti.
Após o sucesso dos dois Godfather, Coppola dedicou-se a um projecto ambicioso,
Apocalypse Now, baseado em
Heart of Darkness de
Joseph Conrad. A realização do filme foi marcada por inúmeros problemas, desde
tufões, e abuso de drogas, até ao ataque de coração de
Martin Sheen e à aparência inchada de
Marlon Brando, que Coppola tentou esconder, filmando-o na sombra. O filme foi adiado tantas vezes, que chegou a ser alcunhado de “Apocalypse Whenever”. Quando finalmente estreou, o filme foi amado e odiado pela crítica e os seus elevados custos quase levaram ao colapso da
American Zoetrope, o estúdio recém criado de Coppola. No documentário de
1991,
Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse, dirigido pela esposa de Coppola, Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper relatam as dificuldades que a equipa passou e mostra cenas dessas dificuldades filmadas por Eleanor. Apesar dos contratempos e problemas de saúde que Coppola sofreu durante a filmagem de Apocalypse, continuou com os seus projectos. Em
1981 apresentou a restauração do filme de
1927 Napoléon, editado nos Estados Unidos pela Zoetrope. No entanto, somente em
1982 é que Francis voltou à realização, com o filme
One From the Heart, que foi um fracasso enorme, tendo no entanto criado um certo culto à sua volta anos depois. Esse filme lhe deixou uma dívida de US$ 30 milhões. Isso, somado a falência de seu estúdio, o American Zoetrope, fez com que o diretor entrasse em um período conturbado, em que teve que aceitar dirigir e associar seu nome a diversos trabalhos encomendados, que normalmente não lhe despertariam interesse. Em
1986, Coppola e George Lucas dirigiram o filme
Captain Eo, com
Michael Jackson, para os parques temáticos da
Disney, que até à altura tinha sido o filme mais caro por minuto já feito. Em
1990 completou a série dos "Godfather" com
The Godfather: Part III que, apesar de não ter sido tão aclamado pela crítica como os anteriores, foi um grande sucesso de bilheteira. Prémios e momeações: Ganhou o
Óscar de Melhor Realizador, por O Poderoso Chefão II (1974). Recebeu ainda três nomeações nesta categoria, O Poderoso Chefão (1972), Apocalypse Now (1979) e O Poderoso Chefão III (1990)./// Ganhou o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por duas vezes, por O Poderoso Chefão (1972) e por O Poderoso Chefão II (1974), dividindo sempre o prémio com Mario Puzo. Foi ainda nomeado nesta categoria por outras 2 vezes: por Patton: Rebelde ou Herói? (1970) e por Apocalypse Now (1979)./// Ganhou o Óscar de Melhor Filme como um dos produtores de O Poderoso Chefão II (1974). Foi ainda indicado nesta categoria por outras quatro vezes: Loucuras de Verão (1973), A Conversação (1974), Apocalypse Now (1979) e O Poderoso Chefão III (1990)./// Recebeu uma nomeação ao Óscar na categoria de Melhor Argumento Original, por A Conversação (1974)./// Ganhou o
Globo de Ouro de Melhor Realizador por duas vezes: em 1972, por O Poderoso Chefão, e em 1979, por Apocalypse Now. Foi ainda nomeado nesta categoria por O Poderoso Chefão II (1974), A Conversação (1974), Cotton Club (1985) e O Poderoso Chefão III (1990)./// Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Argumento por O Poderoso Chefão (1972), juntamente com Mario Puzo. Foi ainda nomeado nesta categoria por O Poderoso Chefão II (1974), A Conversação (1974) e O Poderoso Chefão III (1990)./// Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora em 1979, por Apocalypse Now./// Ganhou a
Palma de Ouro por duas vezes, no
Festival de Cannes, por A Conversação (1974) e por Apocalypse Now (1979).///Ganhou em 1992 um
Leão de Ouro concedido pela sua carreira. (Obs: Sua filmografia e roteirismo é bem extensa, favor pesquisar Wikipédia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário